Ceratocone e Tratamentos.


Existem inúmeros foruns de discussão sobre Ceratocone na Internet e neles tenho visto muita confusão sobre os tratamentos e quando estão indicados. Gostaria de esclarecer algumas coisas sobre isso:

1. A córnea é uma lente responsável por mais ou menos 75% do poder refrativo do olho, ou seja, pelo foco das imagens que enxergamos! O Ceratocone é uma doença que deforma progressivamente a córnea. Quanto maior a deformação, pior a qualidade da imagem que é projetada na retina – que é a tela onde as imagens são projetadas e percebidas pelo cérebro.

2. Para corrigir o efeito dessas deformações da córnea, utilizamos lentes que as compensam, melhorando a imagem projetada na retina. Quando as deformações da córnea são pequenas, lentes de óculos  conseguem compensar as deformações da imagem. Já em deformações corneanas maiores, as lentes de óculos não resolvem. Nestes  casos são necessárias lentes de contato rígidas que, adaptadas sobre a córnea, propiciam um superfície regular para os raios de luz que entram no olho. Isto compensa as deformidades corneanas e permite que uma imagem mais nítida se forme na retina.

Portanto, o objetivo inicial de qualquer tratamento do Ceratocone é devolver uma boa visão ao paciente. Isto se faz ou com óculos ou com lentes de contato. O que ocorre é que em casos mais avançados os pacientes podem não tolerar a lente de contato. As deformidades da córnea tornam difícil a adaptação de uma lente de contato que fique estável no olho sem causar desconforto ao paciente. Lentes mal adaptadas podem inclusive acelerar a evolução do ceratocone devido ao trauma contínuo. Nestes casos, após esgotarem-se as tentativas de adaptação de lentes de contato, deve-se pensar em tratamentos cirúrgicos. Antigamente a alternativa era o transplante de córnea. Atualmente existe a possibilidade de implantes intracorneanos – conhecidos como anéis, como o de Ferrara – que funcionam como um esqueleto que implantados na córnea remodelam sua curvatura, diminuindo assim sua deformidade. Quando isso é realizado com sucesso, a qualidade da imagem projetada na retina melhora, melhorando a visão do paciente! O que precisa ser salientado é que estes implantes não estão indicados para qualquer caso. Córneas muito deformadas não respondem tão bem ao implante. Além disso, diversas variáveis devem ser consideradas na programação do tipo de implante a ser implantado e em que posição deve ser implantado. Quando bem implantados, estes anéis regularizam a superfície da córnea, melhorando a visão do paciente sem e com óculos ou lentes de contato. Mesmo assim, quase sempre os pacientes continuam precisando de óculos ou lentes de contato para atingirem a melhor acuidade visual.

Então, conforme já mensionei, a primeira etapa do tratamento é proporcionar ao paciente a melhor visão possível, com óculos ou lentes de contato. Uma vez atingida boa acuidade visual, deve-se pensar na evolução da doença. Um paciente que hoje tenha boa visão com suas lentes pode, se avançar o Ceratocone, perder qualidade visual, ter de adaptar novas lentes, ou ainda, em casos mais avançados, não conseguir mais atingir boa visão por não conseguir mais adaptar-se com lentes. Por isso, uma vez atingido o primeiro objetivo que é enxergar bem com óculos ou lentes de contato, devemos avaliar periodicamente a topografia corneana do paciente para identificar precocemente se o Ceratocone está avançando. Caso esteja, deve se pensar no tratamento Crosslink, que tem por objetivo evitar a evolução (piora) do Ceratocone. O Crosslink aumenta a força de ligação entre as fibras do colágeno corneano, enrigecendo a córnea e evitando sua deformação adicional. Estudos tem demonstrado que este objetivo é atingido em até 97% dos casos. Nem todos os pacientes podem ser submetidos a este tratamento. Córneas que já apresentem afinamento excessivo (<400 micra de espessura) não devem ser tratadas com o Crosslink. Não há sentido também em se tratar com o Crosslink pacientes que não atinjam boa visão com óculos ou lentes de contato pois o Crosslink não tem por objetivo melhorar a visão do paciente e sim “congelar” o Ceratocone no estágio em que está. Portanto, em pacientes com baixa visão é preferível primeiro implantar anéis corneanos, para melhorar o formato da córnea, e, depois de atingida boa qualidade de visão, pensar em Crosslink para manter o resultado caso o Ceratocone continue a progredir.

Dr. Marco Antonio Kroeff

Deixe seu comentário via Facebook

comments



Voltar

Ou deixe seu comentário preenchendo o seguinte formulário:

Nome (obrigatório) Email (não será publicado) (obrigatório) Site Seu comentário

33 comentários para “Ceratocone e Tratamentos.”

  1. Mauricio disse:

    Ola Dr,

    Meu nome é Mauricio e na semana passada fui fazer os exames para saber se tinha alguma novidade de cirurgia para ceratocone + Miopia + estigmatismo.

    Em consulta em Sao Paulo, na clinica Cerpo fiz todos os exames para saber a possiblidade de operar, ja sabendo que tinha ceratocone.

    Hoje tenho ceratocome fase 1 no olho esquerdo mais 6.50 de miopia e 2 de estigmatisma e no olho direito tenho o mesmo grau porem não tenho ceratocone.

    O medico me disse que podiamos realizar a cirurgia de Lasik+crosslinking.

    Gostaria da sua opinão a respeito.

    Grato,
    Mauricio.

    • Mauricio. Em primeiro lugar ceratocone é uma doença bilateral. A doença pode ainda não ter se manifestado no olho esquerdo, mas é bilateral. Eu não indico cirurgia refrativa em ceratocone. Os riscos não compensam os benefícios. Principalmente em um grau alto como o seu. E a técnica Lasik seria a menos indicada em casos de ceratocone.
      Um abraço.
      Dr. Marco Antonio kroeff

  2. Álysson Maderi disse:

    Olá, faziam aproximadamente 6 anos que eu usava óculos. Mes passado fui ao oftamol e descobri que tenho ceratocone. Comecei usar lentes rígidas ontem, até me acostumei com elas, portém não estou enxergando bem (enxergava e ainda enxergo melhor com meus antigos óculos). Com o passar do tempo, há possibilidades de eu começar a enxergar melhor usando as lentes?

    • Alysson. Se sua visão com lentes está pior do que com os óculos então as lentes não estão corretas e não há nenhum benefício em usá-las. Vá ao seu médico para que ele possa corrigir isso. O objetivo das lentes rígidas é corrigir as aberrações ópticas que os óculos e lentes gelatinosas não corrigem. Se você está enxergando pior com as lentes do que com os óculos então estas lentes não estão corretas.
      Um abraço
      Dr. Marco Antonio kroeff

  3. andresa disse:

    Olá!
    Desde 7 anos de uso óculos e NUNCA enxerguei bem, mesmo com uso de óculos. Em 2004, aos 26 anos usei lentes pela primeira vez, sempre diagnosticada com astigmatismo e miopia. Todos os oftalmos pelos quais passava, ficavam em dúvida quanto ao meu grau. Não satisfeita com o resultado da minha visão, ia trocando de profissional na busca de uma solução para me problema. Em 2012 fui diagnosticada com Ceratocone, então passei a utilizar lentes rígidas especiais, as quais realmente melhoraram muito a minha visão, porém o desconforto é imenso. Em agosto de 2014, aos 36 anos, fiz implante do Anel de Ferrara, achando que finalmente enxergaria de forma “decente”. Infelizmente minhas expectativas foram frustradas. Continuo com o uso de óculos (3,50 graus de astigmatismo) e com a qualidade visual péssima. Fico extremamente frustrada na minha situação. Será que tem alguma coisa que eu possa fazer para melhorar a qualidade da minha visão?

  4. Pedro disse:

    Boa tarde:

    Tenho uma dúvida:
    Gostaria de saber qual leitura paquimétrica é mais próxima do real. Se o exame de orbscan II (ótica) ou a ultrassônica?
    Pelo orbscan II a espessura deu em torno de 490 micra em um olho e 502 micra em outro olho. Está é a leiturea SUPERestimada ou a SUBestimada, do valor real da espessura corneana?
    O meu cone, “por sorte”, fica abaixo do centro da córnea, o que não afeta tanto assim a visão, felizmente.
    OBS: astigamtismo em torno de 1,25 – 1,50 (já há vários anos). (Já passei dos 46. :-))
    Será que é possível fazer a PRK personalizada, neste caso?

    Obrigado.

  5. Samara disse:

    Oi tenho -3,75 do lado dieito e -1,75 do lado esquerdo e minha medica disse q tenho ceratocone e nessessito de lentes de contato especiais e importadas dos estados unidos que custam 1,200 reais ,alguem usa esse tipo de lente de contato?

  6. Samara disse:

    Oi,tenho ceratocone e minha medica me receitou lentes importadas e especiais dos estados unidos,que custam 1,200 reais alguem usa lentes importadas?

  7. Débora disse:

    Dr.Marco
    Meu filho tem 20 anos e tem ceratocone.Sua segunda topografia mostrou ligeira progrssão(feita em 2012) e deu 58.15D no olho direito e 45.75D no esquerdo.A paquimetria deu 504 micras no direito e 510 no esquerdo.Foi indicado que fizesse o Fast CXL com um oftalmo em São paulo que usa a máquina Avedro. Este procedimento já tem estudos conclusivos de sua eficácia na estabilização do ceratocone ou seria melhor optar pelo CXL ” tradicional” que já é feito há vários anos com resultados comprovados?
    Abraço
    Débora

    • marco disse:

      Oi Débora. O crosslink transepitelial é uma promessa, mas ainda carece de estudos que comprovem sua eficácia em comparação com o convencional. O convencional já tem mais de 10 anos de uso e sua eficiência chega a 97%. Já temos um Avedro aqui em Porto Alegre, mas eu ainda confio mais no convencional. Pelo menos até que a eficácia do transepitelial seja comprovada por um número maior de estudos.
      Um abraço
      Dr. Marco Antonio Kroeff

  8. ROBSON SIMOCE disse:

    OLÁ SOU ROBSON DE NOVO DOUTOR MARCOS .

    TENHO CERATOCONE , EU TRABALHO NUMA EMPRESA DE ONIBUS SETOR DE ALMOXARIFADO EU POSSO ME AFASTAR ? PORQUE EU FOR USAR LENTE O LOCAL TEM MUITA POEIRA / ESTOU COM MUITA DUVIDA EM RELAÇÃO Á ISSO DOUTOR MARCOS, QUE DEVO FAZER ? COMPREI ATE ARMAÇÃO P/ USAR OCULOS SO QUE QUANDO FUI FAZER EXAME MEDICO DISSE QUE NEM ADIANTA USAR OCULOS CERATOCONE SO COM LENTE ??

    • marco disse:

      Robson. Leia os posts. Dependendo do caso, os óculos podem funcionar sim. Ou pelo menos melhor a visão. Mas na maioria dos casos as lentes especiais proporcionam melhor correção da visão. Quanto ao trabalho, deves te informar sobre isso com o médico do trabalho da empresa.
      Um abraço
      Dr. Marco Antonio Kroeff

Assuntos em pauta

anel de ferrara astigmatismo catarata catarata lentes catarata ocular catarata tratamento ceratocone ceratocone cross link ceratocone lente de contato ceratocone tratamento cirurgia cirurgia miopia cirurgia refrativa colírio conjuntivite cross link crosslink crosslinking cross linking cura Córnea excimer laser femto second femtosegundo fotofobia hipermetropia laser lasik lente de contato lentes de contato marco antonio kroeff miopia oftalmo oftalmologia oftalmologista olhos olho vermelho porto alegre PRK proteção solar pterígio saúde ocular transplante de córnea tratamento óculos de sol