Existem inúmeros foruns de discussão sobre Ceratocone na Internet e neles tenho visto muita confusão sobre os tratamentos e quando estão indicados. Gostaria de esclarecer algumas coisas sobre isso:
1. A córnea é uma lente responsável por mais ou menos 75% do poder refrativo do olho, ou seja, pelo foco das imagens que enxergamos! O Ceratocone é uma doença que deforma progressivamente a córnea. Quanto maior a deformação, pior a qualidade da imagem que é projetada na retina – que é a tela onde as imagens são projetadas e percebidas pelo cérebro.
2. Para corrigir o efeito dessas deformações da córnea, utilizamos lentes que as compensam, melhorando a imagem projetada na retina. Quando as deformações da córnea são pequenas, lentes de óculos conseguem compensar as deformações da imagem. Já em deformações corneanas maiores, as lentes de óculos não resolvem. Nestes casos são necessárias lentes de contato rígidas que, adaptadas sobre a córnea, propiciam um superfície regular para os raios de luz que entram no olho. Isto compensa as deformidades corneanas e permite que uma imagem mais nítida se forme na retina.
Portanto, o objetivo inicial de qualquer tratamento do Ceratocone é devolver uma boa visão ao paciente. Isto se faz ou com óculos ou com lentes de contato. O que ocorre é que em casos mais avançados os pacientes podem não tolerar a lente de contato. As deformidades da córnea tornam difícil a adaptação de uma lente de contato que fique estável no olho sem causar desconforto ao paciente. Lentes mal adaptadas podem inclusive acelerar a evolução do ceratocone devido ao trauma contínuo. Nestes casos, após esgotarem-se as tentativas de adaptação de lentes de contato, deve-se pensar em tratamentos cirúrgicos. Antigamente a alternativa era o transplante de córnea. Atualmente existe a possibilidade de implantes intracorneanos – conhecidos como anéis, como o de Ferrara – que funcionam como um esqueleto que implantados na córnea remodelam sua curvatura, diminuindo assim sua deformidade. Quando isso é realizado com sucesso, a qualidade da imagem projetada na retina melhora, melhorando a visão do paciente! O que precisa ser salientado é que estes implantes não estão indicados para qualquer caso. Córneas muito deformadas não respondem tão bem ao implante. Além disso, diversas variáveis devem ser consideradas na programação do tipo de implante a ser implantado e em que posição deve ser implantado. Quando bem implantados, estes anéis regularizam a superfície da córnea, melhorando a visão do paciente sem e com óculos ou lentes de contato. Mesmo assim, quase sempre os pacientes continuam precisando de óculos ou lentes de contato para atingirem a melhor acuidade visual.
Então, conforme já mensionei, a primeira etapa do tratamento é proporcionar ao paciente a melhor visão possível, com óculos ou lentes de contato. Uma vez atingida boa acuidade visual, deve-se pensar na evolução da doença. Um paciente que hoje tenha boa visão com suas lentes pode, se avançar o Ceratocone, perder qualidade visual, ter de adaptar novas lentes, ou ainda, em casos mais avançados, não conseguir mais atingir boa visão por não conseguir mais adaptar-se com lentes. Por isso, uma vez atingido o primeiro objetivo que é enxergar bem com óculos ou lentes de contato, devemos avaliar periodicamente a topografia corneana do paciente para identificar precocemente se o Ceratocone está avançando. Caso esteja, deve se pensar no tratamento Crosslink, que tem por objetivo evitar a evolução (piora) do Ceratocone. O Crosslink aumenta a força de ligação entre as fibras do colágeno corneano, enrigecendo a córnea e evitando sua deformação adicional. Estudos tem demonstrado que este objetivo é atingido em até 97% dos casos. Nem todos os pacientes podem ser submetidos a este tratamento. Córneas que já apresentem afinamento excessivo (<400 micra de espessura) não devem ser tratadas com o Crosslink. Não há sentido também em se tratar com o Crosslink pacientes que não atinjam boa visão com óculos ou lentes de contato pois o Crosslink não tem por objetivo melhorar a visão do paciente e sim “congelar” o Ceratocone no estágio em que está. Portanto, em pacientes com baixa visão é preferível primeiro implantar anéis corneanos, para melhorar o formato da córnea, e, depois de atingida boa qualidade de visão, pensar em Crosslink para manter o resultado caso o Ceratocone continue a progredir.
Dr. Marco Antonio Kroeff
..
13 Anos AtrásEm uma córnea de 393 micras pode se realizar anel e crosslink ?
marco
13 Anos AtrásBom dia Caco
Teoricamente são necessária 400 micra para a segurança do exame. No teu caso, é importante saber como foi feita a tua medida. Se esta espessura foi dada por um exame de Orbscan, que costuma subestimar a espessura real, te sugiro fazeres uma paquimetria ultrassônica para confirmar a espessura real. Há outras maneiras de fazer o crosslink aumentando a espessura da córnea durante o procedimento com a utilização de Riboflavina Hipotônica, mas essa possibilidade precisa ser bem avaliada. De qualquer forma, se tens indicação de realizar o Crosslink, já estás no limite da indicação.
Abraço
Marco Antonio Kroeff
Caco
13 Anos AtrásTenho 26 anos, utilizo no momento as lentes rígidas. Fiz a paquimetria no Orbscan há 6 meses átras, tendo como resultado no olho direito 393 e no olho esquerdo 330.
Pelo menos se no olho direito, realizando a paquimetria ultrassônica, o valor aparecesse maior, daria para realizar o crosslink e implantação de anel? E no olho pior, existe a possibilidade do crosslink com a Riboflavina Hipotônica?
Dr. Marco, sou de Porto Alegre-RS e gostaria de marcar uma consulta para conversar diretamente e tirar todas as dúvidas ainda existentes.
marco
13 Anos AtrásCaco
O ideal seria fazermos uma avaliação do teu caso. 393 micra no orbscan provavelmente é subestimado, neste caso podendo-se fazer o crosslink. Mas precisamos ver se existe indicação no teu caso. Quanto ao anel, não há contra indicação pela espessura e tem sido eficiente não só em remodelar a córnea, melhorando a visão, mas também em segurar a evolução do Ceratocone. Mas para decidirmos o que é melhor pra ti precisamos considerar o estágio do teu cone e tua acuidade visual corrigida.
Abraço
Marco
Fábio
13 Anos AtrásMeu filho está indo fazer um doutorado no exterior. Devido a viagem resolvemos fazer exames de rotina (dentista, oftalmologista e clínico geral). Para nossa tristeza a oftalmologista descobriu um problema no olho direito que chamou de ectasia corneana (que é o início do ceratocone). O diagnóstico foi realizado com o exame de topografia da córnea. A médica disse que normalmente a evolução do quadro é muito lenta, podendo levar entre 10 a 20 anos, e às vezes nem evolui. No momento, ele não sente nenhuma dificuldade visual, e não percebia nada de anormal na vista. Apenas usava óculos para correção de miopia e astigmatismo.
Será que esse problema poderá prejudicar o doutorado que tem duração de 4 anos e seu desenvolvimento profissional? Isso está me preocupando muito? Gostaria de obter informações sobre a evolução do quadro (prognóstico).
Quais os cuidados (ou procedimentos) que se deve ter no início da doença para evitar a evolução?
Grato
marco
13 Anos AtrásBom dia Fabio
Não há motivo para muita preocupação. Mas sim atenção! O ceratocone é evolutivo sim, mas atualmente pode-se interromper sua evolução com o tratamento chamado Cross-link. Se o seu filho possui visão normal, o que precisa ser feito é controle periódico com topografias corneanas. Caso haja comprovação topográfica de evolução, está indicado o Cross-link. Este tratamento, quando bem indicado e realizado, atinge até 93% de eficácia em controlar a evolução do ceratocone. Fique tranquilo, se mantiverem os controles periódicos o ceratocone não vai atrapalhar a vida do seu filho.
Um abraço!
Marco Antonio Kroeff
Fábio
13 Anos AtrásMarco, muito obrigado pela atenção.
Maria Mendes
13 Anos AtrásMeu filho de 20 anos tem ceratocone nos dois olhos. Usa lente no olho dto e no esquerdo fez crosslinking em fev/2011. O olho dto já não aguenta o crosslinking. Temo pelo seu futuro. Estou em pânico. Vi um programa na televisão há pouco tempo que me deu esperanças, sobre medicina regenerativa dos orgãos, inclusivé dos olhos. Gostaria de saber se já se pode aplicar este tratamento na cura do ceratocone.
Obrigada pela atenção
Aguardo resposta.
Maria Mendes
marco
13 Anos AtrásOlá Maria
Não há nenhuma evidência científica sobre este tipo de tratamento para ceratocone. Mas gostaria de te tranquilizar quanto ao prognóstico desta doença. Se teu filho estiver sendo acompanhado por um oftalmologista com experiência no tratamento do ceratocone, ele saberá indicar e realizar os tratamentos necessários e no momento correto. Pacientes com ceratocones iniciais e moderados costumam atingir boa acuidade visual com lentes de contato corretamente adaptadas e, caso apresentem evolução da doença, podem ser submetidos ao crosslink para evitar progressão da doença – esse tratamento tem 97% de efetividade quando bem indicado e realizado.
O importante é te certificares de que estão sendo atendidos por um médico que realmente tenha experiência nesta área.
Um abraço,
Marco Antonio Kroeff
flavia
13 Anos AtrásDescobri hoje que tenho ceratoccones o meu paresce estar mto avançado gostaria ,
de saber se não fizer o tratamento se posso perder a visão.
marco
13 Anos AtrásOi Flavia. Os posts do site explicam bem o que é o ceratocone, quais os tratamentos disponíveis e quando estão indicados. Sugiro que tu dê uma lida para te informares melhor. É importante que tu entendas a doença e os tratamentos. Cada tratamento tem uma finalidade. O que precisa ser avaliado é em que estágio está o teu ceratocone para que se decida qual a melhor opção terapêutica para o teu caso. Sugiro que procures na tua cidade um oftalmologista com experiência em ceratocone. O importante, se teu ceratocone está avançando, é não perder tempo.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
viviane gadotti
12 Anos Atrásfiz crosslinking a 8 meses em um olho com cerat, e desde entao sinto o olho muito seco, as vezes dor, uso lubrificante + mesmo assim..isso é temporario?nao sei mais oqeu fazer tenho q fazer o outr olho, ele esta 100% m,ais nao quero q fique assim seco..é temporario será?meu medico disse p fazer cerato no olho com 100% mais nao sei, e assim no oolho q fiz cross posso usar pigg back? obrigada pois as lentes esclerais maxim sao muito caras…obrigada
marco
12 Anos AtrásOi Viviane
O crosslink costuma provocar um embassamento inicial na visão que desaparece em até 30 dias. Pode provocar um pouco de ressecamento, mas geralmente isso não chega a ser um problema importante. Realmente não é comum esta tua queixa 8 meses após o procedimento. Quanto às lentes, não gosto muito de piggy-back, pois a oxigenação da córnea fica prejudicada. Lentes rígidas bem adaptadas são a melhor opção. Ou, dependendo do estágio do teu cone, anéis intra-estromais.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Priscila
12 Anos Atrásolá tenho 24 anos, tenho ceratocone do tipo oval e uso lentes rígidas há 7 anos, sem nenhuma irritação, sinto somente de tempo em tempo muita coceira nos olhos e coçava demais até meus olhos ficarem extremamente vermelhos e inchados, pois eu descobri a pouco que não se deve coçar, eu gostaria de saber se esse problema regride com o uso das lentes ou se já está estabilizado ou se pode piorar e quando é necessário a cirurgia?
estou meio que em pânico pois não tive muitas informações do meu médico e por não ter noção realmente desse problema nunca perguntei também. isso pode me levar a cegueira? meu grau é -9 e -10, enxergo muito mal sem as lentes por favor assim que possivel esclareça essas dúvidas.
Obrigada
marco
12 Anos AtrásOi Priscila. Se leres os tópicos que postei sobre o que é ceratocone e sobre os tratamentos vais ter as respostas das tuas perguntas. O ato de coçar os olhos realmente está associado à progressão do ceratocone. Quanto ao uso de lentes, elas não tem função em estabilizar o cone. O único tratamento que tem por objetivo estabilizar o cone é o crosslink. Quanto à necessidade de cirurgia, cada tratamento tem uma finalidade: se teu cone está progredindo e ainda tens boa visão com lentes, tens indicação de fazer o crosslink. Se não estás bem adaptada com as lentes rígidas e desejas melhorar tua visão, os anéis intra estromais (Ferrara) são uma opção para melhorar tua visão, já que remodelam a córnea. Detalhe importante: cones muito avançados não respondem bem à estes implantes. Te sugiro que leia os tópicos do site para compreenderes melhor isso!
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Fabiano
12 Anos AtrásOlá. Tenho ceratocone no olho esquerdo e não consigo me adaptar à lente rigida. Ouvi falar sobre novas lentes gelatinosas para uso em ceratocone. Existe realmente esse novo tipo de lente? Obrigado desde já. Fabiano.
marco
12 Anos AtrásOlá Fabiano.
Hoje existem lentes híbridas que são lentes gelatinosas com centro mais rígido. Estas lentes proporcinam maior conforto para pacientes intolerantes às lentes rígidas. No entanto a qualidade visual fica a desejar se comparadas com as rígidas. Arrisco te dizer que hoje em dia existem tantas opções de lentes rígidas com diferentes arquiteturas que possívelmente tu possas te adaptar a alguma delas desde que isso seja feito por alguém com experiência neste tipo de adaptação. Outra opção para melhorares tua visão sem a necessidade de lentes rígidas são os implantes de anéis intra-estromais. Estes regularizam a superfície da córnea, diminuindo desta forma o astimatismo irregular, possibilitando que se tenha uma boa visão com óculos ou lentes gelatinosas. Te sugiro que consulte um oftalmologista com experiência em ceratocone para decidir qual a melhor opção de tratamento para o teu caso.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Alessandra
12 Anos AtrásDesde pequena tenho miopia e um pouco de astigmatismo, por isso, anualmente me consulto com um oftalmologista. Minha miopia era alta e o astigmatismo baixo, o doutor já havia me informado sobre a estabilização há uns 3 anos. Tinha planos para fazer este ano a cirurgia refrativa.
Estou com 28 anos e na última semana, em exame anual, o médico me informou a existência do ceratocone, o que impossibilita de fazer a cirurgia refrativa.
Nos últimos dez anos faço uso de lentes gelatinosas, e mesmo com o diagnóstico do ceratocone o médico me informou que poderei continuar utilizando as mesmas lentes e se começar a incomodar, ou rejeitar, para procurar o tratamento.
Dr. Marco, na sua opinião, acha que devo procurar um especialista em ceratocone, ou essa atitude é normal?
Minha outra dúvida é se o tratamento com lentes rígidas também corrige minha miopia e astigmatismo, e se permanentemente terei que fazer uso de lentes de contato.
Desde já agradeço,
Alessandra
marco
12 Anos AtrásOi Alessandra. Consultar um especialista certamente te deixará mais tranquila de que o tratamento está sendo bem feito. Se tens pouco astigmatismo e até agora não tinha sido diagnosticado o ceratocone, é porque teu ceratocone deve ser leve e deves ter visão normal com o uso de óculos ou lentes gelatinosas. Nenhum problema em continuar usando as lentes gelatinosas se estiveres satisfeita com a qualidade de visão que elas te proporcionam. Saliento que deves usar lentes de alta permeabilidade ao oxigênio (descartáveis) e trocá-las nos prazos corretos. O mais importante no teu caso é não deixar o teu cone progredir, pois se isso ocorrer tua qualidade de visão será prejudicada. Para isso deves fazer avaliações periódicas com realização de topografia corneana. Caso se verifique progressão nas topografias, deves fazer o crosslink para impedir que tua córnea se deforme mais.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
ROBSON SIMOCE
12 Anos AtrásOLÁ SOU ROBSON SIMOCE DE SP
DESCOBRI HJ QUE ESTOU COM CERATOCONE NO OLHO ESQUERDO , ESTADO AVANÇADO , QUERO SABER SE TEMPO TEMPO MINIMO EU FAZER O TRATAMENTO OU POSSO PERDER VISÃO ?
marco
12 Anos AtrásOi Robson. Tua pergunta é bem abrangente. Te sugiro dar uma lida nos posts que fiz sobre tratamentos. Cada tratamento tem uma finalidade específica e está indicado em um determinado estágio do ceratocone. Algumas vezes podem-se associar mais de um tratamento dependendo do caso. Leia o que escrevi que com certeza vais clarear algumas dúvidas. Mas é fundamental que tu consultes algum médico especialista para avaliar teu caso e te orientar sobre o melhor tratamento para ti.
Um abraço.
Dr. Marco Antonio Kroeff
ROBSON SIMOCE
12 Anos AtrásOLÁ SOU ROBSON DE NOVO DOUTOR MARCOS .
TENHO CERATOCONE , EU TRABALHO NUMA EMPRESA DE ONIBUS SETOR DE ALMOXARIFADO EU POSSO ME AFASTAR ? PORQUE EU FOR USAR LENTE O LOCAL TEM MUITA POEIRA / ESTOU COM MUITA DUVIDA EM RELAÇÃO Á ISSO DOUTOR MARCOS, QUE DEVO FAZER ? COMPREI ATE ARMAÇÃO P/ USAR OCULOS SO QUE QUANDO FUI FAZER EXAME MEDICO DISSE QUE NEM ADIANTA USAR OCULOS CERATOCONE SO COM LENTE ??
marco
12 Anos AtrásRobson. Leia os posts. Dependendo do caso, os óculos podem funcionar sim. Ou pelo menos melhor a visão. Mas na maioria dos casos as lentes especiais proporcionam melhor correção da visão. Quanto ao trabalho, deves te informar sobre isso com o médico do trabalho da empresa.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Débora
11 Anos AtrásDr.Marco
Meu filho tem 20 anos e tem ceratocone.Sua segunda topografia mostrou ligeira progrssão(feita em 2012) e deu 58.15D no olho direito e 45.75D no esquerdo.A paquimetria deu 504 micras no direito e 510 no esquerdo.Foi indicado que fizesse o Fast CXL com um oftalmo em São paulo que usa a máquina Avedro. Este procedimento já tem estudos conclusivos de sua eficácia na estabilização do ceratocone ou seria melhor optar pelo CXL ” tradicional” que já é feito há vários anos com resultados comprovados?
Abraço
Débora
marco
11 Anos AtrásOi Débora. O crosslink transepitelial é uma promessa, mas ainda carece de estudos que comprovem sua eficácia em comparação com o convencional. O convencional já tem mais de 10 anos de uso e sua eficiência chega a 97%. Já temos um Avedro aqui em Porto Alegre, mas eu ainda confio mais no convencional. Pelo menos até que a eficácia do transepitelial seja comprovada por um número maior de estudos.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Samara
11 Anos AtrásOi,tenho ceratocone e minha medica me receitou lentes importadas e especiais dos estados unidos,que custam 1,200 reais alguem usa lentes importadas?
Samara
11 Anos AtrásOi tenho -3,75 do lado dieito e -1,75 do lado esquerdo e minha medica disse q tenho ceratocone e nessessito de lentes de contato especiais e importadas dos estados unidos que custam 1,200 reais ,alguem usa esse tipo de lente de contato?
Pedro
10 Anos AtrásBoa tarde:
Tenho uma dúvida:
Gostaria de saber qual leitura paquimétrica é mais próxima do real. Se o exame de orbscan II (ótica) ou a ultrassônica?
Pelo orbscan II a espessura deu em torno de 490 micra em um olho e 502 micra em outro olho. Está é a leiturea SUPERestimada ou a SUBestimada, do valor real da espessura corneana?
O meu cone, “por sorte”, fica abaixo do centro da córnea, o que não afeta tanto assim a visão, felizmente.
OBS: astigamtismo em torno de 1,25 – 1,50 (já há vários anos). (Já passei dos 46. :-))
Será que é possível fazer a PRK personalizada, neste caso?
Obrigado.
andresa
9 Anos AtrásOlá!
Desde 7 anos de uso óculos e NUNCA enxerguei bem, mesmo com uso de óculos. Em 2004, aos 26 anos usei lentes pela primeira vez, sempre diagnosticada com astigmatismo e miopia. Todos os oftalmos pelos quais passava, ficavam em dúvida quanto ao meu grau. Não satisfeita com o resultado da minha visão, ia trocando de profissional na busca de uma solução para me problema. Em 2012 fui diagnosticada com Ceratocone, então passei a utilizar lentes rígidas especiais, as quais realmente melhoraram muito a minha visão, porém o desconforto é imenso. Em agosto de 2014, aos 36 anos, fiz implante do Anel de Ferrara, achando que finalmente enxergaria de forma “decente”. Infelizmente minhas expectativas foram frustradas. Continuo com o uso de óculos (3,50 graus de astigmatismo) e com a qualidade visual péssima. Fico extremamente frustrada na minha situação. Será que tem alguma coisa que eu possa fazer para melhorar a qualidade da minha visão?
Álysson Maderi
9 Anos AtrásOlá, faziam aproximadamente 6 anos que eu usava óculos. Mes passado fui ao oftamol e descobri que tenho ceratocone. Comecei usar lentes rígidas ontem, até me acostumei com elas, portém não estou enxergando bem (enxergava e ainda enxergo melhor com meus antigos óculos). Com o passar do tempo, há possibilidades de eu começar a enxergar melhor usando as lentes?
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásAlysson. Se sua visão com lentes está pior do que com os óculos então as lentes não estão corretas e não há nenhum benefício em usá-las. Vá ao seu médico para que ele possa corrigir isso. O objetivo das lentes rígidas é corrigir as aberrações ópticas que os óculos e lentes gelatinosas não corrigem. Se você está enxergando pior com as lentes do que com os óculos então estas lentes não estão corretas.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Mauricio
8 Anos AtrásOla Dr,
Meu nome é Mauricio e na semana passada fui fazer os exames para saber se tinha alguma novidade de cirurgia para ceratocone + Miopia + estigmatismo.
Em consulta em Sao Paulo, na clinica Cerpo fiz todos os exames para saber a possiblidade de operar, ja sabendo que tinha ceratocone.
Hoje tenho ceratocome fase 1 no olho esquerdo mais 6.50 de miopia e 2 de estigmatisma e no olho direito tenho o mesmo grau porem não tenho ceratocone.
O medico me disse que podiamos realizar a cirurgia de Lasik+crosslinking.
Gostaria da sua opinão a respeito.
Grato,
Mauricio.
Dr. Marco Kroeff
8 Anos AtrásMauricio. Em primeiro lugar ceratocone é uma doença bilateral. A doença pode ainda não ter se manifestado no olho esquerdo, mas é bilateral. Eu não indico cirurgia refrativa em ceratocone. Os riscos não compensam os benefícios. Principalmente em um grau alto como o seu. E a técnica Lasik seria a menos indicada em casos de ceratocone.
Um abraço.
Dr. Marco Antonio kroeff