Cirurgia Refrativa – Lasik agora com Femto Second Laser.


 

A cirurgia refrativa (cirurgia de miopia, hipermetropia e astigmatismo) realizada através da técnica Lasik consiste na criação de um retalho corneano ou “flap” que expõe o estroma corneano para a aplicação do Excimer laser. Convencionalmente este flap é realizado com um aparelho chamado microcerátomo que com uma lâmina muito fina realiza o corte na córnea. Atualmente já dispomos em Porto Alegre de uma nova tecnologia para confecção do flap corneano chamada Femto Second Laser. Com este laser na realidade não fazemos um corte na córnea. O que ocorre é uma separação das lamelas do colágeno corneano, de forma suave, sem a necessidade de corte. Com isso se tem um flap mais preciso e de melhor qualidade o que propicia maior segurança à cirurgia. Diversos estudos têm demonstrado que cirurgias refrativas com a técnica de Lasik em que o flap corneano é realizado com esta nova tecnologia apresentam melhores resultados e menores taxas de complicação. Os estudos indicam que as cirurgias realizadas com esta técnica apresentam: menor desconforto para o paciente, menos edema pós operatório, flaps mais precisos, recuperação visual mais rápida, excelentes resultados visuais, baixíssima taxa de complicações.

Veja um video ilustrativo desta técnica no link:

 

Autor: Dr Marco Antonio Kroeff

Deixe seu comentário via Facebook

comments



Voltar

Ou deixe seu comentário preenchendo o seguinte formulário:

Nome (obrigatório) Email (não será publicado) (obrigatório) Site Seu comentário

96 comentários para “Cirurgia Refrativa – Lasik agora com Femto Second Laser.”

  1. minha esposa fez uma cirurgia refrativa e apareceu uma mancha branca na cornea impedindo a visão, pode ser queimadura com lazer? tô preocupado ja faz 60 dias e não melhora.

    • Manoel. Não deve ser queimadura. Pode ser o que chamamos de haze. Mas hoje em dia é difícil a formação do haze quando se respeitam os critérios de segurança cirúrgicos e se utiliza a mitomicina após aplicação do laser. Não tenho informações sobre a quantidade de grau que foi corrigido na cirurgia da sua esposa, nem qual laser foi utilizado e se foi utilizado mitomicina. Sem examiná-la e sem ter acesso às informações sobre a cirurgia é difícil opinar.
      Um abraço
      Dr. Marco Antonio kroeff

  2. Boa tarde minha esposa estava com cirurgia autorizada pela unimed etc… pelo método lasik convencional pq o femto lasik não cobre pela unimed o astigmatismo dela ia cair de 3 para meio grau …. agora a poucos dias da cirurgia ele disse o cálculo feito era pela femto e o convencional o astigmatismo dela fica de 1,5 pra cima e não compensa e teria que pagar 2000 a parte … enfim gostaria de uma opinião e agradeço e por td que puderem nos orientar

    • Fernando. Fazer o flap com Femtosecond laser ou com microcerátomo não muda a quantidade de grau que será possível corrigir no caso dela. Se ela tem 3 grau de astigmatismo isso pode ser corrigido com ambas as técnicas. A diferença entre fazer o flap com laser ou com lâmina está na precisão do corte e nos riscos.
      Um abraço
      Dr. Marco Antonio kroeff

  3. Edson Andrade disse:

    Boa tarde
    gostaria de saber se o fentom lasik eh a mesma coisa do lasik topo guiado.

    • Oi Edson. São coisas totalmente diferentes. No Lasik com femto, o laser de femto segundo é usado para confeccionar o flap. Já a cirurgia topoguiada é a cirurgia onde a ablação com excimer é guiada pela topografia. Isso é feito em casos de astigmatismos irregulares.
      Um abraço
      Dr. Marco Antonio kroeff

  4. Leticia disse:

    Boa noite, gostaria de saber até quantos graus a cirurgia lasik com femto pode retirar?

    • Leticia. Isso depende da espessura de córnea do paciente. Mas considerando córneas com espessuras dentro da média, dificilmente se consegue corrigir mais do que 9,00 graus de miopia.
      Um abraço
      Dr. Marco Antonio Kroeff

  5. Eu, Jomilson gostaria de obter informações sobre a cirurgia de miopia a laser, utilizando o método do Laser convencional ou Laser Femto, qual seria a diferença da cirurgia, para cada um dos métodos citados.

    desde já agradeço pela colaboração

    Atenciosamente.

    Joamilson Costa Andrade

  6. JORGINA DOURADO disse:

    ola
    Eu fiz a cirurgia refrativa Femto ha 2 anos,tinha 8 de miopa e 2,50 de astigmatismo no olho esquerdo, e 6 de miopia e 4,50 de astigmatismo,depois da cirurgia o OE zerou o grau,e o OD ficou c 2 de miopia e 1 de astgmatismo.O oftalmologista disse que o grau nao aumentará,mas gostaria de saber se eu usar oculos,o grau diminuirá,tambem sinto ardencia nos olhos,uso colirio,mas o OD que arde mais,talvez seja por causa do grau.
    No aguardo

    • Oi Jorgina, o uso dos óculos não faz regredir o grau de miopia. Sobre a ardência, talvez você esteja com pouca lubrificação, que é comum nos primeiros meses após o lasik. Mas consulte seu médico para esclarecer suas queixas.
      Um abraço
      Dr. Marco Antonio Kroeff

  7. Marta disse:

    Olá,
    Minha filha de 3 anos e meio foi diagnosticada há 2 anos com estrabismo e hipermetropia. Ela usa lentes bifocais com 5 graus para longe e 8 graus para perto. Gostaria de saber se ela pode fazer a cirurgia lasik para correção? Quais os prols e os contra a cirurgia?
    Obrigada

Assuntos em pauta

anel de ferrara astigmatismo catarata catarata lentes catarata ocular catarata tratamento ceratocone ceratocone cross link ceratocone lente de contato ceratocone tratamento cirurgia cirurgia miopia cirurgia refrativa colírio conjuntivite cross link crosslink crosslinking cross linking cura Córnea excimer laser femto second femtosegundo fotofobia hipermetropia laser lasik lente de contato lentes de contato marco antonio kroeff miopia oftalmo oftalmologia oftalmologista olhos olho vermelho porto alegre PRK proteção solar pterígio saúde ocular transplante de córnea tratamento óculos de sol