Tenho visto muitos pacientes que foram submetidos a cirugia refrativa, que ficaram com grau residual ou que tiveram aumento do grau após algum tempo, com dúvidas sobre a possibilidade de reoperação. A reoperação é uma possibilidade, mas deve obedecer alguns critérios.
Em primeiro lugar a córnea deve possuir espessura suficiente para que se possa fazer nova correção. Ao corrigirmos o grau com o excimer laser, afinamos a córnea. Quanto maior o grau, maior o afinamento. Existe um limite de espessura que não deve ser ultrapassado para que se mantenha a biomecânica natural da córnea. Portanto, para uma reoperação precisa-se avaliar a espessura da córnea operada e o novo grau a ser corrigido para verificarmos a possibilidade de nova correção.
Deve-se considerar a técnica com a qual foi realizada a primeira cirurgia. Se a técnica utilizada foi o LASIK, pode-se apenas levantar o flap feito na primeira cirurgia e fazer a nova aplicação do laser sem necessidade de novo corte. Eventualmente, caso a cirurgia seja muito antiga, o cirurgião pode considerar a possibilidade de fazer novo flap. É importante lembrar que os flaps para o LASIK podem atualmente ser feitos com o Femto Second Laser, sem necessidade de corte com lâmina. Caso a técnica da primeira cirurgia tenha sido o PRK, onde não é feito o flap e o laser é aplicado diretamente na superfície da córnea, deve-se, ao reoperar, observar que estes casos tem maior tendência a fazer um tipo de cicatrização chamado HAZE, em que a transparência da córnea pode ser afetada. Nestes casos, em reoperações após PRK, deve-se utilizar uma substância chamada mitimicina durante a cirurgia para evitar a formação do haze.
A reoperação refrativa é uma possibilidade e normalmente apresenta excelentes resultados. Mas, para isso, é preciso uma avaliação pré operatória tão ou mais criteriosa do que a realizada na primeira cirurgia.
Dr Marco Antonio Kroeff
Carolina Augusta Gomes
10 Anos AtrásGostaria de saber se caso a técnica utilizada na primeira cirurgia seja o Lasik se pode-se utilizar da técnica PRK em uma segunda operação ou se não existe a mínima possibilidade.
Outra pergunta seria qual seria o benefício do flap feito através de Femto Second Laser?
Att,
Dr. Marco Kroeff
10 Anos AtrásOi Carolina. É possível fazer um PRK após lasik caso não haja espessura corneana suficiente abaixo do flap para realização do retoque. Quanto ao flap com femtosecond, tem um post no site sobre isso. Dê uma lida. Mas basicamente os benefícios são a possibilidade de fazer flaps mais finos e precisos e menor risco de complicações relacionadas à confecção do flap.
Um abraço
Dr. Marco Antônio Kroeff
Carolina Augusta Gomes
10 Anos AtrásMuito obrigada Dr. Marco.
Tenho mais algumas dúvidas.
É fato que o laserfemtosecond causa menos olho seco? Se eu fiz com o microceratomo a cirurgia anteriormente e queira fazer de novo com o laser femtosecond é possível sem causa tanto olho seco?
Em caso de reoperação de lasik como que funciona a questão do levantamento do FLAP já feito? É possível? É mais difícil?
Muito Obrigada
Pedro
10 Anos AtrásBoa tarde:
Tenho uma dúvida:
Gostaria de saber qual leitura paquimétrica é mais próxima do real. Se o exame de orbscan II (ótica) ou a ultrassônica?
Pelo orbscan II a espessura deu em torno de 490 micra em um olho e 502 micra em outro olho. Está é a leiturea SUPERestimada ou a SUBestimada, do valor real da espessura corneana?
O meu cone, “por sorte”, fica abaixo do centro da córnea, o que não afeta tanto assim a visão, felizmente.
OBS: astigamtismo em torno de 1,25 – 1,50 (já há vários anos). (Já passei dos 46. :-))
Será que é possível fazer a PRK personalizada, neste caso?
Obrigado.
Dr. Marco Kroeff
10 Anos AtrásBom dia Pedro. A paquimetria ultrassônica é mais precisa que a do Orbscan. No entanto, com a ultrassônica, nem sempre temos certeza de estar medindo o ponto mais fino, visto que as medidas são pontuais e não de varredura como no Orbscan. O mapa paquimétrico do Pentacam tem sido considerado mais confiável. Quanto a realizar PRK em córneas com ceratocone, eu sou, em princípio, contra. No entanto é possível realizar em casos muito bem selecionados e desde que o paciente saiba de todas as possíveis complicações.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Hilka
10 Anos AtrásGostaria de saber, eu tinha 3,5 de astigmatismo e hipermetropia, fiz a Lasik e ficou grau ainda… depois de 6 meses refiz a Lasik. mas ainda assim continuo com grau.
Isso pode acontecer? O Dr. me disse que era meu organismo que não respondia ao laser.
E talvez depois de mais 6 meses iremos refazer mas no método PRK. Dependendo dos exames.
Dr. Marco Kroeff
10 Anos AtrásOi Hilka. Realmente sua história não é comum. Eu não tenho como opinar sem ter acesso aos teus exames. O que posso dizer é que não é comum precisar de três cirurgias para correção do grau.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Claudia
10 Anos AtrásDr. Marco, gostaria de saber o seguinte: quando uma pessoa faz a cirurgia para correção de miopia (aproximadamente 6,5 grau em cada olho) através do método lasik, após tal procedimento aparece estrias nos dois olhos e resta 0,75 grau no olho direito. Após seis meses da cirurgia faz-se um ‘retoque’ para correção dos 0,75 e retirada das estrias e após esse segundo procedimento ambos os olhos continuam com estrias, é normal ter que fazer uma terceira intervenção cirurgica para tentar ‘esticar’ o flap (retirando o epitélio e dando pontos para manter o flap esticado) ou então (levantar o flap, limpar, fechar o flap e colocar a lente do procedimento PRK por um período)? Esses procedimentos são normais? Há grande risco, consequencias? Já ouvi falar que se não dá certo esse terceiro procedimento pode haver a necessidade de se retirar o flap ou em alguns casos de ter que transplantar a córnea, isso procede? Existe outros meios de amenizar a rugosidade ‘estrias’ sem intervenção cirurgica? Aguardo resposta. Muito obrigada.
Dr. Marco Kroeff
10 Anos AtrásOi Claudia. Não é comum o aparecimento de estrias no pós operatório do Lasik, no entanto pode ocorrer. Na maioria dos casos em que isso ocorre, as estrias não tem repercussão clínica e normalmente não se levanta o flap para tentar resolvê-las. Exceto se são estrias muito evidentes e que prejudiquem a qualidade da visão. Não sei como são suas estrias para poder opinar, mas cirurgias bem realizadas geralmente não deixam estrias ou deixam estrias mínimas (irrelevantes) que não necessitam de novo procedimento para correção. Levantar o flap pela terceira vez sempre aumenta o risco de crescimento de epitelio na interface. Por isso converse bem com seu médico para avaliar a real necessidade de fazer isso. Ou, na dúvida, consulte com um cirurgião experiente para ouvir uma segunda opinião.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Claudia
10 Anos AtrásMuito obrigada Dr. Marco. Realmente foi consultado outro cirurgião, além do médico que acompanha o caso e há necessidade de novo procedimento cirúrgico, pois cf. o Sr. mesmo explanou é um caso em que as estrias interferem na qualidade da visão e de vida do paciente.
Grata pela sua opinião.
Att.
luciana cunha
10 Anos AtrásFiz o PRK personalizado e não fiquei vendo bem de longe. Estou com 35 dias. Queria saber se vou ter que reoperar?
Dr. Marco Kroeff
10 Anos AtrásOi Luciana. Não conheço seu caso para opinar, mas eu não faço retoques em pacientes que fizeram PRK com menos de 6 meses de pós operatório. Principalmente em casos de astigmatismo, que após o PRK podem demorar um pouco mais para atingir o efeito desejado pela cirurgia.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Enrique
9 Anos AtrásOlá dr Marco, boa noite.
Bom, eu fiz a cirurgia refrativa com femtosegundo FS200 e excimer laser allegretto 500hz, foi realizada dia 18/12/14, os meus graus eram: astigmatismo (2,5 no esq. e 1,75 no direito) e miopia (2,0 no esq. e 2,0 no dir.), hoje com mais de 20 dias de pós operatório o olho esquerdo está com grau “zerado” porém com um pequeno arco íris abaixo das luzes, e o direito é que é o problema, ele (o direito) amanhece com grau zerado também, mas após alguns minutos vai piorando a visão dele e no final do dia sinto como se ele ficasse com uns 1,5 grau de algo. Quando cochilo acontece a mesma coisa, o dieito fica bom durante alguns minutos e dps vai piorando, o que o dr. Acha disto? Pode ser que ele ainda fique zerado como o esq? Essa “oscilacao” dele significa o que?
No momento estou no desmame do corticoide “ster”, pois o oftalmo continuou o corticoide desde entao, falando em edema. Essa oscilação tem me preocupado bastante, pois fico com esperança durante os primeiros minutos quando acordo todos os dias e dps volta a piorar. Muito obrigado pela atenção e grande abraço.
Enrique
9 Anos AtrásAcho que demora uns 20 minutos após amanhecer zerado igual ao esq. pra ficar com sensação de cerca de +-1,5 grau e depois fica o dia todo assim.
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásOi Enrique. Difícil responder suas dúvidas sem examiná-lo. Normalmente não se tem edema após tanto tempo depois de realizar Lasik. Esta oscilação da visão provavelmente se deve a você ter ficado hipermétrope após a cirurgia (hipercorreção). Converse melhor com seu médico sobre as causas das suas queixas.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
leticia
9 Anos Atrásfiz a refrativa ha uma semana, meu olho direito esta embaçando as letras , gostaria de saber se é normal… a medica disse que a cicatrização está ótima . Tive medo da estria , ecse tiver recupera alguma coisa sem cirurgia é aprimeira vez que envio mensagem
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásOi Leticia. Não sei que técnica foi feita. Se foi PRK a recuperação é mais lenta. Não posso responder mais do que isso sem informações e sem te examinar.
Abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
lula
9 Anos AtrásEu fiz ceratotomia radial faz 21 anos .
Agora tenho hipermettopia e astrigmatismo 1,75 D .posso operar com laser?
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásOi Lula. É possível operar casos selecionados após ceratotomia radial. É necessário avaliar muito bem o caso para indicar a cirurgia. E mesmo assim a precisão da correção não é a mesma que se teria operando uma córnea sem ceratotomia.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Ricardo
9 Anos AtrásOlá! Fiz lasik em Dezembro, tinha 2,75 graus de astigmatismo e fiquei com 1.25. Não consigo ficar sem óculos. Pq será que nao consegui zerar esse grau?
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásOi Ricardo. Infelizmente não posso responder por um procedimento que não realizei e que não avaliei. Converse com o seu médico para saber o que houve.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Cassiio
9 Anos AtrásBoa tarde. Fiz há 4 dias cirurgia de lasik, sendo que tinha num olho 1,75 de miopia e 0,50 de astigamtismo e no outro olho 2,00 de astigmatismo e 0,75 de miopia, essa “anisometropia” estava me causando falta de focalização após ter passado dos 40 anos e começar a usar lentes multifocais e tinha muita fotofobia. Agora estou ansioso pois logicamente após correção da miopia piorei muito da minha presbiopia, mas estou sentindo ainda um pouco de dificuldade para a média distância ( 2 m) sendo que para longe já estou bem. Quanto tempo eu devo esperar para dar estas informações ao meu cirurgião, ainda estou usando predfort e zylmax . Estou muito ansioso pois achava que ficaria com boa visão para longe e média distância e sabia que isso pioraria minha visão de perto, adição de 1,75 a 2 pois estou com 51 anos. Que pode dizer para diminuir minha ansiedade? Fiz orbacan, pentacam e paquimetria no pré-operatório mas os resultados estão com o médico.
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásOi Cassio. Estas perguntas devem ser feitas ao seu médico. Não posso opinar sobre um tratamento em que não tenho acesso aos exames pré-operatórios e em que desconheço como transcorreu a cirurgia.
Um Abraço.
Dr. Marco Antonio kroeff
flavio
9 Anos Atráseu fiz ceratomia radial em 1993 agora pode fazer laser em cima dos cortes. Eu tenho astgmatismo e hipermtropia. Tenho 44 anos.
?
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásFlavio é possível em casos selecionados fazer a cirurgia a laser após ceratotomia radial. No entanto o resultado não tem a mesma precisão que se consegue em córneas sem este procedimento prévio.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
gabrel
9 Anos Atrásdr. fiz a cirurgia a 2 anos, tenho 25 ano hoje, fiz o prk eu tinha 5 graus num olho e 4 no outro, ambos astigmatismo.feita a cirurgia fiquei com 0,25 e 0,75, hoje ja estou com 3 em um e 2,50 no outro. queria saber porque meu grau não estabilizou, e se vale a pena fazer outra cirurgia. obrigado
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásOi Gabriel. Existe mais de uma causa para seu grau ter aumentado. Pode ser que você ainda não estivesse com seu grau estabilizado. Neste caso o grau seguiu aumentando. Consulte seu médico e faça uma avaliação para verificar a causa. É possível reoperar desde que seus exames sejam compatíveis com o novo procedimento.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Clariane
9 Anos AtrásFiz a cirurgia PRK há 5meses, no começo conseguia enxergar bem, mas com o passar dos dias minha visão só piora. Tinha 3.75 de miopia em ambos os olhos, e hoje estou com 1,75. Meu médico quer fazer o retoque logo, mas não é perigoso? É normal piorar a visão após a cirurgia como aconteceu comigo?
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásClariane. Não é comum esta regressão de resultado em 5 meses. Precisaria examiná-la para saber qual a causa desta regressão. Converse com seu médico.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
anderson
9 Anos AtrásOi dr. Boa noite! Fiz cirurgia LASIK em 2005 e hoje tenho 0.75 OD e 0.5 OE. Além disso, minha visão tem gerado desconforto principalmente a noite devido a halos e glare. Gostaria de saber se é possível refazer uma cirurgia personalizada e quais as possibilidades de ficar 100%. Também gostaria de saber se o uso da técnica SMILE, que é menos invasiva, seria mais recomendado. Desde já agradeço a atenção.
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásAnderson. Normalmente não indico retoque para resíduos tão baixos como o seu. Mas é possível fazer desde que sua espessura de córnea permita. Para fazer Smile o grau mínimo é 1,00.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
anderson
9 Anos AtrásDr., apesar de meu grau ser baixo tem me dado bastante desconforto a noite. Será que no meu caso, devido ao grau ser baixo, seria melhor deixar como está??
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásAnderson. Só você pode saber o quanto seu grau o incomoda e se vale a pena fazer uma cirurgia para corrigi-lo.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
anderson
9 Anos AtrásDr., boa noite! É possível acontecer o aumento de efeitos como halos e glares sem o aumento do grau?? Ou uma coisa está diretamente ligada a outra?? Pergunto isto porque fui ao oftalmo há cerca de dois meses e a médica disse que o meu grau tinha ficado o mesmo. Porém alguns dias depois senti uma piora substancial dos efeitos como halo e glare, principalmente a noite. Pergunto também se esses efeitos podem aumentar devido a condições do organismo ou até mesmo devido à alimentação.
Muito obrigado pelas respostas anteriores.
ROSANA
9 Anos AtrásDr. Boa noite!
Há 10 anos fiz a cirurgia de Lasik para correção de miopia. Na época tinha 5 graus em AO. Minha recuperação foi excelente e estava quase convencida que não voltaria a usar mais óculos. Porém, essa semana quando fui fazer uma visita ao oftalmologista descobri que minha miopia voltou. Estou com 1.75 em AO. Gostaria de saber se é possível fazer a cirurgia de retoque no meu caso ou terei que usar óculos para sempre de agora em diante?
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásRosana. É possível reoperar desde que você tenha espessura de córnea suficiente para isso. Dependendo da sua idade eu corrigiria apenas um dos olhos. Isso porque após os 40 anos você precisará usar óculos para perto e se ficar com um pouco de miopia em um dos olhos isso melhorará a visão de perto. Desta forma você ficará mais independente dos óculos.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Gabriella
9 Anos AtrásOlá, Dr. Marco.
Tenho 28 anos e fiz uma cirurgia Lasik nos 2 olhos há 4,5 anos para corrigir cerca de 5 graus de miopia e cada (tinha 24 anos na época e o meu grau já tinha estabilizado há cerca de 4 anos). O grau não zerou e com o tempo voltou a aumentar até estabilizar novamente em 1,5 e 1,75 graus de miopia, além de piorar consideravelmente a minha visão noturna e ter surgido a visão de halos em torno das luzes. Há 1 semana fiz um retoque de Lasik e logo no dia seguinte um olho ficou com a visão praticamente limpa enquanto o outro continua embaçada. A noite a visão ruim e o problemas dos halos persistem em ambos os olhos. Fiz a aberrometria antes do retoque.
Quanto tempo em geral se leva para saber se ficou algum grau residual? A vista embaçada tem chances de ter o grau zerado? Os halos e a qualidade da visão noturna não deveriam ser corrigidos nesta segunda cirurgia?
Obrigada!
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásGabriella. Com a técnica Lasik a recuperação visual total costuma acontecer já nos primeiros dias após a cirurgia. Se sua visão ainda está embaçada é necessário verificar qual a causa. Pode ser algum grau residual ou alguma ceratite causada pela ressecamento ocular que pode acontecer nas primeiras semanas após a cirurgia. Quanto aos halos, existem algumas causas para isso. Pode ser pelo olho seco/ceratite comuns no pós operatório imediato, pode ser por você ter uma dilatação pupilar acima da média em ambientes escuros, ou por um aplanamento excessivo da córnea após a cirurgia. Procure seu médico e esclareça isso com ele.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Armando
9 Anos AtrásDr boa noite
Realizei uma cirurgia lasik ha 18 dias para correção de hipermetropia de refração de 1,75 apenas no olho esquerdo que é ambliope com 70% de acuidade visual, ocorre que minha visão para longe piorou muito, enxergo muito embaçado tanto pessoas como objetos, tenho tido halos e glare durante a noite o que tem dificultado a condução de veiculos, gostaria de saber se é possível reoperar ou reverter o processo haja vista que minha visão era melhor antes da cirurgia, e sobre a glare e os halos existem medicamentos que melhoram esses sintomas?
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásArmando. Este seu resultado é muito atípico. Se você foi operado pela técnica Lasik sua visão já deveria estar melhor e não pior. Consulte seu médico e esclareça com ele porque isto está acontecendo. Há uma causa com certeza. E o problema certamente pode ser solucionado.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Luana Cordeiro
9 Anos AtrásDoutor, fiz Lasik há 07 dias, percebo que meu olho direito está 100 por cento, já o esquerdo está bem embaçado e acaba atrapalhando minha visão com os dois olhos, pode ser que a visão neste olho ainda melhore com os dias ou será grau residual? Em quanto tempo posso fazer o retoque se for grau residual? serão necessários refazer todos os exames que fiz antes da cirurgia?
Obrigado…
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásLuana. Você não esclareceu estas dúvidas com o seu médico? Normalmente após a cirurgia o médico examina o paciente nos dias seguintes. Isso deve ser esclarecido com ele. Realmente na técnica lasik a recuperação visual é muito rápida. Se seu olho esquerdo está embaçado você precisa voltar ao consultório do seu médico para ser examinada e verificar porque não está enxergando bem.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Luana Cordeiro
9 Anos AtrásDoutor obrigado por responder,
Fui sim ao consultório nos dois dias seguintes à cirurgia e estava tudo ok, ontem retornei em consulta e continua ok, o médico já está aos poucos retirando os colírios mais fortes, vou retornar em consulta daqui duas semanas. Percebo que após a cirurgia, o meu olho esquerdo que tinha 4 graus de miopia está ótimo, já o esquerdo que tinha mais grau (4 e meio de miopia e 1 e meio de astigmatismo) não é tão nítido quando o olho direito…eu percebo que a visão neste olho nunca foi corrigida 100 por cento nem com as lentes de contato…achei que com a cirurgia iria ficar zerado, pode ser que pelo grau ser maior neste olho demore mais? ainda não fiz os testes para saber o quanto minha visão foi recuperada com a cirurgia. Mais uma vez obrigado, Luana.
Mariane
9 Anos AtrásOlá! !!
Acontece exatamente isso comigo!meu olho esquerdo nunca foi lá muito católico comigo,fiz lasik também é o olho direito ficou sucesso já o esquerdo continua um pouco embacado.
Carla
9 Anos AtrásOlá! Estou com 19 dias de cirurgia PRK. O meu olho esquerdo zerou, mas o olho direito ficou com residual de 1,75 de astigmatismo.Antes era de 3,75 de astigmatismo. Meu médico quer fazer o retoque agora, daqui há 2 dias. Ele disse que não houve progressão no olho direito da semana passada pra hoje. Que deve progredir mas pode levar um bom tempo, e para tirar meu desconforto ele prefere fazer logo o retoque.
Gostaria de uma opinião sua, estou um pouco em dúvida! Já posso fazer o retoque?
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásCarla. Algumas vezes o PRK provoca uma cicatriz no epitélio (células da superfície da córnea) que pode provocar um astigmatismo. No entanto, essa cicatriz vai se regularizando com o tempo e a visão melhora. Eu aguardaria mais tempo para fazer o retoque. Faria topografias de córnea a cada 2 semanas nesta fase e só faria o retoque depois de ter pelo menos 1 mês de estabilidade na topografia. Se a cirurgia foi bem planejada e realizada e se o laser utilizado foi um laser de qualidade, o mais provável é que este astigmatismo esteja sendo provocado pela cicatrização do epitélio. Eu acompanharia por mais tempo.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Luana Cordeiro
9 Anos AtrásDoutor, mas na cirurgia lasik pode acontecer o mesmo que acontece na cirurgia PRK (conforme resposta acima)? ou na lasik a recuperação não progride depois de algumas semanas? é que está com 15 dias que fiz fasik, tenho dificuldade com a luzes, letras brancas em painéis, mesmo as letras grandes, às vezes vejo desfocado ou visão dupla, meu olho direito é mais nítido que o esquerdo. Nas consultas está tudo ok, mas percebo que não está 100 por cento…:( queria ficar boa.
armando
9 Anos AtrásDr bom dia depois de quanto tempo pode ser realizado retoque de cirurgia hipermetropia quando houve indução da monovisão, para retirada 1,5 grau de miopia? qual a menor paquimetria corneana que a cirurgia pode ser realizada? Por ultimo qual o limite de grau para que haja fusão binocular?
Grato.
Armando
Ricardo
9 Anos AtrásBoa tarde Dr. Marco. Fiz a cirurgia refrativa em 2009 (fazem 06 anos). Não sei dizer qual método foi utilizado. Tinha 8 graus no olho esquerdo e 4,5 no olho direito de Miopia. Como estou com uma certa dificuldade, voltei no mesmo oftalmo. Fizemos os exames e no momento estou com 3,5 no direito e 1,50 no esquerdo. Foi feito o mapeamento e todos dos exames novamente e ele constatou que posso operar novamente. O que o Sr. me aconselha, operar ou voltar a usar lentes de contato como antigamente. Como faz mais de 01 anos que operei (6 anos) tenho que pagar novamente. Ele esta cobrando R$ 2.500,00 para fazer a correção nos 2 olhos. Aguardo sua resposta e desde ja agradeco pela atençao.
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásRicardo a decisão de operar ou usar lentes é sua. Se os exames permitem que você faça outra cirurgia, é só uma questão de você avaliar o custo benefício.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Liliana
9 Anos AtrásBoa tarde fui operada a 2 meses e meio lasik, é normal sentir ainda comichao? ainda uso protectores de olhos para dormir pois tenho medo de magoar os olhos, esfregar etc.. consultei o medico há 15 dias e diz que esta tudo bem, é normal sentir por vezes a sensação de lente de contacto nos olhos? nos ultimos dias 2/3 dias quando pisco muitas vezes o olho vejo como se fosse uma remela em frente à pupila, depois pisco outra vez e sai mas depois eu vou ver se tenho algo no olho e nao tem, penso que nao vejo embaçado, mas tanto pesquisei na net que estou com medo que algo se tenha deslocado.
agradecia o sua atenção. obrigada
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásLiliana. É comum ocorrer diminuição da lubrificação dos olhos nos primeiros meses após Lasik. Deve ser isso que está acontecendo no seu caso. Mas aconselho você consultar o seu médico para esclarecer isso.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Matheus
8 Anos AtrásBoa tarde doutor,
Fiz a lasik quando tinha 18 anos, meu grau de miopia já estava estabilizado a 3 anos, tinha na época quase 4 graus apenas de miopia.. Após poucos anos se deu inicio a um astigmatismo. Hoje tenho 2,75 de astigmatismo no olho direito e 0,75 grau de astigmatismo no esquerdo, e uma leve miopia nos dois de 0,5 graus.. Pode ter a cicatrização do lasik gerado o astigmatismo? Ou esse astigmatismo está na minha genetica e apareceu após os 20 anos de idade? Hoje tenho 31 anos e estou pensando em fazer novamente a correção, via lasik ou prk apenas no olho direito… Gostaria de saber também se uma córnea operada 2x pode ocasionar algum problema no futuro? Obrigado
Rosemeire Neves
9 Anos Atrásboa noite dr Marco, fiz uma cirurgia tem 20 dias (miopia) ,minha cirurgia não deu certo voltei pior não consigo mais usar meu óculos e nem a lente . Vou fazer outra cirurgia dia 30 tem algum risco? estou com medo de ficar pior .
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásRosemeire. Não é comum a cirurgia “não dar certo” É preciso ver o que aconteceu no seu caso. Caso tenha dúvidas consulte outro cirurgião para ouvir uma segunda opinião.
Não posso opinar sobre o que houve sem examiná-la.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
cristine a sposito
9 Anos AtrásDr, Marco,
fiz duas cirurgias, a primeira deu certo, mas passado alguns anos fiz a segunda que nao deu certo para falar a verdade piorou muito a minha visao, sendo que em uma vista fiquei com uma cicatriz, nao me lembro dos metodos utilizados, a ultima foi em 2011. nao estou me adequando com oculos, tem como fazer uma terceira: Seu consultorio fica em SP: atende a convenio, gostaria de sua avaliaçao. grata
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásCristine. Não há como dizer se você pode ou não fazer uma nova cirurgia sem avaliá-la. Meu consultório é em Porto Alegre. Em São Paulo eu indico o Dr. Paulo Schor.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Arthur Taguti
9 Anos AtrásDr. Marco, boa tarde. Eu fiz a cirugia refrativa tem 34 dias. Fiz pelo metodo lasek (parecido com prk). Eu tinha 2 graus de miopia e um pouco de astigmatismo. Nas primeiras semanas de recuperação estava bastante embaçado a visão, achei que ia melhor com o tempo. Porém nao melhorou e hoje fui no retorno com o médico e ele me disse que estou agora com hipermetropia ele disse pra eu ter paciência. Essa hipermetropia pode sumir ou devo procurar outro médico?
Desde já muito obrigado pela atenção.
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásArthur. Do ponto de vista de resultado Lasek e PRK são muito parecidos. Eu ainda prefiro PRK. Como seu epitélio (camada superficial da córnea) ainda deve estar irregular, é muito cedo para saber se você ficou com algum grau residual.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Neia
9 Anos AtrásDr gostaria de esclarecer uma duvida, estou prestes a fazer uma cirurgia refrativa a ilasik tenho 7,5 no olho esquerdo e 6,00 no direito sendo 3,5 de astigmatismo em cada olho, tenho a cornea com espessura de 503 micras, é seguro fazer este tipo de cirurgia???
obrigado
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásNeia. Você tem uma córnea fina e um grau elevado. Provavelmente não será possível corrigir todo o grau. Se você está prestes a fazer a cirurgia você não deveria ter este tipo de dúvida. Converse mais com seu médico.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Wesley Barros
9 Anos AtrásBoa noite dr Marco.
Fiz lasik com intralase e wavefront há alguns anos na Inglaterra. Tudo correu bem, meu grau era alto para miopia e astigmatismo, fiquei com visao 20/20. Mas de uns tempos para cá tenho sentido uma deteriorização da visão para longe. É possível reoperar ?
Aguardo contato
Obrigado
Wesley
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásWesley. É possível fazer reoperação desde que seus exames mostrem que isso é possível no seu caso. Você precisa fazer uma avaliação.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Zenildo
9 Anos AtrásOla, dr, fiz Prk a 12 dias, tinha 2,5 OE e 3,5 OD só astigmatismo. No meu olho esquerdo sinto melhora e nitidez a cada dia, mas meu olho direito não vejo melhora,sinto que estar pior que quando eu ficava sem óculos. Outra coisa estranha, é que tenho visão dupla nesse olho, e todas as luzes que olho, vejo tipo uma teia de aranha, e com todos os detalhes da teia( linhas)! Oq me diz? Vai melhorar? Vou ficar vendo isso pra sempre?/vou poder reoperar para corrigir isso?
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásZenildo. A técnica PRK tem uma cicatrização mais lenta e a superfície da córnea pode ficar bastante irregular nos primeiros dias. Como a cicatrização nunca é igual nos dois olhos, isso provavelmente justifica a baixa qualidade da visão apenas no olho esquerdo. A visão deve melhorar bastante durante os primeiros 30 dias mas só deve estabilizar após 3 meses. Como a correção do astigmatismo não é a mesma em todos os eixos da córnea, o crescimento das células do epitélio que ocorrem na técnica PRK tende a fazer com que a recuperação visual seja mais lenta nesta técnica. Para corrigir astigmatismo eu prefiro fazer Lasik que tem resultado mais imediato e mais estável.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Zenildo
9 Anos AtrásOutra duvida dr, porque no astigmatismo é mais.difícil tratar e é mais demorado a recuperação da visão?
Adriana Araujo
9 Anos AtrásBom dia Dr Marco,
Estou prestes a fazer a cirurgia refrativa, tenho astigmatismo e miopia 3,75 OD e 4,25 OE, mas tenho dúvidas em qual preocedimento escolher se PRK ou Lasik, qual técnica e melhor ? Qual diferença entre elas ? O meu grau tem que estar estabilizado para eu podsa fazer a cirurgia?
Muito Obrigada.
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásAdriana. Acho curioso você dizer que está prestes a fazer a cirurgia e estar com tantas dúvidas que já deveriam ter sido esclarecidas. Não posso dizer qual a melhor técnica sem examiná-la. Se você não quiser voltar a usar óculos o seu grau deve sim estar estabilizado antes de fazer a cirurgia. Acho que você precisa conversar com seu médico e esclarecer suas dúvidas antes de pensar em operar.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Alvaro
9 Anos AtrásNo ano de 1994 na cidade de fernandoplis operei 7,00 miopia.agora o medico disse q tem 3,50 para longe.tenho 44 anos. Nao consigo usar oculos. Tem laser pra isso.
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásAlvaro. É possível fazer uma nova cirurgia desde que a espessura e curvatura de suas córneas permitam um novo procedimento.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Malu Morais
9 Anos AtrásOi DR. fiz cirurgia refrativa para miopia com o método PRK tive um muitas complicações no pós cirúrgico nos dois primeiros dias a visão estava perfeita, no terceiro dia meu olho começou a ficar febril e doer, meu oftalmologista não pode me atender de imediato e quando me atendeu disse que estava com HAZE e que estava tudo bem, a recuperação foi difícil, hj com seis meses de cirurgia minha visão continua embaçada, no olho direito enxergo bem de perto e embaçado longe e no olho esquerdo é o contrario, meu oftalmo diz que é normal, pois como tenho 38 anos ele deixou um pouco de grau para compensar o astigmatismo que vira com a idade, acho isso muito estranho pois nunca tive problema com astigmatismo, essa semana fiz uma topo e deu altera no olho esquerdo acusando um edema na córnea, estou bastante preocupada pq minha visão esta embaçada, estou usando colírio antibiótico e lubrificantes, meu´oftalmo diz que não tem perigo algum mas não estou segura disso.
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásMalu. Difícil opinar sobre seu caso sem examiná-la. Provavelmente você ficou com algum grau residual após a cirurgia realizada. Acho estranho você estar usando colírio de antibiótico se não há infecção. Converse mais com seu médico e peça explicações mais claras. E se não ficar satisfeita procure uma segunda opinião com algum médico experiente neste tipo de cirurgia.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Rafael
9 Anos AtrásDr Gostaria de saber se posso fazer a cirurgia refrativa, tenho -175 de miopia. Olho direito. No olho esquerdo -1,00 de miopia e 0,75 de astigmatismo em ambos os olhos, poren teno ambliopia no olho esquerdo, posso realizar o procedimento cirurgico ?
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásRafael Seu grau é operável. Mas são necessários exames específicos para saber se você pode fazer a cirurgia.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Rafael
9 Anos AtrásDr, tenho -1,75 075 180º OD D E -1,00 075 180º OE, gostaria de fazer a cirurgia refrativa, so que tenho AMBLIOPIA no OE, gostaria de saber se posso fazer a cirurgia tendo ambliopia.
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásRafael. Se seus exames permitirem a cirurgia você pode fazer mesmo tendo ambliopia. Mas a cirurgia lhe proporcionará a mesma acuidade visual que tem com óculos. O olho amblíope não enxergará mais com a cirurgia.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Thiane
9 Anos AtrásBoa noite! Meu marido tem 40 anos, fez a cirurgia(PRK) nos dois olhos no dia 23/04, sendo que o grau dele era de 8 de miopia, teve muita dor no pós operatório e uma cicatrização muito lenta. No dia 27/05 o médico reinterviu e fez um polimento, e tudo de novo, cicatrização lenta, muita dor e usou soro autólogo para cicatrizar mais rápido.
Hoje ele está com o epitélio cicatrizado, porém, com diplopia no olho E e visão embaçada no olho D. Estamos desesperados, pois os médicos que o acompanham dizem que é normal, que tem que ter paciência, que vai passar, mas a vida dele está limitada, não consegue nem fazer leitura. Chegou a fazer um óculos para astogmatismo para o olho E que foi receitado pelo médico, mas piorou. O médico cogitou reintervir pela terceira vez! Ele ainda está usando corticóide e soro autólogo. Na última consulta foi solicitado exames para investigar aberrações visuais, ele vai fazer, o que é isto? O que pode estar acontecendo? Por favor, algum caso como este? Tem algo que possa ser feito para agilizar e amenizar este desconforto? Obrigada.
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásThiane. Casos de cicatrização lenta após PRK podem acontecer. Médico e paciente precisam ter paciência nestes casos. Mas considero que sempre que algum resultado foge à regra o médico precisa ser muito claro e explicar muito bem todos os passos para o paciente. Resultados ruins geram muita ansiedade e o melhor remédio para a ansiedade do paciente é o médico mostrar que sabe o que está fazendo, que sabe lidar com resultados adversos e explicar tudo muito bem para o paciente. Se a cicatrização do epitélio foi lenta, geralmente quando ele cicatriza a superfície fica muito irregular. Já tratei pacientes meus e de outros médicos com este tipo de problema. Geralmente demora para a visão estabilizar mas com o tratamento correto sempre se consegue a regularização do epitélio. Precisaria examinar seu marido para poder opinar mais. Converse mais com seu médico sobre o que está acontecendo e peça que ele explique seu plano de tratamento.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Thiane
9 Anos AtrásDr. Marco, grata pelo seu retorno! Temos uma consulta agendada para 21/09, quando irá fazer alguns exames que ele ainda não fez. Realmente, a ansiedade é enorme qdo se trata de visão! Estou mais tranquila em saber que o sr. já tratou este tipo de problema, renasce a esperança de que o meu marido fique bem tbm, já que ocorreu com outras pessoas. Obrigada pela sua disponibilidade. Abraço.
JEAN OLIVÉRIO
9 Anos AtrásBom Dia Doutor.
Hoje completa 6 meses que operei das vista, tinha 6,50 no olho D e 5,50 no olho E, fiz a técnica PRK em ambos os olhos, mais no olho E fiz junto com o PRK O CROOSLINK, meu olho D estou enxergando perfeito quase 100%, mais no olho direito devido ao ceratocone, enxergo 40%, vou fazer a consulta daqui a 20 dias, queria saber se posso corrigir esse olho com óculos. Abraços. Obrigado.
Ivone
9 Anos AtrásOlá Doutor
Fiz a refrativa a laser lasik a 1 mês pelo plano da unimed, mais ainda não enchergo nitidamente com o olho esquerdo
Gostaria de saber se vou precisar pagar alguma coisa caso precise refazer a giraria ou plano de saúde unimed cobre.
Ou se a primeira já inclui uma correção da cirurgia se for necessário
Desde-já agradeço
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásIvone. Sua pergunta foge ao objetivo deste site, que é esclarecer pacientes sobre dúvidas médicas. Informe-se sobre esta questão junto ao seu convênio ou com seu médico.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Alexsandra
9 Anos AtrásOlá Dr. Marco!
Fui operada com o método lasik e sei todos os efeitos negativos que ele pode causar após a cirurgia. Fui operada a um mês e 25 dias, obtive sucesso com o olho esquerdo, consigo enxergar 100%, sem halos, gares e sem fotofobia, mas meu olho direito me preocupa bastante. Tive problema durante a cirurgia, o flap do olho direito ficou muito fino e já saí com uma lente tópica, três dias depois foi retirada. Duas semanas depois tive que recolocar, meu olho não sara, vive constantemente vermelho, inchado, com vasos, não enxergo bem com ele, uso constantemente colírios, vou toda semana ao médico que me operou, ele é ótimo, mas acredito que até ele esteja com medo. Estou realmente apavorada e com medo de meu olho nunca mais sarar e eu perder a córnea. O que pode ser isso?
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásAlexsandra. Complicações com flap não são frequentes mas podem acontecer quando o flap do lasik (tampinha) é feito com lâmina. No entanto hoje em dia alguns centros já dispõem de Femtosecond laser para fazer o flap. Fazendo o flap com laser os riscos de problemas na confecção do flap praticamente zeraram. Mas se no seu caso ocorreu um problema de flap, provavelmente não foi feito com laser. Mesmo assim as complicações costumam ser resolvíveis. Precisaria examiná-la para poder diagnosticar o que houve e propor alguma solução.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Caroline Gomes
9 Anos AtrásBoa noite dr. Marco,
tenho 22 anos, tenho miopia e astigmatismo desde os 6 anos por genética do meu pai (7 + 0,75 OE/ 5,5 + 0,75 OD). Meu grau está estável desde o final de 2013. Fiz todos os exames pré-operatórios para a cirurgia refrativa na Clínica Octavio Moura Brasil (RJ), inclusive a aberrometria e a tomografia corneana (na RioLaser, em Botafogo). Minha médica disse que estou apta a ser operarada, porém ainda não sei através de qual procedimento. Estou pensando em optar pelo femtossegundo por ser uma tecnologia mais avançada. Gostaria que o sr explicasse a vantagem desse laser principalmente pra mim, que já tenho histórico de olho seco decorrente de uma conjuntivite alérgica recorrente.
Lendo relatos pela internet, fiquei um pouco receosa com possíveis complicações no pós-operatório, como diplopia e os halos (que já vejo sem óculos); gostaria que o sr. opinasse em relação ao risco-benefício da cirurgia, considerando meu histórico.
Muito obrigada!
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásCarolina. A cirurgia refrativa quando bem indicada e realizada é muito segura e o resultado muito satisfatório. Se tens boa espessura de córnea o Lasik com femtosegundo é a técnica de escola. No entanto pacientes com olho seco podem apresentar uma piora deste quadro nos primeiros meses depois da cirurgia. Caso este seja o seu caso o PRK pode ser a melhor opção. Precisaria examiná-la para opinar. Te sugiro conversar com o médico que vai te operar e esclarecer todas as tuas dúvidas com ele.
Um abraço
Dr.Marco Antonio Kroeff
Rômulo Cardoso
9 Anos AtrásOlá Dr. Boa tarde!
Eu me submeti a cirurgia refrativa pelo método PRK dia 30 de julho, e ainda não estou enxergando bem. Eu tinha Miopia, 1,75 de cada olho e um pouco de astigmatismo (não sei precisar quanto). Sei que está bem recente ainda (não tem nem um mês) e que o método PRK demora em torno de 3 meses para se ter o resultado final mas estou um pouco preocupado. É perceptível que minha visão para longe melhorou bastante (parece que falta pouco para ficar 100%) mas minha visão para perto não está boa. Quando estou na frente de um computador por ex. A mais ou menos uns 40 cm da tela eu não consigo enxergar com clareza as letras (inclusive isto está acontecendo nesse exato momento), de forma a ficar embaçado. Eu achava que uma pessoa que tem miopia necessariamente não ter hipermetropia etc. Por isso estou mais preocupado, pois sempre tive ótima visão para perto e na primeira semana de cirurgia estava enxergando muito bem tanto de perto quanto de longe. Isso é normal Dr? Espero que eu tenha sido claro. Obrigado pela atenção!
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásRômulo não sei qual sua idade. Mas se você já tem mais de 40 anos, ao corrigir a miopia poderá precisar de óculos para perto como todas as pessoas nessa faixa etária. Se você tem menos de 40 anos e a visão de perto, principalmente no computador, está embaçada, isso provavelmente se deve à irregularidade da camada superficial da córnea que ocorre normalmente quando fazemos PRK. Essa camada irá regularizar progressivamente e sua visão voltará ao normal. Consulte seu médico e esclareça suas dúvidas com ele.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Rômulo Cardoso
9 Anos AtrásMe desculpe Dr. Esqueci de dar essa informação, tenho 23 anos. Bom, estou mais tranquilo agora, de qualquer forma tenho consulta marcada com minha oftalmologista dia 09 de setembro, não foi ela que me operou mas foi médico indicado por ela, acredito que ela também vai poder fazer uma avaliação e me passar o estado dos meus olhos e da minha visão. Obrigado pela atenção Dr. Boa tarde!
Vinicius
8 Anos AtrásOlá Romulo,
você poderia me dizer se sua visão voltou ao normal ou você continuou com a hipermetropia? Eu tenho 34 anos, operei de PRK, -1,75 miopia e 0.75 astigmatismo, e após uma semana bem tranquila de pós operatório, sinto que estou com dificuldade para enxergar de perto. Assim como o Dr. Marco escreveu, meu médico disse que a visão pode variar ainda mas que poderá melhorar.
No seu caso, houve a hipercorreção e você ficou com hipermetropia? ou com a cicatrização melhorou?
muito obrigado
Dr. Marco Kroeff
8 Anos AtrásVinícius. Com apenas 1 semana de pós operatório de PRK é comum a visão para perto ainda estar embaçada, principalmente no computador e no celular. Isso porque enquanto a superfície da córnea não estiver totalmente regular, a luz ao passar sofrerá difração e a imagem ficará “estourada”. Como computador e celular são pixels de luz, a imagem fica um pouco borrada. Mas você deve perceber um melhora a cada dia. É importante manter uma lubrificação intensa.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Anisio
9 Anos AtrásDr. Marco a cirurgia PRK após ceratotomia radial é menos exata devido a medida da refraçao ser mais dificel; ou por causa do laser sobre a cornea já operada???Tenho medo de continuar com grau.Será que a hipermetropia nao vai aumentar depois dos 45 anos? Tenho 44.
Zilvania
9 Anos AtrásBom dia!!
Fiz a cirurgia há 15 dias e não enxergo bem, tenho 27 anos e o método usado foi LASIK. Para um retoque terei que custear uma nova cirurgia?
Desde já agradeço esclarecimento!!
Meu e mail zilkls@hotmail.com
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásZilvania. Em primeiro lugar é preciso esclarecer porque você não está vendo bem. Sobre a possibilidade e os custos de um retoque, isso depende do que foi combinado com seu médico. Você deve perguntar isso a ele.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Felipe C
9 Anos AtrásBoa noite.
Efetuei a cirurgia refrativa (lasik) vai fazer 2 meses, possuía cerca de 1.25 de miopia e 1.25 astigmatismo em cada olho. Bom, já senti aquela melhora na visão já no segundo dia, mas passado esse tempo ainda há algumas coisas que me incomodam, como por exemplo uma sensação de embaçamento e opacidade no olho esquerdo, e o pior mesmo é a visão dupla (fantasma) no olho direito, que se destaca de noite e em imagens com fundo escuro.
Pelo que pesquisei em vários relatos parecem ser normais e passageiros esses efeitos, o Dr. Acredita que com o passar do tempo irão realmente desaparecer?
Abraço
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásFelipe. Lasik costuma proporcionar uma melhora da visão muito imediata. Se você ainda tem queixas de embaçamento deve retornar ao seu médico para verificar o que está causando isso. Provavelmente é um quadro de olho seco, comum nos primeiros meses após Lasik. Mas vá consultar para que seu médico diagnostique a causa deste embaçamento.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Suellen
9 Anos AtrásDr.fiz a cirurgia recreativa 17 dias,fiz a PRK, eu tinha 5,0 de miopia em cada olho e 2,5 de astigmatismo em cada olho,eutou preocupada pq minha visão não está boa,fui ao médico eleme reavaliou e disse que eu estou com hipermetropia e que eu aguardasse que estava muito cedo pra dizer algo,meu óculos não serve mais, e a vista bastante enbaçada, e como se fosse uma miopia melhorada,não consigo ler nada, quando eu olho p dedo a visão por trás do dedo e bem nítida,DR será que eu vou melhorar? Ou vou ter que fazer outra cirurgia? Desde já grata!
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásSuellen. 17 dias após PRK ainda é muito cedo para se ter um resultado definitivo. No PRK se remove a camada superficial de células da córnea e estas células quando crescem novamente crescem de forma irregular. Isso causa um embaçamento da visão que vai melhorando gradativamente a medida que estas células vão se organizando. E isso varia de paciente para paciente. Alguns pacientes tem uma cicatrização mais lenta. Converse com seu médico e peça para ele lhe explicar qual a sua situação.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Suellen
9 Anos AtrásObrigada DR. Foi isso mesmo que ele me explicou, que a minha cicatrização é lenta, por que meu grau era muito alto.vou ficar no aguardo.valeu…
Flavia
9 Anos AtrásBom dia Dr
Operei lasic 17 anos atras e hj aos 40 operei o direito com mesma tecnica pois estava com 3,5 miopia e oculos incomodando
Fiz em 07/08/15 porem desde cirurgia e apoia retirada da lente curativo, minha visao eata muito embacada, turva. Voltei ao medico ele mandou continuar usando colirio para lubrificacao e ter paciência. Porem nao exergo nado ha um palmo da visao, tudo é como se estivesse tremido, como um plastico na visao. De longe melhora, mas ainda sim vejo tremido.
Estou com receio de esta com haze. No caso se reopera para corrigir essa “falha”?
Estou ja ficando aflita!!!!!
Obrigada!
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásFlavia. Você disse que fez Lasik, no entanto não se usa lente de contato terapêutica após Lasik e sim após PRK. Se você fez PRK a recuperação visual é mais lenta e é comum um embaçamento na primeira semana que vai regredindo gradativamente. Gostaria de salientar que se você tem 40 anos e corrigiu a miopia nos dois olhos, irá começar a perceber uma dificuldade para enxergar de perto (presbiopia) que inicia a partir dos 40 anos.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Mariana
9 Anos AtrásDr. boa tarde!
Fui submetida a cirurgia lasik há exatos 21 dias para correção de hipermetropia e astigmatismo, sendo que, até hoje não consegui enxergar bem.
Segundo meu médico, estou com uma ceratite em razão dos olhos ressecados, e por esta razão, sigo aplicando lubrificantes oftalmicos praticamente de hora em hora, bem como, utilizo gel para dormir.
Além da sensação constante de ressecamento (mesmo com os colírios), eu ainda estou com muito embaçamento que me impede de enxergar de longe, principalmente letras mais claras (placas de trânsito por exemplo).
Minha recuperação tem sido muito muito demorada, com variações para pior em alguns dias, como hoje por exemplo, em que sinto minha visão tão ruim como no segundo dia de pós operatório (não enxergo bem nem de perto e nem de longe), em contrapartida de ontem, que estava consideravelmente ok (não perfeita, mas ao menos não me ocasionava dores de cabeça e me permitia ler legendas, por exemplo).
Dr. é normal essa sensação de “2 passos para frente e 3 para trás” durante uma recuperação de lasik? Tudo isto é em decorrência da ceratite, ou faz parte do processo de regeneração da córnea mesmo?
Obrigada
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásMariana. Se você está fazendo uma ceratite por ressecamento é possível que sua sua visão embace. Se está melhorando e piorando é porque o tratamento do olho seco não está sendo eficiente. Provavelmente você já tinha olho seco antes da cirurgia. Quando o paciente já apresenta sinais de falta de lubrificação no pré operatório eu prefiro fazer PRK. Os sintomas de olho seco costumam ser maiores se o Lasik foi feito com microcerátomo (lâmina). Atualmente quando se faz com laser femtosecond geralmente os flaps são mais finos e não causa piora significativa do olho seco por períodos longos. O importante em casos como o seu é fazer revisão periódica. Vai melhorar.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Lazaro Roberto
9 Anos AtrásEu tinha miopia e astigmatismo alto em ambos os olhos, mas nunca gostei de óculos, nem me adaptei com lentes tóricas – motivo pelo qual optei em fazer a cirurgia refrativa.
Fiz LASIK, com fentosecond, em 09/09/2015 (há 15 dias).
Até então, meu olho esquerdo está otimo. Cada dia percebo sua melhora, em termos de qualidade e distância.
Porém o olho direito esteve bem apenas até o 3a dia após cirurgia…
Justamente no 3a dia, eu me abaixei para pegar um objeto em baixo da cama, causando pressão na cabeça. Qua do levantei, percebi perda na qualidade da visao e senti uma dor longe e suportável, pelo que fui dormir.
Passados 2 dias, a visão do olho direito não voltou ao que era antes, permancendo embassada. Nunca senti tanta raiva de mim por isso.
Pasaados 4 dias fui ao cirurgião e, ao analisar na lâmpada de fenda, ele disse que eu tinha uma pequena estria no olho direito, porém, fora do campo de visão, o que não interfere na qualidade visual.
Passaram os dias e, até hoje, a melhora com este fatídico olho foi muito pouca. De longe está bom, mas, de perto, ainda falta qualidade – como se a houvesse uma hipermetropia, sei lá.
Minhas dúvidas são:
– Uma estria fora do campo visual (como a minha) pode interferir na nitidez visual ou somente a estria dentro do campo visual teria este malefício?
– Considerado meu histórico pos cirurgico, pode ter sido o evento ocorrido no 3a dia que causou-me a estria no olho direito?
– O Dr. indica a realização de algum procedimento para a estria ou simplesmente devo acompanhar? Minha próxima consulta de retorno está para 21/10/2015, daqui a 30 dias quase.
Desde já obrigado e parabéns por sanar a duvida/aflição de tantas pessoas!
Um abraço
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásLazaro. Estria fora do eixo visual não deve causar essa baixa visual. Apenas o ato de se abaixar não pode ter causado nem a estria nem a baixa da visão. Se você esta enxergando bem de longe e embaçado para perto, provavelmente houve uma hiper correção e este olho ficou hipermétrope. O ideal se você está com dúvidas é voltar antes ao seu médico.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
JORGINA DOURADO
9 Anos AtrásOlá, fiz a cirurgia refrativa femto second há 3 meses, mas a partir do fim de julho meus olhos começaram a arder sempre, fui no dermatologista e ele me passou um colirio, mas mesmo assim continuam ardendo, mais o olho direito do que o esquerdo,que eu tinha mais astgmatismo antes de fazer a cirurgia e ainda tenho 1 grau residual. O dermatologista disse que daqui há 3 meses o grau do olho direito zera,espero que seja verdade, ja o olho esquerdo,so tem 0,25, enxergo muito bem com ele.Gostaria de saber se essa ardencia é normal,e depois com o tempo passa? Porque me encomoda muito. No aguardo. Obrigada
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásJorgina. Você falou mais de uma vez que foi no dermatologista. Não seria no oftalmologista? Se você está com queixas deve voltar ao médico que lhe operou para que se verifique o porque desta ardência.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Alisson Silva
9 Anos AtrásDr. Marco, boa tarde !!!
Fiz a cirurgia Lasik em ambos os olhos no dia 09/09/2015, após uma semana durante a revisão foi descoberto estrias no meu eixo visual no olho esquerdo, dia 24/09 fui submetido ao alistamento do disco do olho esquerdo para retirar as estrias, hoje após 3 dias a lente de contato terapêutica vai ser retirada amanhã, porém estou enxergando muito embaçado com esse olho esquerdo que foi retirada as estrias, é normal Dr ? Ou deve ser por conta da lente ? Estou muito preocupado Dr , me ajude por favor .
Muito obrigado
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásAlisson. Se o procedimento foi bem sucedido provavelmente o embaçamento é pela lente de contato. Mas você deve esclarecer isso com seu médico.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Alisson Silva
9 Anos AtrásDr . Marco, boa noite !!!
Retirei a lente hoje e continuo com a visão muito embaçada e turva, meu médico disse que é normal, pois no meu procedimento ele disse que precisou retirar todo meu epitélio e que por isso estou enxergando embaçado, que com o passar dos dias e a medida que o epitélio for se regenerando a visão vai melhorando, essa informação procede Doutor ? Após retirada da lente fiquei com uma sensação de areia no olhos , isso também é normal ? Agradeço por sua atenção e peço desculpas pelo incômodo .
Grato
Alisson Silva
Carlos Gomes
9 Anos AtrásOlá, Dr! Muito bacana sua iniciativa de responder aos comentários! Muitas respostas têm me tranquilizado no pós operatório da minha PRK. (Sem, obviamente, dispensar o acompanhamento do meu oftalmo)
Bom, como não encontrei nenhum caso semelhante, gostaria de relatar o meu, para ver se o sr pode me dizer se é normal ou não.
Fiz a PRK há 10 dias. No dia seguinte ao da cirurgia, a ardência nos meus olhos foi insuportável, mas o jeito foi suportar… Já no segundo dia, o olho esquerdo ficou bem aliviado, mas o direito continuou doendo muito, quando decidi ir à emergência. Lá, a oftalmologista percebeu que minha lente estava fora de posição, e um pouco folgada (se é que isso faz sentido), e então a colocou no lugar. Logo que cheguei em casa, no entanto, o olho voltou a arder e (por orientação médica) substitui a lente por uma com grau que minha esposa ainda não havia utilizado. O alivio foi imediato. Bom… Minha dúvida é: já estou no 10 dia, e o inchaço do olho direito já não existe (ficou inchado e muito dificill de abrir naqueles dois primeiros dias) há alguns dias… Ele aparentemente está perfeito, mas, ao contrário do olho esquerdo, a visão ainda está muito embaçada… O “problema” com a lente pode ter prejudicado minha recuperação? O sr pode dar alguma opinião?
Muito obrigado!
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásCarlos. Provavelmente esse manuseio da lente mais de uma vez fez o epitélio crescer de forma mais irregular. Se for isso não se preocupe. A visão pode demorar um pouco mais para ficar boa mas ficará. No entanto só quem pode verificar se é isso mesmo é o seu médico. Neste 10 dias você não fez nenhuma consulta com ele? Eu costumo ver meus pacientes de PRK um dia após a cirurgia de depois ao redor do 5º ou 7º dia dependendo do caso.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Carlos
9 Anos AtrásFiz 2 consultas, uma no 6º e outra no 8º dia, e o médico realmente não ressaltou nenhuma anormalidade. Mas é sempre bom ter uma segunda opinião, mesmo que seja baseada apenas na narrativa dos fatos, não é verdade?! Estranhei um pouco ele não ter pedido meu retorno para o dia seguinte (os pacientes de LASIK foram chamados). Bom, vou aguardar com paciência. O médico falou para revê-lo em 1 mês. Abraços e muito obrigado Dr. Kroeff! Felizes seus pacientes hahahaha
patricia
9 Anos AtrásOlá dr. Eu fiz prk no olho direito há 11 dias. Hj fiz uma topografia que acusou edema de córnea. Gostaria se devo me preocupar com isso ou se é normal.
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásPatricia. Não há porque se preocupar. No entanto a topografia não mostra edema de córnea e sim o relevo da córnea. E também não vejo necessidade de se fazer uma topografia com recém 11 dias de cirurgia.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
patricia
9 Anos AtrásObrigada por responder!! Sinto tb uma sensação quente no olho e muita secura. Ainda não estou enxergando muito bem e sinto diferença de cor comparando com o olho esquerdo que operei há 18 dias e já está ótimo. É normal?
DIOGO
9 Anos AtrásBOA NOITE,
DR.MARCO, FIZ UM PRK NO DIA 18/08/2015 PARA CORREÇÃO DE 1,0 MIOPIA NO OLHO ESQUERDO E 2,25 DE ASTIGMATISMO NO DIRETO.HOJE MINHA VISTA NAO SE ENCONTRA 100%, OU MELHOR ADQUIRI GRAU NA VISTA ESQUERDA 1,75 ASTIGMATISMO E HIPERMETROPIA E A DIREITA TBM 1,75.ISSO E NORMAL? PRECISO DE RETOQUE?
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásOi Diogo. Isso não é o esperado. Provavelmente a cicatrização do seu epitélio foi irregular. Se foi isso, vai melhorar e esse resíduo não deve ficar. Mas estou apenas especulando imaginando que sua cirurgia foi bem feita e com laser bem aferido. O ideal é você tirar estas dúvidas com seu médico.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Allan Oliveira
9 Anos AtrásOlá Dr.!
Fiz a cirurgia refrativa, para correção de miopia e astigmatismo, em junho deste ano, pelo método PRK. Tinha 5,75 O.D e 6,00 O.E. Porém, após 3 meses de pós operatório eu apresento grau residual de 1.25 O.D e 1,50 O.E. Meu médico disse que, devido a minha idade (23 anos)e meu alto grau antes da cirurgia, possa ter influenciado no grau remanescente. Ele disse também que eu apresentei uma cicatrização exacerbada. Porém, ele considerou o resultado da cirurgia muito boa, ja que meu grau era alto. Gostaria de saber se é comum pacientes com alto grau, semelhantes ao meu, apresentarem grau residual acima de 1.0; se ainda há a possibilidade de diminuir naturalmente o grau residual; e quais os fatores que contribuem para uma cicatrização exarcebada?
Obs: Fiz a cirurgia em junho, mas em julho fiquei demasiadamente exposto ao sol, devido às férias, sempre com óculos 100% proteção U.V. Esse fato pode ter influenciado na minha recuperação?
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásAllan. Não é frequente um resíduo tão alto. Mas isso depende de muitas variáveis com qualidade do laser, programação cirúrgica, tempo de cirurgia, etc. No pós operatório uma exposição excessiva ao sol pode levar à formação de haze que, em estágios leves pode causar a hipocorreção do grau. Precisaria examiná-lo para opinar mais.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Aloisio
9 Anos AtrásDr. Marco fiz os exames pre operat. para corrigir 1,50 astg. e 0,50 hipermettopia . O medico falou q pode fazer Prk NAO personalizado pois o personalizado ele falou q no meu caso só vai complicar. OBS . Já fiz ceratomia faz 22 anos para miopia. Nao teria q ser personalizada?
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásBom dia Aloisio. A cirurgia PRK quando realizada em uma córnea com ceratotomia radial prévia não apresenta resultados muito precisos. Por isso só indico quando o grau é mais alto, pois mesmo que fique um resíduo haverá uma diminuição importante do grau. Mas graus baixos como o seu eu não indico a cirurgia pois pode não haver melhora significativa. Podendo inclusive ocorrer piora devido ao haze que pode acontecer aplicando o laser sobre as incisões da córnea. Eu não te indicaria a cirurgia.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Aloisio
9 Anos AtrásDr. Marco o medico disse que usando mitomicina nao da hase.isso é 100%? Muito obrigado pela ideia anterior.
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásAloisio. A mitomicina diminui bastante o Haze, mas no caso de RK pode acontecer mesmo com mitomicina. Não indico a cirurgia em pacientes com ceratotomia radial prévia e graus pequenos.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Carolina Jesus
9 Anos AtrásFiz cirurgia pelo método Lasik a 12 dias e a partir do décimo primeiro dia meus olhos estão amanhecendo inchados! Isso e normal?
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásOi Carolina. Não, não é normal “inchar” os olhos após já terem passado 12 dias do Lasik. Consulte seu médico.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
camila carolina
9 Anos AtrásBoa noite!
Fiz a cirurgia refrativa para correção de miopia, mas acredito que não foi um sucesso, porque sobrou 1.5 grau em ambos os olhos (tinha 5.0 em ambos os olhos). To desesperada. O médico falou que ha possibilidade de retoque só depois de 6 meses de pós operatório. Esse resquício me incomoda bastante, principalmente à noite, pois vejo imagens com haze.
Gostaria de saber se quando o paciente faz a cirurgia refrativa, o valor já ta incluso a possibilidade de uma cirurgia de retoque, ou terá que pagar um novo valor? se o paciente for ter que pagar, será o mesmo preço da cirurgia original, ou será mais em conta?
Obs: Acredito que no meu caso não dê para conviver sem óculos, pois o grau residual foi alto, na minha opinião.
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásOi Camila. Realmente seu resultado não foi bom. Hoje em dia não é normal um resíduo tão alto quando se utiliza tecnologias atuais e boa técnica cirúrgica. Sobre os custos de um novo procedimento, isso depende do que foi acertado com o seu médico. Eu não cobro retoque quando isso é necessário.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
roger
9 Anos AtrásOla dr. Fiz cirurgia a exatamente 6 dias. Ocorre que noto que mru olho esquerdo tem piorado um pouco. E anoite n exergo bem, fica muito escuro. Tenho colocado os colirios exatamente como receitado pelo oftalmo. Nao consigo enxergar de longe. Fiz pelo metodo PRK. E normal dr?
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásRoger. É comum a visão ficar embaçada nos primeiros dias após o PRK. E a recuperação de um olho nem sempre é igual a do outro. Mas faça as revisões com seu médico. As revisões quando se faz PRK precisam ser mais frequentes.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
roger
9 Anos AtrásObrigado dr. Depois da cirurgia ja estive duas vezes com meu oftalmo. Ele me falou p ficar tranquilo q o procedimento foi perfeito. Dia 29 quinta feira proxima pediu para retornar.
joyce silva
9 Anos AtrásOlá,
Gostaria de saber se a cirurgia de retoque corrige problemas de halos noturnos e glares.
Existe grau mínimo para que seja indicado a cirurgia de retoque ou isso vai depender do grau de incômodo do paciente?
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásJoyce. Em primeiro lugar é preciso verificar qual a causa dos halos e glare. Pode ser por aplanamento excessivo do centro da córnea, pode ser por zona óptica operada menor do que o diâmetro pupilar, pode ser por descentração da cirurgia. Dependendo da causa pode existir a possibilidade de melhorar as aberrações. Ou através de uma personalização da correção e/ou corrigindo algum grau residual. Quanto ao grau mínimo, isso depende realmente do incômodo que o paciente sente e da real possibilidade de corrigir a causa das queixas.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Jackson
9 Anos AtrásBoa noite Dr. Fiz uma cirurgia lasik a 9 meses e ateh agora minhas nao esta 100 % e meu medico diz que esta tudo certo….nao sei mais o que faco….continuo pingando o colirio advancwd refrech
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásJackson. Em 9 meses a cicatrização do Lasik já se deu por completa. Se sua visão não está 100% é porque ficou algum resíduo de grau. Quanto ao uso do colírio, isso você precisa ver com o seu médico se ainda há necessidade.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Ana
9 Anos AtrásOlá Dr.
Já possuo 21 anos e no meu olho direito tenho uma quantidade de grau imperceptível, já no esquerdo possuo um grau alto… Com isso não posso usar óculos e tenho grande dificuldade com o uso de lentes (uso apenas no olho esquerdo)… Ideal seria ver se meu grau estabiliza antes de fazer a cirurgia, mas devido não adaptar a nenhum tipo de lente, eu posso fazer a cirurgia sem esperar para ver se o grau estabiliza?
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásAna. Essa questão de esperar o grau estabilizar é apenas para evitar que você opere um grau hoje e daqui a pouco tenha que usar óculos de novo devido ao aumento do grau. A maioria das pessoas que se queixa de que o grau voltou depois de operar é porque na verdade o grau não tinha estabilizado no momento da cirurgia. Portanto, se você quer operar e seus exames são normais a cirurgia é possível. Mas você deve estar ciente de que se o seu grau aumentar em breve precisará de óculos novamente.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Luiz
9 Anos AtrásBoa tarde,
Uso óculos há muitos anos e já não aguento ter que ficar carregando para todo lado. outro problema é que nunca consegui ter um óculos escuros com grau que não me desse terrível dor de cabeça e dor nos olhos. Por isso, não consigo usar óculos escuros. Tenho 1,50 de miopia em um olho e 1,75 no outro. Com esse grau tão baixo vale a pena operar?
Obrigado
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásLuiz. Seu grau é operável. Só quem pode dizer se vale a pena operar é você. Se você quer enxergar normalmente sem precisar de óculos ou lentes de contato então provavelmente vale a pena.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Simone
9 Anos AtrásDr. Marco,
Fiz a cirurgia de PRK em novembro de 2012 e hj estou sentindo que minha visão está embassando e estou sentindo dores de cabeça, creio que tenha voltado algum grau, gostaria de saber se caso tenho voltado posso fazer a outro método que seja a personalizada ou a Lasik?
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásSimone. É possível reoperar desde que seus exames sejam compatíveis com um novo procedimento.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
ALEXANDER LOPES PINTO
9 Anos AtrásDr. Fiz a cirurgia de correção em fevereiro desse ano. No entanto, o médico que fez minha operação disse que restou um edema pós-cirúrgico e que sairá apenas com o uso de colírios. Ele falou que se fosse necessário fazer um retok ele faria, no entanto com os novos exames ele afirmou não ser necessário, mas que realmente o edema sairia com o uso de medicações. Lembrando que minha cirurgia foi LASIK. O que você acha??? O edema poderá sair só com o uso de medicações?? mesmo se passando mais de 8 meses de cirurgia?
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásAlexander. Não é possível haver edema ainda numa cirurgia de lasik feita em fevereiro. Se sua visão não está 100% é porque restou algum grau ou há algum outro problema. Converse com seu médico.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Carlos Vinicius
9 Anos AtrásBoa tarde Dr. Marco, fiz cirurgia PRK nos dois olhos a 3 dias. No primeiro dia foi tudo beleza, porém no segundo dia em diante começou ardência e a vista ficou mais embaçada. É normal isso? Obrigado
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásCarlos. Vou repetir o que tenho dito várias vezes. Eu fico realmente muito impressionado com a quantidade de pacientes que se submetem a cirurgia sem saber o que acontecerá depois da cirurgia e sem ter as informações necessárias. Na técnica PRK há um processo de cicatrização que se completa em média num período de 3 a 6 dias. Nestes primeiros dias os olhos ficam mais sensíveis, lacrimejantes, ardentes e vermelhos. No final desta cicatrização o desconforto para e a visão embaça. E depois vai desembaçando gradualmente ao longo de mais uma ou dua semanas (pode ser mais em alguns pacientes). Mantenha suas revisões pós-operatórias e converse mais com seu médico.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Luis fernando
9 Anos AtrásBoa noite, tenho hipermetropia, 7 graus, fiz os exames em março deste ano, p saber se poderia me submeter ao procedimento de lazer, mas retornaria tudo de novo, entao seria enviavel segundo o medico, por sinal grande profissional, e ele me falou q o melhor q poderia fazer, seria o usado na catarata, um implante de uma lente no lugar do cristalino, mas me falou q essse tipo de procedimento n esta legalizado ainda no Brasil,por eu ter 27 anos, por esse fato n poderia aplicar em mim, gostaria de saber sua posiçao a respeito, pois queria muito fazer, e poder viver, pois nunca conseguir usar oculos sem sentir dor de cabeça e n posso usar lentes por causa do meu serviço, obg
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásLuis Fernando. Hipermetropia quando corrigida pela técnica lasik costuma ter excelentes resultados. No entanto, dificilmente conseguimos corrigir de forma eficiente graus maiores do que 5,00. Por isso eu diria que a cirurgia é possível no seu caso se o objetivo for diminuir bastante o grau. Mas zerar provavelmente não será possível.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Rafael
9 Anos AtrásBoa tarde Dr. Fiz cirurgia de PRK a exatos 4 meses, logo na primeira semana apos a retirada das lentes minha visao ficou muito boa, porem apartir do 10 dia, a visao comecou a piorar, a medica disse que eu estava com inicio de haze, e fiquei utilizando PredFort e lubrificantes alem do drusolol para pressao, hoje segundo a medica nao estou mais com haze, porem estou com o olho muito seco, a visao continua embacada, a medica disse que estou com a cornea inflamada devido ao olho seco e por isso a visao turva que nao corrige nem com oculos, continuo usando o predfort, drusolol e diversos lubrificantes, e vou semanalmente ao medico medir a pressao, que por sinal esta alta 26, por isso a medica esta retirando aos poucos o predfort e comecou a tratar com restases. Fumo um cigarro de canabis dia, sera que interfere? Pois ja nao vejo progresso em meu tratamento e estou arrependido do fundo da alma de ter feito esta cirurgia, muito obrigado, abracod
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásRafael. Algumas considerações. Em primeiro lugar 10 dias é muito cedo para desenvolver Haze. Se sua visão começou a piorar após a retirada das lentes isso provavelmente se deveu a irregularidade do epitélio (camada superficial da córnea). Tratando esta irregularidade como se fosse haze, usando corticoides, a cicatrização do epitélio fica ainda mais prejudicada e o problema pode piorar. Além disso alguns pacientes como você podem ter elevação da pressão ocular com o uso dos corticoides. O uso de maconha pode piorar ainda mais o seu problema pois resseca mais os olhos. Se sua cirurgia foi feita há 4 meses e você ainda está com problemas sugiro procurar um outro oftalmologista com experiência em cirurgia refrativa para buscar uma solução.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Eduardo
9 Anos AtrásDr., no pos operatório da cirurgia refrativa de miopia e astigmatismo pelo PRK o que exatamente pode ensejar o haze? Só A radiação solar UVA e UVB? Utilizar um óculos sem grau com 100% de proteção UVA e UVB e com lente totalmente transparente protege totalmente do haze para quem operou pelo PRK?
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásEduardo. O Haze é uma opacidade de córnea causada pela proliferação de miofibroblastos na córnea durante a cicatrização. Com a utilização de aparelhos modernos de excimer laser, mais o uso de mitomicina durante a cirurgia e fazendo um bom acompanhamento pós-operatório é muito raro os pacientes desenvolverem haze. E se isso ocorrer e for diagnosticado e tratado precocemente, o tratamento geralmente reverte o haze. O principal cuidado que os pacientes devem ter é usar proteção UV no sol (óculos de sol) e fazerem as revisões pós-operatórias indicadas pelo médico.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Gastão Bosco Rodrigues
9 Anos AtrásOlá.
Fiz cirurgia LASIK em um renomado Centro de Campinas há 02 anos, dedse o início notei mudanças drásticas no meu padrão de visual, principalmente na qualidade da visão, minha esperança era de que com o passar do tempo essas mudanças desapareceriam, mas após 02 anos isso não se confirmou. Tive perda de contraste visual, perda de visão noturna, aumento da fotossensibilidade, capacidade de visão contra luz reduzida, aparecimento de starbust, glares a halos durante a noite, desenvolvi visão dupla e imagens fantasmas, perda de campo visual por contraste e uma opacidade nas cores me acompanha desde então. Minha pergunta é se uma reoperação poderia resolver esse quadro e me devolver o padrão de visão anterior que tinha, principalmente os padrões de cor, brilho e contraste que perdi ? Minha segunda pergunta é porque os 02 médicos que consultei no pré operatório não me avisaram que eu teria essas perdas de qualidade na minha visão. Hoje não uso óculos porém nunca mais verei as cores, paisagens e pessoas com as mesma beleza de antes. Os médicos não deveriam avisar sobre isso ?
Obrigado.
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásGastão. Sempre digo aos meus pacientes que a cirurgia refrativa proporciona excelentes resultados desde não se opere quem não deve ser operado. Por isso a importância da avaliação pré-operatória. Se você tem todas estas queixas de perda de qualidade visual após a cirurgia, duas coisas podem ter acontecido: ou aconteceu algum problema na sua cirurgia, ou ( o que eu acho mais provável) você não deveria ter sido operado. Se você tem todas estas queixas eu arrisco dizer que seu grau devia ser alto, sendo necessário para corrigi-lo aplanar bastante a córnea e seu diâmetro pupilar deve ser grande. Esta combinação de córnea muito plana com pupila grande pode justificar suas queixas. Veja bem. A sua situação não é incomum. Mas o paciente deve ser avisado dos prós e contras da cirurgia. Costumo dizer também aos meus pacientes que o sucesso de uma cirurgia é o resultado de uma equação: expectativa do paciente menos o que é possível fazer. Se a expectativa do paciente for maior do que o que é possível fazer o resultado será ruim. Agora, se o paciente estiver ciente das possibilidades, do que irá melhorar e o que irá piorar e sabendo disso aceitar o resultado a cirurgia será um sucesso. No seu caso o problema foi certamente esse. Talvez não tenha ficado claro na avaliação pré-operatória o que era possível corrigir e quais as possíveis complicações ou prejuízos. Pela sua descrição dos problemas percebo que você é um paciente com perfil detalhista. Pacientes assim devem ser muito alertados sobre as possíveis perdas que podem ocorrer. Veja bem, suas quixas não são frequentes após as cirurgia refrativas bem feitas. Você deve provavelmente ter essa combinação de fatores que arrisquei “adivinhar”. E se isso é verdade e você é uma pessoa exigente, talvez no seu caso a cirurgia não devesse ter sido realizada. Sobre a possibilidade de melhorar suas queixas com algum novo procedimento, para isso eu teria que examiná-lo.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
CARLOS VINICIUS LUZ COELHO
9 Anos AtrásBoa tarde Doutor, Parabéns pelos comentários, ajuda muito, Obrigado mesmo. Estou no meu Décimo dia pós cirurgia PRK, e meu olho esquerdo está praticamente 100 %, já o olho direito está recuperando muito lentamente, muito pouco mesmo, é normal isso?
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásCarlos. A cicatrização nunca é igual nos dois olhos. Com onze dias de pós operatório é possível que a visão ainda esteja embaçada principalmente no computador ou celular. Mas você deve perceber que a visão melhora a cada dia. Consulte seu médico.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Aloisio
9 Anos AtrásDr marco fiz ceratotomia hoje uso oculos só pra dirigir 1,50 astigmatismo e 1,25 hipermettopia.existe um colirio para diminuir a pupila ao entardecer para diminuir as aberraçoes?pq eu sei q no meu caso nao pode fazer cirurgia.Ouvi falar nesse tal colirio.pilorcapina?? Tenho 45 anos
Paulo Silva
9 Anos AtrásFiz uma cirurgia Lasik para hipermetropia no dia 20 de agosto de 2015 e continuei com dificuldade para longe. Ontem dia 24/11/2015, voltei ao médico e foi constatado um resido de 0,75 de astigmatismo nas duas vistas e no mesmo dia, fui reoperado e senti mais dor que a primeira vez Vou ficar 100% bom? qual o tempo que leva para saber se a reoperação resolveu o problema. Uns dizem que o resultado é imediato e outros que pode levar dias. Qual é a verdade e quantos dias terei que esperar pra saber se a cirurgia foi um sucesso.
Grato.
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásPaulo. Em primeiro lugar eu estranho este procedimento de voltar para um revisão e reoperar no mesmo dia. A cirurgia pela técnica Lasik costuma ter uma recuperação visual muito rápida. Não tenho como opinar sobre seu caso sem ter lhe examinado.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Paulo Silva
9 Anos AtrásQual o tempo que leva para ter a certeza que a cirurgia obteve sucesso? É no mesmo dia ou tem que esperar a cicatrização? Operei lazik no dia 24 deste mês.
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásLasik normalmente já apresenta resultado em 24-48h. Exceto se houve alguma complicação.
wtoson
9 Anos AtrásDr marcos
Fiz uma cirurgia de lasik nos 2 olhos. . So que o olho direito ficou apresentou alguns problemas: ficava muito irritado., a sensação de areia so aumentava, ardia muito. Bem fui ao médico ele informou que havia se multiplicado umas células entre o flap e córnea. Foi necessário faEr uma limpeza levantando o flap. Passado quase um mês o olho direito ainda irrita um pouco, arde muito pela manhã e principalmente a pálpebra esta inchado. Tenho bastante dificuldade pela manhã com o olho ardendo e sensível a claridade.
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásWtosons. Pelo que você escreveu entendi que você teve crescimento de células do epítélio na interface do Lasik. Isso é uma complicação pouco frequente que pode acontecer em cirurgias de Lasik. Quando isso acontece e o crescimento das células é importante é necessário levantar o flap e limpar estas células. Normalmente este procedimento é simples e os sintomas de ardência não duram muitos dias. Se já passou um mês e você ainda tem queixas você deve voltar ao seu médico.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
wtoson
9 Anos AtrásDr Marcos
Retornei ao médico ele informou que estou com blefarite no olho direito. Isto tem correlação com cirurgia?
Renata
8 Anos AtrásWtoson, a blefarite é causada pela má lubrificação dos olhos. Use lubrificante ocular, boa limpeza nas polpebras (freesh clean), se tiver muito ruim compressa de agua morna nas proprebas, sugiro também omega 3. Não sou médica, mas tenho os memso sintomas que você. Infelizmente é um mal da refrativa, os olhos secos que pioram essa situação.
Anna Carollina
9 Anos AtrásOlá Dr., fiz PRK há 12 dias, ainda não enxergo bem.Tinha 5,5 de miopia em cada olho e 0,5 de astigmatismo. Agora estou com 1,25 de hipermetropia e 1,00 de astigmatismo no OE. É normal ocorrer essa inversão de grau? Isso vai regredir com o tempo? Posso usar lente de contato ou óculos de grau para amenizar a situação até que melhore?
Abraços
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásAnna. Na cirurgia de PRK, na primeira semana de pós operatório, ocorre um crescimento desordenado do epitélio (células superficiais da córnea) e isso gera um astigmatismo que desaparece assim que as células se organizam. Fique tranquila. Com 12 dias de pós operatório esse grau que você referiu é comum e normalmente desaparece. O importante é manter uma boa lubrificação para facilitar a regularização das células do epitélio. E mantenha o acompanhamento com seu médico.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Vanessa Ramos
9 Anos AtrásBoa tarde, tenho 27 anos, estou fazendo os exames pré operatórios para cirurgia refrativa, tenho miopia e astigmatismo, olho direito esférico -2,50 e cilíndrico -1,75, olho esquerdo esférico -3,50 e cilíndrico -1,75, meu grau já é estável. Durante um dos exames pude perceber que a espessura de ambas as córneas oscilaram entre 503 a 510 micras. Resido no interior do estado, tenho indicação para cirurgia em Santa Maria – RS, porém o médico não realiza o flap com laser. Com tal grau, se bem realizada a cirurgia, gostaria de saber qual a chance de grau residual, se me enquadro no Lasik, se o pós operatório costuma ser tranquilo, tenho muitos receios, não posso sanar muitos dos meus questionamentos pois meu oftalmo não realiza cirurgia, apenas os exames e o encaminhamento para outro profissional que o faça. Obrigada pela atenção.
Dr. Marco Kroeff
8 Anos AtrásVanessa. Muitas perguntas para serem respondidas sem lhe examinar. O que posso lhe dizer é que você não deve fazer nenhuma cirurgia antes de sanar todas as suas dúvidas com o médico que fará a sua cirurgia. Vejo muitos pacientes fazendo cirurgia e depois terem dúvidas que deveriam ter sido esclarecidas antes da cirurgia. Consulte com o médico que fará o procedimento, esclareça todas as suas dúvidas e só faça a cirurgia se você ficar satisfeita com os esclarecimentos.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Thalita
8 Anos AtrásBoa noite. Fiz a cirurgia nos dois olhos pelo método lasik tem 3 anos, tudo ocorreu bem mas apesar de o grau ter reduzido de 5 graus para 1. 5 tenho dificuldade para ver de longe. Pode haver à possibilidade de Nova cirurgia? E normal reduzir o grau e continuar vendo de longe com dificuldade?
Dr. Marco Kroeff
8 Anos AtrásThalita. A miopia baixa a visão de longe. Se você ficou com 1,50 graus de miopia é esperado que sua visão de longe apesar de ter melhorado bastante ainda apresente dificuldade. Sobre a possibilidade de fazer outra cirurgia, isso depende da sua espessura e curvatura de córnea atual. Você precisa marcar uma avaliação.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
wtoson
8 Anos AtrásDr Marcos fiz cirurgia de lasik para correção visual. Após a cirurgia o olho direito ficou irritando, vermelho e mais sensível a luz e principalmente com as pálpebras inchadas. O médico que fez o procedimento deu diagnóstico de blefarite. Então passou compressa térmica, systane lenço oara limpeza do olho e colírio maxiflox-D. Fiz o procedimento por 15 dias., então parei a compressa e o antibiótico. A questão é que os sintomas estão voltando, e as pálpebras voltaram a ficar bem inchadas. A blefarite tem relação com a cirurgia de lasik, visto que eu não tinha esses sintomas? O que fazer para acabar com o iinchaço das pálpebras?
Dr. Marco Kroeff
8 Anos AtrásOlá. A blefarite não tem relação com a cirurgia. O que ocorre é que a blefarite piora a lubrificação dos olhos e a cirurgia de lasik também piora a lubrificação nos primeiros meses. Portanto a piora adicional da lubrificação causada pelo lasik deve ter causado esta descompensação. Como sempre digo, o pré-operatório é a parte mais importante da cirurgia. Se você tem blefarite, isso deveria ter sido tratado antes da cirurgia. E talvez a melhor técnica no seu caso fosse o PRK, após tratar a blefarite.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Renan
8 Anos AtrásBoa noite , minha esposa realizou essa cirurgia a 2 dias porem o olho que ela realizou a operaçao esta um pouco mais acima do ue o outro e antes nao estava assim , isso é normal ? voltara ao normal ? Por favor Doutor me ajude .
Dr. Marco Kroeff
8 Anos AtrásOi Renan. A cirurgia refrativa não interfere no tamanho nem no posicionamento dos olhos. Portanto se você tem esta sensação de que um dos olhos está diferente, isso deve ser algum edema palpebral que voltará ao normal.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Nathalia alvarenga
8 Anos AtrásOlá Dr.
Fiz a cirurgia refrativa, prk, há 6 meses, mas, por ter grau residual (1,25 em ambos os olhos), terei que fazer o retoque. A administração da clinica oftalmologica cobrou apenas o custo do material cirurgico no valor de R$ 720,00. Gostaria de saber se é comum cobrarem pelo retoque, haja vista que minha cirurgia foi particular e nada barato, diga-se de passagem. E como meu grau residual é baixo, queria saber também se eu fizer o retoque vai ser pelo método prk novamente, ou seria mais aconselhavel o lasik.
Dr. Marco Kroeff
8 Anos AtrásNathalia. Uma nova cirurgia envolve novos custos. Quando se faz a cirurgia, principalmente em graus altos, sabe-se que pode ficar algum grau residual. Isso deve ser sempre falado ao paciente. E se houver necessidade de retoque haverá custos. Eu não cobro honorários para o retoque, mas os custos são cobrados. Provavelmente o retoque será feito com PRK e aplicação de mitomicina. Converse com seu médico.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Marcio
8 Anos AtrásDr. Marcos fiz uma cirurgia PRK a 2 anos, e tenho um pouco de dificuldade para enxergar a noite, devido a Glare e Halos. Na ultima consulta apareceu um grau de 0,5 de miopia em cada olho, sendo que antes de fazer a cirurgia o mesmo estava estável. Devo reoperar ou utilizar algum colírio ?
Desde já Agradeço.
Dr. Marco Kroeff
8 Anos AtrásMarcios. Este grau residual se não corrigido pode aumentar sua sensação de glare. Mas eu não faria um retoque em um grau tão pequeno. O melhor é você ter um óculos e usar em situações eventuais.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Renata
8 Anos AtrásOlá Dr. Marco Antonio
Fiz a cirurgia refrativa pela técnica PRK, estou no quarto dia pós operatório, ainda com as lentes de contato. Porém, precebo nitididamente que meu olho direito apresenta uma visão super embaçada em relação ao esquerdo. Deve me preocupar com essa diferença ou ainda faz parte do processo de cicatrização do epitelio da cornea.
Obrigada,
Renata
Dr. Marco Kroeff
8 Anos AtrásRenata. Essa diferença é normal. A cicatrização nunca acontece da mesma forma nos dois olhos. Com o fechamento da cicatrização fica um amontoado de células epiteliais no centro da córnea que causa esse embaçamento. Assim que as células forem se organizando a visão vai progressivamente ficando melhor. Você deve perceber uma melhora a cada dia.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Haniel
8 Anos AtrásFiz a cirurgia prk , mas ficou 0,5 em uma das vistas, já tem trinta dias que fiz, gostaria de saber se esta dentro do prazo ainda de avista ficar 100 porcento? GRATO
Dr. Marco Kroeff
8 Anos AtrásHaniel. Não sei qual era o seu grau antes da cirurgia, mas ficar com 0,50 grau não é um mal resultado dependendo do que você tinha antes da cirurgia. além disso se passaram apenas 30 dias da sua cirurgia e ainda pode haver alguma alteração.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Camila
8 Anos AtrásBom dia Dr!
Tenho 26 anos e fiz a lasik há 4 dias, tinha miopia e astigmatismo. A sensação é de que o olho direito funciona melhor para longe e durante o dia, sendo que o olho esquerdo não está totalmente focalizado para longe durante o dia.
Pela noite o olho esquerdo focaliza melhor para perto, mas o direito não. E na frente do computador sinto desconforto ao ler, parece que meus olhos não estão em sintonia. As vezes penso que a luminosidade está embaralhando as letras. Isso é normal?
O flap não cola novamente após a cirurgia? Nunca mais?
O meu médico não marcou retorno e nem revisão, nada disso. Segundo ele, como não moro na mesma cidade, deveria retornar apenas se eu sentir algo diferente.
Ligarei para ele está semana ainda. Mas será muito bom ouvir sua opinião à respeito deste assunto.
Dr. Marco Kroeff
8 Anos AtrásCamila. Em primeiro lugar gostaria de enfatizar que o acompanhamento pós-operatório é muito importante. Acho um absurdo operar um paciente e não fazer acompanhamento pós-operatório! Você deve sim procurar seu médico para fazer revisão da cirurgia, falar sobre suas queixas e ser examinada. Exija isso do seu médico.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Fabiano
8 Anos AtrásBoa tarde Dr. Marco,
Realizei o procedimento da PRK hoje está fazendo 30 dias após a cirurgia, estou preocupado com o progresso do olho esquerdo pois o mesmo já estava com uma visão nítida e de uns 8 dias pra cá piorou, voltou a ficar um pouco embaçado como se houvesse grau novamente.
É normal esse acontecimento ? Porque de 8 dias pra cá está do mesmo jeito e não tem melhoras, o direito está ótimo.
Obrigado
Dr. Marco Kroeff
8 Anos AtrásFabiano. Não é comum esta piora 30 dias após a cirurgia. Procure seu oftalmologista para que se verifique o que está acontecendo.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Rodrigo
8 Anos AtrásBoa noite De, Marcos Kroeff, fiz a cirurgia de miopia e astigmatismo há 8 anos, recentemente fui ao oftalmologista fazer o exame e o médico constatou que eu tenho 1 grau de miopia no direito e um pouco de astigmatismo no esquerdo, minha visão a noite e ruim e não enxergo bem os rostos das pessoas em ambientes pouco iluminados a longa distancia, estou bastante interessado em um retoque no olho que ficou com 1 grau, daí liguei pra uma clínica e eles me disseram que não faziam retoque e me orientaram a fazer o procedimento com o médico que me operou, o problema é que não sei por onde esse médico anda, já que já faz 8 anos que ele me operou. Esse tipo de resposta dessa clínica é um procedimento normal ou eu posso fazer o retoque normalmente com outro médico? E se eu usar óculos pra corrigir esse grau, corro o risco da miopia evoluir?
Dr. Marco Kroeff
8 Anos AtrásRodrigos. Não é comum esta resposta que você recebeu desta clínica. Outros oftalmologistas podem sim fazer uma cirurgia para corrigir este resíduo de grau desde que seus exames permitam isso. Quanto ao uso de óculos ou lentes de contato, isso não interfere na evolução do grau.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Matheus
8 Anos AtrásBoa noite doutor,
Fiz a cirurgia quando tinha 18 anos, minha miopia estava estabilizada a 3 anos. A cicatrização foi perfeita, já consultei outro oftamologista e se eu não falasse que tinha feito ele não saberia. Após uns 2 anos obtive um astigmatismo, pode ser este astigmatismo decorrente da cicatrização da lasik ou posso ter na minha genética e se manifestou após os 20 anos? Estou pensando em reoperar, hoje com 31 anos, astigmatismo 2,75 od e 0,75 od Miopia 0,5 od e oe, pois ainda tenho espessura de cornea, pelo metodo psk ou lasik.. Mas meu grande medo é não zerar e me arrepender. .. obrigado
Dr. Marco Kroeff
8 Anos AtrásMatheus. Com dezoito anos é possível que seu grau não estivesse ainda realmente estabilizado e que tenha aumentado após a cirurgia. A cicatrização do lasik não causa este tipo de aumento de grau. Uma outra possibilidade é que você tenha desenvolvido uma ectasia. Isso pode ocorrer em pacientes que tenham predisposição para isso ou em córneas que foram muito afinadas com a cirurgia. Precisaria examiná-lo para poder opinar mais e seria interessante ver os exames que você fez antes da cirurgia. Quanto a fazer uma nova cirurgia, o resultado pode ser muito bom se você tiver espessura de córnea suficiente e se a cirurgia for bem realizada e o pós operatório bem feito.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Matheus
8 Anos AtrásObrigado Doutor… Quando fiz a cururgia, a 13 anos atrás, não se tinha tanta informação e locais de pesquisa para o assunto como se tem hoje, talvez na época teria esperado, pois acredito que realizei muito jovem, mas fica meus parabéns pela dedicação em tirar muitas dúvidaspor aqui! Abraço
Alexander Tabler
8 Anos AtrásBoa Noite Dr Marcos, fiz a cirurgia refrativa de miopia ILASIK (laser pra fazer o flap) a 5 anos. Tinha na ocasião 505 micras OD e 513 micras OS, eram 10 graus no olho direito e 9 graus no olho esquerdo. Na época como tinha 40 anos foi deixado monovisao. Ficou ainda 0.75 no esquerdo e 0.50 no olho direito. Me adaptei muito bem. Com o passar do tempo, o grau do olho esquerdo foi aumentando, mas nada que me atrapalhasse, usava óculos apenas para dirigir a noite.
Em outubro de 2015 tive um descolamento de vitreo, sem lesao na retina. A partir desse dia, além das moscas volantes, o meu grau do olho esquerdo aumentou significativamente. Hoje estou com -1.75 esferico e -1 cilindrico no olho esquerdo e -0.75 esferico e -0.50 cilindrico no olho direito. E mais + 1.75 para perto.
Não estou me adaptando com os óculos e nem com lentes de contato ( já testei varias)
Hoje tenho thinnest 413 no OS e 397 no OD.
Estou desesperado sem achar uma solução. O medico que me operou diz que ainda é possível um retoque, mas procurei outra opinao e essa hipótese foi negada. Minha duvida é se existe alguma técnica ( smile, prk) que eu possa fazer esse retoque com segurança?
Desde já agradeço e parabenizo o Sr pela disponibilidade e atenção com pessoas que nem são seus pacientes! Quem dera todos os profissionais fossem dedicados assim!
Muito Obrigado
Dr. Marco Kroeff
8 Anos AtrásOi Alexanders. Para saber sua espessura real e avaliar a possibilidade de um retoque é preciso saber qual a espessura do flap que foi feito. De qualquer maneira, quando se corrigem graus altos como o seu, se causa um afinamento importante da córnea e sua estrutura fica mais suscetível a alterações, o que pode causar uma certa regressão de resultado após a cirurgia. É importante também fazer uma topografia ou tomografia de córnea para descartar outros problemas como ectasia.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
adriano
8 Anos Atrásfiz uma avaliação para realizar a cirurgia refrativa em meu olho direito, o médico me disse que tenho 4,25 de astigmatismo, ele falou que meu olho era preguiçoso , disse que com a cirurgia eu só vou ficar enxergando por volta de 60% com esse olho direito, quantos graus seriam no caso?
Dr. Marco Kroeff
8 Anos AtrásAdriano. Dizer que o olho é “preguiçoso” significa que você tem ambliopia. Isso quer dizer que você deve ter começado a usar óculos para corrigir seu astigmatismo mais tarde e este olho não desenvolveu todo o potencial de visão. Ou seja, mesmo corrigindo todo o seu grau você não enxerga 100%. Portanto, ao se corrigir seu grau com óculos, lentes de contato ou cirurgia sua visão não será de 100%. Se você fizer a cirurgia e forem corrigidos os 4,25 graus de astigmatismo você terá a mesma visão que tem quando usa óculos ou lente de contato.
Espero ter te ajudado.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
David
8 Anos AtrásOlá Dr. Bom dia.
Sei que é difícil responder algumas perguntas sem ter em mãos os exames e a paciente para avaliar, mas, mesmo assim vou arriscar, se permite. Minha esposa tem 44 anos e sempre teve problemas nos olhos, possui miopia (7,25 graus) e astigmatismo hipermetrópico, enfim, sua visão é muito fraca, usa óculos de lentes grossas. Seu sonho é uma cirurgia para que pudesse viver sem os óculos e principalmente, melhorar sua visão. Nesse caso, de minha esposa, seria possível essa cirurgia?? Por hora, agradeço a atenção e toda e qualquer informação!! Abs…
Dr. Marco Kroeff
8 Anos AtrásDavid. Se os exames dela forem normais e ela tiver uma boa espessura de córnea o problema é operável. Ela precisa fazer uma avaliação para isso.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Anderson
8 Anos AtrásDr., boa noite!
Fiz uma cirurgia pela técnica LASIK há 11 anos para corrigir cerca de 5 graus de miopia. Hoje uso óculos novamente (1.25 OE e 1.00 OD) e o que mais me incomoda são os glares à noite. Gostaria de saber se com uma cirurgia personalizada esses defeitos poderiam ser corrigidos??
Anderson
8 Anos AtrásOutra dúvida dr. Hoje tenho 33 anos e gostaria de saber da possibilidade de deixar de usar óculos com o avançar da idade. Será que após os 40 anos posso ficar independente de óculos??r
renata
8 Anos AtrásDr. as moscas volantes podem ter alguma ligação com a cirurgia fefrativa prk?
Eu tenho 31 ano, tinha 3, 25 e 3, 75 de miopia. Operei em abril, fazem 11 meses, mad hoje ainda sinto olho seco, moscas volantes e sensibilidade ao sol.obrigada
Dr. Marco Kroeff
8 Anos AtrásRenata. Não. O PRK não atua de maneira que possa provocar moscas volantes. Você já devia tê-las antes da cirurgia. Aliás quase todos os pacientes míopes tem moscas volantes. Moscas volantes nada mais são do que pequenas opacidades no vítreo que vai se liquefazendo com o avançar da idade. Praticamente todas as pessoas desenvolvem isso ao longo da vida. Os míopes desenvolvem antes.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Renata
8 Anos AtrásDr. O seu esclarecimento esta claro, mas não entendo por que eu esnchergava tão bem de oculos e nunca tenha percebido elas antes, o que me deixa tb incredula é outras pessessoas também só terem percebido após a refrativa.
Go
Renata
8 Anos AtrásDr. O Sr. atende no RJ? Não achei seu contato no site.
Ainda tenho os olhos secos depois de 11 meses, o sr. acha ainda existe a possbilidade do meu olho voltar a ser como antes?
Ronaldo
8 Anos AtrásBoa tarde,
Fiz a cirurgia refrativa há 4 semanas pelo método PRK. Tinha 1,5 de miopia em ambos os olhos apenas. Tenho 25 anos. Noto ainda embaçamento nos olhos que me incomoda bastante. Consigo realizar leituras e coisas do tipo mas a visão é como se tivesse com um pouco de labirintite. No olho direito, após exame realizado hoje, o médico disse que consta cerca de 0,75 de miopia. Ele disse também que o embaçamento é por conta de um pouco de ressecamento que constatou no exame, passando um outro colírio para hidratar. O médico disse pra voltar em um mês e se não tiver resolvido o problema do grau residual, cogitou uma cirurgia de retoque. Gostaria de saber se os sintomas que descrevi são normais e se pode haver a diminuição desse grau ao longo deste segundo mês, ou se já se pode verificar uma possível necessidade de outra cirurgia. Agradeço.
Dr. Marco Kroeff
8 Anos AtrásRonaldo. Seus sintomas não são comuns após 30 dias de cirurgia, mas se você realmente está com ressecamento a regularização da superfície da córnea fica mais lenta e nesse caso a visão fica um pouco embaçada por mais tempo. A medição do grau residual nesse caso não é precisa. O ideal é esperar a superfície corneana ficar bem regular e com boa refração para se medir o grau residual. De qualquer maneira, pensar em retoque somente após 3 meses de cirurgia.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Yasmin
8 Anos AtrásOla Dr. Tenho 17 anos e 1.25 graus de miopia em cada olho eu ja poderia operar .?
Dr. Marco Kroeff
8 Anos AtrásYasmin. Na sua idade o grau ainda deve aumentar. O ideal é aguardar o grau estabilizar para fazer a cirurgia.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
EVELISE FABIANE DA SILVA
8 Anos AtrásBom dia Doutor Marco,
Tenho um grau alto de miopia e astigmatismo (OD: 7,50 – 3,25 e OE 9,50 – 2,50) gostaria muito de fazer a cirurgia para ficar menos dependente dos óculos.Tenho 28 anos e meu grau já esta estabilizado.
O médico que sempre me atendeu disse que não seria possível a cirurgia devido a espessura de minha córnea.
Porém este ano passei com um outro médico que me pediu alguns exames e me garantiu que dá pra fazer cirurgia.
Agora estou confusa….
No orbscan o resultado da espessura da minha cornea foi o seguinte: OD e OE 528.
O medico falou que no olho direito vai fazer a Lasik e no esquerdo como o grau é mais alto PRK.
Será que com esta espessura é possivel fazer a cirurgia?? Tem algum risco? Se precisar fazer algum retoque no futuro é possivel?
Muito Obrigada!
Dr. Marco Kroeff
8 Anos AtrásEvelise. Além da espessura no ponto mais fino da córnea há outras variáveis que devem ser consideradas na avaliação da cirurgia. No entanto, mesmo sem conhecer seus exames, com este grau eu não faria lasik em nenhum dos olhos. Faria PRK com mitomicina.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Amanda P
8 Anos Atrásolá dr. , daqui uma semana vou fazer a cirurgia lasik, mas meu médico não me falou sobre os detalhes, no olho esq. tenho 5, de miopia e 3,75 astigmatismo e o dir. 5, miopia e 1,5 de astigmatismo , tenho medo de operar e ficar a astigmatismo, isso é possível? e também gostaria de saber se o metodo lasik te algum risco do paciente ficar cego o causar alguma lesão? obrigada.
Dr. Marco Kroeff
8 Anos AtrásAmanda. Sinceramente acho um absurdo você dizer que vai fazer a cirurgia daqui a uma semana e não ter esclarecido estas dúvidas com seu médico. Não se deve NUNCA fazer uma cirurgia sem esclarecer TODAS as dúvidas com o médico que fará a cirurgia. Volte no seu médico e só faça a cirurgia depois de esclarecer todas as suas dúvidas.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Ronaldo
8 Anos AtrásBoa noite,
Gostaria de saber se no caso da necessidade de uma cirurgia de correção residual, todo o procedimento ocorre igual ao da cirurgia inicial. E com relação aos custos, como costuma funcionar? E quanto aos riscos?
Agradeço.
Renata
8 Anos AtrásDr. O sr. mencionou que a refrativa PRK não causa moscas volantes, mas por que muitas pessoas só a percebem após a cirrugia? Eu mesma nunca percebi e linha a visão lima, após a cirrugia que vim a perceber.
E após 11 meses da cirgia ainda sinto muita sensibilidade a luz solar, tendo que usar oculos de sol sempre. Isso é normal?
Em médica quanto tempo demora para passar o ressecamento? Após 11 meses ainda tenho bastante.
Dr. infelizmente não temos tantos médicos aberto ao diálogo, nem nas melhores clinicas do RJ, Botafogo, grandes médicos simplesmente dizem que esta tudo normal e se omitem em passar informações aos paciente. Por isso vários blogs de dúvidas. Nem todos são como o dr., que mais médicos passam honrar o diploma.
Dr. Marco Kroeff
8 Anos AtrásRenata. Os floaters são opacidades que surgem no vítreo (gel interno do olho) com o passar dos anos. O que faz surgirem os floaters é a liquefação progressiva do vítreo e seu descolamento do fundo do olho. Pacientes míopes apresentam mais precocemente os floaters pois nos míopes o olho cresce e o vítreo não acompanha este crescimento – isso faz o vítreo descolar mais precocemente e se liquefazer mais cedo. Quando um olho que já tem propensão a este descolamento é submetido a compressão e descompressão súbitas (como ocorre no Lasik) esse descolamento que já está na eminência de acontecer pode ser desencadeado. Por isso, sim, o Lasik pode antecipar o descolamento do vítreo e surgimento dos floaters. Mas no PRK não há qualquer tipo de alteração na pressão do olho. A cirurgia ocorre apenas na superfície da córnea e não há qualquer tipo de interferência com o vítreo. Por isso, se você fez PRK e não percebia floaters antes e depois passou a perceber, isso pode ser devido ao fato de que depois da cirurgia passamos a ser mais críticos e a prestar mais atenção na visão e em qualquer alteração (então você pode ter percebido uma coisa que antes não chamava a atenção) ou houve coincidência de você ter um descolamento de vítreo que já estava na eminência de acontecer justamente após o PRK. Quanto à sensibilidade e ao ressecamento, uma cirurgia de PRK bem feita e com cicatrização normal não altera nem a lubrificação nem aumenta a sensibilidade do olho (exceto no pós operatório imediato). Eu precisaria examiná-la para poder opinar sobre a causa dessas suas queixas.
Agora, o mais importante que eu posso dizer para você e para qualquer paciente candidato à cirurgia refrativa é que a qualidade do resultado depende de muitas variáveis. Um bom exame pré operatório, feito por um médico experiente, é a parte mais importante da cirurgia. Identificar pacientes que não devem ser operados, prever complicações e programar a cirurgia mais indicada para cada paciente é o que faz a diferença entre um resultado bom e um ruim. Evidentemente a habilidade e técnica cirúrgica são fundamentais. E o acompanhamento pós operatório precisa ser minucioso. Isto sendo feito os resultados são excelentes.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Leticia
8 Anos AtrásDoutor, hoje fui falar com o cirurgião sobre a cirurgia refrativa e ele disse que posso fazer. Só que do ano passado pra cá meu grau aumentou 0,5 em cada olho, e por conta disso acredito que ainda está instável, tenho 2,25 no olho esquerdo e 2,00 no direito. Será que vale a pena fazer ou melhor esperar?
Dr. Marco Kroeff
8 Anos AtrásLeticia. Se o seu grau ainda está aumentando o melhor é esperar.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Rosana
8 Anos AtrásDr. boa tarde! Fiz a cirurgia com a técnica Lasik há 16 anos quando possuía 7,5 grau de miopia em cada olho.
Após 12 anos retornei a utilizar a lente de contato em apenas um olho direito e estou com 3,25 graus de miopia e 01 de astigmatismo.
Resolvi consultar um cirurgião para verificar se posso operar apenas 01 olho no qual voltou a miopia e o aparecimento de astigmatismo.
A técnica recomendada pelo cirurgião foi a PRK, estou receosa pois será mais dolorida e o tempo de recuperação maior que a Lasik.
Na reoperação após 16 anos a melhor técnica será mesmo a PRK devido a espessura da córnea? Será que terei um bom resultado após a operação?
Muito obrigada!
Dr. Marco Kroeff
8 Anos AtrásRosana. Precisaria avaliá-la para responder qual a melhor técnica. Mas o PRK provavelmente é a opção mais segura para o seu caso.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Rosana
8 Anos AtrásDr. Marco, muito obrigada pelo retorno! Abraços.
Dr. Marco Kroeff
8 Anos AtrásAbraço
Morais
8 Anos AtrásFiz PRK hà 31dias e minha visão não teve melhoras significativas. A oftalmologista disse que estava tudo normal…
Nas 3 consultas que fiz até agora. Mas honestamente, pode ter sido erro medico ou da maquina?
Ou posso esperar ter ainda uma melhora “milagrosa”?
Dr. Marco Kroeff
8 Anos AtrásMorais. Há algumas possibilidades. Se a cicatrização do seu epitélio está irregular a sua visão pode ainda estar ruim. Isso pode acontecer com pacientes que tenham olho seco ou blefarite e que não foram bem tratados antes de fazer a cirurgia. Nestes casos estas condições precisam ser bem tratadas e a lente de contato terapêutica precisa ser mantida por mais tempo. Tem solução. Demora mais para a visão ficar boa, mas fica bem. Há também a possibilidade de problemas técnicos na cirurgia. Isso depende da experiência e habilidade do médico e da precisão do laser utilizado.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Carlos Bohmann
8 Anos AtrásDr. Obrigado por esse espaço para solução de dúvidas.
Fiz cirurgia refrativa (Lasik) há 40 dias. Tinha cerca de 7.5 graus de miopia de ambos os olhos. Hoje fiz consulta de retorno e me foi informado que no olho esquerdo a miopia zerou e no direito permaneceu 0.5 de miopia. Realmente noto que o esquerdo enxerga melhor que o direito, mas achava que era por ser o olho dominante. Nesse caso de manutenção de 0.5 graus, me foi informado que não fazem retoque em razão de ser um grau muito pequeno, normal na população e que o resultado depende do organismo e de cada olho. Mas confesso que fiquei um pouco desconfiado. Essas informações procedem? Grato pela ajuda.
Dr. Marco Kroeff
8 Anos AtrásCarlos. Este resultado está excelente. A cirurgia não promete “zerar”, mas sim deixar o paciente independente dos óculos. A cicatrização sempre pode mudar um pouco o resultado do que foi feito.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Carlos Bohmann
8 Anos AtrásObrigado Doutor. Fiquei mais tranquilo com uma segunda opinião.
Gabriela
8 Anos AtrásDr Marcos, bom dia!
Fiz a primeira lasik em 2013. Percebendo o grau residual foi feita novamente a intervenção em abril de 2015. Há aproximadamente 3 semanas, em abril de 2016, senti um incomodo no olho direito, o que ocorreu foi uma cicatriz avantajada no olho, que me incomoda, deixando por vezes a visão um pouco embaçada. Há possibilidade de melhorar a qualidade da cicatriz com o uso de colírio? Obrigada!
Dr. Marco Kroeff
8 Anos AtrásOi Gabrielas. Lasik não deixa “cicatriz avantajada” principalmente depois de tanto tempo de cirurgia. O que deve estar acontecendo é uma situação que chamamos CRESCIMENTO EPITELIAL NA INTERFACE. É uma situação que ocorre mais frequentemente quando se levanta um flap de lasik para um retoque, como ocorreu no seu caso. Eu precisaria avaliá-la para recomendar a melhor conduta. Consulte seu médico.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Juliana Bastos
8 Anos AtrásOlá Doutor. Fiz a cirurgia refrativa (PRK) em junho de 2015. Eu tinha o grau 6.75 O.E, 5.75 O.D. Depois da cirurgia, passado mais de 06 meses, fiquei com grau residual (1.5 O.E, 1.25 O.D). A possibilidade de um retoque ja estava sendo acertada com o meu médico para esse ano. Porém, ao fazer um novo exame, no mes passado, foi verificado que meu grau diminuiu em ambos os olhos (1.25 O.E, 1.0 O.D). Então meu médico recomendou que eu esperasse mais 06 meses para ver se vai estabilizar ou ainda diminuir o grau. Gostaria de saber se é comum uma regressão no grau depois de mais de 06 meses da cirurgia refrativa, e se há ainda a possibilidade de diminuir, sem que eu tenha q fazer o retoque?
Dr. Marco Kroeff
8 Anos AtrásJuliana. Alguns pacientes apresentam cicatrização não convencional. Nestes casos o epitélio – que é a camada superficial da córnea – pode, ao cicatrizar, modificar temporariamente o resultado da cirurgia. O bom senso diz que se o seu grau está variando é melhor não reoperar.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Matheus
8 Anos AtrásBoa tarde doutor,
Atualmente, possuo OD -0,5 OE -1,25 esferico e OD -2,5 OE -0,75 cilíndrico ambos eixo de 180 graus. Há 13 anos atrás fiz a lasik. Hoje o médico me indicou a PRK. Após todos os exames, perguntei para ele minha atual espessura de córnea, que ele respondeu 500 microns em cada um. Perguntei o quanto precisaria tirar na PRK, o mesmo respondeu 50 microns. Ou seja, eu ficaria com aprox. 450 de espessura. Gostaria de saber se está correta a informação doutor e também, se 450 microns é uma espessura segura? tenho 32 anos. Obrigado
Robson
8 Anos AtrásOlá Dr Marco!
Fiz uma cirurgia prk mas não obtive sucesso, qual o prazo legal para refazê lá?
Dr. Marco Kroeff
8 Anos AtrásRobson. Não sei o que você quer dizer por “prazo legal”. Mas do ponto de vista médico, eu não faria uma segunda cirurgia depois de um PRK com menos de 6 meses de evolução.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Marcia
8 Anos AtrásBoa noite dr.
Fiz a refrativa em 29/01/16 para corrigir 3 graus OD e 3 no OE de miopia, mais 3 de astigmatismo OD. O OD ficou perfeito, mas OE ficou com 0,75 de miopia.
Nao estou satisfeita e gostaria de fazer o retoque, pois estou sentindo q preciso do oculos.
Gostaria de saber se o dr indicaria o retoque de 0,75 para seus pacientes. Ja fiz todos os exames pre operatorios novamente e está tudo dentro dos padróes para nova cirurgia, mas confesso que estou com medo de ficar pior, com alguma cicatriz por exemplo.
Dr. Marco Kroeff
8 Anos AtrásMarcia. Você deve em primeiro lugar se fazer a seguinte pergunta: se você tivesse apenas 0,75 de miopia em um olho você faria a cirurgia? Se sua resposta for sim, então talvez valha a pena você fazer o retoque. Mas gostaria de lhe dizer outra coisa. Se você ficar com este resíduo de miopia em um olho você vai agradecer isso depois dos 40 anos de idade. Pois isso lhe permitirá enxergar melhor de perto quando começar a surgir a presbiopia. Converse sobre isso com seu médico.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Aloisio
8 Anos AtrásDr Marco vc indicaria prk com mitomicina para quem fez cerstomia radial e hoje tem 2,00 de astgmatismo sò no olho esquerdo. O olho direito ta bom. Tenho 46 anos.obrigado.
Lucilla
8 Anos AtrásBoa noite Dr. Marco Antônio. Eu realizei a cirurgia a laser pelo método LASIK há aproximadamente 90 dias. Eu tinha apenas O.D 0,50 – 1,00 e O.E 0,50 – 1,30 de miopia e astiguimatismo. Semana anterior fiz novo exame de vista e estou com O.D 0,25 – 0,50 e O.D 0,25 – 1,00. Porém estou enxergando muito mal e tenho a sensação de que está pior que antes minha visão. Eu estou tendo que usar meu antigo óculos novamente, pois não consigo fazer nada sem ele. Eu operei em outro Estado, mas o médico disse que meus exames estavam perfeitos, que a topografia da minha córnea estava ótima e que a mesmo era bastante espessa. Ele disse que é normal que 3 a 5% dos pacientes tenha que reoperar. Mas a minha preocupação é ainda não corrigir esses resíduos que restaram. Apesar de pouco grau, eu necessito muito do óculos. Tem essa possibilidade de não corrigir o grau depois de reoperar?
Obrigada
Dr. Marco Kroeff
8 Anos AtrásLucilla. Realmente se suas informações estão corretas o seu resultado não foi bom. A cirurgia de lasik, quando feita por médico experiente e com tecnologia adequada não costuma deixar resíduos tão altos como o que você está referindo. Outro problema que vejo é fazer a cirurgia longe do local em que você mora. Isso impossibilita as consultas de pós operatório. Reoperações funcionam muito bem desde que bem feitas.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Nairon
8 Anos AtrásDoutor Marco, boa tarde, tenho 27 anos e sei da complexidade e quantidade de perguntas relacionadas ao mesmo assunto, porém neste momento estou em completo desespero, meu grau era de aproximadamente -6.0 de miopia, me submeti a Lasik há 3 anos atrás, e há 1 ano sinto uma enorme dificuldade em dirigir a noite, Starburst, as lanternas e faróis dos carros simplesmente me deixam desesperado, perco totalmente a concentração, Sei que TUDO são em cima dos exames, mas qual o custo x benefício de uma nova cirurgia? não tenho até então problema com olhos secos, mas tenho medo de começar a ter secura nos olhos por me submeter a uma nova cirurgia, meu oftalmo me sugeriu o colírio Alphagan, mas por se tratar de um colírio para pressão ocular não sei se deveria usa-lo a longo prazo, agradeço qualquer informação, obrigado.
Dr. Marco Kroeff
8 Anos AtrásNairon. Você precisa verificar se há algum grau residual para ser corrigido. Reoperar apenas para corrigir as aberrações que você tem à noite não vai ajudar. Seu problema certamente está relacionado com seu diâmetro pupilar que deve ser grande em baixa luminosidade. Isso deve ser sempre verificado antes da cirurgia. Para opinar mais precisaria examiná-lo.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Roberti
8 Anos AtrásBoa tarde. Fiz a refrativa já tem 5 dias pelo método prk. No entanto estou enxergando embaçado.. Um dia posterior a cirurgia não tinha esses sintomas. É normal? Pior que vai dando um desespero, pois antes da cirurgia tudo é muito fácil, muito simples. E percebo que não está sendo.. ainda estou usando lentes, a principio eram para ser tiradas com 3 dias. Agora já vai ser com 6. É normal?
Dr. Marco Kroeff
8 Anos AtrásRoberto. Fico impressionado com a quantidade de pacientes que são operados sem ter nenhuma informação sobre o procedimento e como será o pós operatório. O embaçamento da visão no final da cicatrização do epitélio da córnea (o que ocorre ao redor do 3-5 dia) é totalmente normal e esperado. E depois a visão vai dia após dia melhorando. Converse com seu médico.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Michele
8 Anos AtrásOlá vou fazer minha cirurgia quinta e estou com muito medo, a minha vai ser LASIK, meu grau é alto de 11,30 médico já me disse q não vai ser possível eliminar somente baixar ee q minha espessura de córnea é ótima, porém li coisas ruins sobre essa cirurgia na internet ….. tem algum risco para minha visão????
Dr. Marco Kroeff
8 Anos AtrásMichele. Não existe cirurgia sem risco. O importante é que os riscos sejam avaliados e que quem vá lhe operar saiba quando é possível operar e escolher a melhor técnica. Além disso é importante que o cirurgião tenha conhecimento e experiência para resolver possíveis complicações caso ocorram. Como em qualquer área, competência, experiência e habilidade fazem muita diferença no resultado. Tenho visto muitos pacientes que fazem cirurgias sem serem adequadamente avaliados e com indicações equivocadas de técnica cirúrgica.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Rodrigues
8 Anos AtrásDr. Marco, boa noite!
Tem 10 dias que fiz lasik com femto para corrigir hipermetropia, porém como os meus olhos são pequenos e fundos, tiveram dificuldade para encaixar o aparelho para fazer o flap. Fizeram o flap nos dois, no entanto um ficou bom e procederam com o laser. O outro, alegaram que o flap ficou pequeno e não era viável fazer o laser. É normal isso acontecer? E o procedimento terá que ser realizado novamente em torno de 3 meses. Porém os meus olhos permanecem com algumas partes bem vermelhas, preciso voltar a trabalhar. Tem algo que eu possa fazer? Quanto tempo o vermelhidão pode permanecer?
Dr. Marco Kroeff
8 Anos AtrásRodrigues. Quando não é possível fazer um bom flap o correto é esperar pelo menos 3 meses e repetir o procedimento em segurança. As manchinhas vermelhas são pequenas hemorragias que ocorrem na superfície da conjuntiva. Isso normalmente ocorre no momento da confecção do flap e não traz nenhuma consequência. Desaparece em 1-2 semanas.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Erick Silva
8 Anos AtrásDr. Marco Boa noite, me submeti a cirurgia Lasik há 3 anos e de 1 ano pra cá senti uma piora drástica na condução de carro a noite, Starbursts e halos, as lanternas dos carros ficam enormemente grandes e desfocadas e a tudo a minha frente fica bem borrado, não fiquei com nenhum grau residual, fiz o exame de aberrometria e o médico constatou aberração esférica, o Sr poderia me auxiliar em duas perguntas?: Seria normal essa piora após dois anos da cirurgia e se tende a piorar com o passar do tempo? Ele sugeriu fazer uma PRK Personalizada com Mitomicina, o senhor acredita que esses sintomas tendem a sumir com esse novo procedimento? Att; Erick
Dr. Marco Kroeff
8 Anos AtrásErick. Se a causa das suas queixas for a aberração esférica, isso você deveria sentir deste o primeiro dia da cirurgia. A aberração esférica causada pela cirurgia não piora com o tempo. Não há motivo para agora, dois anos depois de fazer a cirurgia você começar a perceber as aberrações. Provavelmente você está com outro problema. Pode ser que tenha havido alguma mudança no seu grau. Além disso, fazer uma cirurgia personalizada para corrigir apenas a aberração esférica sem que haja nenhum grau beira o absurdo.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Juliana
8 Anos AtrásBom dia
Fiz a prk no olho direito na sexta passada, até quarta feira quando fiz o outro olho estava com a visão do direito boa, não estava perfeita mas já estava bem feliz pois a tendência seria melhorar. Quando retirei a lente curativa do olho direito na quarta ela piorou. Eu já consegui ler algumas coisas para longe estava bem melhor agora até a visão de perto piorou. Na quarta o médico viu esse olho (que no dia estava bom) e falou q estava tudo certo com a cicatrização. Estou muito preocupada tenho quase 7 de miopia nos 2 e estigmatismo bem alto também. Meu médico está viajando e estou muito assustada com medo que fique assim. Vi depoimento de pessoas que com esse tempo que estou já estavam bem
Será que não melhora mais? Oq pode ter acontecido parA piorar?
Dr. Marco Kroeff
8 Anos AtrásJuliana. Esta sua pergunta mostra que você fez a cirurgia sem estar totalmente informada sobre como seria o pós operatório. Na técnica PRK é esperado que a visão embace quando ocorre a cicatrização do epitélio. E depois vai melhorando gradativamente.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Noele
8 Anos AtrásDr. Marco, boa noite
Tenho 7,75 graus de miopia mais 1,5 de astigmatismo estou realmente em dúvida de qual a técnica seria mais indicada para mim, PRK, lasik ou ilasik. Passei em 2 oftalmos e um indicou PRK e o outro Ilasik. Gostaria de saber qual seria a técnica mais segura e efetiva para grau alto. E se depois de fazer a cirurgia se restar grau residual não poderei mais utilizar lentes de contatos de correção.
att
obrigada
Dr. Marco Kroeff
8 Anos AtrásNoele. Na verdade não é você quem deve saber qual a técnica mais indicada para seu caso. Seu grau pode ser corrigido por mais de uma técnica. Se você tem espessura suficiente de córnea talvez você possa fazer tanto o PRK quanto o Lasik. O médico indicará a técnica possível com a qual ele está mais familiarizado. Em caso de lasik hoje em dia o mais seguro é fazer com laser de femtosecond (iLasik)
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Natalia
8 Anos AtrásDr. Marco, boa tarde. Tenho 9 graus de miopia nos dois olhos e 498 de espessura, a lasik não foi recomendada porém recebi duas opnioes diferentes, uma dizendo que eu podia fazer pela técnica smile e outra dizendo que eu não podia fazer pois as chances de zerar seriam mínimas, para um grau muito alto e espessura da córnea fina é possível fazer a cirurgia com alguma dessas técnicas ?
Obrigada
Dr. Marco Kroeff
8 Anos AtrásNatalia. Lasik com certeza não está indicado. Talvez, dependendo da avaliação dos seus exames, seja possível corrigir quase todo o seu grau com a técnica PRK ou Smile.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Vinícius
8 Anos AtrásBoa tarde Dr. Marco Kroeff,
Tenho 28 anos e realizei a cirurgia Lasik há 7 anos atrás. Na época, fiquei feliz com o resultado e nem liguei para um certo incomodo com o que hoje sei que são chamados de Halos/Starbursts/Glare. No entanto, esse efeito parece ter aumentado e tem me incomodado muito, sendo que qualquer superfície escura tem uma “áurea” nas bordas da superfícies mais claras, além da luz me incomodar muito ao dirigir. Sendo que fiquei preocupado realmente quando fui realizar renovação da minha carteira de motorista e colocaram visão monocular, pois não consegui identificar pelo olho esquerdo para que lado estava a abertura naquela imagem de vários “c” reunidos. Retornei no hospital que realizei a cirurgia e estou utilizando lentes tóricas e embora elas ajudem a diminuir os efeitos, eu continuo vendo o espelho da imagem logo abaixo (Por exemplo legenda de filme com letras brancas, logo abaixo aparece uma versão transparente da mesma) e isso aplica-se a todas ocasiões onde se tenha uma superfície escura e clara juntas. Gostaria de saber se existe algum procedimento para corrigir isso, visto que lentes não conseguem eliminar esse meu problema e óculos além de não ajudarem em nada só me dão dor de cabeça. Desde já agradeço pela disponibilidade!
Dr. Marco Kroeff
8 Anos AtrásVinícius. Precisaria de mais informações para poder opinar. Não sei que grau você tinha quando operou, mas tendo 21 anos provavelmente seu grau não estava estabilizado e aumentou com o passar dos anos. Se você está usando lentes tóricas é porque você tem astigmatismo. Algumas vezes a qualidade da correção do astigmatismo com lentes gelatinosas tóricas não fica perfeita e o paciente pode continuar vendo halos ao redor das luzes. A melhor correção para estes casos é com lentes rígidas. Em alguns casos, dependendo de avaliação adequada, pode ser feita uma nova correção cirúrgica. Mas para saber se isso é possível precisaria avaliá-lo. Consulte seu médico e esclareça isso co ele.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Sarah Gonçalves Figueiredo
8 Anos AtrásBoa tarde!
Me chamo Sarah, tenho 23 anos e a um ano e meio mais ou menos comecei a ter bastante dificuldade para enxergar de longe, fui ao oftalmologista e estava com 1,5 graus de Miopia, fiz o óculos e a lente de contato, a partir dai só fico sem para dormir, quando fui trocar a lente a uns 3 meses atras meu grau aumentou para 2,00.
Meu maior desejo é operar e não precisar mais usar as lentes e nem óculos, se meu grau ficar estável até o fim do ano eu poderia operar ?
Dr. Marco Kroeff
8 Anos AtrásSarah. Na sua idade eu esperaria pelo menos 2 anos sem que o grau aumente para indicar cirurgia.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
silvana
8 Anos Atrásbom dia
estou para fazer a cirurgia refrativa, tenho 28 anos grau estabilizado , tenho miopia e astigmatismo, grau nao chega a 2 , minha pergunta é …tentei usar lentes de contato da marca biofinity mas nao tive boa adaptação senti quase sempre meu olho seco, e usando colirio fresch tears, entao com o procedimento da correção de grau meu olho tende a ficar mais seco? isso nao vai me encomodar? causar desconforto?
Dr. Marco Kroeff
8 Anos AtrásSilvana. A correção pela técnica PRK praticamente não altera a lubrificação dos olhos. Apenas nos primeiros 2-3 meses.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
leandro de oliveira magalhaes
8 Anos Atrásdr boa noite.
fiz uma cirurgia de hipermetropia 3 graus e astigmatismo 3 graus.
faz exatos 3 meses e ainda não senti mudanças.isso é comum, pode acontecer essa demora para obter resultado de acordo com cada grau e pessoa.
Dr. Marco Kroeff
8 Anos AtrásLeandro. Não sei qual técnica cirúrgica foi feita no seu caso. Mas para hipermetropia + astigmatismo a técnica mais indicada é o Lasik e a recuperação visual ocorre nos primeiros dias. Se faz 3 meses que você operou e sua visão ainda não está boa você precisa procurar seu médico para verificar o que está havendo.
Um abraço
Dr. marco Antonio Kroeff
JEFFERSON LIMA
8 Anos AtrásOLÁ DR, BOA NOITE. ME CHAMO JEFFERSON, EU FIZ UMA CIRURGIA PARA CORRIGIR HIPERMETROPIA EM SETEMBRO DE 2013, ESSA CIRURGIA FOI FEITA A LAZER. CONTUDO MEU GRAU REGREDIU COMPLETAMENTE AO QUE ERA ANTES. EM DEZEMBRO DE 2014 FIZ A REOPERAÇÃO E NÃO FIQUEI SATISFEITO. MEU GRAU REGREDIU TOTALMENTE AO QUE ERA, E HOJE AUMENTOU AINDA MAIS, E PARA PIORAR OCORREU QUE FIQUEI COM UMA CICATRIZAÇÃO HAZE. GOSTARIA DE SABER SE ESSA CICATRIZAÇÃO HAZE MELHORA UM DIA, POIS JÁ VAI FAZER 02 ANOS QUE OPEREI E AINDA SINTO SINTOMAS DE RECÉM OPERADO, COM A VISTA TODA EMBASSADA? EXISTE ALGUM MEDICAMENTO QUE ACELERE ESSA CICATRIZAÇÃO? SERÁ QUE CORRE ALGUM RISCO DE FICAR ASSIM PARA SEMPRE? OBRIGADO PELA ATENÇÃO.
Dr. Marco Kroeff
8 Anos AtrásJefferson, pelo seu relato você fez a cirurgia pela técnica PRK. E PRK não é uma boa técnica para corrigir hipermetropia pois ocorre regressão de resultado exatamente como você está descrevendo. A técnica mais indicada para corrigir hipermetropia é o Lasik. Fazemos o PRK apenas quando não é possível fazer o Lasik e mesmo assim deve-se informar ao paciente que há grandes chances de ocorrer regressão do grau com o passar do tempo.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
JEFFERSON LIMA
8 Anos AtrásOBRIGADO DR, MAS EM RELAÇÃO A CICATRIZAÇÃO HAZE? EU VOU ME RECUPERAR? OU O HAZE É CRÔNICO? MINHA VISÃO VAI VOLTAR AO NORMAL?
Dr. Marco Kroeff
8 Anos AtrásJefferson. O Haze quando tratado logo no início tende a regredir.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Débora
8 Anos AtrásApós 6 anos que fiz a cirurgia refrativa PRK, voltou 1 grau em cada olho. Eu posso reoperar? Nesses casos quando é feito por convênio ele libera a reoperação ou teria que ser particular?
Dr. Marco Kroeff
8 Anos AtrásDébora. É possível fazer reoperação desde que sua córnea tenha condições para isso. Não discuto aqui questões burocráticas de convênios.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Flavio tomaz
8 Anos AtrásOla.
Estou muito preocupado.
Operei a 10 anos atras e meu grau voltou esse ano com 1.70 cada olho, e no.direito me deu aberraçao me deixando bem.vesgo com a vista estranha.
Operei novamente esse ano, o OE ficou perfeito, o direito nao. Operei pela 2x e o medico retirou tecido.epitelial, dai nao ficou bom, ele falou q ainda ficou grau, operei pela 3x o OD e ja fez 20 dias, e ainda tudo embaçado, fui no.medico e ele.falou que meu grau zerou, mas a vosta turva agora e por edema na cornea e me.passou colirios falando que ia ser simples, ja faz quase um mes? Sera q estou sendo enganado?
Dr. Marco Kroeff
8 Anos AtrásFlavio. Pelo seu relato não dá para saber exatamente o que está acontecendo no seu caso. Se você tem dúvidas sobre seu atendimento, consulte outro especialista para ouvir uma nova opinião.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Giorgio Marcerlo
8 Anos AtrásBoa noite
Fiz minha cirurgia a laser em 2000 e hoje em dia minhas vista estão um pouco embaçadas
Poço refazer essa cirurgia
Att
Giorgio
Dr. Marco Kroeff
8 Anos AtrásGiorgio. Você precisa fazer uma avaliação para que se verifique se é possível fazer uma nova cirurgia no seu caso.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
carlos
8 Anos AtrásBoa tarde
Tenho 4,75 de um lado e 5,75 de outro apenas astiguimatismo e muito pouco de hipermetropia
pretendo operar
ja me informei que ficara algum grau residual entre 0,50 ate 1,0 mas gostaria de saber se apos a operacao quais as chances de no futuro o meu grau comecar aumentar com o tempo. ou se estabiliza e nao volta a aumentar mais.
ao meu ver se o grau for aumentando nao e vantagem operar
pois quero me livrar dos oculos e com esse grau residual se eu nao fizer o uso dos oculos agrava alguma coisa ?
Dr. Marco Kroeff
8 Anos AtrásCarlos, precisaria examiná-lo para saber qual a probabilidade de a sua hipermetropia aumentar depois da cirurgia. É possível saber isso comparando as medidas dos exames com e sem dilatação pupilar. Se houver diferença significativa entre os exames e você operar o grau aferido no exame sem dilatação o seu grau aumentará depois.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Igor rafael silva de souza
8 Anos AtrásFui aprovado no concurso da PM do meu estado, porém possuo 4,25 de miopia, terei um exame de oftalmologia em 30 dias, é possível me submeter a cirurgia e ainda sim ter sucesso no teste de oftalmologia da Polícia?
Dr. Marco Kroeff
8 Anos AtrásIgor. É possível se seus exames permitirem. Mesmo assim você precisa contar que podem haver imprevistos na sua cirurgia e a sua recuperação demorar um pouco mais.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Ana Maria
8 Anos AtrásFiz a Lasik em maio/2016. Estou enxergando bem de perto, mas a visão é embaçada e de longe que exergava bem, agora não consigo ver com nitidez. Já estou usando o terceiro colírio diferente. O médico diz que está ótimo. O que acontece? Seria o caso de nova cirurgia?
Obrigada,
Ana
Dr. Marco Kroeff
8 Anos AtrásAna. Eu precisaria lhe examinar para poder dar uma opinião sobre o que está acontecendo no seu caso.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Talles Mendes
8 Anos AtrásDoutor, boa noite,
desde os 5 anos de idade tenho problemas de visão, astigmatismo e hipermetropia. Quando estava com 30 anos, em 2008, fiz a cirurgia refrativa, PRK. Antes da cirurgia tinha cerca de 1 grau para perto e 3,50 para longe. Mas não tinha miopia. Fiz a cirurgia e correu tudo bem. Somente num dos olhos restou 0,50 para perto. Ocorre que depois de uns 3 anos, ao sentir desconforto durante a noite, procurei o oftalmo e descobri que estava com 0,50 grau de miopia. Achei estranho pois nunca tinha tido quadro de miopia na vida. Hoje, a pós 6 anos do retorno dos problemas de visão, estou com 2 graus de miopia. O oftalmo que trato atualmente afirma que pode ter ocorrido uma hipercorreção. Estou muito receoso com isso. Como hoje sou míope, minha visão é muito pior que antes da cirurgia, e estou com medo de essa evolução não parar. Tem subido muito. O que pode ter ocorrido? É normal após a cirurgia vir outro tipo de problema? Muito obrigado!
Dr. Marco Kroeff
8 Anos AtrásTalles. Em primeiro lugar aos 30 anos não existe grau de longe diferente do grau de perto. O grau de longe e de perto é o mesmo nesta idade. Se você realmente era hipermétrope e hoje está míope, então pode ter havido hipercorreção. Difícil opinar sem ter acesso aos seus exames pré-operatórios e sem ter como examiná-lo.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Fabio
8 Anos AtrásBoa tarde Dr.
Fiz a minha cirurgia Lasik a 7 dias.
Tinha graus de miopia e 2,75 de astigmatismo cada olho.
O olho direito já estava nítido e podia enxergar perfeito desde o dia seguinte a operação.
O olho esquerdo que é o problema, até hoje ainda enxergo embaçado do mesmo jeito, como se tivesse sem óculos com astigmatismo da mesma maneira. O meu oftalmo diz que “vai melhorar”, mas estou muito preocupado.
Você sabe me dizer se realmente isso é normal e se pode ficar tão bom quanto o outro olho?
Obrigado!
Dr. Marco Kroeff
8 Anos AtrásFabio. Se você fez Lasik nos dois olhos o pós operatória deveria ser similar nos dois olhos. Se um dos olhos não está enxergando bem é porque houve algo de diferente neste olho. Converse com seu médico para esclarecer isso.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Fabio
8 Anos AtrásOlá doutor.
Hoje completa 30 dias da minha operação.
Ainda não enxergo com o olho esquerdo e percebi que o direito piorou um pouco.
Acabo de fazer o exame do retorno e o resultado é muito triste, agora tenho 1 de astigmatismo e 1/2 grau de hipermetropia no olho esquerdo, 0,5 de miopia e 0,25 de astigmatismo no direito, por isso não enxergo nada desde o dia da operação.
Meu médico disse que acha que ficou pouco grau e que não aconselha o retorque, o problema é que eu mal consigo trabalhar desta forma e está prejudicando minha carreira (sou analista de sistemas).
Pode me aconselhar se eu devo exigir um retoque nos dois olhos? Acha que poderia melhorar? Eu não estou nenhum pouco satisfeito com o resultado.
Silvia
8 Anos AtrásBom dia.
Fiz a Lasik a 1 mês atrás, mas na hora do vácuo ouve um problema em um dos olhos, foi feito o corte, mas o laser não foi aplicado.
Gostaria de saber quanto tempo é necessário para se fazer a cirurgia no olho não operado, já que o médico falou que seria feito com a outra técnica, a PRK.
Dr. Marco Kroeff
8 Anos AtrásSilvia. Não sei qual foi o problema que ocorreu, mas eu normalmente espero 3 meses para fazer uma nova operação.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Andreia Conceicao Conte
8 Anos AtrásBoa Noite
Dr Marco
Eu fiz Lasik a 16 anos eu tintha 21 para 22 anos e atualmente tenho 37 e meu grau de miopia e astigmatismo voltou era 4,75 e atualmente está em 1 grau.
Para visualizar slides no dia a dia a uma distancia de 2 a 3 metros e para legendas eu preciso do óculos para essa distancia, no demais não.
Eu gostaria muit0 e fazer para eliminar a miopia e até o estigmatismo se for o caso.
é possivel?
Andreia
Dr. Marco Kroeff
8 Anos AtrásOi Andreia. É possível reoperar. Mas isso depende do resultado dos seus exames. É preciso fazer uma consulta para avaliar isso.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Matias
8 Anos AtrásOlá Dr.
Minha dúvida é a seguinte:
Eu fiz uma prk apenas no olho esquerdo pois o direito não tem
Expressura suficiente,
Acontece que após 4 meses eu continuo com dificuldades pra ler e enxergar de perto,
Eu tinha cerca 6.5 graus de miopia
Voltei ao meu médico e ele me disse que o que eu tenho agora é hipermetropia causado pelo próprio laser na hora de corrigir a miopia.
Dr. Marco Kroeff
8 Anos AtrásOi Mathias. E qual a sua dúvida?
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Matias
8 Anos AtrásOlá Dr.
Minha dúvida é a seguinte:
Eu fiz uma prk apenas no olho esquerdo pois o direito não tem
Expressura suficiente,
Acontece que após 4 meses eu continuo com dificuldades pra ler e enxergar de perto,
Eu tinha cerca 6.5 graus de miopia
Voltei ao meu médico e ele me disse que o que eu tenho agora é hipermetropia causado pelo próprio laser na hora de corrigir a miopia,
Minha pergunta
A correção desta hipermetropia depende também da expressura da córnea?
Porque minha córnea já está no limite.
Dr. Marco Kroeff
8 Anos AtrásSeria importante saber sua idade e qual o grau que ficou. E claro ter acesso aos seus exames de córnea antes e depois da cirurgia.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Valdirene
8 Anos AtrásFiz a tal da PRK a 12 dias e tinha de miopia no olho direito 4,5 e de astigmatismo 4, no olho esquerdo tinha 3 de miopia e 1 de astgmatismo mas minha visão está muito embaçada é normal?
Estou muito preocupada e arrependida até então
Dr. Marco Kroeff
8 Anos AtrásCom a ténica PRK é normal a visão demorar um pouco para atingir a acuidade definitiva. Mas acho importante você questionar isso ao seu médico nas consultas de pós-operatório.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Rodrigo
8 Anos AtrásBoa tarde Dr. Marco, tudo bem?
Tenho 30 anos e fiz a cirurgia corretiva há mais ou menos 5 anos, após 3 anos estáveis. Tinha astigmatismo e miopia ( 4 graus OD e 3 graus OE +-).
Ano passado fui consultar e estava com 0,5 de miopia no OE e 2,25 no OD. Além disso, 2 anos atrás fiz um crosslink para estabilizar o ceratocone.
Fui ontem consultar novamente e teve um aumento de 1,75 em cada olho na miopia. Fiquei assustado com esse aumento, pois queria que estabilizasse logo para já fazer a cirurgia novamente.
Devo me preocupar com esse aumento todo ou ele pode ocorrer?
Desde já agradeço.
Dr. Marco Kroeff
8 Anos AtrásRodrigo. Em primeiro lugar eu não indico cirurgia refrativa a laser para pacientes com ceratocone. Mesmo fazendo crosslink os resultados refrativos não são estáveis além do risco de descompensar o ceratocone. Para mim ceratocone é contraindicação absoluta para fazer cirurgia com excimer laser.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Isabela
8 Anos AtrásBom dia Dr.
A 20 dias fiz a cirurgia Lasik para corrigir 5 e 5,25 graus de miopia, porém o medico constatou que tem um resíduo de 0,50 e 0,25 e recomendou fazer um retoque.
Gostaria de saber a sua opinião sobre esse retoque, o tempo é adequado, há possibilidades de não ficar 100% ou ainda ocorrer outras complicações?
Dr. Marco Kroeff
8 Anos AtrásOi Isabela. Em primeiro lugar eu não faço retoque em tão pouco tempo. Em segundo, se o resíduo foi tão pequeno eu não indicaria retoque. Se o resíduo for este mesmo, isso está dentro da margem aceitável e esperada da cirurgia e é totalmente compatível com boa visão sem óculos.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Elaine
8 Anos AtrásBoa tarde!
Tenho 56 anos e fiz a dois meses a cirurgia presbilasik , de perto ótimo já encherão bem, mas de perto mesmo pois com uns 50 cm de distância ficou muito pior do que era antes, tenho muito ardor, muita sensibilidade a claridade, e não enxergo quase nada de longe, placas de trânsito, rosto das pessoas, preços nas gôndolas de super mercado, em fim estou muito chateada e preocupada, o médico que me operou diz que demora, mas será normal piorar tanto é demorar tanto para recuperar a visão? Será que vou recuperar mesmo?
Obrigada
Dr. Marco Kroeff
8 Anos AtrásOi Elaine. Eu não faço a cirurgia presbilasik pois não gosto do resultado. Muitos pacientes ficam com queixas em relação à qualidade da visão.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Vivian Assumpção
8 Anos AtrásBom dia Doutor
Tenho 29 anos, 2,75 de miopia e 1,5 astigmatismos no OD e 2,5 de miopia e 1,0 de astigmatismo no OE, olho predominante é o esquerdo e fui buscar informações sobre a lasik orientada pela oftalmologista a corrigir apenas a visão do olho predominante no caso OE e não operar o OD, para ficar menos dependente do óculos depois dos 40 anos, isto procede pois estou com receio do resultado da cirurgia corrigindo apenas a visão de um olho
Dr. Marco Kroeff
8 Anos AtrásOi Vivian. Se você ficar com miopia em um dos olhos, este olho terá boa visão de perto após os 40 anos. Mas eu não deixaria todo o grau que você tem no OD. Eu corrigiria o astigmatismo e deixaria no máximo 1,50 grau de miopia. Isso pensando no longo prazo. Você só vai perceber o benefício disso após os 40 anos.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
.
Marcos Friedrich
8 Anos AtrásOlá Doutor Marco
Tenho a córnea com 540 microns de espessura e cerca de 12 graus de miopia.
Caso faça a primeira aplicação de laser no método Smile, corrigirá no máximo 10 graus.
É possívelegal reoperar através do prk para corrigir os outros dois? Qual a espessura necessária para correção deste grau?
Obrigado
Dr. Marco Kroeff
7 Anos AtrásMarcos. Essa resposta não é tão simples como você imagina. Vários fatores precisam ser avaliados. Marque uma consulta com um cirurgião da sua confiança e faça uma avaliação e esclareça suas dúvidas na consulta.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Jaynara
7 Anos AtrásOlá Dr.
Tem aproximadamente 50 dias que fiz a cirurgia PRK. Ficava testando meus olhos separadamente e meu olho esquerdo (que era o pior antes da fazer a cirurgia) eu estava enxergando perfeitamente, enquanto o direito noto ainda um embaçamento e realmente nao fica tao nítido quanto o olho direito. Fui ao médico agora e de fato o olho esquerdo zerou enquanto o olho direito tem 0,50 de astigmatismo. Antes eu tinha 1,50 nesse olho (direito).
Quais sao possibilidades desse grau zerar? Tenho que aguardar mais tempo? Pois meu médico disse q vou voltar a fazer novamente os exames só daqui há três meses e pra eu continuar usando Systane somente… e que tem um prazo de até 6 meses para que talvez esse grau diminua… sendo que ele disse q já está cicatrizado. Queria uma orientação sua pra saber se realmente esse grau pode diminuir ou a conduta correta do médico a ser seguida. Obrigada!
Dr. Marco Kroeff
7 Anos AtrásOi Jaynara. Realmente o PRK pode lever mais tempo para estabilizar. De qualquer forma, ficar com zero grau em um olho e meio grau em outro é um excelente resultado. Mas o resultado definitivo pode levar alguns meses.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Michel Eduardo
7 Anos AtrásDr. Marco, Bom Dia
Fiz a cirurgia lasik, aproximadamente uns 10 dias, porém ainda estou com a vista um pouco embaçada, isso é normal? Tem dia que parece estar bom, mas tem dia que fico meio incomodando. Será que não deu certo? Tinha 3,75 de Hipermetropia + 1,75 de Astigmatismo.
Dr. Marco Kroeff
7 Anos AtrásOi Michel. Correções de hipermetropia podem demorar um pouco mais de tempo para estabilizar.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Michel Eduardo
7 Anos AtrásDr. Marco, Boa Noite.
Passado 20 dias o médico informou, que apenas o olho esquerdo ficou 0,50 grau, tanto do astigmatismo quanto hipermetropia. É recomendado que faça novamente para zera, visto o direito ter zerado por completo?
Ele me pediu para aguardar 90 dias, para novo teste, nesse período é possível que aumente ainda mais o grau, ou ele fica estável neste 0,50.
Abraço
Henrique Martins
7 Anos AtrásBoa Tarde Doutor!
Fui submetido a cirurgia Lasik a 1 mês e meio atrás, na última consulta junto com o oftalmologista ele percebeu que fiquei com 0,50 de miopia (OD) e 0,25 de miopia (OE). No olho esquerdo sinto minha visão boa e não sinto nenhum problema, mas no olho direito sinto a visão bem embasada. O que pode estar causando isso? Durante o pós tive um pequeno problema de pressão nos olhos.
Dr. Marco Kroeff
7 Anos AtrásHenrique. Não sei que grau você tinha antes da cirurgia, mas resíduos de até meio grau, dependendo de quanto você tinha antes da cirurgia é um excelente resultado. Nenhum médico pode prometer zerar o grau pois a córnea cicatriza depois da cirurgia e isso pode causar algum resíduo. Se você ficou com -0,50 e -0,25, isso é totalmente compatível com a vida sem óculos.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Washington
7 Anos AtrásDr. Marco, Boa tarde.
Fiz a cirurgia tem uns 8 anos e sinto q está embaçando um pouco a visão.
fiz um exame e acusou mais ou menos 0,50. eu posso refazer a cirurgia sem nenhum problema?
Dr. Marco Kroeff
7 Anos AtrásWashington. Eu precisaria ter acesso aos seus exames para opinar se você pode reoperar. Mas já adianto que eu não indicaria cirurgia para um grau tão pequeno.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Marcos
7 Anos AtrásDr. Marco, boa tarde.
Estou com cinco meses de pós PRK personalizada, e minha visao noturna está prejudicada devido principalmente aos starburts, nao consigo ter concentracao em ambientes externos, as luzes ficam cheias de raios ao redor, mesmo durante o dia, vejo isso em pequena proporção em certos tipos de luzes. Notei q há uma diferença entre minha pupilas, uma é relativamente maior q a outra, sendo q essez efeitos são maiores nesse olho dr pupila maior
Dr. Marco Kroeff
7 Anos AtrásMarcos. Não tenho informação sobre seus exames antes da cirurgia para poder responder. Mas correção de graus altos em pacientes com pupilas de diâmetro aumentado podem gerar o tipo de queixa que você tem. Algumas vezes é possível fazer algum tipo de retoque para melhorar isso, mas não posso opinar se esse é o seu caso sem examiná-lo.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Marcos
7 Anos AtrásDr. Marco, boa tarde.
Estou com cinco meses de pós PRK personalizada, e minha visao noturna está prejudicada devido principalmente aos starburts, nao consigo ter concentração em ambientes externos, as luzes ficam cheias de raios ao redor, mesmo durante o dia, vejo isso em pequena proporção em certos tipos de luzes. Notei q há uma diferença entre minha pupilas, uma é relativamente maior q a outra, sendo q esses efeitos são maiores nesse olho de pupila maior.
Gostaria de saber se o colírio Alphagan z pode ser usado para corrigir esse problema, ele deve ser usado continuamente para evitar os sintomas ou depois de um período de uso esses efeitos nao aparecem mais? Uso prolongado faz o colírio perder o efeito?
Exite algum óculos que corrigi isso?
Estou muito apreensivo, o meu medico so fala que isso vai passar, tenho retorno daqui um mes com ele e vou falar sobre esse colírio.
Dr. Marco Kroeff
7 Anos AtrásMarcos. Faço muitas cirurgias com a técnica PRK e posso afirmar que as suas queixas não costumam acontecer quando a cirurgia é bem planejada, com zona óptica cirúrgica compatível com o diâmetro pupilar, com excimer laser com zona de transição adequada e desde que a curvatura residual da córnea fique dentro de parâmetros aceitáveis. Sobre o Uso de Alphagan, este colírio é usado para tratamento da hipertensão ocular e causa uma diminuição do tamanho da pupila. Por isso tende a melhorar a visão em pacientes em que a zona de tratamento cirúrgico é menor que o diâmetro da pupila. Mas isso você deve conversar com seu médico para verificar os riscos e benefícios de utilizá-lo.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Michel Eduardo
7 Anos AtrásDr. Marco, Boa Noite.
Passei pelo procedimento lasik em janeiro, passados os 03 meses retornei ao oftalmo, e foi informado que permaneceu 0,50 no esquerdo e 0,75 no direito. Ainda tenho ficado com a vista um pouco embaçada em alguns horários do dia, principalmente a noite, é normal devido ao tempo? Já se passaram 4 meses.
Meu médico sugeriu fazer o retoque da cirurgia para zerar o que ficou, é recomendado? Mesmo reoperando é possível que ainda restam grau, ou devido ser baixo será zerado?
Andrea A.
7 Anos AtrásBoa tarde! Estou com a seguinte dúvida, a 2 anos e meio fiz a correção da miopia pelo método PRK, e alguns meses depois tive que fazer um retoque pois restou um pouco do grau. Senti meus olhos muito mais sensíveis depois da operação, tomei por um tempo o predsilona para a sensibilidade. Hoje 2 anos e meio depois estou notando que o grau está voltando, não enxergo muito bem de longe, e depois de mexer no celular e no computador então.. fica muito embaçado e após um tempo a visão volta mas não votla 100%. Acredito que tenha voltado minha miopia, e a minha dúvida seria, se eu operar novamente a sensibilidade vai piorar? Nunca senti meus olhos tão sensíveis como antes… eles são azuis claros e em dias com chuva mas que está claro o dia… nuvens claras, eu preciso do óculos solar pois ainda sim doem pela claridade. Te pergunto porque talvez meu médico diga que eu posso fazer somente para fazer o serviço dele mas eu tenho muito medo de piorar… aí eu prefiro voltar a usar óculos.
Obrigada desde já!
Dr. Marco Kroeff
7 Anos AtrásAndrea. Precisaria avaliá-la para verificar qual a causa de suas queixas. Mas se sua visão piora para perto depois de ficar algumas horas olhando para o celular e/ou computador arrisco dizer que você não está com miopia, mas com hipermetropia, o que significa que houve uma hipercorreção.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Henrique Guimarães
7 Anos AtrásBoa Tarde, Dr. Marco
Fiz a lasik a mais ou menos 3 meses, infelizmente, fiquei com grau residual de 0,25OE e 0,75OD de miopia. Meu médico disse que meu olho tem total condições de reoperar mas tenho um pouco de medo porque ainda sinto algumas ”pontadas” no olho direito (olho no qual fiquei com mais grau residual). Sempre ouço do médico que meu olho não tem absolutamente nada que explica a leve dor que sinto, estou ficando preocupado. O Sr. saberia me dizer quais as possíveis causas dessa leve dor?
Dr. Marco Kroeff
7 Anos AtrásHenrique, não sei que grau você tinha, mas este é um ótimo resultado se o seu grau era grande. Não tenho como saber a causa da sua dor sem examiná-lo.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Henrique Guimarães
7 Anos AtrásMeu grau inicial era 3,00 em ambos os olhos.
Junior
7 Anos AtrásOlá, Dr.
Fiz a PRK há 2 anos e 4 meses em ambos os olhos para correção de 2 graus de miopia. Zerou e ficou excelente.
Fiz um exame de rotina nesta semana, e foi constatado uma miopia bem pequena de 0.25 em somente um olho. É recomendável fazer a correção agora ou aguardar mais ou pouco? A principio não me incomoda, mas só o fato de saber que algo voltou já me preocupa.
Por gentileza, me ajude.
Dr. Marco Kroeff
7 Anos AtrásJunior. Esse grau é insignificante.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Taiane
7 Anos AtrásDr. Marco, Boa tarde.
Há uns 15 dias fiz a cirurgia Lasik o olho direito está 100% o esquerdo ainda tem 0,75 de grau meu oftalmologista pediu para eu voltar daqui a 10 dias para ele verificar se esse grau continua e se sim marca para fazer retoque, gostaria de saber se é preciso repetir os exames para fazer o retoque? Depois do retoque a visão geralmente fica 100%? Depois de quanto tempo da primeira cirurgia é aconselhável a fazer o retoque? Estou com um pouco de receio pois o olho já fica sensível imagina ter que fazer o procedimento novamente em um olho já operado. Mas se preciso irei fazer sim pois tenho medo de daqui a algum tempo esse 0,75 aumentar e eu ter que voltar a usar óculos, tudo que eu não quero.
Dr. Marco Kroeff
7 Anos AtrásOi taiane. Eu não faço retoque com menos de 60 dias de cirurgia nos casos de Lasik. E se você ficou “zerada” em um dos olhos eu não retocaria o olho que ficou com -0,75, pois este resíduo de grau vai lhe ajudar com a visão de perto que piora após os 40 anos.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Daniele
7 Anos AtrásOlá Dr. Marco,
Fiz uma correção de miopia há 9 anos atrás aos 24 anos de idade, pela técnica Lasik, tinha miopia de 6 graus no OE e 4 no OD. a cirurgia foi um sucesso…sai de lá com os 2 olhos paraticamente zerados…entretanto nos ultimo 2 anos tenho percebido algumas alterações na minha visão a distância, principalmente a noite. Consultei um oftalmo e ele disse que uma nova cirugia não é indicada… me receitou óculos para mas disse que eu poderia usar somente quando sentisse algum desconforto… assitir tv… dirigir a noite… tenho usado óculos a noite pricipalmente e percebo que tem piorado desde então como se quanto mais eu uso os óculos mais precissasse deles…
faz sentido?
Obrigada
Dr. Marco Kroeff
7 Anos AtrásOi Daniele. Se você se acostuma com a visão melhor dos óculos vai sentir mais falta dele. E se seu grau está progredindo você também precisará cada vez mais dos óculos.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Oséias
7 Anos Atrásolá, Fiz PRK ha 8 anos, agora começo a sentir dificuldades para longe no olho esquerdo e pequena dificuldade para perto no olho direito.
Farei exames para ver o grau, se for preciso usar oculos, posso reoperar? ou terei que novamente esperar estabilizar para ai então fazer a reoperação?
Desde já agradeço.
Dr. Marco Kroeff
7 Anos AtrásOséias. Difícil opinar sem saber nada sobre seu caso e sem lhe examinar. Consulte um oftalmologista de sua confiança para esclarecer isso.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Flavia de Oliveira
7 Anos AtrásDr, fiz PRK há quase 5 meses, para hipermetropia. Após a cirurgia, tive algumas complicações e fui consultar mais 4 médicos, porque o cirurgião banaliza todas minhas queixas. No início, ficou zerado no OD e 0,75 no OE. Mas agora já evoluiu para 0,75 OD e 1,75 OE.Fora o astigmatismo que eu nunca tive. Meus olhos estão muito secos e uso colírios o dia todo. Cerca de 1 mês após a cirurgia tive 2 episódios de DPV em AO. Este descolamento de vítreo pode ter sido causado pela cirurgia? Ou seja, na literatura médica existe ligação entre estas duas coisas, talvez em função do olho seco e dos estímulos que ele provoca na musculatora anterior dos olhos? Mais um sintoma estranho surgiu cerca de 1 mês após: vejo halos ( ou raios) de luz amarela forte circular em torno no meu campo mais aberto de visão. É como um único circulo que não se fecha em cima e nem embaixo. Vejo tanto de olhos fechados como abertos e mais forte quanto menos luz ambiente. No escuro são mesmo muito brilhantes. Este círculo de luz é dinâmico e se intensifica quando movo os olhos na horizontal. Nenhum médico sabe do que se trata. Não tenho enxaqueca e este círculo é sempre igual. Uma médica aventou a possibilidade de ser algum estímulo elétrico da retina em torno da área em que o laser atuou. Por isto fica mais forte quando, no escuro, a pupila dilata. Estou cética quanto a esta opinião…Fiz eco dos olhos e não mostra nada. Aparentemente, a retina está aderida. Pode-se depreender alguma coisa disto tudo? Grata pela atenção, desde já.
Dr. Marco Kroeff
7 Anos AtrásFlavia. PRK não influencia em nada O DVP. Se fosse lasik sim. O cirurgia é feita na córnea, não interfere em nada na retina e durante a cirurgia o olho não é submetido a nenhuma oscilação de pressão (o que ocorre no Lasik) que poderia justificar o DVP. Sobre as luzes circulares e periféricas, isso provavelmente se deve à parte periférica do vítreo que é mais aderida à retina, que não descolou ainda e que está tracionando a retina periférica. Se tudo já foi descartado, uma eco bem feita mostra se o vítreo periférico ainda está aderido e por isso causando tração e esta fotopsia. Se for essa a causa, é passageiro. Ainda sobre a cirurgia, PRK não é a técnica adequada para corrigir hipermetropia. Geralmente há regressão importante do grau depois de alguns meses. Mas algumas vezes é o que o convênio paga e se o paciente não quer pagar o custo para fazer o Lasik (que é a melhor técnica para hipermetropia) o médico acaba realizando o PRK. Eu sempre informo meus pacientes sobre isso. O “barato” muitas vezes sai caro.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Rafael Oliveira
7 Anos AtrásOlá, Dr Marco.
Tenho 31 anos incompletos. 9,5 de miopia e 0,25 de astigmatismo em cada olho. Minha paquimetria deu 540 micras olho OE, 542 OD. Apresentei buracos atróficos e lattice na retina, mas já operei recentemente ambas com fotocoagulação. A médica cirurgiã não autorizou minha cirurgia, pois, segunda ela, ainda sobraria uns 3,0 graus mesmo usando a lasik. Disse também que não opera retinas que tiveram problemas.
Qual sua opinião? O que faria para me livrar dos óculos ?
Desde já, agradeço. Fiz a mesma pergunta em seu site.
Att, Rafael Oliveira
Dr. Marco Kroeff
7 Anos AtrásRafael. Com a técnica PRK se consegue corrigir um grau maior do que com Lasik. Claro que para operar graus altos precisa-se de um laser mais atual, com ablação mais suave e com boa zona de transição. Além de utilizar mitomicina para controle da cicatrização excessiva. Mesmo assim talvez sobre algum resíduo. No seu caso o objetivo da cirurgia seria diminuir muito o grau e não zerar. Mas acredito que se consiga corrigir quase tudo – dependendo dos seus exames.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
REJANE DANTAS PORTO
7 Anos AtrásOLÁ DR MARCO..
TENHO 42 ANOS E MEU GRAU É +6 E -2,5 DO OLHO DIREITO E +6 E -3,25 NO OLHO ESQUERDO, E ADIÇÃO PARA PERTO DE 1,5 NOS DOIS OLHOS. MINHA INDICAÇÃO CIRÚRGICA É COM TROCA CRISTALINO. QUAIS AS COMPLICAÇÕES QUE PODEM TER..
Dr. Marco Kroeff
7 Anos AtrásRejane, eu não indicaria essa cirurgia para você com 42 anos de idade.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Rafael
7 Anos AtrásDr. Marco, boa noite!
Me submeti ao lasik faz 1 semana e meia. Eu tinha 5.75 de miopia no OD e 5,25 de miopia no OE. Tbm tinha 0.25 de astigmatismo em um dos olhos.
Fiz o lasik no dia 28/07, em ambos os olhos, no laser allegretto eye-q 400hz. No retorno de 3 dias após a cirurgia, minha médica avaliou meu grau e disse que tinha havido uma hipercorreção, ficando 0,75 de hipermetropia em cada um dos olhos e já falou em fazer o retoque. Pediu para eu retornar com 7 dias. Voltei com 7 dias e ela avaliou de novo o meu grau, afirmando que ele continuava em 0,75 de hipermetropia em cada olho. Ela sugeriu a realização do retoque pro dia seguinte, mas, como fiquei assustado com a velocidade de tudo, não tive coragem.
Hoje estou com uma semana e meia de cirurgia, mais ou menos, não sinto que atingi minha melhor visão à distância, sinto um pouco de desconforto na leitura de perto e ainda sensibilidade à luz. Tbm passei a observar um grande número de moscas volantes.
Gostaria de saber se esse resultado é considerado de sucesso (resquício de 0,75 de hipermetropia).
O senhor aconselha a realização do retoque?
é possível que esse grau ainda regrida e eu atinja a visão ideal?
com quanto tempo se tem a definição do grau que a pessoa vai ficar após o lasik?
preciso me preocupar com essas moscas volantes?
posso ainda alimentar a esperança de regressão desses 0,75 de hipermetropia?
Essa hipermetropia é mais nociva pra minha saúde visual do que a miopia?
O retoque traz mais riscos do que a primeira cirurgia?
Desde já agradeço demais a ajuda.
Dr. Marco Kroeff
7 Anos AtrásRafael. Muitas perguntas. Em primeiro lugar é importante considerar sua idade. Se você está longe dos 40 anos e sua visão sem óculos está satisfatória eu não retocaria agora pois o grau pode regredir com o tempo. Quanto às moscas volantes, os pacientes míopes tendem a fazer descolamento de vítreo com o passar dos anos e o lasik pode realmente antecipar isso (que é uma coisa que acabaria acontecendo do mesmo jeito com o tempo). O importante é fazer um bom mapeamento de retina para descartar outros problemas e, se não houver mais nada, meu conselho é: pare de prestar a atenção nas moscas volantes que você aos poucos vais parar de percebê-las. Eu costumo comparar essa situação com a pessoa dirigir e ligar o limpador de para-brisa. Se ficar olhando o limpador ele vai atrapalhar. Se prestar a atenção na estrada não vai mais enxergar o limpador. Claro que essa é uma comparação exagerada, mas acredite, se o cérebro “filtra” o limpador de para-brisa, as moscas volantes, que são praticamente transparentes não vão atrapalhá-lo se você decidir não prestar atenção nelas.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Juliana Medrado
7 Anos AtrásBoa tarde,
A 10 anos utilizo óculos, no mes de Março de 2016 o OD 4,75 OE 5,00, Dezembro de 2016 OD 5,00 e OE 5,50, Maio de 2017 OD 5,00 e OE 5,25, Agosto de 2017 OD 5,00 E OE 5,50. A minha duvida é posso fazer a cirurgia para correção ou terei que aguardar mas um pouco ?
Dr. Marco Kroeff
7 Anos AtrásPergunta: todos os exames foram feitos com dilatação pupilar. Qual sua idade?
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Jose Rosario
7 Anos AtrásDr Marco
Meu filho fez a cirurgia PRK (tinha mais de 6 graus) há cerca de 40 dias. Logo na primeira semana havia uma inflamação, o que levou a uso de antibióticos. Hoje passados 40 dias, um dos olhos ainda está embassado e não está tão boa a visão. Estamos preocupados pois ele tem 21 anos, estuda Medicina e é esportista e queríamos muito livra-lo dos óculos. Qual o tempo para saber se vai ficar grau residual e como saber se caso tenha ficado, ele poderá fazer nova cirurgia. Teria que ser PRK ou poderia ser um lasik?
Dr. Marco Kroeff
7 Anos AtrásJosé. Muitas perguntas para serem respondidas sem examiná-lo. O resultado cirúrgico depende de inúmeras variáveis. Na maioria das vezes em que a visão permanece embaçada por mais tempo após um PRK isso se deve à irregularidade no epitélio, que é a camada superficial de células que crescem novamente após a cirurgia. Há maneiras de se tratar esta irregularidade e a experiência do cirurgião em manejar estes pós operatórios é muito importante.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Fabiano graudin
7 Anos AtrásOlá Dr.
Fiz cirurgia de lasik à 7 anos e fazem 2 meses que fiz o retoque. Tenho 35 anos e ao invés de melhorar piorou muito… Parece que meus olhos estão com epitelios. Tenho muita irritação, não consigo ficar sem óculos escuro na claridade e muita coceira. O que devo fazer?? Perdi a fé no meu médico e pelo que pesquisei teria que fazer uma nova cirurgia para remover?? Grande abraço!
Dr. Marco Kroeff
7 Anos AtrásOi Fabiano. Pelo que você diz (“Parece que meus olhos estão com epitélios”) acredito que você esteja com crescimento de células epiteliais na interface do flap que foi levantado para fazer o retoque. Se for isso, é um problema mais chato de ser tratado e o cirurgião precisa ter experiência na resolução de complicações. Hoje tenho convicção de que não vale a pena levantar flaps tão antigos para fazer retoque. O melhor é confeccionar um novo. Isso pelo risco deste tipo de problema.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
William Oliveira
7 Anos AtrásOlá!
Realizei a cirurgia PRK em 2011. eu tinha 21 anos e o grau já estava estabilizado há um bom tempo, sendo recomendada a cirurgia. Meu grau era de 1,75 de miopia nos dois olhos, e um pouquinho de astigmatismo.
Fiquei com a visão perfeita até por volta de 2014, quando o grau começou a voltar. Atuamente estou com 1,5 de miopia e o astigmativo 0,50 em ambos os olhos.
Me falaram que o grau voltou porque minha córnea continuou crescendo, isso é verdade? é comum o grau voltar? eu poderia ter feito o retoque, falaram que eu estava apto, mas fiquei com muito receio de fazer e algo dar errado e minha visão ficar pior.
É recomendado realizar o retoque? atualmente tenho 28 anos. é cedo ou é necessário esperar mais tempo?
Há alguma técnica nova além do LASIK e PRK?
Obrigado!
Dr. Marco Kroeff
7 Anos AtrásOi William. Não é comum o grau voltar quando já está estabilizado. Provavelmente não estava. Quanto à fazer retoque, pode ser feito com segurança desde que seus exames mostrem que isso é possível.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Márcia Almeida de Morais
7 Anos AtrásDr. Eu tinha quase 5 graus nos dois olhos. Fiz minha cirurgia de correção de miopia há 4 anos atrás (abril de 2014). Porém, o meu grau voltou e eu voltei a usar óculos. Tenho duas perguntas. 1)É possível o meu grau voltar ao que era antes? 5 graus? 2) o senhor me aconselha a refazer a cirurgia? Corre risco de cegar? Corre o risco de voltar novamente meu grau? Queria esperar mais, mas estou lendo nos comentários o senhor falando que quanto mais antiga a cirurgia, pior para fazer a recorreção.
Dr. Marco Kroeff
7 Anos AtrásOi Marcia. Se o grau aumentou, provavelmente não estava estabilizado. Seria importante saber sua idade quando fez a cirurgia. Quanto a refazer a cirurgia, isso depende do seu grau e das características da sua córnea. Não falei que é mais difícil fazer a reoperação quanto mais antiga a cirurgia. O que falei é que com o passar do tempo, naqueles pacientes que fizeram Lasik, o melhor é fazer um novo flap ao invés de levantar o antigo, ou fazer um PRK. Mas essa decisão depende de uma avaliação adequada.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Sidney Pinto
7 Anos AtrásBoa noite Dr. Marco Kroeff!
Fui submetido a cirurgia da Lasik há 5 anos(24 anos) , na época tinha 2,5 de miopia em cada olho. Na época a cirurgia foi muito boa e fiquei praticamente zerado em ambos.
Hoje, com 29 anos estava sentindo dificuldades em enxergar de longe, ao retomar ao oftmologista foi detectado 0,75 OE e 0,5 OD de miopia.
Ja incomoda um pouco, em algumas ocasiões em distâncias consideráveis como em um jogo de futebol no estádio já não consigo enxergar.
O SR. Indicaria uma nova cirurgia caso os meus exames desse como apto a reoperar?
É bastante desagradável ter que usar óculos/ lente novamente.
Desde já, agradeço pela atençao e uma boa noite!
Dr. Marco Kroeff
7 Anos AtrásOi Sidney. Com este grau baixo você não é dependente dos óculos. É possível operar mas eu não indicaria.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
SYLVIO GOUVEA FRANCO
7 Anos AtrásDr. Marco, boa tarde. Fui submetido a cirurgia Lasik há 12 anos e possuía 9 graus de miopia .A cirurgia foi bem sucedida e não precisei usar óculos. Atualmente tenho 53 anos e encontro-me com 2,5 de miopia. Gostaria de saber se é aconselhável reoperar, caso possível, em razão da minha idade e se o senhor poderia indicar um bom profissional na cidade do Rio de Janeiro. Desde já agradeço a sua atenção
Dr. Marco Kroeff
7 Anos AtrásOi Sylvio. Com 2,5 graus de miopia sua visão de perto é ótima sem óculos. Se você corrigir este grau precisará de óculos para perto. Uma alternativa é você corrigir a miopia residual apenas em um dos olhos. Neste caso terá um olho melhor para longe e outro melhor para perto. Do ponto de vista de independência dos óculos funciona muito bem. Claro que para saber se é possível no seu caso reoperar é preciso fazer uma avaliação adequada. No RJ eu indicaria o Dr. Renato Ambrosio ou o Dr. Tiago Bisol.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Michel Eduardo
7 Anos AtrásDr. Marco, Boa Noite.
Passei pelo procedimento lasik em janeiro, passados os 03 meses retornei ao oftalmo, e foi informado que permaneceu 0,50 no esquerdo e 0,75 no direito. Ainda tenho ficado com a vista um pouco embaçada em alguns horários do dia, principalmente a noite, é normal devido ao tempo? Já se passaram 9 meses.
Meu médico sugeriu fazer o retoque da cirurgia para zerar o que ficou, é recomendado? Mesmo reoperando é possível ainda restar grau, ou devido ser baixo será zerado?
Dr. Marco Kroeff
7 Anos AtrásMichel, dependendo do grau que você tinha antes da cirurgia este resíduo de 0,50 e 0,75 pode ser um ótimo resultado. Provavelmente seja possível fazer um retoque, mas isso precisa ser avaliado. Normalmente não fica resíduo após o retoque.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Michel Eduardo
6 Anos AtrásPrezado Dr. Marcos
Em nova consulta após 12 meses da Lasik, tive o segundo diagnóstico?
Antes eu tinha:
OE 3,75 Hipermetropia + 1,90 Astigmatismo ambos com eixo 180
OD 3,50 Hipermetropia + 1,90 Astigmatismo ambos com eixo 180
Após 12 meses da Lasik:
OE 0,75 Hipermetropia + 1,80 Astigmatismo ambos com eixo 175
OD 0,75 Hipermetropia + 1,80 Astigmatismo ambos com eixo 010
No caso do retoque, seria recomendado neste caso?
Meu medo é modificar novamente o eixo, é possível que o OE retorne para 180 e o OD não caia mais que 175, pois percebi que o eixo do OE deixou a visão meio embaçada.
Dr. Marco Kroeff
6 Anos AtrásMichel. Pelas suas informações vê-se que o efeito da cirurgia foi a correção de 3,00 graus de hipermetropia, sem alterar praticamente o astigmatismo. Você fala em “medo de modificar o eixo”. Em termos práticos o eixo mudar de 180 para 175 ou 10 não faz nenhuma diferença. Não se preocupe com isso. É possível fazer retoque na maioria dos casos. Você precisa avaliar isso com seu médico e decidir pesando o custo-benefício deste novo procedimento.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Beatriz
7 Anos AtrásBoa noite, dr,
Farei 21 anos esse mês e desde os 7 anos sonho com a cirurgia. Hoje, tenho 5.25 OE e 5.50 OD de miopia, com grau estável desde 2014. Fui a um oftalmologista que iniciou os exames, mas seria particular, então fui a um oftalmo do plano que disse que, pela minha idade, ele esperaria mais 1 ou 2 anos não para a estabilização do grau, mas sim pelo “colágeno” no olho, que tornaria a cirurgia mais segura daqui há 2 anos. Não entendi, pois nunca li nada a respeito, e não encontrei essa informação na internet. Devo procurar outro médico? Isso procede? Obrigada!
Dr. Marco Kroeff
7 Anos AtrásBeatriz. Se seu grau está estável desde 2014, você já poderia fazer a cirurgia. Mas quanto maior o tempo de estabilidade, principalmente em pacientes jovens, maior a segurança de que a miopia não voltará a aumentar.
Um abraço.
Dr. Marco Antonio Kroeff
Adalto
7 Anos AtrásTenho 47 anos. Posso fazer cirurgia apos ceratomia radial tenho astigmatismo 2.00 e hipermetropia 1.75l
Dr. Marco Kroeff
7 Anos AtrásAdalto. A cirurgia a laser após ceratotomia radial é muito imprevisível. Com o seu grau eu não indicaria.
Um abraço.
Dr. Marco Antonio Kroeff
Marcio
7 Anos AtrásOlá Dr.
Fiz PRK há 3 anos para correção de 2,50 de astigmatismo nos dois olhos e 2,0 de miopia no olho direito e 1,50 de miopia no esquerdo. Após a cirurgia ficou com 1,00 de astigmatismo em cada olho. Há 1 ano fiz o retoque no olho esquerdo, que era o olho que enxergava melhor, no entanto, após o retoque, mesmo tendo o grau zerado, percebo que a visão ficou pior para distâncias maiores e passei a ter aberrações visuais de alto grau, como starburts, glare, halo, ofuscamento, o que não tinha antes. Seria indicado uma nova cirurgia para correção dessas aberrações? O que o sr. indicaria?
Dr. Marco Kroeff
7 Anos AtrásOi Marcio. Eu indicaria fazer uma avaliação para verificar o porque da sua queixa para então verificar qual a melhor solução.
Um abraço.
Dr. Marco Antonio Kroeff
Claudinei Pereira
7 Anos AtrásFiz a cirurgia em 2000, a em 2016 comecei a ter dificuldades para leitura. Desde então estou usando oculos, mas não me sinto a vontade. Seria possivel uma nova cirurgia?
Dr. Marco Kroeff
6 Anos AtrásClaudinei. Existem possibilidades cirúrgicas para correção da visão de perto, mas você precisa fazer uma avaliação para que se verifique se é possível no seu caso.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Marcia
6 Anos AtrásDr,
Acho que cometi um grande erro. Giz a correção de miopia e astigmatismo. E me disseram para zerar o grau. Porém agora estou tendo muita dificuldade de ver de perto. Tenho 46 anos. Existe algum procedimento que me ajudaria?
Obrigada
Dr. Marco Kroeff
6 Anos AtrásMarcia. Essa sua queixa é típica de má orientação no pré operatório. O paciente precisa ser avisado de que após os 40 anos surge a presbiopia e que corrigindo a miopia a visão melhora para longe mas fica a dificuldade para perto. A melhor solução (na minha opinião e é o que proponho aos meus pacientes) é deixar um dos olhos com um resíduo de miopia. Assim o paciente enxerga sem óculos para longe e perto.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
igor
6 Anos AtrásOlá Dr.
Fiz lasik a 3 meses a tenho irritação constante nos olhos (sensação de areia), foi visto que tenho uma conjuntivite crônica (blefarite). Isso deveria ter sido considerado antes da cirurgia, no qual me excluiria como candidato?, terei essa sensação de areia pelo resto da vida?, visto que é uma doença crônica.
Dr. Marco Kroeff
6 Anos AtrásIgor. Pacientes com blefarite costumam ter má lubrificação ocular. A técnica de Lasik costuma piorar a lubrificação nos primeiros meses após a cirurgia. Por isso em pacientes com pouca lubrificação eu prefiro a técnica PRK.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Charlene paixao
6 Anos AtrásOla..fiz a cirurgia e tive 100% da visao. Mais 4 anos depois descobrir 2 graus de miopia. Sera que da certo refazer a cirurgia
Dr. Marco Kroeff
6 Anos AtrásCharlene. É possível reoperar em muitos casos. Você precisa fazer uma avaliação para que se verifique se é possível no seu caso.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
JANAINA DE OLIVEIRA BERTHOLINI
6 Anos AtrásOlá Doutor, tudo bem?
Após o processo cirúrgico LASIK, quanto tempo demora para a visão estabilizar?
Dr. Marco Kroeff
6 Anos AtrásJanaina. Normalmente a visão estabiliza em poucos dias.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Rosimar Braga
6 Anos AtrásBoa tarde! Fiz a cirurgia cera tomista radial há 25 anos e nunca zerei o grau,principalmente, do olho esquerdo. Dez anos depois, fiz a laser no olho esquerdo porque achei que iria melhorar a visão e posteriormente faria no outro olho. Não senoite grandes mudanças e resolvi parar porque me decepcionei com os resultados. Hoje em dia, eu já recebi diagnóstico de transplante de corneà e sigo com visao cada vez pior.Tomara que que novas técnicas surjam para ajudar pessoas como eu. Obrigada.
Dr. Marco Kroeff
6 Anos AtrásRosimar. Ceratotomia radial é um procedimento que se fazia no passado e hoje se vê muitos problemas decorrentes desta técnica. Principalmente porque era uma cirurgia muito dependente de habilidade manual e infelizmente muitas foram muito mal feitas. Fazer cirurgia a laser em cima de ceratotomia eu não indico. Os resultados são ruins.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Igor
6 Anos AtrásOlá Dr. Fiz minha cirurgia refrativa há exatos 19 dias, técnica femto lasik. Tinha 8 graus de miopia em cada olho.Na primeira semana pós cirurgia estava com um pequeno embaçamento no olho esquerdo e o olho direito enxergando com extrema nitidez (20/20). No meu primeiro retorno ao medico, que foi no dia seguinte da cirurgia, fui informado que tive um pequeno sangramento do olho esquerdo durante a cirurgia, devido ao longos anos de uso de lente de contato esse olho estava com os vasos mais sensíveis (apesar de eu ter ficado mais de 10 dias sem lente antes da cirurgia). O medico me informou que o embaçamento melhoraria com o tempo. Porém, para a minha surpresa, o olho esquerdo ficou 100% e o olho direito passou a ficar ruim. Na consulta de 7 dias pós cirurgia, foi constatado que eu estava com um pequeno “arranhão” na córnea do olho direito e por conta desse arranhão o exame apresentou um grau de 0,75 de hipermetropia. Sinto que esse olho direito está BEM seco..O medico disse para eu continuar hidratando que esse embaçamento do olho direito melhoraria, mas estou muito preocupado, pois já se passaram duas semanas dessa consulta e ele ainda não melhorou. O senhor acha que pode ter havido uma hipercorreção? Se sim, pq ele só se apresentou após uma semana de cirurgia e na primeira semana ele ainda estava perfeito? Aguardo ansiosamente sua resposta! Obrigado!
Dr. Marco Kroeff
6 Anos AtrásIgor. Em primeiro lugar nenhuma cirurgia refrativa promete “zerar” o grau. No seu caso, tendo 8 graus de miopia, o mais esperado é que fique algum resíduo em algum dos olhos. Portanto, se você está com 0,75 em um dos olhos considere um excelente resultado.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Indi Nilzen
6 Anos AtrásOlá Doutor!
Em 2009 fiz um crosslinking após o diagnóstico de ceratone, e felizmente desde lá minha visão estabilizou. Agora estou com 27 anos e gostaria de fazer correção a laser para não usar mais óculos. Tenho 3,5 graus de miopia e 1,75 de astigmatismo (igual em ambos os olhos). O senhor aconselha fazer, ou existe algum risco devido ao ceratocone?
Obrigado!!
Dr. Marco Kroeff
6 Anos AtrásIndi. Eu não indico cirurgia refrativa em pacientes com ceratocone pelo risco de descompensar o ceratocone. Se você fez crosslink, ao fazer a cirurgia a laser será removida a camada superficial da córnea que foi reforçada pelo crosslink. Caso mesmo assim você decida que quer fazer a cirurgia para corrigir a miopia, pode ser necessário refazer o crosslink posteriormente.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
LETICIA REZENDE DE SOUZA
6 Anos AtrásBoa noite Dr. A 1 ano fiz prk minha hipermetropia zerou porém ficou 1,2 de astigmatismo em ambos os olhos meu médico disse w posso reoperar mas estou com receio de ter halos…moscas volantes qual sua opniao??? Devo fazer o retoque ou faço um óculos para usar no trabalho? ?será w se eu fizer dessa vez vai zerar o astigmatismo e ele disse que pode ocorrer de apresentar uma hipermetropia de 0,5 qdo fizer a correção.
Dr. Marco Kroeff
6 Anos AtrásLeticia. Em primeiro lugar não gosto de PRK para correção de hipermetropia. Geralmente ocorre regressão do resultado. E principalmente não gosto de reoperações de PRK para hipermetropia. A chance de desenvolver Haze (opacificação da córnea) e haver modificação do resultado cirúrgico pela cicatrização é maior que na primeira cirurgia. Para corrigir hipermetropia eu normalmente indico lasik.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Maria Clara Lopez
6 Anos AtrásOlá Dr. Marco,
Estava super ansiosa com a cirurgia quando o meu médico me disse que para a espessura da minha córnea a cirurgia a laser só poderia ser pela técnica prk. Porém, ele me disse que prk é indicado para graus moderados, aproximadamente 4. O que não se encaixaria pra mim já que tenho 5,25 de miopia e 0.50 de astigmatismo, me sobrando apenas a cirurgia com inserção de uma lente, que o plano não cobre e cerca de 21 mil. Pesquisando vi informações que concordam com o que ele disse sobre a técnica prk e, ao mesmo tempo, relatos de pessoas que operaram 8 graus por essa técnica. Fiquei super perdida! Gostaria de uma indicação de profissional em BH, de preferência que atenda pela Unimed.
Obrigada desde já!
Maria Clara
Dr. Marco Kroeff
6 Anos AtrásMaria Clara. Se você tem espessura para corrigir 4,00 graus, você também pode corrigir 5,25 e 0,50 de astigmatismo. Tenho pacientes operados de até de 9,00 de miopia com PRK sem problemas. Nestes casos de grau maior temos que usar uma substância chamada mitomicina para evitar um excesso de cicatrização. Em BH eu indicaria o Dr. Fernando Cançado Trindade.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Fábio
6 Anos AtrásBom dia dr.
Tenho 30 anos e fiz a cirurgia pelo Lasik em novembro/2017. Antes, eu era usuário de lentes de contato por 7 anos e meu grau estava estável. O grau antes da cirurgia refrativa era -6,75OE e -6,5OD, com -0,5 grau de astigmatismo em cada olho. Em fevereiro, retornei à clínica para uma reanálise, pois a visão do meu olho esquerdo não está boa igual a do direito. A doutora que faz os exames não é o mesmo que fez a cirurgia. Com a pupila dilatada, ela observou que o grau foi corrigido para mais, ou seja, estou hipermétrope, com grau 3 OD e 2,75OE. E que eu só estou enxergando bem pois meus olhos estão acomodados, e que daqui há 7 anos provável que a miopia volte por isso. Com isso, ela entrou em contato com o médico que fez a cirurgia que me pediu para retornar em 30 dias, pois 3 meses após a cirurgia estava muito recente ainda. Voltei após esses 30 dias, ele mesmo me examinou, sem dilatar a pupila e mencionou que minha visão está 100%, comentando por alto que não precisa reoperar quando se sobra 0,5 grau, por aí. Achei estranho que comentei o que a outra médica falou sobre a hipermetropia, ele só comentou que ela não é especialista e que correu tudo bem. É isso mesmo? Posso ficar hipermetrope normalmente? Com relação ao olho esquerdo, através do exame com luz direta neste olho, percebeu que tinha uma “linha” na cicatrização que poderia ser a causa da visão um pouco pior do olho esquerdo, e no dia seguinte ele fez um procedimento de limpeza e hidratação deste olho, levantando-se o flap para isto. Hoje faz 3 dias após o procedimento, e percebo que o olho esquerdo continua com visão inferior. O retorno com ele é semana que vem, estou totalmente inseguro agora, pois sei que a visão deste olho continua ruim, quando fecho o olho direito e comparo a visão dá pra notar. Ou seja, parece que este procedimento de hidratação não resolveu o problema. O que o senhor acha que pode ser? Desculpe o texto grande, eu quis detalhar o máximo possível. Eu não importo de ficar com um grau residual, vi seus comentários que é até bom quando chegar aos 40 anos, mas eu só queria que a visão do OE estivesse tão boa quanto à do OD.
Dr. Marco Kroeff
6 Anos AtrásFabio. Com 30 anos, se houve hipercorreção, é possível que isso só seja percebido realmente ao se dilatar a pupila. Sem dilatação a musculatura ciliar dos olhos acomoda a hipermetropia que foi gerada e o grau não aparece, ou aparece pouco. Neste casos a queixa mais comum é dor de cabeça principalmente para leitura. Quanto à estria que você comentou que foi tratada com levantamento do flap e irrigação, não tenho como opinar se era a causa da sua queixa nem se era necessário fazer esse procedimento sem ter lhe examinado. Acho que se você está em dúvida deve procurar alguma indicação de outro médico e consultá-lo para ouvir outra opinião.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
LETICIA REZENDE DE SOUZA
6 Anos AtrásMinha pergunta foi apagada e nem foi respondida =[
Dr. Marco Kroeff
6 Anos AtrásLeticia. Sua pergunta não foi apagada. Foi respondida hoje. Tenho uma vida profissional bastante atarefada e respondo as perguntas aqui no site de pacientes de todo o Brasil quando tenho disponibilidade. Infelizmente, como são muitas perguntas, às vezes a resposta pode demorar alguns dias. Portanto, tenha um pouco de paciência. Além disso, se você tem pressa para uma resposta, este não é o canal adequado. Marque uma consulta com seu oftalmologista.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
WILKER TEDESCO VELOZO
6 Anos AtrásFiz PRK tem 60 dias, e ainda vejo muito embaçado, tinha 3 de astigmatismo e hipermetropia, é normal?
Dr. Marco Kroeff
6 Anos AtrásWilker. O normal ao se implantar os anéis é ter melhora da visão á no primeiro dia de pós operatório. Se sua visão não melhorou consulte seu médico para verificar a causa disso.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Sandra Santos
6 Anos AtrásBoa noite!
Meu filho fez a cirurgia lasik para corrigir miopia e astigmatismo os dois juntos em torno de 6 grau. sobrou grau residual 0,5 e 1,25. Ja faz 4 meses o embaçamento melhorou porém o glare não melhora, ele não consegue dirigir mais a noite disse que é muito estressante.
Em julho vai fazer um retoque. Com o retoque é possível que glare desapareça? pode ocorrer outras complicações?
Grata!
Dr. Marco Kroeff
6 Anos AtrásSandra. O glare pode ser causado pelo grau residual. Mas também pode ocorrer em pacientes em que a zona óptica de correção com lazer é menor do que a dilatação da pupila em ambientes com pouca luz. Normalmente não se tem queixa de glare quando estas variáveis são identificadas antes da cirurgia e o planejamento cirúrgico é feito com zona óptica maior do que o diâmetro da pupila.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Andrea bittencourt
6 Anos AtrásFiz cirurgia para correção de miopia há 4 dias por lasik. A minha oftalmo deixou 0.25 de miopia no olho esquerdo para que não precisasse de óculos para perto há que tenho um pouco de presbiopia. No entanto sinto muita tontura e náusea por está diferença. Seria indicado reoperarr? Obrigada
Dr. Marco Kroeff
6 Anos AtrásAndrea. Deixar apenas 0,25 de miopia não compensa a presbiopia. Provavelmente ela deixou um resíduo maior. Eu faço isso de rotina em meus pacientes que são míopes e têm presbiopia também. Normalmente não ocorre problemas de adaptação. Se você está com boa visão de longe e de perto eu esperaria mais alguns dias para tentar se adaptar. Caso você decida que não gosta é possível reoperar o olho que ficou com resíduo de miopia, mas você precisará de óculos para perto.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Karoline Araújo
6 Anos AtrásFiz minha cirurgia a 5 anos atrás por estética pois não gosto de óculos e não me adapto a lentes de contato. Retirei 2,5graus de miopia. Porém agora apareceu 0,5 de astigmatismo e hipermetropia. Posso futuramente fazer nova cirurgia pra retirar esse grau e abandonar o óculos de novo?
Dr. Marco Kroeff
6 Anos AtrásOi Karoline. Teoricamente é possível corrigir este grau, mas não acho que o custo-benefício compense corrigir um grau tão baixo. Com este grau sua visão sem óculos é muito boa.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
John Tejads
6 Anos AtrásFiz uma cirurgia prk para miopia e astigmatismo, no entanto na vista esquerda vejo distorções, principalmente quando ha luz e falta de foco que atrapalha ate na outra vista, já a direita esta perfeita. A vista tende a melhorar ou ficou algum grau residual, ou terei que fazer retoque?.
Dr. Marco Kroeff
6 Anos AtrásJohn. Não tenho como opinar sem examiná-lo. É preciso verificar qual a causa da sua “distorsão” para que se possa saber qual a solução.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Leandro carneiro de souza
6 Anos AtrásBoa tarde dr meu medico não quis me operar porque minha córnea e d 470 micras cada olho meu grau e 0,75 de miopia cada olho e 3 de astigmatismo também queria saber sua opinião em relação ao prk e o laser fentosegundo será que a possibilidade de cirurgia tenho 40 anos obrigado..
Dr. Marco Kroeff
6 Anos AtrásLeandro. Córneas finas não são contraindicação absoluta para a cirurgia. Existem córneas que apesar de finas são saudáveis e se o grau a ser corrigido não é alto (como o seu) as vezes a cirurgia é possível. Mas para saber isso é preciso avaliar a córnea com o exame de tomografia. Você já conversou sobre isso com seu médico?
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Daniela Marchis
6 Anos AtrásOlá Dr.
Fiz uma cirurgia laser em 1998, onde meu grau era 2 e 6 de miopia
Com o passar do tempo meu grau voltou tudo
Posso fazer outra cirurgia?
Dr. Marco Kroeff
6 Anos AtrásDaniela. Provavelmente seu grau não estava estabilizado quando foi feita a cirurgia, por isso voltou. Para saber se é possível fazer uma nova cirurgia você precisa fazer uma avaliação.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
ROSANGELA RAMOS DE ALMEIDA
6 Anos AtrásBoa tarde, Dr.
fiz a cirurgia corretiva da miopia em 1997, na época tinha 25 anos. Hoje com 45 anos estou sentindo a necessidade de usar óculos novamente e, de novo, pra longe. Fui em dois médicos diferentes: um me indicou o retoque mesmo sem exames preliminares e o outro disse não recomendar pois os riscos pra complicações é muito grande. Pergunto: Com a idade que tenho e o grau que está sendo indicado pra mim hoje (entre 1 e 1,5) acha válido reoperar ou esse grau é devido ao desgaste natural das vistas?
Dr. Marco Kroeff
6 Anos AtrásRosângela. Em primeiro lugar, para saber se é possível corrigir o seu grau é necessário avaliar as condições da suas córneas. Em segundo lugar, se o seu grau é de miopia, ao corrigir a miopia você precisará de óculos para perto. Do ponto de vista de manter-se o mais independente possível dos óculos, na sua idade a melhor opção (caso seja possível reoperar) seria corrigir a miopia apenas de um olho e manter no outro. Isso lhe proporcionará uma visão binocular muito boa para longe e perto.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
João Paulo de Oliveira
6 Anos AtrásOlá doutor. Se puder esclarecer uma dúvida minha ficaria muito grato. Bom, eu fiz uma cirurgia prk no dia 21/05/18 para correção de miopia nos dois olhos beirando os 7 graus e mais uns 3 ou 4 de astigmatismo (não me lembro exatamente). Pois bem, estou com quase um mês de cirurgia e o caso é o seguinte: meu olho direito apresenta uma espécie de um pequeno ponto brilhante que posso enxergá-lo quando olho no espelho. Um tipo de mancha, não sei. Como resultado estou com a visão embaçada, duplicada em algumas ocasiões, com visão de arcos e raios ao redor de luzes e painéis luminosos. Seria isso um haze corneano ou outra complicação de uma cicatrização? As vezes da a impressão de que há uma pequeníssima bolha no olho. Estou meio triste. A cirurgiã fez há um tempo atrás uma pequena raspagem mas parece não ter resolvido. Estou inclusive fazendo uso de uma pomada chamada epitegel além dos colírios. Creio que isso pode ser uma sequela cirúrgica e talvez precise de um novo procedimento. Fui informado que isso melhoraria com o tempo mas a mancha não some. Desde já te agradeço. Boa noite.
Dr. Marco Kroeff
6 Anos AtrásJoão Paulo, eu teria que examiná-lo para poder opinar. Mas é muito cedo ainda para isso ser um haze. Provavelmente é alguma irregularidade na cicatrização do epitélio (camada superficial de células da córnea). Se for isso, tem solução. Mas não tenho como dizer mais do que isso sem examiná-lo.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
FAbio
6 Anos AtrásBoa tarde,
Dr. por favor, percebi que que tens paciência em tentar explicar algumas coisas então resolvi perguntar.
Tenho 38 anos.
Fiz PRK Personalizada “topo guiada”, para 1,5 grau miopa e 0,50 astigmatismo.
E para o principal problema que era as aberrações esférica de -0,43 e -0,41 e também RMS no olho direito 0,93micras e OE de 0,95 micras. Não lembro quais seriam as medidas normais, poderia me dizer?
Minha maior reclamação era os halos noturnos, na pista ao dirigir, faróis dos carros, isto me prejudicava muito.
Enfim, fiz a cirurgia ha 92 dias, fiz o retorno e foi constado tanto no olho esquerdo como no direito hipermetropia de 0,75, diz o médico que foi uma hipercorreção.
E o pior é que os tais halos continuam, parecem estar diferentes, não sei explicar, mas as luzes me incomodam, e quando estou em ambiente pouco iluminado também fico incomodado, visão embaçada, nuveada.
Se for durante o dia, minha visão é muito boa. Mas dentro de certos ambientes durante a noite fica horrível.
O médico sugeriu usar lentes corretivas para hipermetropia durante uma semana e ver se eu sinto diferença, e após analisar a possibilidade do retoque.
Ainda não estou com as lentes, mas confesso que fiquei apavorado com a notícia.
O que o Dr acha que aconteceu?
Esta hipercorreção é normal? Pq?
Será que ainda minha visão vai alterar, ou ja se estabilizou?
Acha viavel uma nova cirurgia, eu particularmente não estou gostando da idéia.
Obrigado e que Deus lhe abençoe grandemente.
Dr. Marco Kroeff
6 Anos AtrásFabio. Me desculpe mas são muitas informações para eu conseguir responder sem examiná-lo. Eu não indico correção de aberrações de alta ordem (cirurgia personalizada) com a técnica PRK, pois a cicatrização epitelial pode modificar o resultado da cirurgia e ainda é mais frequente causar hipercorreção. Cirurgia personalizada eu indico apenas para poucos casos e com a técnica lasik.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Jorge Antônio Duarte
6 Anos AtrásFiz cirurgia de hipermetropia, o médico nas revisões não retirou as lentes, fui descobrir que estava com as mesmas depois de dois meses e dez dias em outra clinica estou usando ptred Fort e hyabak para ver se desembaça.por favor pode me dar uma orientação, muito obrigado.
Dr. Marco Kroeff
6 Anos AtrásJorge. Não entendi qual orientação você deseja.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
FLAVIO CALIXTO
6 Anos AtrásBom dia Doutor, fiz a cirurgia PRK há 6 meses para corrigir 1.75 grau para longe, entretanto venho sentindo muita dificuldade para dirigir á noite, tanto pelas luzes ( que vejo embaçado e não nítido quando usava óculos) quanto por está escuro propriamente dito.
Logo, poder-se-ia fazer uma nova cirurgia? Ainda, fui para a praia duas semanas após fazer a cirurgia e, confesso, que não fiz o uso correto dos colírios, são fatores que podem ter corroborado para a dificuldade que venho enfrentando?
Desde já agradeço sua atenção e aproveito a oportunidade para renovar os meus votos de estima e consideração.
Dr. Marco Kroeff
6 Anos AtrásFlavio. Difícil opinar sem examiná-lo. Mas se você não está satisfeito com sua visão, algumas coisas podem justificar isso. Ou o grau não foi totalmente corrigido, ou a zona óptica operada é menor que a dilatação da sua pupila, ou ficou alguma opacidade ou irregularidade na córnea. Geralmente qualquer deste problemas podem ser corrigidos. Mas não tenho como afirmar qual o seu problema sem mais informações.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Roberta
6 Anos AtrásBom dia dr. Fiz minha cirurgia lasik há quase 2 meses no olho esquerdo e e 1 mes e 3 semanas no olho direito. A médica me informou que foi tudo bem, mas o olho esquerdo ficou muito vermelho após a cirurgia e sinto mais ressecado. Percebo uma diferença na intensidade das cores, no olho esquerdo ficam um pouco mais fracas que no direito. Conversei isso com a médica e ela disse que iria passar, mas já faz quase 2 meses e continuo percebendo esta diferença, é leve, mas quando comparo os dois olhos percebo. Gostaria de saber se isso é normal?
Dr. Marco Kroeff
6 Anos AtrásRoberta, se suas córneas estão bem, acredito que esta diferença na intensidade das cores você já tinha e não se dava conta. Percebeu agora que começou a comparar os olhos. Se você está enxergando bem com os dois olhos não se preocupe.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
consuelo
6 Anos AtrásOperei miopia em final de junho e não estou tendo visão nítida com o olho direito e estou forçando o esquerdo.
Eu para ler enxergava de perto muito bem, tela de celular, me maquiar…e agora não enxergo de perto nada , fica embassado, parece até que fico “vesga”…
Ele falou que é pela minha idade 48 anos,mas porque não me avisou disso antes de operar e quer fazer o retoque,acha que terei sucesso?
Agradeço se me responder.
Dr. Marco Kroeff
6 Anos AtrásConsuelo. Todas as pessoas após os 40 anos começam a desenvolver dificuldade de enxergar de perto (presbiopia). O míope, sem óculos enxerga de perto, mas ao corrigir a miopia, aos 48 anos, vai ter dificuldade para perto como qualquer outra pessoa. Isso deve ser sempre explicado ao paciente. Eu, de rotina, deixo o olho não dominante com resíduo de miopia para que o paciente tenha independência dos óculos para longe e perto.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Bruno Celio Egídio de Souza
6 Anos AtrásBoa tarde Dr. Marco Antonio, fiz a cirurgia PRK a 3 meses somente no olho direito. Tinha 3,5 graus para longe estou hoje com 2,5 à 3,0 graus. Confesso que melhorou um pouco minha visão desde a cirurgia porém está longe de ser o que eu esperava. A recuperação pode ser demorada ou ainda está recente 3 meses de cirurgia para ter uma ideia do resultado?
Um abraço.
Dr. Marco Kroeff
6 Anos AtrásBruno, não entendi. Você tinha 3,50 graus e agora está com 2,50-3,00? Então praticamente nada foi corrigido. Isso não é normal. A cirurgia tem potencial de corrigir todo o seu grau.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Ana Paula
6 Anos AtrásBoa tarde.
Tenho miopia e astigmatismo nos dois olhos e o meu grau é entorno de 6. Estou pensando em fazer a cirurgia, mas ao ler sobre as moscas volantes aqui, percebi que pode acontecer de aumentar a quantidade desses pontinhos pretos após a cirurgia. Então quer dizer que, se eu já tenho moscas voltantes, não seria recomendável a cirurgia ou teria alguma forma de durante a cirurgia, ser retirados esses pedacinhos de vítreo que já existem?
Dr. Marco Kroeff
6 Anos AtrásAna. Acho que esse assunto de moscas volantes é hipervalorizado. Moscas volantes são discretas opacidades no vítreo (gel interno que preenche a cavidade posterior do olho). Todas as pessoas vão desenvolver moscas volantes ao longo da vida devido a degeneração natural do vítreo. Míopes desenvolvem isso antes pois tendem a ter um descolamento precoce do vítreo. A cirurgia refrativa pela técnica PRK não exerce NENHUMA influencia na formação de moscas volantes. A técnica Lasik, por causar compressão e descompressão do olho no momento de confecção do flap, pode, naqueles pacientes míopes que já tem propensão a descolar o vítreo, acelerar este processo e causar um aumento das moscas volantes. No entanto o paciente as teria de qualquer forma. Outra coisa importante é que as moscas volantes não baixam a acuidade visual. Mas se a pessoa ficar prestando a atenção nelas irá vê-las. Eu mesmo sou operado, tenho moscas volantes desde antes da cirurgia e não me incomodam em nada. E não é possível retirar as moscas volantes durante a cirurgia pois a cirurgia é feita na córnea e as moscas volantes são no vítreo que fica dentro do olho.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Maria Vitoria
6 Anos AtrásOlá doutor, hoje fazem 19 dias que minha mãe e eu fizemos a cirurgia refrativa prk. No meu caso, para miopia e astigmatismo e no caso da minha mãe para correção da hipermetropia. Em uma semana eu já estava enxergando bem e a médica já disse que meu grau zerou. Porém minha mãe ainda vê tudo embaçado. Como fizemos no mesmo dia e tivemos o mesmo cuidado pós operatório ficamos bem preocupadas. Enfim, a médica disse que no meu caso o epitélio se regenera mais rápido e no caso da hipermetropia ele demora mais para a total cicatrização. Além disso, eu pude tirar as lentes com cinco dias, nesse mesmo dia ela retirou as dela porém a médica pediu para colocar lentes novas para dali uma semana retirar por definitivo. Acredito que minha mãe estava com falta de vitamina A, pois a médica receitou para ver se ocorre mais rápido a reepitelizacao. Vale ressaltar que um olho foi operado para perto e outro para longe. O de perto consegue uma visão menos embaçada, enquanto o para longe tem sido a tortura da minha mãe, pois ela não consegue nenhuma melhora. O que o senhor acha que possa ter acontecido? Já procurei na internet e não achei nenhum caso parecido. Minha mãe está enlouquecida pois acha que não vai voltar a enxergar com nitidez mais, já que se passaram muitos dias. Além disso, li sobre cicatriz na córnea, será que a cicatrização dela ficou irregular e por isso está causando esse transtorno? Dizem que o epitélio se recupera muito rápido, e o dela em todas as vezes que fomos no oftalmo, ainda não está regenerado. Se puder me esclarecer e ajudar a tranquilizar minha mãe, agradeço desde já.
Dr. Marco Kroeff
6 Anos AtrásMaria Vitória. Eu não gosto de fazer PRK para correção de hipermetropia. Os resultados não são tão bons como quando fazemos PRK para corrigir miopia. A cicatrização do epitélio (camada superficial de células da córnea) tende a alterar um pouco o resultado da cirurgia. E se sua mãe teve um retardo na cicatrização, o epitélio pode demorar mais para regularizar e atingir a correção esperada. Normalmente esses problemas são resolvíveis, mas não tenho como opinar mais sem tê-la examinado.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Fabiano
6 Anos AtrásParabéns pelo site, é ótimo e esclarecedor.
Dr, fiz PRK personalizada (evitar aberrações) há 4 meses. Tinha 1,50 grau de miopia e 0,50 astigmatismo. tenho 39 anos.
Não tive nenhum problema com o pos operatório.
Mas Infelizmente, meu médico disse q fiquei com 0,50 de hipermetropia, uma tal de hipercorreção.
Eu sinto dores de cabeça ao usar o computador nas leituras. Do mais minha vista ésta muito boa.
Reclamei para ele sobre estas dores, e ele recomendou usar óculos para eu trabalhar, lentes com bloqueios de raio azul….
Ou então um retoque para corrigir o residual.
O que o sr. recomenda? Eu as vezes penso em corrigir mas tenho medo de piorar, dar haze, opacidade, glare e demais coisas.
Mas ao mesmo tempo tem o negocio que logo terei presbiopia, e junto com a hipermetropia, seria chato minha visão.
Ainda não sei o que fazer.
Obrigado.
Dr. Marco Kroeff
6 Anos AtrásFabiano. Este grau que você mencionou é nos dois olhos? Na sua idade, prestes a começar a presbiopia, que baixa visão para perto, eu teria corrigido o grau total no olho dominante e teria programado um resíduo de miopia de 1,00 a 1,25 no olho não dominante. Isso lhe daria uma boa independência dos óculos para longe e perto por vários anos. A cirurgia personalizada para corrigir aberrações de alta ordem eu só indico se as aberrações são realmente muito importantes ( o que na maioria dos casos não é). Isso porque a personalização para correção destas aberrações geralmente causa hipercorreção. E hipercorreção na sua idade é muito desconfortável pois causa dores de cabeça e acelera a piora da visão de perto.
Um abraço
Dr. marco Antonio Kroeff
Fabiano
6 Anos AtrásDr. Bom dia.,
Agradeço demais pela sua atenção.
Tanto o grau anterior (miopia/astigmatismo) como o após a cirurgia (0,50 de hipermetropia) são nos dois olhos.
O médico daqui é conceituado, não entendo o que aconteceu para não ser didático e explicar detalhado igual a sua pessoa o que poderia gerar a cirurgia e o que já poderia ser premeditado para resolver.
Ele tentou corrigir as aberrações de alta ordem, eu reclamava muito de dirigir a noite. Fiz wavefront e deu o RMS de 0,95, e ele disse que o normal é até no máximo 0,30. E ao mesmo tempo aproveitou para zerar todo meu grau de miopia/astigmatismo.
Sinceramente não estou satisfeito. Minha visão de longe está muito boa, dentro de ambientes fechados melhorou, mas os glares/halos ainda permanecem de maneira mais branda. Mas perdi minha boa visão de perto.
Mas estou inseguro em fazer uma nova cirurgia, para tentar corrigir e não ter que usar óculos para leitura.
Pois tenho medo de novas aberrações e glare, HAZE, etc. E também com receio da outra hipercorreção, e inferferir alguma coisa no futuro, por causa de repetir a raspagem do epitélio???
Esta situação exposta pelo Dr da hipercorreção na cirurgia personalizada, foi justamente o que ocorreu, eu sai da miopia e fui para hipermetropia. O que nunca tive na vida, diga-se, e acho que isso me da esta dores de cabeça diária.
Minha cabeça dói principalmente nas leituras, mas tenho percebido que mesmo quando não estou lendo eu sinto um incomodo na cabeça em cima dos olhos.
Enfim Dr., neste meu caso, ante as expectivas não serem mais tão grandes, quanto antes:
a) seria melhor acostumar-me com os óculos para leitura, sabendo que num futuro próximo ainda terei a presbiopia para piora da minha visão de perto, mas não correria riscos da nova cirurgia.
b) ou dentro das condições da realização da cirurgia residual, verificar com o médico a questão da monovisão, para evitar o uso dos óculos por alguns anos.
c) hoje estou com 140 dias da cirurgia (PRK), a quase 5meses, existe alguma remota hipótese de alteração do grau? um luz que esta hipermetropia regrida.
Agradeço muito sua atenção, é muito singular e louvável esta tua atitude.
Dr. Marco Kroeff
6 Anos AtrásFabiano. O que eu poderia opinar já opinei. Sem examiná-lo não tenho como sugerir nada. De qualquer modo eu não gosto de retoques em PRK com menos de 6 meses de pós operatório. E também não há pressa para tomada de decisão. Você pode ir acompanhando e juntamente com seu médico tomar uma decisão no futuro próximo.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Jean Leonardo Bagini
6 Anos AtrásBom dia Dr.
Fiz a cirurgia a Laser para correção da Miopia, tinha 2,5 no esquerdo e 2,8 no direito.
E corrigiu totalmente meu grau.
Hoje, após 3 anos da mesma fiz um novo exame, pois percebi que com o tempo estava piorando novamente, e deu que consta 1 grau em cada olho, porém em dias ensolarados ou em ambientes claros ( geralmente de manhã ) enxergo tudo 100% , porém conforme vai ficando escuro minha visão vai piorando, chegando acredito eu a bem mais que 1 grau de miopia( Obs.: trabalho o dia todo na frente do computador), mas mesmo em finais de semana após às 16hrs geralmente começa a embaçar . O medico no dia não deu muita bola, mas para mim isso não é normal. Gostaria de saber se é possível o retoque? e se esse procedimento chega a ser o mesmo valor da cirurgia normal.
Dr. Marco Kroeff
6 Anos AtrásJean. É preciso verificar exatamente com que grau você está e se está estabilizado. Na maioria das vezes é possível fazer uma nova correção. Mas é necessário fazer uma avaliação para avaliar se é possível fazer isso em segurança.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Jean Leonardo Bagini
6 Anos AtrásObrigado Dr. Marco.
Abraços!
alysson tosin
6 Anos Atrásfiz cirurgia prk para correção de 4 graus de astigmatismo no olho direito e 3,5 no esquerdo.
na consulta prévia o médico me disse que seria lasik mas minutos antes da cirurgia disse que, vendo novamente os exames no equipamento do centro cirúrgico, achou melhor fazer a prk, argumentando que a espessura da minha córnea estava muito próxima do nível de segurança. Disse que minha córnea estava 39,4 e o nível de segurança é 40, se não me engano. Achei muito estranha essa mudança bem na hora da cirurgia. 5 dias depois retirou a lente, me disse que a cicatrização estava muito boa e que gradativamente a visão iria melhorar. Disse ainda que eu estava com 1,75 de astigmatismo mas que a tendência era continuar diminuindo. Hoje faz 40 dias da cirurgia. Continuo vendo embaçado, principalmente de longe. De perto, em alguns momentos do dia, a visão fica muito boa, mas ainda oscila muito. É normal este tipo de situação ou em 40 dias a visão já poderia estar perfeita? Esta mudança de lasik para prk não poderia ser analisada com antecedência ou somente no instante da cirurgia?
Dr. Marco Kroeff
6 Anos AtrásAlysson. Não costumo medir o grau com 40 dias de cirurgia quando a técnica é o PRK. Se sua visão ainda oscila é porque sua cicatrização epitelial ainda não está 100%. E neste caso a medida do grau ainda não é precisa. Consulte seu médico para verificar como está seu processo de cicatrização e regularização da superfície corneana.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
MARCOS FRANÇA DE CORREIN
6 Anos AtrásBoa tarde Dr. Marco Antonio, gostaria de tirar uma grande duvida sobre minha cirurgia refrativa PRK, realizei a mesma fazem cinco anos, tive de fazer retoque uma semana após a primeira cirurgia, pois não havia zerado o grau de miopia e astigmatismo, ficou perfeita minha visão por três anos, mas a partir do quarto ano, passei a acordar de madrugada com o olho esquerdo lacrimejando muito e sem parar, após esses sintomas a visão desde então piorou um pouco durante o dia e bastante durante a noite, não consigo ler placas ou informações em restaurantes a três metros de distancia de mim, durante o dia muitas vezes ela fica embaçada, turva, fiz essa cirurgia na época por conta de um concurso publico, e agora farei outro exame medico dentro de dois meses e meio, você poderia com sua experiência me dizer se isso e normal ? ou pelo os relatos pode o grau ter voltado? o Sr. acha que dentro de dois meses e meio eu posso fazer outra cirurgia caso seja necessário para o exame do concurso?
Desde já grato.
Dr. Marco Kroeff
6 Anos AtrásMarcos. Precisaria examiná-lo para poder opinar. De qualquer forma uma queixa de lacrimejamento que começou três anos após a cirurgia é pouco provável que tenha relação com o procedimento cirúrgico. Quanto à piora da visão há muitas possibilidades. Consulte seu médico para verificar a causa das suas queixas e discutir as possibilidades de tratamento.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Andréa
6 Anos AtrásOlá Doutor,
Tenho 39 anos, fiz PRK há 5 meses, tinha nos dois olhos 1,00 miopia e 0,50 astigmatismo.
No último exame o médico disse que ficou um residual de 0,75 de hipermetropia nos dois olhos, o que me assustou, pois não tinha isso.
O médico diz que pode ter sido excesso na cicatrização do epitélio.
Ele sugeriu eu fazer um retoque, que também seria através do PRK.
O grau pode parecer pouco, mas está me inconmodando muito, dores de cabeça, tonturas.
Até foi receitado um oculos para eu usar, enquanto não decido se faça o retoque.
Dr. estou com medo do retoque, mas não estou satisfeita com o resultado da cirurgia.
E com os óculos parece que quando eu estou sem eles da diferença na visão, principalmente a noite, ou no trabalho com leitura e computador.
Dr dentro das condições de reoperar seria viável este retoque, corre risco de acontecer outro problema de grau?
Muito obrigada.
Dr. Marco Kroeff
6 Anos AtrásAndréa. É possível ocorrer esses graus residuais após a cirurgia em função da cicatrização das células epiteliais ou por hipercorreção mesmo, caso o laser não esteja bem calibrado. Para fazer retoque após cirurgia de PRK eu acompanharia fazendo topografias de córnea mensalmente e só faria retoque após 6 meses de estabilidade topográfica.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Priscila Moreira
6 Anos AtrásOlá tudo bem? Fiz a minha primeira cirurgia a 8 meses, agr já faz 2 meses que eu operei pela segunda vez, sentia meu olho muito seco, irritado, e saindo bastante sujeira! Só que hoje depois de 2 meses saiu tipo de uma lente do meu olho, alguém sabe me dizer se depois de fazer o retoque eles colocam uma lente no olho?
Dr. Marco Kroeff
6 Anos AtrásPriscila. Na técnica PRK sempre se coloca uma lente de contato como curativo após a cirurgia. Mas esta lente deve ser retirada em alguns dias. Se a lente “saiu” do seu olho após dois meses, ou o seu médico esqueceu de tirar, ou você faltou à consulta para retirada da LC. Muito estranho!
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Loriane Moreira do Nascimento
6 Anos AtrásOlá doutor! Tenho 32 anos e fiz PRK há 4 meses. Tinha 4,5 de miopia em ambos os olhos, tirei as lentes terapêuticas no 5º dia. Levou em torno de 30 dias para passar a sensação de visão embaçada e desfocada. Sinto que ainda tem um grau residual, mas o que me incomoda e preocupa, desde então, são MANCHAS que apareceram (pequenos pontos pretos e transparentes) nos dois olhos e também a DIFICULDADE para olhar televisão (especialmente cenas com movimentos), pois minha visão fica embaralhada e a imagem fica tremida. Lhe agradeço a atenção! Abraço
Dr. Marco Kroeff
6 Anos AtrásLoriane. Estas queixas não são comuns após 30 dias de PRK. Não tenho como opinar sem examiná-la. Sugiro vocês procurarem o médico que fez a cirurgia para avaliação pós operatória.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Camila Castro
6 Anos AtrásDr boa noite! Há quase dois anos em uma consulta de rotina meu oftalmologista disse que eu não podia operar porque meu grau não estava estável. Essa semana fiz uma consulta com o cirurgião da mesma clinica para saber a possibilidade de fazer a cirurgia e já saí de lá com a data marcada. Fiz pentacam, exames antes e depois de dilatar a pupila o dr disse que em 2 anos meu grau aumentou pouco e isso não era impedimento. Estou receosa porque olhando minhas receitas vi que meu grau aumentou 0,5 de miopia no OD e reduziu 0,5 de astigmatismo no OE. O médico considera isso pouco então.
Uso atualmente óculos pra 2,0/1,75 de miopia e 2,0/1,0 para astigmatismo e não vejo nada sem correção. Estou com receio de ficar com algum resíduo e ainda precisar do óculos ou ainda do meu grau não estabilizar..
Em sua opinião e experiência eu devo fazer a lasik? Devo procurar outra clínica/outra opinião? (se sim, aproveito para perguntar alguma indicação em Natal-RN)
Minha ideia é não precisar mais usar óculos, mas se eu ficar com resíduo e precisar do óculos todo o gasto será em vão e vou fazer tudo particular…
Dr. Marco Kroeff
6 Anos AtrásCamila. A única maneira de nos certificarmos de que o grau está estável é fazendo exames pelo menos anualmente e constatarmos que o grau não está aumentando. quanto maior o tempo de acompanhamento sem alteração do grau maior a probabilidade de o grau estar estável. Se o seu grau modificou entre a última consulta e a anterior isso significa que não está estável.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Thereza
6 Anos AtrásBoa noite Dr. Já havia feito cirurgia há 15 anos (PRK). Há 20 dias fiz cirurgia novamente, estava com 2 graus de miopia em cada olho e 0,5 0,25 de astigmatismo. A cirurgia foi feita pela técnica Transepitelial devido a espessura da córnea. Estou com dificuldades em ver perto, fica embaçada e longe a imagem esta um pouco distorcida nos dois olhos. Em consulta com o médico, disse que tanto a miopia quanto o astigmatismo havia zerado nos dois olhos, porém, estou com 1,75 grau de hipermetropia. o Sr pode explicar, pois não compreendi a explicação do médico, e disse que vai diminuindo com o tempo. Procede essa informação? Obrigado
Dr. Marco Kroeff
6 Anos AtrásThereza. Naõ sei sua idade, mas após os 40 anos todos começamos a desenvolver presbiopia, que piora a visão de perto. Míopes nessa idade, quando estão sem os óculos, enxergam de perto pois a miopia compensa a presbiopia. Portanto se você tinha 2 graus de miopia e corrigiu este grau, sua visão de longe irá melhorar mas precisará de óculos para perto. Eu, no seu caso teria corrigido a miopia em apenas um olho, deixando o outro melhor para perto. Isso lhe daria uma ótima independência dos óculos.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff