Cross link em Ceratocone – resultados


Siena Eye Cross Study – resultado de 44 olhos com Ceratocone tratados com Crosslink e acompanhados por 48 meses.

Ceratocone, ectasia, ectasia corneal, ectasia corneana, tratamento para ceratocone, cura para ceratocone, ceratocone avançado, ceratocone inicial, suspeita de ceratocone, lente para ceratocone, especialista em ceratocone, especialista ceratocone porto alegre, clinica especializada em ceratocone, oftalmologista ceratocone, oftalmologista para ceratocone, especializado em ceratocone, cone, córnea fina, cornea fina, córnea em forma de cone, cornea em forma de cone, ceratocone tratamento, ceratocone cirurgia, crosslink, cross link, crosslinking, cross linking, anel de ferrara, transplante de córnea, transplante de corneaO Siena Eye Cross Study, realizado pelo Departamento de Oftalmologia e Neurocirurgia do Santa Maria delle Scotte Hospital, Siena University, Siena, Italy, publicou no American Journal of Ophthalmology (Am J Ophthalmol. 2010 Apr;149(4):585-93) o resultado de um estudo sobre 44 olhos de pacientes com Ceratocone submetidos a tratamento com Crosslink e avaliados no pós operatório por um período mínimo de 48 meses (média de 52,4 meses – variando entre 48 e 60 meses). Neste estudo apenas um dos olhos de cada paciente foi submetido ao tratamento. Dos 44 olhos tratados, 100% tiveram estabilidade do Ceratocone comprovada pelos exames pós operatórios. Quanto aos olhos não tratados dos mesmos pacientes, 65% tiveram progressão média do Ceratocone de 1,5 dioptria após 24 meses de acompanhamento. Dos 44 olhos tratados, 85% obtiveram, além da estabilização, redução média de 2 dioptrias de curvatura do Ceratocone e diminuição das aberrações ópticas pela melhora na simetria da córnea.

Este estudo corrobora com outros no sentido de evidenciar os resultados positivos do Cross link para o tratamento de córneas com Ceratocone. É necessário porém enfatizar que os casos a serem submetidos a este tratamento devem ser selecionados. Recentemente, no World Keratoconus Meeting (agosto 2010) foram apresentados resultados que apontam que o tratamento com Cross-link apresenta melhores resultados em pacientes com menos de 35 anos, com Ceratocones com menos de 58 dioptrias e sem estrias na córnea. Pacientes dentro deste perfil apresentam um índice de sucesso como tratamento que supera os 97%. Além disso, deve-se observar a espessura mínima das córneas antes do tratamento. Córneas com menos de 350 micra de espessura são uma contra-indicação ao tratamento.

Por tudo isso, é importante que se faça, cada vez mais, o diagnóstico precoce do ceratocone. Esta doença, em estágios mais iniciais, apresenta melhores resultados com o tratamento!

 

Autor: Dr Marco Antonio Kroeff

Deixe seu comentário via Facebook

comments



Voltar

Ou deixe seu comentário preenchendo o seguinte formulário:

Nome (obrigatório) Email (não será publicado) (obrigatório) Site Seu comentário

83 comentários para “Cross link em Ceratocone – resultados”

  1. Marta de Souza disse:

    Tenho ceratocone olho esquerdo nível 2, fiz cirurgia de crosslink a 5meses
    Agora com novos exames foi constatado que o ceratocone evoluiu para o nível máximo. O médico indicou transplante de córnea.
    Isso pode acontecer? O. Crosslink não estabizou o ceratocone e ainda piorou.

    • Marta. O crosslink, quando bem indicado e bem realizado tem 97% de eficiência e evitar a progressão do ceratocone. Isso são dados estatísticos. Não tenho como saber se o procedimento foi bem indicado e bem realizado no seu caso, mas posso dizer que isso realmente não costuma acontecer.
      Um abraço
      Dr. Marco Antonio Kroeff

  2. Diego Santos Filgueiras disse:

    Tenho ceratocone, fiz o implante do anel de ferrara no olho direito em 10/2014, depois de 7 meses fui orientado a fazer o cross-link no olho direito, a visão não melhorou, mas estabilizou o ceratocone. O grande problema é que fiquei com uma fotofobia insuportável, e olho esquerdo (não operado) subiu de -7,50 para -12,50. Em consulta novamente o meu oftalmologista indicou o cross-link no olho esquerdo. Tenho atualmente 29 Anos, passei toda a minha juventude, sonhando com uma visão melhor, não consigo ler um livro, a visão fica embaçada, o meu olho direito fica sempre semi aberto, talvez pela fotofobia. Não fui orientado usar nenhum tipo de lentes de contato e uso o Patanol S todos os dias. Gostaria de saber se o meu olho esquerdo subiu a miopia para compensar a má visão do olho direito? Corro risco de desenvolver sensibilidade a luz no olho esquerdo, como aconteceu no olho direito? Doutor, na sua experiência clínica, já teve relatos parecidos ? Estou na fase de buscar novas opiniões.

    • Diego. Sobre o aumento do grau do olho esquerdo, isso não tem nenhuma relação com o olho direito. Se aumentou é porque seu ceratocone progrediu neste olho. Sobre seu olho direito, o implante de anel tem o objetivo de regularizar a córnea e melhorar a visão, já o crosslink serve para estabilizar o ceratocone. Sua fotofobia provavelmente se deve ao implante do anel – você deve ter um diâmetro pupilar acima da média e isso, em paciente com anel, causa fotofobia.
      Sobre o implante de anel, na minha opinião, muitos pacientes que implantaram anel não deveriam ter implantado. A adaptação de lente de contato bem feita na maioria das vezes proporciona uma visão melhor que o implante de anel. Provavelmente este seja o seu caso.
      Um abraço
      Dr. Marco Antonio kroeff

  3. julio cesar dos santos disse:

    boa tarde vou vazer crosslink e trabalho em seviço gerais isso pode pro judicar os olhos

    • Julio. Você deve conversar com seu médico sobre isso. Há um período de cicatrização que pode levar de 3 a 7 dias em que você deve evitar ambientes com sujeira pelo risco de infecção. Além disso a visão costuma ficar mais embaçada no primeiro mês e pode atrapalhar algumas tarefas.
      Um abraço
      Dr. Marco Antonio Kroeff

  4. Fernando disse:

    Olá Dr, possuo ceratocone nos dois olhos, tenha uma visão boa usando as lentes, mas o ceratocone tem avançado durante os anos, gostaria de saber se o plano unimed cobre as cirurgias de crosslink e implante de anel.Obrigado.

  5. Rayane disse:

    É normal quatro dias após cirurgia de cross link a lente sair do lugar?

  6. Paula josiane soares disse:

    Tenho ceratocone fou fazer cross linked qual valor em media dessa cirurgia? Pode ser que corrige algum grau ou só paralisa a doença mesmo?

  7. Ewerton da Silva Negrão disse:

    Boa tarde Dr. como é a recuperação pós operatório do Crosslink, você tem que ficar em um quarto escuro isso é verdade?após a cirurgia o paciente consegue sair enxergando?

    • Boa tarde Ewerton. Após o procedimento o paciente sente desconforto por um período de 3 a 7 dias, que é o período em que ocorre o crescimento das células superficiais da córnea que são removidas para fazer o crosslink. Após esse período passa o desconforto e a visão fica mais embaçada do que antes do procedimento. Esse embaçamento costuma desaparecer em até 30 dias.
      Um abraço
      Dr. Marco Antonio Kroeff

  8. Regiane disse:

    Bom dia! Eu fiz o crosslinking no dia 10/07 no meu olho que tenho menor grau de ceratocone (inicial). Com 7 dias a visão melhorou bastante e desde então a melhora foi progressiva até completar 15 dias. Após estes 15 dias voltou a piorar e estou com bastante dificuldade. Agora já fazem 20 dias do procedimento…Isso pode acontecer?

  9. José Milton Junpr disse:

    Dr bom dia!
    Em média qual o tempo de afastamento das atividadés laborais após a cirurgia?

    • Olá. Na cirurgia de crosslink irá depender do seu tipo de atividade. A visão do olho operado ficará mais embaçada nos primeiros 15 dias e deve voltar ao que era antes da cirurgia em 30 dias. Mas durante todo esse período você vai continuar enxergando com o olho não operado.
      Um abraço
      Dr. Marco Antonio Kroeff

  10. Mariel Santos disse:

    Olá…
    Descobri o ceratocone aos 18 anos. Usei óculos até os 20 mas não sentia melhora na visão. Aos 24 anos passei a usar lentes gelatinosas, mas foram ineficaz. No ano passado fiz a cirurgia do anel de ferrara no olho direito que estava com 10 graus de miopia e 5 de astigmatismo. No olho esquerdo fiz o cross link pois estava com 5 graus de miopia e 2 de astigmatismo.Meu grau diminuiu consideravelmente o olho direito ficou com 4 graus de miopia e 2,5 de astigmatismo e o olho esquerdo ficou 2 de miopia e 1,75 de astigmatismo. O médico que me operou me receitou lentes gelatinosas 3 meses após a cirurgia, porem não estou me adaptando. Sinto minha visão muito embaçada e muito seco.
    Gostaria de saber se isso é comum em pacientes de ceratocone e como posso melhorar minha visão.
    O médico que me operou disse que o grau da lente está certo.Mas eu não consigo nem ler a legenda dos filmes.
    Obrigada pela sua atenção.
    Espero que leia esse comentário.

    • Mariel. O grau de miopia e astigmatismo não é o que interessa no ceratocone e sim a irregularidade da córnea. Se você implantou anel e ainda assim sua visão com óculos/lentes não é boa é porque a cirurgia não foi bem sucedida. Apenas implantar anel não significa melhorar a visão. O tipo de deformidade, o planejamento cirúrgico, a técnica cirúrgica, tudo isso importa para se ter um bom resultado. Não tenho como avaliar porque sua visão não está boa sem examiná-lo.
      Um abraço
      Dr. Marco Antonio Kroeff

Assuntos em pauta

anel de ferrara astigmatismo catarata catarata lentes catarata ocular catarata tratamento ceratocone ceratocone cross link ceratocone lente de contato ceratocone tratamento cirurgia cirurgia miopia cirurgia refrativa colírio conjuntivite cross link crosslink crosslinking cross linking cura Córnea excimer laser femto second femtosegundo fotofobia hipermetropia laser lasik lente de contato lentes de contato marco antonio kroeff miopia oftalmo oftalmologia oftalmologista olhos olho vermelho porto alegre PRK proteção solar pterígio saúde ocular transplante de córnea tratamento óculos de sol