O que é Cirurgia Refrativa?
O olho humano possui duas lentes naturais (córnea e cristalino) que tem por função projetar uma imagem nítida na retina, que é a tela onde as imagens são captadas e transmitidas ao cérebro. Quando estas lentes possuem grau inadequado para projetar uma imagem nítida na retina, chamamos isso de erro de refração ou alteração refracional. Há três tipos de erro de refração: miopia, hipermetropia e astigmatismo. A forma mais tradicional de corrigir estas alterações refracionais é a utilização de uma terceira lente (óculos ou lente de contato).
A Cirurgia Refrativa é uma especialidade da Oftalmologia que trata de alternativas cirúrgicas para tratamento dos erros de refração: miopia, hipermetropia e astigmatismo. Portanto, a Cirurgia Refrativa se apresenta como uma opção para as pessoas com miopia, astigmatismo e hipermetropia que não desejam usar óculos ou lentes de contato.
Devemos deixar claro que essas cirurgias são opcionais, pois geralmente existem alternativas como óculos ou lentes de contato para o tratamento.
No entanto, não se trata de um procedimento estético! É um procedimento funcional para o paciente!
Como toda cirurgia, os diversos procedimentos de Cirurgia Refrativa apresentam riscos, benefícios e limitações. Cada paciente deve ser devidamente orientado e ter suas questões devidamente respondidas para tomar sua decisão de acordo com suas necessidades individuais.
Os procedimentos de fotoablação da córnea com Excimer laser são os mais comumente realizados no Brasil e no mundo. O laser pode ser aplicado por meio das técnicas LASIK (Laser in situ keratomileusis) e PRK (Photorefractive keratectomy ou Ablação de Superfície).
Excimer laser Technolas z100™.
O LASIK consiste na criação de um retalho corneano ou “flap” (veja na ilustração abaixo) com auxílio de um aparelho denominado microcerátomo, que expõe o estroma corneano para a aplicação do Excimer laser. Atualmente já dispomos em Porto Alegre de uma nova tecnologia para confecção do flap corneano chamada Femto Second Laser. Com este laser na realidade não fazemos um corte na córnea. O que ocorre é uma separação das lamelas do colágeno corneano, de forma suave, sem a necessidade de corte. Com isso se tem um flap mais preciso e de melhor qualidade o que propicia maior segurança à cirurgia. É o que se chama de cirurgia 100% a laser.
LASIK.
O PRK ou Ablação de Superfície consiste na remoção do epitélio (células superficiais) da córnea para a aplicação do Excimer laser diretamente no estroma superficial da córnea, sem que se faça um “flap”.
PRK.
Procedimentos denominados Epi-LASIK, ou LASEK consistem em formas diferentes de se retirar o epitélio antes da aplicação do Excimer laser, podendo ser considerados como PRK ou Ablação de Superfície.
A Cirurgia Refrativa é uma especialidade em constante evolução, havendo estimulado um grande desenvolvimento científico em toda a Oftalmologia.
O Excimer laser, introduzido na Oftalmologia no final da década de 80, vem apresentando significativa melhora da tecnologia utilizada devido a pesquisas realizadas pela indústria, Universidades e clínicas privadas em todo o mundo.
Diversas são as melhorias que vem sendo implantadas para aumentar a segurança e a precisão das cirurgias, com o objetivo de se obter melhores resultados para os pacientes. Portanto, há diferenças significativas entre diferentes gerações de Excimer laser.
A Cirurgia Refrativa tem finalidade funcional. Da mesma forma que pessoas com alta miopia, pessoas com baixa miopia podem se apresentar com total dependência de correção visual para exercerem suas atividades. Por exemplo, uma miopia de -1,00D é o suficiente para determinar uma baixa de visão que obriga ao uso de óculos ou lentes de contato para dirigir legalmente.
Há controvérsias sobre a idade mínima para a realização de Cirurgia Refrativa. Sobre este aspecto, é razoável que se tenha uma estabilidade da refração por pelo menos um ano antes da cirurgia. Com isso, a questão da idade é relativa, pois não existe um relógio biológico que determine que após certa idade o indivíduo vá parar o crescimento e estabilizar a refração. Cada paciente apresentaria uma idade mínima para a estabilização de seu grau. De modo geral, o candidato ideal para a cirurgia deve ter mais de 18 anos e estabilidade refracional de pelo menos um ano. No entanto, quando bem indicada e planejada, em situações específicas, a Cirurgia Refrativa pode ser realizada com sucesso mesmo em crianças e adolescentes, havendo inúmeras publicações em revistas científicas revisadas que suportam tal abordagem.
Há limites ópticos para o tratamento seguro dos erros refrativos na córnea. Considera-se que os casos de miopia acima de -12 dioptrias, astigmatismo acima de 6 Dioptrias e hipermetropia com acima de +9 dioptrias não devem ter o tratamento total realizado na córnea. Outras alternativas são possíveis e, muitas vezes, é necessária a realização de dois ou mais procedimentos cirúrgicos para o tratamento desses casos de graus extremos. Lentes intra-oculares (LIO) são alternativas para esses casos e podem ser implantadas, havendo diversas abordagens e modelos de lentes para este tipo de cirurgia. Estudos envolvendo diversos tipos de lente têm sido desenvolvidos para determinar a segurança e a eficácia deste tipo de procedimento.
Diversas publicações em revistas científicas revisadas endossam a segurança da realização de cirurgia refrativa com Excimer laser em ambos os olhos no mesmo dia. Não é uma cirurgia verdadeiramente simultânea, pois cada olho é operado em momentos diferentes. Cada paciente deve ser esclarecido dos riscos e benefícios desta alternativa de modo a tomar uma decisão sobre isso juntamente com o cirurgião.
O processo pré-operatório das Cirurgias Refrativas é de fundamental importância para o sucesso desses procedimentos. Além do exame oftalmológico completo, exames complementares devem ser realizados para determinar a segurança da cirurgia. No caso específico das cirurgias de fotoablação por Excimer laser, a Paquimetria Ultrassônica e a Topografia Corneana trazem informações sobre a córnea do paciente de modo a determinar se a córnea pode ou não ser operada, bem como, sobre qual a técnica mais adequada para a aplicação do laser.
O estudo da Topografia Corneana representa a forma mais sensível para se identificar condições desfavoráveis, que são consideradas como de alto risco para essas cirurgias, como Ceratocone e Degeneração Marginal Pelúcida.
A Paquimetria Ultrassônica determina a espessura da córnea, sendo fundamental para evidenciar se há tecido corneano suficiente para a aplicação do laser.
O Mapeamento de Retina deve ser realizado em todos os pacientes para a identificação de alterações que podem preceder um descolamento de retina. Nesses casos, a aplicação profilática de laser (diferente do Excimer) para fotocoagular a retina periférica é eficaz no sentido de evitar o descolamento da retina. Os olhos míopes apresentam uma susceptibilidade natural para essas alterações e, conseqüentemente, maior risco de descolamento de retina que na população geral. Deve ser esclarecido que a Cirurgia Refrativa não diminui tal risco e o paciente ainda tem um “olho míope”, devendo ter a retina avaliada por Mapeamento de Retina periodicamente, de acordo com cada caso.
O estudo do filme lacrimal é de fundamental importância antes da cirurgia. Olho seco é a complicação mais comum após LASIK.
Representação do filme lacrimal.
Outros exames complementares oftalmológicos tradicionais como a Microscopia Especular e Campimetria podem ser necessários antes da Cirurgia Refrativa em casos específicos.
Como em tudo na medicina, além de todos os exames complementares, bom senso é fundamental para se determinar se um paciente interessado seria um bom candidato para LASIK ou PRK. Novas abordagens diagnósticas foram introduzidas nos últimos anos e têm se mostrado com indispensável valor na avaliação dos pacientes antes destes procedimentos. O exame de análise da frente de ondas ou “wavefront” caracteriza a óptica do olho com maior precisão do que o estudo da refração tradicional (miopia, hipermetropia e astigmatismo), pois a unidade de medida é 0,01 dioptrias enquanto o exame tradicional é 0,25 dioptrias. Com este exame, além da refração tradicional, são medidas outras aberrações do sistema óptico que podem causar baixa qualidade visual principalmente em situações de baixa luminosidade.
O exame de tomografia de córnea (Orbscan e Pentacan) representa um avanço do estudo da topografia corneana, sendo capaz de representar graficamente a arquitetura da córnea de modo a criar mapas de espessura e curvatura que complementam o estudo topográfico detalhado da córnea. Tal exame consiste no único método para determinar o ponto da córnea com espessura mais delgada e a espessura da córnea em todos os pontos. Este exame deve ser considerado para fazer parte da rotina préoperatória de Cirurgias Refrativas. Entretanto, por ser uma tecnologia recente, não faz parte, atualmente, das tabelas de procedimentos da maioria dos convênios médicos.
Mapa de um exame de tomografia de cornea (OrbscanTM).
Se não houver contra-indicações médicas detectadas no exame pré-operatório e se o paciente entender e concordar com as limitações e riscos da cirurgia, a correção cirúrgica dos erros de refração é uma excelente opção terapêutica para os pacientes portadores de miopia, astigmatismo e hipermetropia que não desejam usar óculos ou lentes de contato.
Autor: Dr Marco Antonio Kroeff
luciane
13 Anos Atrásola, tenho 18 graus de miopia e 3 de astigmatismo,qual a melhor tecnica de cirurgia tenho 32 anos e nao estacionou.obrigada
marco
13 Anos AtrásOi Luciane. Com este grau não é possível fazer cirurgia de ablação corneana com excimer laser. Para ti a melhor opção é o implante de lente intraocular. Mas esta opção deve ser muito bem avaliada.
Um abraço
Marco Antonio
Duda
8 Anos AtrásEu tenho 19 graus, e 12 no outro. Quero saber se nao poderia fazer mais de uma cirurgia, ao inves de colocar uma lente intraocular. Se duas cirurgias nao resolveriam?
Dr. Marco Kroeff
8 Anos AtrásDuda. Quanto maior o grau, mais se afina a córnea ao fazer a cirurgia refrativa. Portanto a limitação da correção é uma questão de espessura. dividir a correção em duas cirurgias não mudará isso.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
André de Almeida
7 Anos AtrásDr obrigado por responder nossas perguntas, fiz uma cirurgia a 7dias femto lasik. tinha 2 graus e 2 /5 grau de hipermetropia e astigmatismo em ambos olhos mais estou com muita dificuldade para ver de longe meu médico disse que colocou 1e 25 a mais em cada olho com medo de eu precisar usar óculos em um futuro próximo em vista que tenho 37anos. mais disse que essa diferença vai acabar por conta da hipermetropia em pouco tempo isso procede?
Dr. Marco Kroeff
7 Anos AtrásAndré. se o seu grau medido com as pupilas dilatadas era maior do que o medido sem dilatação, isso significa que a hipermetropia real é maior do que a que você aceita. Nestes casos o correto é operar o grau real. Corrigindo o grau real é normal no início a visão não ficar tão boa e ir melhorando ao longo de algumas semanas. Mas isso é o correto a se fazer, caso contrário você teria que voltar a usar óculos em pouco tempo.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Graca
12 Anos AtrásBoa tarde !
Tenho 50 anos e as sequintes medidas, desde junho de 2009:
OD esf + 3,75 Cil -0,50 Eixo 135`
OE esf + 5,00
com adição de + 2,00 para perto
Gostaria que me indicasse qual a melhor cirurgia.
Desde ja agradeço.
marco
12 Anos AtrásOlá Graça.
Esta resposta não é tão simples. Em primeiro lugar precisamos saber quais tuas expectativas com a cirurgia: corrigir apenas o grau de longe ou longe e perto? A cirurgia para correção apenas do grau de longe já está consagrada e tem ótimos resultados com excimer laser. Caso já estejas desenvolvendo catarata opta-se pela cirurgia do cristalino com implante de lente intraocular ao invés da cirurgia corneana com o laser.
Se tua intenção é a correção multifocal, existe mais de uma técnica cirurgica. Cada uma com uma particularidade em termos de qualidade de visão. Precisas consultar com alguém com experiência neste tipo de procedimento para poder avaliar tuas expectativas e a melhor técnica cirúrgica para o teu caso.
Um abraço!
Marco Antonio
marcelo poletto
12 Anos Atrásola doutor! tenho um filho de 8 anos que tem 7graus em cada olho de hipermetropia isso desde os 9meses de idade usa oculos desde então mas fica oscilando pra menos e pra mais desde então, ja fez uma operação referente a estigmatismo, existe a possibilidade de cirurgia?e minha intenção é buscar a melhora completa da visão dele
marco
12 Anos AtrásBom dia Marcelo. Quando falas que teu filho já realizou cirurgia, deve ser para estrabismo e não para astigmatismo, pois ele não tem idade ainda para corrigir astigmatismo e estrabismo é muito comum em pacientes com alta hipermetropia. Quanto à possibilidade atual de cirurgia para a hipermetropia, não temos operado pacientes tão jóvens. Deve-se esperar a estabilidade para operar. Mesmo assim, os resultados para hipermetropias acima de cinco graus não são tão bons, exceto com implante de lentes intraoculares, mas essa opção precisa ser muito bem avaliada quando ele tiver a idade para realizar a cirurgia. De qualquer modo, como ele ainda é muito jovem, quando tiver idade para operar já existirão novas tecnologias com melhores resultados para seu problema!
Um abraço
Marco Antonio Kroeff
Adeildo Rocha dos Santos
12 Anos AtrásBoa noite Dr, Tenho 42 anos e estou prestes á fazer a cirurgia correção para hipemetropia de aproximadamente 6.00graus no olho esquerdo e 5.75 no direito.
Bom eu estou confiante na cirurgia, o meu médico explicou que sería colocado um lente com o grau necessário, acontece Dr, que eu estava com as vistas delatada e sem ocúlos, não consigo conversar sem ver a pessoa. Sendo assim deixei tirar algmas duvidas. Ex: como é colocada está lente? e como é feito o corte e fixação do mesmo e além disso a certeza de aceitação.
Dr. gostaria também de saber os riscos e alguns detelhes se possível obrigado.
marco
12 Anos AtrásBom dia Adeildo
O importante é que tu esclareças estas dúvidas com o teu médico. Se vais implantar uma lente intraocular, precisas saber se farás a troca do teu cristalino ou se implantarás a lente sem tirar o cristalino. Se fores trocar o cristalino por uma lente, podes ler o tópico sobre catarata que é a mesma cirrugia. Na cirurgia de catarata extraímos o cristalino opaco por uma nova lente artificial. Neste tópico entenderás como é feito o implante da lente.
Um abraço!
Dr. Marco Antonio Kroeff
Marcelo Lopes
12 Anos AtrásBom dia Dr, tenho Degeneração Marginal Pelucida, gostaria de saber quais os tipos de cirurgia para a correção desse problema, ou se ja existe no mercado algum tipo de lente mais adequada, uso lentes rigidas, mas ja não estão corrigindo minha deficiencia visual.
Um abraço.
marco
12 Anos AtrásOi Marcelo. A Pelúcida é uma ectasia que afina a periferia da córnea causando seu abaulamento. A melhor visão será obtida com lentes rígidas, mas a adaptação depende do grau de evolução do teu caso e da experiência de que for fazer esta adaptação. Há a possibilidade também de se fazer implante de anel intra estromal (anéis de Ferrara) que tem proporcionado bons resultados em casos selecionados.
Qualquer coisa estou à disposição.
Abraço
Marco Antonio Kroeff
Erica da Silva
12 Anos AtrásOlá doutor, meu nome é Erica e meu sonho é operar, pois uso óculos desde os nove meses de idade, hoje meu grau está estacionado. Tenho estiguimatismo, hipermetropia e estrabismo, olho esquerdo 5 e olho direito 4.5.
gostaria de saber se a cirurguia traria bons resultados a ponto de eu não usar mais os óculos.
agradeço.
marco
12 Anos AtrásOi Érica
A cirurgia da hipermetropia com excimer laser apresenta bons resultados até no máximo 5 graus, portanto está no limite da indicação. Outra coisa importante é avaliar se teu grau já está estabilizado, pois hipermetropia costuma estabilizar mais tarde. Mas para que se saiba isso é preciso medir teu grau com dilatação da pupila. Se a medida sem e com dilatação forem parecidas, podes operar, caso contrário, teu grau deverá aumentar mais.
Um abraço
Marco Antonio Kroeff
antonio diogo
12 Anos Atrásbom dia doutor tenho 28 anos uso óculos desde 9 anos de idade no olho esquerdo tenho apenas 2 graus e o óculos resolve o problema já no olho direito sempre mi passam lentes de 4 graus para miopia e 5 para estiguimatismo porem não melhora muita coisa ou seja continua ruim a maioria dos médicos que passei diz que não tem como melhorar mais que isso mas não explicam o porque apenas uma que falou que minha visão do lado direito não evolui é como se fosse a visão de uma criança de 3 meses eu posso corrigi isso com cirurgia ?
marco
12 Anos AtrásOlá Antonio. Difícil responder tua pergunta sem saber detalhes do teu caso e sem ter te examinado. Pelo que falaste tens uma diferença grande de grau entre os dois olhos. Quando isso ocorre o olho com grau maior pode ter um baixo desenvolvimento do potencial de visão – chamamos isso de ambliopia. O que precisa ser visto é: qual a tua visão quando se corrige o teu grau total deste olho? Essa será a tua visão se corrigires cirurgicamente o teu grau. O passo dois é saber se o teu grau é operável. E para isso deve-se considerar o grau, a espessura e regularidade da córnea e a tecnologia disponível para cirurgia.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Silvana
12 Anos AtrásDr.Marco
Boa Tarde
O oftalmo que fui rescentemente(me disseram ser renomado e experiente) sugeriu a troca do cristalino para correção de 7 graus de Hipermetropia e Astigmatismo(baseou se em exames especificos).
Tenho 46 anos, uso oculos desde 14 anos,
Minhas duvidas, esta cirurgia é considerada experimental ? corro algum risco de não ter certo, tem pos e contra ? Obrigada
Silvana
marco
12 Anos AtrásBoa tarde Silvana. A cirurgia proposta é a troca do cristalino (lente intra-ocular natural) por uma lente artificial. Esta cirurgia é a mesma cirurgia da catarata. A diferença é que quando o paciente tem catarata, o cristalino está opaco e precisa ser trocado. No teu caso, a cirurgia seria feita sem teres o cristalino opaco. Portanto, a técnica cirurgica não é experimental – é a cirurgia oftalmológica mais realizada no mundo. O que ocorre é que no Brasil esta cirurgia não é autorizada pelo Conselho Federal de Medicina, exceto para pacientes que tenham catarata. Na prática, muitos pacientes decidem, junto com seus médicos, fazerem a cirurgia com finalidade refrativa (correção de grau).
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Marco Anotionio Alves Canuto
12 Anos AtrásBoa tarde DR.MARCO
vou fazer 22 anos
e seguinte eu fiz uns exames pré operatórios, para saber se eu posso ta operando os meus olhos. eu fiz os exames de panquimetria,microscopia etc…
os resultados foram bons nesses exames, na proxima quarta-feira ta marcada a consulta e talves até aperação ja no mesmo dia.
Esferico Cilindro eixo
eu Tenho OD+6,75 / -2,50 OE +7,00 / -2,50 180 ambos
ele falou que no dia um equipamento sofisticado irá fazer um calculo de quantos graus irá a baixar nos meus olhos ,tanto pode zerar ou não se baixar até 1 grau compensa a cirurgia caso contrario não.
o meu grau é alto e normalmente o bom seria até 5 graus de hipermetropia, isso depende de pessoa para pessoa ou não.pode da certo ou não?
marco
12 Anos AtrásA correção de hipermetropia estatísticamente apresenta melhores resultados em casos de até +5,00 graus. Se tiveres boa espessura corneana, o melhor é fazer a cirurgia com a técnica LASIK (que apresenta resultados mais estáveis para hipermetropia). Mas precisas saber que provavelmente ficarás com algum grau residual e ocorrerá alguma regressão alguns meses após a cirurgia.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Marco Antonio A C
12 Anos AtrásBoa noite Dr Marco
eu fiz minha cirurgia nos olhos dia 27/06/2012
a minha espessura corneana tava otima e com todos os exames com bom resultados
e pude fazer a cirurgia, apesar de ter oe +7,00 e od +6,75 e 2,50 astigmastismo em ambos
dr que fez aperação em mim,falou que minha hipermetropia e astigmatismo tbm iriam zerar completamente.
pos operatorio eu senti uma grande diferença
apesar do incomodo no primeiro dia.
conseguia ler letras bem pequenas quem vem bulas,
ele falou que nos primeiros dias meus olhos iriam ficar um pouco sensiveis a claridade
e tbm iria sentir a sensação de estar com um pouco de miopia, pra loge ainda fica um pouco embaçado mais quando eu me aproximo da palavra fica nitida,
isso é normal mesmo? e vai melhorar 100%?
qual é sua opiniao dr.
por quanto to me sentindo muito bem com meus olhos.
abraços
marco
12 Anos AtrásOi Marky
Hipermetropias com grau acima de 5,00D costumam ter resultados menos precisos com a cirurgia. se estás enxergando bem de perto e mal de longe é porque ficaste míope – ou seja, estás hipercorrigido. No entanto, provavelmente terás uma regressão deste resultado imediato e deverás ficar com a visão de longe melhor em alguns meses. Mas pessoalmente não gosto de operar hipermetropias maiores que 5 graus.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Marcio Jordão
12 Anos AtrásOlá Dr. Marcos, tenho 44 anos e tenho miopia desde 15 anos, meu grau é OE 3,25 e OD 27,5
Acontece que meu plano Unimed Paulistana trata a cirurgia refrativa como estética. essas medidas estão estabilizadas a muitos anos e nunca irei chegar ao grau indicado por eles.só que minha visão para perto está aumentando e me prejudicando profissionalmente. Se fosse fazer esta cirurgia por clínicas particulares, saberia me informar os custos atualmente !. e se o Sr. conhece algum paciente que a Unimed aprovou recentemente.
Abraço.
marco
12 Anos AtrásOlá Marcio. Cada convênio tem seus critérios de autorização de cirurgia e isso deve estar previsto em cada contrato. Deves verificar o que o teu plano cobre. Quanto a valores, depende do profissional e da tecnologia utilizada. Pode haver muita variação. Qualidade sempre custa mais caro. Diferentes aparelhos de excimer laser apresentam diferentes resultados e diferentes possibilidades terapêuticas. Cirurgiões mais experientes costumam cobrar mais também.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Ana Carolina
12 Anos AtrásOlá, tenho 17 anos e tenho hipermetropia, astigmatismo, e estrabismo. São 4,5 graus no lado esquerdo e 6 no lado direito, não estou com minha receita aqui no momento, mas gostaria de saber se há alguma possibilidade de fazer a cirurgia refrativa antes de completar 20 anos, e gostaria de saber quais são os riscos, e se há alguma possibilidade de piora do estado.
Att,
Ana Carolina
marco
12 Anos AtrásOi Ana!
A questão de poder operar passa por avaliar se tua córnea possui as condições ideais para a cirurgia e em avaliar se teu grau já estabilizou. Normalmente, na tua idade a hipermetropia ainda não estabilizou. Para saber isso tens que comparar os exames de medida do grau (refração) com e sem dilatação pupilar. Se os dois exames forem iguais (ou muito parecidos), isso significa que teu grau não deverá aumentar. Nesse caso pode-se pensar em cirurgia. Sugiro que tu consulte com um cirurgião de refrativa para esclareceres tuas dúvidas e avaliar a possibilidade de cirurgia no teu caso.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Jeferson
12 Anos AtrásBom dia, tenho 30 anos graus OD 10,25 miopia 6,25 astig OE 9,75 miopio 5,75 astig a cirurgia Lasik seria indicada?
Abs
marco
12 Anos AtrásOi Jeferson
Não é possível corrigir todo o teu grau com lasik ou mesmo com PRK. A melhor opção pra ti é o implante de uma lente intra-ocular.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
mariana silva
12 Anos Atrásboa noite tenho 41 anos od deslocamento de retina vejo so vulto oe 8,50 hipermetropia alta posso fazer cirugia refrativa para melhora um pouco o olho esquerdo ja que o outro eu concidero perdido abraco
marco
12 Anos AtrásOi Mariana. Qual foi a causa do teu descolamento de retina? Pergunto isso porque disseste que tens hipirmetropia e descolamento de retina não é comum em hipermétropes e sim em míopes. Este grau tão alto de hipermetropia não tem bom resultado com cirurgia com excimer laser. Ainda mais que é teu olho único. Tua qualidade de visão provavelmente seria pior do que a que tens hoje com óculos ou lentes de contato.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
mariana silva
12 Anos Atrása causa do deslocamento de retina foi derepente que descobri fiz duas cirugia mais nao resolveu mais o olho esquerdo nao tenho deslocamento de retina ele so tem 850 hipermetropia sera que nao a nada que possa fazer pra melhorar ou diminuir o gral desse olho esquerdo para que eu possa ter uma qualidade de vida melho porfavor mi ajude quanto a olho direito nao existe trasplante de retina pra que futoramente eu posso recupera esse olho que tenho o deslocamento de retina voltando a pergunta de cima tem gente com 18 gral de hipermetropia fes cirugia e ficou bem e eu 850 nao poderia da certo tabem um abraço dr mariana silva
marco
12 Anos AtrásOi Mariana. Em primeiro lugar precisas te certificar de que tens realmente hipermetropia – descolamento de retina é mais comum em míopes. Caso realmente tenhas hipermetropia, posso te assegurar de que graus maiores do que 5 ou 6 não apresentam bons resultados com a cirurgia a laser. Graus muito grandes como os 18 que citaste, não devem ser operados com a técnica a laser. Nestes casos o que se faz é implantar uma lente intraocular. Em pessoas de mais idade, se substitui a lente interna do olho (cristalino) por uma lente artificial que contenha adicionalmente o grau dos óculos do paciente. Mas em jóvens esta cirurgia não deve ser feita. Em jóvens se implanta uma lente intraocular sem que se remova a lente natural do olho (lentes fácicas). Mas isso precisa ser bem avaliado, pois os diversos tipos de lentes fácicas costumam causar problemas no longo prazo e geralmente não podem ser implantadas em pacientes hipermétropes – que têm olhos pequenos. Portanto, esta possibilidade precisa ser muito bem avaliada e discutida entre médico e paciente. Não sei tua idade, mas no teu caso, em que tens apenas um olho funcionante, acho mais prudente o uso de lente de contato como alternativa aos óculos. Sou cirurgião, tenho experiência nas mais diversas técnicas cirúrgicas e me mantenho constantemente atualizado – mas não acho que todos os casos devam ou possam ser operados. Prudência é fundamental! E no teu caso, acho melhor não operar. Podes ter uma excelente qualidade de vida com lente de contato.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Elisangela
11 Anos AtrásBom dia!
Doutor Marco, tenho 27 anos. Uso lentes de contato há 12 anos. Atualmente utilizo lentes tóricas. Tenho 11 graus (OD) e 9 graus (OE) de miopía. mais o astigmatismo: +-4 g (OD) e 3 graus (OE).
Há 20 dias começou a apresentas vermelhidão e dor nos meus olhos. Usei doi antibioticos (colírio e pomada). Não resolveu. Meu oftamo disse que não posso usar lentes por uns 3 a 4 meses, a fim de deixar “o olho respirar”. Meus olhos criaram vazinhos pela falta de oxigênação. Ele disse que vai desaparecer quando melhorar. Mas não posso colocar as lentes.
O oftamologista que frequento não é cirurgião. Posso procurar outra clinica para analisar a possibilidade de cirurgia, já que vou ter que ficar sem lentes?
Há alguma cirurgia refrativa que corrija graus tão altos de miopía, combinado com astigmatismo?
Grata pela atenção.
Elisangela.
marco
11 Anos AtrásOi Elisangela. Graus altos como o teu geralmente ultrapassam o limite seguro para cirurgia com excimer laser. Existe a possibilidade de implantes de lentes intraoculares, mas isso precisa ser muito bem avaliado. Quanto à tua intolerância atual ao uso de lentes posso te dizer algumas coisas: lentes de contato gelatinosas geralmente causam este tipo de problema após vários anos de uso. Uma alternativa que julgo ser a melhor pra ti é passar a usar lentes rígidas. Estas corrigem melhor os astigmatismos corneanos, não interferem na oxigenação da córnea como as gelatinosas (não fazem crescer os “vasinhos”), e são muito menos alergênicas do que as gelatinosas. Ou seja, na minha opinião não vai adinantar ficar 4 meses sem as tuas lentes. Quando começares a usá-las de novo este quadro de irritação vai voltar. Deves fazer uma adaptação de lentes rígidas que, apesar de serem mais desconfortáveis no início, são muito mais saudáveis para a superfície ocular do que as gelatinosas.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Flaviane
11 Anos AtrásOlá Dr. Boa tarde!!
Então, meu caso é complicadinho.Todos os oftalmos que consultei me orientaram a não fazer cirurgia, mas uso óculos desde os 5 anos + ou – e ultimamente uso lente de contato aos fins de semana, mas com a lente nao enxergo bem, e isso me entristece, gostaria de saber se existe alguma possibilidade de cirurgia ou até msm uma lente q corrige todo meu grau..
Tenho grau alto em Astigmatismo e Hipermetropia…se não me engano, eh 7 d esquerdo e 7,5 do direito.
Obrigada!!
marco
11 Anos AtrásOi Flaviane
Altos graus de hipermetropia, principalmente quando associados a astigmatismo, geralmente não apresentam bons resultados com cirurgia com excimer laser. Existe a possibilidade de implantes de lentes intraoculares, mas geralmente pacientes com alta hipermetropia apresentam pouco espaço para o implante da lente. Sobram portanto as lentes de contato. Existem vários tipos de lentes, rígidas e gelatinosas para correção do teu problema. Se não tens boa visão com lentes de contato é porque provavelmente estás usando um tipo inadequado de lente. Uma lente bem adaptada provavelmente te proporcionará visão melhor que a que tens com óculos.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Maria Beatriz
11 Anos AtrásOlá Dr Marco, tudo bom?
Futuramente pretendo prestar concurso e nos exames médicos
sei que vou reprovar por ter hipermetropia e astigmatismo, com a cirurgia
eu cesso esse problema ou o Dr me aconselha outros métodos ?
Obrigada!
marco
11 Anos AtrásOi Maria Beatriz. Não tenho conhecimento de que hipermetropia e astigmatismo sejam impeditivos para aprovação em concursos públicos. Se tiveres boa visão com óculos ou lentes de contato deverás ser aprovada. Podes optar também por fazer a cirurgia caso seja do seu interesse. É uma possibilidade. No entanto é preciso fazer uma avaliação do teu caso para considerar esta possibilidade. Altas hipermetropias, principalmente quando associadas com astigmatismo, não apresentam bons resultados cirúrgicos. Caso tenhas realmente interesse em cirurgia, deves fazer uma avaliação com esta finalidade.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
emilia vieira de lima silva
11 Anos Atrásola douto minha neta tem 5 anos
ela tem hipermetropia
ela tem em um olho 14 e no outro 13 graus
gostaria de saber com quantos anos pode operar
tem cura hipermetropia
desde ja agradeço
marco
11 Anos AtrásOi Emilia
A cirurgia mais consagrada e segura para correção de hipermetropia, miopia e astigmatismo é a ablação corneana com excimer laser. No entanto a hipermetropia é onde encontramos maior limitação neste tipo de correção. Não é possível operar e obter bom resultado em graus tão altos como o da sua neta. Existe outro tipo de cirurgia em que se implanta uma lente intra-ocular, mas geralmente pacientes com altos graus de hipermetropia não possuem uma anatomia adequada para impantar estas lentes com segurança. Isso sem falar na idade da sua neta. Estas cirurgias geralmente são feitas após os 18 anos. Apesar disso, gostaria de te tranquilizar sobre o caso de tua neta. Pacientes com altos graus podem usar óculos e obter assim boa visão ou, assim que tiver idade compatível, usar lentes de contato. Estas poderão propiciar uma melhor qualidade de visão e melhor campo visual que os óculos. Quanto à idade para uso das lentes, isso depende apenas de o paciente ter maturidade para aceitar a colocação de um corpo estranho na superfície dos olhos e, de preferência, poder executar sozinho os cuidados que uma lente de contato requer.
Espero ter te ajudado!
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Menderson Horta
11 Anos AtrásBom dia Doutor.
Tenho 29 anos e 8,5 de hipermetropia em cada olho +ou- e 3,5 de astigmatismo em cada olho +ou- já estabilizados.
Em 2006 tentei fazer a cirurgia mas não foi aceita alegando ná época o riso já que a cirurgia para o meu caso ainda não estava evoluída. Gostaria de saber como está hoje. E quais os riscos. Se o risco for a diminuição do grau mesmo que não seja 100% eu acho muito satisfatório. Se o risco for a perda da visão aí sim considero um desastre. Gentileza comentar.
marco
11 Anos AtrásOi Menderson. Hoje em dia ainda não conseguimos corrigir graus altos de hipermetropia com eficiência com a técnica à laser. Geralmente graus maiores que 5 não ficam bem. Portanto no teu caso te indicaria operares no máximo 5 graus, ou, operando mais, ficar ciente de que haverá retorno de boa parte do grau operado. Existe a opção de implante de lentes intraoculares, mas normalmente pacientes com alta hipermetropia tem um olho pequeno, não havendo espaço adequado para esses implantes. Caso decidas operar, é importante que consulte um cirurgião com experiência neste tipo de cirurgia para fazeres uma avaliação adequada.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Karl Barbosa
11 Anos AtrásEu tenho 24 anos e astigmatismo há 8 anos, uso óculos há 8 anos quando descobri, os dados de minha ultima consulta foram (Longe) -4,25 OD com Eixo 15°; OE (-5,00) com Eixo 175°, e DP 63mm. Queria saber se uma cirugia a laser hoje para meu caso existe, claro que antes de alguma conclusão há a necessidade de outros exames, mas de uma forma geral, se a cirurgia poderia melhorar (reduzir) os graus, ou até eliminá-lós, pq so de uma melhora seria bom devido a facilidade de trabalhabilidade com as lentes.
Desde já agradeço..
marco
11 Anos AtrásOi Karl
Hoje em dia temos bons resultados com a cirurgia de astigmatismo através da ablação da córnea com excimer laser. Para altos astigmatismos, como o teu, é fundamental que a cirurgia seja feita com um laser de última geração que tenha bom controle do eixo de ablação. Existe a possibilidade de ficar algum resíduo, mas de modo geral os pacientes ficam muito satisfeitos. Claro que é preciso avaliar as características da tua córnea para verificar a possibilidade da cirurgia.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Renata
11 Anos AtrásOlá Doutor ! Boa noite !
Tenho 19 anos, uso óculos desde os 4 anos e não aguento mais ter que usar .. tenho astigmatismo, hipermetropia, mas o que me incomoda muito mesmo é meu o estrabismo, gostaria de saber se poderia usar lentes de contato ou se existe algum tipo de cirurgia para mim.. Meu recente receituário é OD: +3,75 Cil: -2,50 eixo 150 / OE:+1,75 Cil: -2,0 eixo: 30 .
Desde já obrigada!
marco
11 Anos AtrásOi Renata! O teu grau é corrigível cirurgicamente, desde que já estaja estabilizado. Isso é possivel verificar fazendo o exame adequado. A cirurgia corrigirá tua hipermetropia e astigmatismo, mas não o estrabismo – este requer outro tipo de cirurgia. Lentes de contato também podem ser uma opção – principalmente se teu grau ainda não estiver estabilizado.
Um abraço,
Dr. Marco Antonio Kroeff
Liliane
11 Anos AtrásBom dia, Dr.! Sou míope (-5 OD e -4,75 OE) e possuo córnea fina, 480 micras. Posto isso, incialmente, o meu oftalmologista me indicou a implantação da lente Artiflex. Fiquei insegura, e procurei uma segunda opinião. O segundo médico me indicou implantação a ICL. Ainda insegura, já que havia divergância nas opiniões dos especialista, fui a um terceiro. Este, por sua vez, considerou razoável a minha espessura de córnea e me sugeriu fazer PRK. Como pode perceber, 3 médicos, 3 opiniões distintas… =( como me aconselha proceder? Já não sei mais o que pensar de tudo isso, estou perdida!!!
marco
11 Anos AtrásOi Liliane
Desculpe a demora em te responder. Resumindo, não tenho como te esclarecer esta dúvida. Existem inúmeras variáveis que devem ser consideradas em cada uma destas indicações. Cada técnica tem seus pros e contras e isso deve ser avaliado no contexto de cada paciente. Tenho conhecimento sobre as três alternativas que te deram. Mas, sem te examinar e saber detalhes do teu caso prefiro não omitir opinião.
Atenciosamente,
Dr. Marco Antonio kroeff
Juliana
11 Anos AtrásBom dia, Doutor!
Gostaria muito que me tirasse uma dúvida, tenho 24 anos e uso óculos desde os 2 anos de idade, atualmente meu grau exato é +5,50 olho direito, e +6,00 olho esquerdo, tenho estrabismo, astigmatismo e hipermetropia.O meu sonho é fazer uma cirurgia, para ficar totalmente independente do óculos e lente de contato, gostaria de saber se tem a possibilidade, e quais seriam as cirurgias indicadas para o meu caso, e se não tivesse a possibilidade, daqui quantos anos, eu poderia pensar novamente em fazer está cirurgia?
Um abraço,
marco
11 Anos AtrásOI Juliana. É possível corrigir hipermetropia e astigmatismo com excimer laser. No entanto é possivel que após a cirurgia tu fiques com algum resíduo de grau. Costuma acontecer com hipermetropias mais altas como a tua. E a adaptação de lentes de contato após a cirurgia caso queira usar para corrigir o resíduo pode ficar mais difícil. Claro que em ficando um resíduo pode-se avaliar a possibilidade de um segundo procedimento para retoque, mas a possibilidade de restar algum grau não pode ser descartada!
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
olenka porto
11 Anos AtrásTenho astigmatismo irregular e miopia ultima receita: longe:
Esférico cilindrico eixo DP
Longe: OD + 1,50 -1,50 145 66
OE +1,00 -2,75 20 66
Perto OD +4,00
marco
11 Anos AtrásOi Olenka. Não entendi teu comentário. Falaste que tens miopia, mas o grau que escreveste é de HIPERMETROPIA e astigmatismo. Também não entendi qual a tua dúvida!
Dr. marco Antonio Kroeff
olenka porto
11 Anos AtrásTenho astigmatismo irregular e miopia ultima receita: longe:
Esférico cilindrico eixo DP
Longe: OD + 1,50 -1,50 145 66
OE +1,00 -2,75 20 66
Perto OD +4,00 -1,50 145 62
OE +3,50 -2,75 20 62
Existe cirurgia segura para meu caso, qual média alta de valor deste procedimento?
Agradesço desde já a sua resposta.
marco
11 Anos AtrásOlenka. Isso depende muito da tua idade e de algumas considerações que precisam ser feitas. A tua expectativa com o resultado também deve ser considerada. A técnica de cirurgia a laser para correção não possibilita corrigir todo teu grau de longe e de perto. Caso já tenhas alguma opacidade de cristalino – princípio de catarata – pode-se fazer a cirurgia de substituição do cristalino opaco por uma lente intra-ocular. Mas esta possibilidade precisa ser muito bem avaliada. Sem te examinar fica difícil opinar mais. Os custos também variam bastante dependendo da técnica cirurgica.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
katiane
11 Anos AtrásDoutor, tenho miopia de 4,75 e 5 no outro olho, alem disso tenho ceratocone, meu oftamologista disse q como a ceratocone ta estabilizada posso fazer a cirurgia de correção, tem algum risco de um problema maior a partir disso? gradeço desde já, abraço
marco
11 Anos AtrásOi Katiane. Ceratocone atualmente é considerado contra-indicação para cirurgia. Existem protocolos clínicos onde se operam ceratocones leves (seguidos ou não de crosslink para estabilizar a córnea) mas isso ao meu ver ainda não deve ser feito na prática diária. Tens um grau que para ser corrigido causará um afinamento corneano que considero arriscado para um paciente com cone. Ainda mais que o teu está “Estabilizado”. A cirurgia tem grande chance de piorar teu cone. Eu não faço cirurgia refrativa em ceratocone. E o consenso atual nos congressos é de não operar.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
katiane
11 Anos Atrásentendi mais como posso saber se a minha é leve ou não doutor ?to tão receiosa com isso, que para falar a verdade estou com medo da consequencia.
marco
11 Anos AtrásKatiane. Masmo que teu cone seja leve, sou contrar fazer cirurgia refrativa. Isso afinará tua córnea e correrás risco de desestabilizar teu cone. Se estás estabilizada minha sugestão é usar lente de contato, que no teu caso, tendo apenas miopia, pode ser gelatinosa.
Dr. Marco Antonio Kroeff
katiane
11 Anos Atráseita eu teimosa né doutor? o pior é q tenho também astigmatismo. eu vou desmarcar esta cirurgia o pior q já havia até comprado passagens.que tipo de lente é indicada para meu caso? qual o custo atual?
Cristian
11 Anos AtrásBoa tarde,
Doutor,
Sou o Cristian, tenho 18 anos, uso oculos desde os 4 anos de idade estou com 10 graus de miuopia e atgmatismo. o Grau estabilizou a mais de um ano …
Já posso operar ? Qual operação indicada ? (Desejo corrigir todo problema dos meus olhos)
att.
marco
11 Anos AtrásOi Cristian. Teria que saber quanto de miopia e quanto de astigmatismo tu tens e qual tua espessura de córnea para poder te dizer quanto podes corrigir cirurgicamente. Quanto maior o grau a ser corrigido, mais afinamos a córnea com a cirurgia. E existe um limite de segurança até onde podemos ir. Mas te digo que se tens em média dez graus – somando miopia e astigmatismo – dificilmente será possível corrigir todo o teu grau.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Joana
11 Anos AtrásOlá,
Tenho uma questão – é possível que quem realize operação de lente intraocular piore no estrabismo?
Obrigada
Joana
marco
11 Anos AtrásOi Joana. Esta questão é bem complexa. Alterar a refração (grau) dos olhos pode interferir sim no estrabismo. Mas isso não se restringe apenas aos implantes intraoculares. Qualquer cirurgia refrativa pode provocar isso. Por isso o pré operatório é tão importante. É antes da cirurgia que um exame completo deve ser feito para antecipar a possibilidade de complicações. Mas para te responder mais precisaria saber mais sobre teu caso.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
wanessa lima
11 Anos AtrásDr uso oculoS desde os 8 anos. Tenho estrabismo e fico muito encomodada em tirar fotos e em olhar fixamente para pessoas pois sempre fico com os olhos tortos. O oculos tbm me incomoda, mas na verdade o que qyero saber e que cirurgia posso fazer para corrigir estrabismo e o astigmatismo?
Agradeco!
marco
11 Anos AtrásOi Wanessa. A primeira questão é se com o uso dos óculos teu estrabismo fica corrigido? Alguns estrabismos são corrigidos usando o grau adequado. Nestes casos, se corrigires teu grau cirurgicamente, teu estrabismo será corrigido. Caso teu estrabismo se manifeste usando ou não os óculos, precisarás fazer duas cirurgias diferentes. Uma para corrigir o grau e outra para corrigir o estrabismo. Para corrigir o grau, normalmente utilizamos o excimer laser. E para corrigir o estrabismo, altera-se a posição dos músculos extra-oculares.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Cayssa
10 Anos AtrásOlá Doutor.
Eu me encaixo nesse caso.. tenho astigmatismo e estrabismo, terei que fazer duas cirurgias.. porém, não fui orientada sobre qual deveria fazer primeiro e decidi pela refrativa.. Quanto tempo depois poderei fazer a de estrabismo? Existe a possibilidade da cirurgia de estrabismo desencadear novamente o astigmatismo? Isso é comum? Achei algumas pessoas reclamando na internet e me assustei, será que eu deveria ter feito a de estrabismo primeiro?
Obrigada. Aguardo retorno.
marco
10 Anos AtrásOi Cayssa. Na maioria dos casos é preferível primeiro fazer a cirurgia refrativa para depois fazer o estrabismo. Mas cada caso deve ser avaliado em conjunto pelos dois cirurgiões.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Giovana Ap. Albuquerque
11 Anos AtrásOI doutor, uso oculos desde os 3 anos de idade e tenho hipermetropia, estou com 39 anos e uso lentes de contato, mas agora fui ao aftalmo e ele me recomendou uma cirurgia que se coloca lentes dentro dos olhos e se tira o cristalino, mas não é tão simples assim ,pois tenho um grau muito alto cerca de 13 graus e além disso meus olhos são menores que o normal, o oftalmo me pediu uma porção de exames e me disse que podemos tentar,mas que ele não me garante muita coisa, pois terá que colocar duas lentes em cada olho , eu queria saber se a cirurgia não for bem sucedida se vou ficar no prejuizo,pois enxergo muito pouco mas da pra ir levando, por favor me de algumas dicas, desde ja meus agradecimentos.
marco
11 Anos AtrásOi Giovana. A cirurgia de troca do cristalino é a mesma cirurgia que fazemos para catarata. A diferença é que quando o paciente tem catarata é porque o cristalino perdeu a transaparência e por isso a visão piora. Neste caso (catarata) a cirurgia é inquestionável, pois se o paciente não operar a visão piora progressivamente. O que certamente não é o teu caso. Se tu não tens catarata, a cirurgia está sendo proposta com finalidade refrativa – ou seja – trocar o teu cristalino por uma lente artificial que corrigirá o teu grau. Pacientes com altas hipermetropias costumam ter olhos pequenos e isso já é um fator de complicação para a cirurgia. O que quero dizer é que não existe cirugia sem risco e – no teu caso – este risco é um pouco maior devido à característica anatômica dos teus olhos. Eu, no teu caso, só faria cirurgia quando fosse necessário, ou seja, quando tu apresentasse catarata. Preferiria adaptar lentes de contato para corrigir teu grau. Até porque está cirurgia, no Brasil, ainda não está autorizada pelo Conselho Federal de Medicina para ser realizada sem que o paciente tenha catarata.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Cristy
11 Anos AtrásOlá Dr. Marco, uso óculos desde os 6 anos de idade tenho hipermetropia, astigmatismo e estrabismo que hoje consigo controlar( mas se for ver algo muito pequeno como as letras no computador, os olhos entortam e ai leio tudinho, mesmo de óculos isso acontece, pq de lente ou óculos tenho dificuldade pra ver de perto, mas é controlavel) , hoje tenho 36 me disseram que meu grau está estabilizado:- óculos longe: OD + 2,25 de – 1,00 DC 180°
OE + 2,00 de – 1,00 DC 180°
Mas uso óculos mais para ficar em casa, pois prefiro a lente de contato que uso descartável no grau +2,00 nos dois olhos, a alguns meses a lente vem incomodando e tive que usar um colírio chamado vigadexa por 15 dias agora melhorou e já posso colocar as lentes. A minha dúvida é se posso operar os olhos, se no meu caso vou enxergar bem de perto e longe ou só melhoraria a visão de longe? Qual seria a cirurgia indicada no meu caso? Corre-se algum risco de piorar? Um médico disse que operar agora não ia adiantar por causa da minha idade, outro disse que se operar só vou ver de longe e não é vantagem operar, porque teria que usar óculos para perto. Outro diz que passado alguns anos a visão piora se operar e não tem mais jeito, outro diz que a operação é o ultimo caso que se puder evitar é melhor, ( será que é pq é perigoso?) . Estou totalmente perdida, gostaria de me livrar do óculos e da lente ( esta porque acaba sempre pegando algum tipo de irritação e bactéria) . Agradeceria muito se o senhor me esclarecesse essas dúvidas. Devo ou não partir para operação? É seguro? Ah tbem me recomendaram o uso do tampão pra ver se melhoro a visão de perto será que é valido?
Muito obrigada!
marco
11 Anos AtrásOi Cristy. Em primeiro lugar, a cirurgia é uma opção e não uma necessidade. Podes corrigir teu problema de três formas: óculos, lentes de contato ou cirurgia. A cirurgia vai corrigir um grau definido. Por exemplo, se tens +2,25-1,00 a 180, é isso que a cirurgia vai corrigir. Se teu grau aumentar, ou se surgir outro problema, vais ter de usar óculos de novo. Quanto ao estrabismo, a cirurgia vai afetar o estrabismo da mesma forma que os óculos ou lentes de contato. Se o teu estrabismo melhora com os óculos ou lentes, vai melhorar da mesma forma com a cirurgia. Quanto à visão de perto, a partir dos 40 anos, mais ou menos, surge a presbiopia que afeta a visão de perto em todo mundo. E tu não vais escapar dela também – ou seja, após os 40 anos vais precisar de óculos para perto. A vantagem de operar é que teu grau total de perto será menor se não tiveres mais a hipermetropia. Agora, se realmente estiveres motivada pra operar, devem ser feitos exames pré operatórios específicos para verificar se tu podes ser operada. A cirurgia mais indicada para ti é a ablação da córnea com excimer laser. Isso, claro, se teus exames pre operatórios estiverem todos normais.
Espero ter esclarecido tuas dúvidas.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
tania eranice lasch
11 Anos Atrásolá doutor
Minha filha tem 15 anos e usa óculos desde os 7 anos, nos não percebemos o problema antes, ela tem astigmatismo e hipermetropia, OD + 7, OE + 7,50. ela vive me perguntando quando que ela vai poder fazer cirurgia para se livrar dos óculos, eu fico enrolando, mas pelo que li pra ela a cirurgia é algo muito complicado e sem expectativas de muitas melhoras. Dr. qual é a sua orientação? Obrigada!!
marco
11 Anos AtrásOlá Tania. Existem, basicamente, duas alternativas cirurgicas nestes casos: ablação da córnea com excimer laser e implante de lentes intra-oculares. A cirurgia a laser não costuma apresentar bons resultados em graus tão altos de hipermetropia. Além disso, com 15 anos, é provável que o grau de sua filha ainda não tenha estabilizado. Quanto aos implantes intra-oculares, eu não indicaria em uma paciente tão jóvem devido a probabilidade de complicações. Se fosse minha filha, adaptaria lentes de contato.
Espero ter te ajudado.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
victoria
11 Anos AtrásOlá dr. meu nome é victoria, eu tenho 20 anos, e tenho 7 graus de hipermetropia no olho esquerdo e 6,75 no olho direito. tenho meio grau de astiguimatismo no olho esquerdo tbm.
Eu sempre tive hipermetropia, uso oculos desde os 9 meses de idades, tive estrabismo mas hj em dia controlo, apenas quando forço a visao que ele aparece.
eu uso lentes de contato a 8 anos, meu grau sempre foi esse, e a pouco tempo tive uma inflamçãzinha decorrente de uso exagerado da lente e resolvi passar no oftalmo especialista em cirurgia refrativa chamado DR Waldir Martins Portellinha.
Eu aproveitei a consulta para ver se posso fazer a cirurgia, fiz diversos exames, com e sem dilatação da pupila, medição de expessura de cornea entre outros. Ele disse que eu estou apta a fazer a cirurgia, mas que provavelmente eu ficaria com um grau residual e teria que usar oculos para ler e ver filmes, mas que não seria mais escrava deles o tempo todo. Meu sonho é me livrar das lentes, eu surfo, adoro esportes e por mais que ela me proporcione conformo eu as uso de mais e por iso vira e meche tenho problemas..
Quando fui ler sobre a cirurgia, LASIK, a qual vou ser submetida na semana que vem vi que o ideal seria interromper o uso das lentes antes de fazer os exames pre operatorios, meu medico nao me perguntou sobre isso e quando eu fiz os exames eu soh estava a algumas horas sem usar as lentes (+-18 horas). Eu gostaria de saber se isso pode me trazer problemas?Se por eu ter tido astiguimatismo eu posso ficar vesga pra sempre? se voce acha a cirurgia arriscada? e quais os problemas que ela me trará? eu posso ficar cega? existe essa chance? obrigada doutor
marco
11 Anos AtrásOi Victória. Desculpe demorar para responder. Estava de férias. Para começar, acho que tu tens muitas dúvidas básicas para quem já está com cirurgia marcada. Não deverias marcar uma cirurgia sem antes esclarecer todas as tuas dúvidas com o teu médico. E só marque quando estiver segura da tua decisão. Quanto ao teu grau, concordo que deverá restar um grau residual após a cirurgia. Este grau residual, se não corrigido com óculos ou lentes de contato, dependendo da magnitude e do teu tipo de estrabismo, pode descompensar teu estrabismo. Quanto aos riscos, devem ser avliados de acordo com teu exame oftalmologico completo.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
bruno
11 Anos Atrásbom dia,tenho 16 anos,tenho astigmastosmo e uso 2 grau e meio em cada olho,e não qro mais usa o oculos,se me recondaria a cirurgia?
obrigado
marco
11 Anos AtrásBruno. Em primeiro lugar precisamos saber se teu grau está estável. Na tua idade pode modificar ainda. No entanto, se está estável há alguns anos pode-se pensar em cirugia. Mas o ideal seria esperar pelo menos os 18 anos e estando estabilizado por pelo menos 2 anos. Além disso precisamos saber se tua córnea tem as condições adequadas para tua cirurgia.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Newton Mota
11 Anos AtrásBom dia, tenho um filho hoje com 17 anos, usa oculos desde 1 ano e meio, tem hoje mais ou menos 10 graus de hipermetropia, nos dois olhos, quando pequeno fez tratamento com tampao, para estrabismo e de certo.
PERGUNTA, como ele tem olhos pequenos qual seria a melhor cirurgia indicada a ele; em que idade; os riscos e consequencias; e se pode continuar a fazer esportes de contato e de impacto como Jiu Jitsu……Desde ja agradeço sua atenção e aguardo sua resposta.
marco
11 Anos AtrásOlá Newton. A cirurgia de correção com laser está descartada devido ao alto grau de hipermetropia. Restam as cirurgia de implante de lentes intraoculares. Mas também acho que não devem estar indicadas no caso do teu filho. Existem as chamadas lentes fácicas que provavelmente não podem ser implantadas devido ao olho pequeno. As outras lentes são lentes que substituem o cristalino do olho. É a mesma cirurgia que se faz para tratar a catarata. Em um paciente com 17 anos também não indicaria esta cirurgia. Enfim, acho que lentes de contato, hoje em dia, são a melhor opção para ele como alternativa para os óculos.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Luciane
11 Anos AtrásOlá,
Tenho 37 anos e tenho miopia e astigmatismo em ambos os olhos 7 graus, que esta estabilizado a uns 3 anos. Como minha córnea e muito fina, não é indicado cirurgia a laser LASIK nem PRK… então sei que posso fazer o implante de lentes.
Tenho UNIMED e nenhum médico que fui até hj (uns 3) faz pelo plano. Não posso gastar com essa cirurgia, o SR por acaso faz pelo plano, ou pode me dar o nome correto desse procedimento para ver junto a ANS se posso ter essa autorização. Ou conhece alguem que tenha feito essa cirurgia com cobertura dos planos de saude..
Obrigada Luciane
marco
11 Anos AtrásOi Luciane. Este não é um procedimento que consta no rol dos planos de saúde. Portanto não tem um código para os convênios. Esta cirurgia é feita apenas de forma particular.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Luciane
11 Anos AtrásOK, muito Obrigada.
Mas, o SR poderia me dizer qual o nome correto para este tipo de procedimento?
Aguardo
marco
11 Anos AtrásOi Luciane. O nome é Implante de lente intraocular fácica.
Abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Luciane
11 Anos AtrásOlá,
Posso dizer que é.: FACECTOMIA COM LENTE ENTRA OCULAR, com ou sem facoemulsificação? Pq no ROl da unimed achei esses dois e segundo eles meu plano cobre isso desde que solicitado pelo medico e com avaliação da UNIMED…
Dcpe importunar, mas preciso desses dados…
Obrigada novamente
marco
11 Anos AtrásNão Luciane. Como te falei este procedimento não consta no rol dos convênios. Facectomia é a cirurgia da catarata.
Fabricio Oliveira Alves Zeferino
11 Anos AtrásDoutor tenho 31 anos uso óculos desde dos 25 anos . Meu ultimo exame deu assim:
Refração:
OD OE
Longe { esf 0,00 esf -3,25
Cil -0,75 eixo 120º cil -1,50 eixo 60º
E para perto está tudo normal.
Obs: Uso óculos mais, continuo vendo um pouco embaçado do olho esquerdo.
Gostaria de saber se a alguma cirurgia ou tratamento?
marco
11 Anos AtrásOi Fabricio. Tens miopia e astigmatismo em ambos os olhos. Com a correção adequada deverias enxergar bem de ambos os olhos. Se mesmo utilizando as lentes corretas continuas com a visão ruim em um dos olhos é porque tens outro problema associado. Isso deve ser investigado. Existe cirurgia para a correção do teu grau mas te dará a mesma visão que tens com óculos.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
ivan
11 Anos AtrásDr. tenho vontade de operar, mas minha cornea e fina para operação a laser, existem outras possibilidades, obrigado!
marco
11 Anos AtrásOi Ivan. Existe a possibilidade de implante de lente intra-ocular. Mas esta indicação tem de ser muto bem avaliada. A maioria dos estudos sérios mostra elevada taxa de complicações a médio e longo prazo com este tipo de implante.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
RENATO DE MACEDO Sá DUQUE DE CAXIAS
11 Anos AtrásOlá Doutor,
Tenho 43 anos, e tenho 7,0 graus de miopia e 3,0 graus de astigmatismo. O Dr Sérgio Kandelman me indicou a cirurgia de implantação de lentes artiflex devido a espessura e a curvatura da minha córnea. Gostaria de saber se o Sr. acha que vale a pena eu fazer a cirurgia e se o Sr. tem ideia de custo desta cirurgia já que eu não tenho plano de saúde. Pode ser uma média de tanto a tanto.
Abraços
Renato
marco
11 Anos AtrásOi Renato. Este tipo de implante tem de ser muito bem avaliado pois está associado a algumas complicações como catarata e problemas corneanos a médio e longo prazo. Mas os resultados visuais são excelentes. Conversa mais com teu médico e pede mais infoemações sobre os riscos para que tu possas te decidir. Quanto ao preço da cirurgia, varia deendendo da experiência do cirurgião.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Sergio Kandelman
11 Anos AtrásPrezado Marco Antonio,
As lentes da plataforma Artisan-Artiflex caminham para os 30 anos de implantacao mundial e, conforme tem sido publicado em revistadas indexadas ,NAO provocam catarata NEM problemas corneanos a medio e longo prazo (ou NAO MAIS DO QUE os grupos-controle aonde a lente nao e implantada), ao contrario da impressao causada pelas suas colocacoes, desde que respeitados os adequados parametros de medicao preoperatorios, geracao de expectivas realistas e boa tecnica cirurgica.
Atenciosamente,
Sergio Kandelman
marco
11 Anos AtrásPrezado Sergio
Discordo em gênero, grau e número da tua colocação. Talvez os estudos a que tu te referes sejam os estudos de curto prazo. No entanto os estudos de longo prazo mostram SIM que as lentes fácicas (e aqui me refiro a todas) aumentam SIM a incidência de perda endotelial, descompensação corneana e catarata. Concordo que estas lentes sejam uma opção para tratamento cirúrgico das altas ametropias, mas é importante que se esclareça aos pacientes candidatos a este tipo de implante que existem SIM complicações e que elas são mais frequentes do que as empresas e pessoas que têm algum interesse comercial nisso gostariam de admitir.
Atenciosamente
Dr. Marco Antonio Kroeff
Sergio Kandelman
11 Anos AtrásOs estudos a que me refiro sao de Meta-analises dos ultimos 28 anos, periodo em que existem as 2 lentes que se mantem bem sucedidas no mercado: plataforma Artisan-Artiflex (holandesa) e Visian-ICL (suica). Perda endotelial, conforme continuadamente publicado em revistas indexadas internacionalmente respeitadas: nenhuma diferenca estatistica comparado com pacientes nao operados da mesma faixa etaria ou usuarios contumazes de lentes de contato. Catarata, da mesma forma para a Artisan; levemente superior para a ICL I, igualada pela ICL II (atual Visian). Se mais de 25 anos for curto prazo… Interesse comercial de empresas e pessoas?? Sao lentes aprovadas pelo FDA norte-americano, CE, orgao de saude da comunidade europeia, ANViSA brasileira, orgaos de saude japoneses, coreanos, argentinos….mundo inteiro! Risco toda cirurgia tem, nao se pode e ser alarmista injustamente. Uma boa revisao bibliografica sustenta isto.
Ah, e o preco da cirurgia nao se faz “pela experiencia do cirurgiao” como afirmado, mas sim como o proprio valoriza seu trabalho, afora seus custos.
Sergio Kandelman
luis sanzovo
11 Anos AtrásBoa tarde Dr,
Tenho 52 anos, praticamente nasci com óculos. Aos 8 anos de idade fiz cirurgia para corrigir estrabismo, uso lentes multifocais. No ultimo exame os valores para astigmatismo aumentaram cerca de 1.00 e não consegui me adaptar as novas lentes. Senti nauseas, as lentes foram refeitas 3 vezes pela Essilor que culpava o médico e vice-versa, até que cansado pedi ao médico para aumentar apenas o grau para perto e não mexer no astigmatismo. Obs: as lentes Varilux Panamic multifocais que usava desde os 40 anos sempre estiveram ótimas, porém como o que é bom o fabricante tira de produção, quase sempre em nome do lucro, tive que usar o modelo novo que até o hoje mais de um ano depois ainda provoca desconforto e aberrações, apesar de ser digital, com antirreflexo etc. Se os exames complementares estiverem Ok vale a pena a cirurgia, pelo menos para aliviar o astigmatismo? Obrigado e parabéns pelo site!
OD + 6.00 – 1.50 / 10º DP 59
OE + 5.25 – 2.50 / 170º
OD + 8.50 – 1.50/ 10
OE + 7.75 – 2.50 170 DP 57
marco
11 Anos AtrásBom dia Luis. A cirurgia com excimer laser para correção da hipermetropia e astigmatismo pode melhorar bastante a tua dependência dos óculos, pois com o grau que tu tens é possivel que fique algum resíduo. Já o grau de perto, este diminuirá bastante, mas ainda terás que usar óculos para perto (algo em torno de +2,50 – +3,00). Outra possibilidade, caso já tenhas alguma opacidade de cristalino (lente intraocular natural) é fazer a cirurgia de troca do cristalino. Neste caso implantarias uma nova lente que corrigiria o teu grau. Mas ainda ficarias com um grau de +/- 2,50 para perto. Isso porque no teu caso (devido ao estrabismo) provavelmente as lentes multifocais não sejam indicadas.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Luciene
11 Anos AtrásOlá Dr Marco, me chamo Luciene tenho 29 anos, desde os tres anos ja usava óculos,por ter nascido com miopia e astigmatismo.Atualmente uso lentes gelatinosa, que ja me trouxeram aquela vermelhidão nos olhos, e apareceram vários vasinhos. foi indicado então a lente rigida.Estou com -18 no oe e no od tambem. Ja tive deslocamento de retina, tratado com laser.Dizem que não posso operar o olho direito, só o esquerdo tem como implantar a lente. Que o direito não tem correção, que o grau seria muito mais de -18, que mesmo se ajustace para -20 não corrigiria. Ou seja acho que sou quase cega do olho direito, eu acho.Doutor na sua esperiencia o que o senhor acha? Sempre sonhei em operar e não ter que ficar usando lente ou óculos fundo de garrafa.Desde ja lhe agradeço. Se souber algum local em ferencia que eu possa ir,mas não tenho condições de pagar tem que ser pelo sus.Obigada.
marco
11 Anos AtrásOi Luciene. Não existe nenhuma cirurgia sem riscos. E no teu caso os riscos são maiores! Como tens alta miopia, tens risco aumentado de descolar a retina (como já ocorreu). Portanto, a cirurga de implante de lente intraocular sempre será acompanhada deste risco. A cirurgia com excimer laser não está indicada no teu caso pois dificilmente corrigiria mais do que 8 graus. Ou seja, ainda terias que usar um óculos com +/- 10 graus. Se estás bem adaptada com as lentes rígidas – te aconselho a não fazer cirurgia por enquanto e aguardar novas tecnologias que sempre estão chegando.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Raphael
11 Anos AtrásBom dia, doutor. Realizei uma cirurgia refrativa há 6, mas os problemas de visão já estão voltando (miopia e astigmatismo) Consultando meu oftalmo buscando recomendação para uso de lente de contato em substituição aos óculos, o médico descartou o uso de lentes em razão do considerável grau do astigmatismo e pela possível dificuldade de adaptação devido à cirurgia anterior, recomendando, inclusive, eventual futura cirurgia. Tenho 30 anos e pergunto: definitivamente, está descartado o uso de lentes a quem já tenha realizado uma cirurgia corretiva LASIK?
marco
11 Anos AtrásOi Rafael. A adaptação de lentes de contato após cirurgia refrativa é mais difícil, mas não impossível. No entanto, se estás com alto astigmatismo após ter feito cirurgia, tens de ver se não estás desenvolvendo uma ectasia corneana. Neste caso, se teu grau estiver aumentando deverias fazer um tratamento chamado crosslink. Conversa com teu médico e pede esclarecimentos sobre o que está acontecendo com tua córnea.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Rodrigo Santiago Do Nascimento Lima
11 Anos AtrásBoa noite!!!
Tenho miopia para longe e astigmatismo sendo o meu grau o seguinte:
olho dir: -7,0 (esférico) e -2,0 (cilindrico)
olho esq: -3,0 (esférico) e -1,5 (cilindrico)
Gostaria de saber se posso fazer a cirurgia e se elimina todo o grau, pois já tenho 25 anos. Grato…
marco
11 Anos AtrásOi Rodrigo. Teu grau é operável mas para saber su tu podes fazer a cirurgia é necessário fazer uma avaliação completa do teu olho e da tua córnea. Caso tenhas uma córnea regular e com boa espessura, provavelmento sejas candidato a cirurgia. Devido ao grau mais alto no OD, talvez fiques com algum residuo de grau neste olho.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Simone Felix
11 Anos AtrásOi dr , tudo bem?
Gostaria de saber se quem tem catarata , em processo inicial , poode fazer a cirurgia refrativa?
Tenho astigmatismo e hipermetropia e o meu grau é o seguinte:
o.d. +4.50
o.e. + 4.50
e cilindrico
– 2.25 o.d
– 2.00 o.e
Obrigada!
marco
11 Anos AtrásOi Simone. Se já tens início de catarata o mais indicado é fazer a cirurgia de catarata e implantar uma lente intraocular tórica que corrigirá o teu grau. existe a apção de ser multifocal também para corrigir o grau de perto. A progressão da catarata provavelmente fará teu grau variar, por isso a cirurgia com excimer laser na córnea não é a mais indicada.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Simone Felix
11 Anos AtrásObrigada por responder minha pergunta Dr. Marco.
Tenho mais duvidas.
O que acontece é que ao buscar informaçoes sobre a cirurgia de catarata com minha oftalmologista , fui informada de que ao ser submetida a esse procedimento , poderia ter problemas posteriores com o descolamento da retina , o que poderia me causar, em ultimo caso, até uma cegueira.
Desde então tenho buscado informações a este respeito , pois sou jovem , sou professora e essa catarata tem me causado transtornos na vida pessoal e profissional.
Gostaria de saber se é um regra , tipo: Todo mundo que faz cirurgia de catarata tem descolamento de retina?
Isso nao pode ser evitado ?
E se ocorrer esse descolamento , pode ser tratado e apresentar resultado satisfatório ?
Marta Dias
11 Anos AtrásOlá Dr. Marco
Possuo a seguinte situação possuo miopia e astigmatismo desde os 18 anos tenho hoje 31 anos, porém nos ultimos 3 anos venho apresentando um leve estrabismo no olho esquerdo. Neste período fui fazer todos os exames possíveis para a cirurgia refrativa em um primeiro momento o médico identificou que as córneas eram muito finas então solicitou um novo exame cahamdo Pentacan OA, fiz este exame e então o médico me disse que exisitria uma possíbilidade de fazer a cirurgia refrativa mas que não saberia o quanto poderia reduzir. Quanto ao estrbismo disse que teria que procurar um especialista .Bem ainda não estou decidida em realiza-la, mas a minha dúvida é, caso seja necessário uma cirurgia de estrabismo poderei fazer também uma cirurgia refrativa? ou se fizer a refrativa estarei impedida de uma correção de estrabismo futuramente?
Obrigada
marco
11 Anos AtrásOi Marta. Uma cirurgia não impede a outra. Alguns estrabismos no entanto estão relacionados ao grau do paciente (refração). Corrigindo o grau pode-se compensar ou descompensar o estrabismo nestes casos. Procure consultar com alguém que domine isso antes de fazer a cirurgia.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Sabrina
11 Anos AtrásBoa tarde Dr.!
Bom…, comecei meu tratamento das vistas com 8 meses, usei tampão por longo tempo, coloquei óculos com 1 ano e meio mais ou menos, tinha mais de 6 graus, com miopia, hipermetropia, astigmatismo e estrabismo ( olho torto para dentro) acomodativo, fiz uma cirurgia pra correção de estrabismo com 14 anos, mais o Dr. deixou 2 milimetro ainda torto, pois ele disse que como era acomodativo poderia voltar sozinho, e meus graus não estavam estabilizados, uso lente de contato desde então.
Hoje tenho 32 anos, usando lente gelatinosa desde 14 anos, e óculos, com 2 graus estabilizados a 5 anos, tenho hipermetropia, um pouquinho de astigmatismo e os 2 milimetro de estrabismo, pois não voltou nada ate hoje depois da cirurgia, passei por dois médicos e eles me indicaram entortar o olho bom que o musculo volta igual, fiquei com medo , fui em outro Oftalmo e ele me indicou a cirurgia Refractiva, disse que vai zerar tudo e com certeza meu olho volta, pois o estrabismo é acomodativo e corrige com o óculos ou a lente de contato.
Por gentileza me ajuda, qual seria o melhor procedimento, mexer no muscolo do olho certo pra corrigir o torto (meu olho torto é o direito e pra dentro, uns 2 milimetro), ou fazer a cirurgia Refractiva, e se esta cirurgia realmente corrige o olho torto?
desde já agradeço sua atenção.
Boa noite.
Sabrina
11 Anos Atrásem tempo,
Dr. já faz os exames necessários para saber se posso fazer a cirurgia Refrativa, inclusiva o exame Tomógrafo Galileii e tudo esta certinho, estou liberada pra cirurgia, mais estou com muitas dúvidas.
obrigada.
marco
11 Anos AtrásOk Sabrina. Faça a cirurgia apenas quando te sentires segura.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
marco
11 Anos AtrásOi Sabrina. Se teu estrabismo fica corrigido quando usas óculos ou lentes de contato então vai corrigir com a cirurgia refrativa. Caso contrário não corrigirá. Neste caso, podes fazer a cirurgia refrativa para corrigir teu grau e não precisar mais de óculos ou lentes e fazer uma nova cirurgia para o estrabismo se achares necessário.
Um abraço.
Dr. Marco Antonio Kroeff
Sabrina
11 Anos AtrásOi DR, Boa Noite!!
Obrigada pela atenção, fiquei muito mais tranquila em fazer a cirurgia, pois realmente meu estrabismo corrige com o óculo e com a lente de contato, fica praticamente perfeito,
Tenha uma ótima semana !!!
Sidnei
11 Anos AtrásOlá Dr.º Tenho 8 graus de hipermetropia em cada olho.
Gostaria de saber se neste caso é recomendada a cirgia e quais os riscos?
Obigado.
marco
11 Anos AtrásOi Sidnei. A resposta para a tua pergunta não é tão simples. Para recomendar cirurgia no teu caso precisaria te examinar. Cirurgia corneana com excimer laser dificilmente corrigirá todo o teu grau de hipermetropia. Outra alternativa seria o implante de lente intra-ocular, mas isso precisa ser muito bem avaliado. Quanto a riscos, não existe nenhum procedimento isento de riscos. Por isso a avaliação pré operatória é fundamental para avaliar bem teu caso e orientar a conduta mais correta. Algumas vezes o melhor é não operar e continuar com lentes de contato ou óculos.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
ADRIANO ALMEIDA
11 Anos AtrásBOA TARDE,ME CHAMO ADRIANO,MORO NA BAHIA E GOSTARIA DE SABER QUAL A MELHOR TIPO DE CIRURGIA PARA MEU PROBLEMA TENHO 9 GRAUS DE MIOPIA COM 2,5 DE ASTIGMATISMO,E GOSTARIA DE SABER SE O PACIENTE CORRE ALGUM RISCO APOS A CIRURGIA.
marco
11 Anos AtrásOi Adriano. Dificilmente a cirurgia com excimer laser corrigirá todo o teu grau. Pode diminuir bastante, mas provavelmente ainda precisará de algum grau residual. Há a opção de implante de lentes intra-oculares, mas isso deve ser muito bem avaliado. Não há procedimento sem riscos! Por isso a valiação pré operatória é fundamental.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Vanessa
11 Anos AtrásBom dia,
eu tenho 23 anos, e tenho 7,5° de miopia no olho direito e 5,75° de miopia e 3,5 de astigmatismo no olho esquerdo. Gostaria de saber se mesmo o grau ainda nao estar estabilizado eu consigo fazer a cirurgia de refração pelo sus?
obrigada.
marco
11 Anos AtrásBom dia Vanessa. Não sei de que cidade tu és, mas eu não conheço nenhum local que faça cirurgia refrativa pelo SUS.
Um abraço
Vitor
11 Anos AtrásOlá Dr. Marco Antonio Kroeff!
Tenho 16 anos, uso óculos desde meus 11/12 anos. Atualmente tenho 3,5 e 3,75 graus de miopia e 0,25 de Astigmatismo em cada. Uso lentes de contato, pois sinceramente não suporto usar óculos. Futuramente queria fazer a cirurgia refrativa. Queria saber quais são os riscos; se o processo é dolorido e se o uso de lentes nos dias atuais podem atrapalhar minha cirurgia futuramente! Grato.
marco
11 Anos AtrásOi Vitor. O uso de lentes bem adaptadas não compromete a cirurgia no futuro. Apesar de ser uma cirurgia extremamente segura, a seleção criteriosa dos pacientes candidatos ao precedimento é fundamental para o sucesso. A avaliação pré-operatória deve ser minuciosa, afim de identificar quais pacientes possuem fatores de risco que podem causar complicações. É fundamental para o sucesso da cirurgia que, após uma adequada avaliação pré-operatória, o cirurgião converse com o paciente, entenda suas expectativas e explique os riscos e reais possibilidades de correção do seu problema. Para mais informações te sugiro ler os posts publicados.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Igor
11 Anos AtrásDr. Marco. Bom dia.
Eu tive um acidente de trabalho , onde foi uma descarga elétrica de =~ 440 volts. Onde tive 02 parada cardiorespiratória. E na mesma algumas queimaduras.
No qual eu fiquei com as vistas embassadas onde fui diagnosticado “disse o médico” você fez uma catarata . Ok perguntei? Nos dois Dr.respondeu que sim. Ok. Vamos fazer uma por vez! Até ai tudo ok. Eu preciso dar segmento na vida e rotina. A cirurgia correu tudo ok. E nos dia seguintes eu não obtive o resultado esperado.
E voltei ao médico, disse que é natural . A visão vai aos poucos se reestabelecendo . Isso foi em 2009.
No decorrer do tem e na associação com o outro tratamento para fazer voltar os movimentos e senssibilidade no mebro inferior esquerdo. Ao decorrer a visão do olho NÃO OPERADO, foi voltando ao seu normal. E o olho operado ,não melhorou com o tempo.
Pergunto foi alguma coida referido a nervos e não cataratas? Tem a possibilidade de reverter ou seja fazer a retirada da lente intraocular? No LD.
Att. Igor,Gomes.
marco
11 Anos AtrásBom dia Igor. Primeiramente, é comum desenvolver catarata após este tipo de acidente. No entanto a catarata não regride com o tempo. Ou seja, se tua visão estava pior e está melhorando no olho não operado, isso é porque a causa da baixa de visão se devia mais a outro problema do que à catarata. Quanto ao olho operado, o raciocínio é o mesmo. Se não melhorou satisfatoriamente é porque há outro problema envolvido. Consulte com teu médico para seguirem com tua avaliação para que seja identificado que outro fator está prejudicando tua visão.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Bruna Rodrigues
11 Anos AtrásOlá Dr. tenho 18 anos e uso óculos desde os 7 anos. Possuo miopia e astigmatismo. Atualmente meu grau é: OD Esf: -7,50 e Cil: -1. OE Esf: -7,0 e Cil: -1. Gostaria de saber se tenho possibilidade de fazer a cirurgia refrativa. Desde já obrigada !
marco
11 Anos AtrásOi Bruna. Teu grau é operável desde que tenhas uma córnea compatível com a cirurgia. Deves consultar um cirurgião para realizar uma avaliação pré operatória adequada. Se teus exames forem normais e tiveres boa espessura corneana, certamente ficarás muito satisfeita com o resultado da cirurgia.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Bruno
11 Anos AtrásDr,
Tenho Miopia e astigmatismo em ambos os olhos. Olho direito : Miopia 1,75, Ast 0,75 e Olho esq : Miopia 1,50, Ast 1,0…e está estabilizado. Há 10 anos uso as mesmas lentes. Hoje tenho 32 anos. Gostaria de fazer a cirurgia para não usar mais óculos ou lentes de contato. Será que no meu caso dá para reduzir a tal ponto que não precise mais usar óculos.
Grato.
Bruno.
marco
11 Anos AtrásOi Bruno. Se teus exames pré operatórios forem normais a chance de não precisares mais de óculos é de mais de 95%. Ainda assim, caso fique algum resíduo de grau que te incomode, é possível fazer um retoque.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Vanessa Alves Vieira
11 Anos AtrásBom dia Dr. Marco!
Tenho hipermetropia e comecei a usar óculos aos três anos de idade, aos 17 anos comecei a usar lentes de contato rígidas devido ao grau alto que eu tinha não poderia usar lentes gelatinosas, me adaptei bem, e desde que comecei a usar as lentes de contato em 2007 meu grau não sofreu alteração, tenho nove graus, apesar da lente de contato ter melhorado minha vida muito, gostaria de acabar de uma vez com esse problema que me persegue desde de criança, com esse grau tem indicação de cirurgia? E qual seria a melhor técnica a se utilizar?
Agradeço desde já.
Abraço.
Vanessa Vieira
marco
11 Anos AtrásOi Vanessa. A cirurgia a laser não funciona bem para graus elevados de hipermetropia como o teu. Pode corrigir parte do grau mas não todo. Como alternativa existem os implantes de lentes intra oculares. Mas isso deve ser muito bem avaliado. Pelo que entendi deves estar com 23 anos. Nesta idade a troca do cristalino por uma lente intra ocular não está indicada. Poderia ser implantada uma lente sem retirar o cristalino, mas para isso deves ter um espaço adequado para o implante, o que geralmente não existe em pacientes com alta hipermetropia. Resumindo, sem te examinar, arrisco dizer que provavelmente teu caso não seja ideal para cirurgia. Pelo menos com as tecnologias atualmente disponíveis. Se estás bem adaptada com as lentes acho que deves continuar a usá-las até que surja uma alternativa cirúrgica segura para teu caso.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Vanessa Alves Vieira
11 Anos AtrásOlá Dr. Marco!
Muito obrigada pelas informações.
Abraço,
Vanessa Vieira
Claudio Campos RJ
11 Anos AtrásBoa noite dr Marcos, li a maioria dos relatos. Tenho 52 anos, tenho hipermetropia e comecei usar óculos tarde aos 15 anos. uso óculos sete graus para longe e 2,5 graus para perto. estive no bol há uns 6 anos e o medico me disse que para mim a única opção é trocar meu cristalino. Falou pra fazer exames de risco operatório e voltar. Não voltei, fiquei com medo do risco. Não tenho catarata ainda, já usei lentes mas não me adaptei pois as mesmas começam a escorregar com o tempo e com isso irrita minha córnea. E verifiquei em 6 anos a técnica para hipermetropia não mudou, e vejo que vc aconselha as pessoas a esperar até que as técnicas avancem, e pelo que vejo não tem avançado. E tenho olho seco,coça muito, pois durmo em ar condicionado e trabalho em ar condicionado tbm. e Tenho crohn e uso mezalazina que me resseca os olhos bastante e me cria bastante proteínas, na saliva, cálculos renais, etc… que diminuir o grau dos meus olhos, vc me aconselha agora em 2013 a fazer operação de troca de cristalino e qual o risco dessa operação? e quantas vezes pode se trocar o cristalino?
marco
11 Anos AtrásBom dia Claudio. A troca do cristalino é feita apenas uma vez. Claro que se houver algum problema com a lente implantada (raríssimo), esta pode ser substituída. No teu caso e na tua idade eu realmente indicaria a troca do cristalino – cirurgia de catarata (dê uma lida no post de catarata para entender como é feita). É uma cirurgia muito segura, mas obviamente não isenta de riscos. Mas em boas mãos, a chance de complicações é muito pequena. Avalie tua vantade de deixar de usar óculos e pese isso em relação aos riscos. Converse com teu cirurgião para entender bem isso! Evidentemente a cirurgia é feita em um olho de cada vez.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Jaqueline
11 Anos Atrásboa noite doutor Marco! tenho 25 anos e tenho 5,5 graus de miopia e um olho e 4,5 do outro com leve astiguimatismo(não sei se são nos dois olhos),que não sei quanto é bem ,mais sei que é leve pois a 5 anos atras fui ao oftomologista e ele não passou receita para mim pois disse que os graus que estava usando em meu oculos era o mesmo do exame,mais disse que era leve..sendo que ja uso os mesmos graus desde os 15 anos de idade,que não subio mais o grau,ou seja estabilizou,Doutor meu sonho é poder operar e não depender mais de oculos,doutor Marco eu sei que tem que fazer exames pre operatorios para saber se estou apta a passar pelo procedimento mais pelo seu conhecimento e sua experiencia o senhor acha que tenho chance de poder operar doutor? e gostaria de saber tmabém que se eu poder fazer o procedimento mais meu dinheiro não der pra pagar tudo é possivel pagar para retirar apenas um pouco da miopia? obrigada por ler doutor Marco Antonio! sucesso!! fique com JESUS!!
marco
11 Anos AtrásOi Jaqueline. O teu grau é operável e o resultado geralmente fica excelente. Mas para saber tu podes operar é necessário fazer os exames pré operatórios. Quanto ao custo da cirurgia, é o mesmo independente do grau.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Rubem
11 Anos AtrásBoa Noite!Dr Marcos preciso muito da sua opinião para que eu possa tirar uma dúvida.
Fui ao médico essa semana pois tenho -0.4 de miopia no olho esquerdo(olho direito operei a 8 anos atras e esta perfeito),minha dúvida é que o médico me sugeriu deixar -1 grau no olho esquerdo para que eu não precise usar óculos para perto,devido a minha idade,tenho 37 anos! caso tire todo grau do olho esquerdo precisarei de óculos para perto em breve! ele falou que eu que decido a melhor ideia,porém me aconselhou deixar 1 grau de miopia no olho esquerdo,estou confuso!!!!!!!!!!!!
marco
11 Anos AtrásOi Rubem. Após os 40 anos todos precisarão de óculos para perto. Deixando este grau de miopia residual, posterga-se a necessidade dos óculos para perto para alguns anos adiante. Eu costumo fazer isso em alguns pacientes que ficam muito satisfeitos. Mas só perceberá este benefício após os 40 anos.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Amanda
11 Anos AtrásOlá Dr.Marco, fiz a cirurgia PRK a 74 dias voltando ao oftamo, ele me informou que o grau que restou é:
OD esf.+075 cil -1,25 eixo 30º
OE esf.—- cil -0,50 eixo 20º
Sendo que antes da cirurgia era:
OD esf.-6,50 cil -0,75 eixo -10º
OE esf.-5,00 cil – 1,00 eixo -165º
Então na verdade eu não tinha hipermetropia e após a cirurgia obtive, e o astigmatismo ambos um aumentou e outro diminuiu e miopia zerou certo?
Se eu estiver correta me responda um coisa, esse grau restante pode aumentar ao passar do tempo, pois o médico disse se eu quisesse fazer o retoque tudo bem, mas ele acha que não é necessário.E que durante uns 10 anos irá permanecer assim.Me queixei que a noite estava um pouco ruim dirigir e ele me receitou um óculos somente para essa ocasião ou quando me sentisse incomodada, pois de dia vejo tudo perfeito.
Desde já agradeço sua atenção.
marco
11 Anos AtrásOi Amanda. Teu resultado está excelente para o grau que tu tinhas. O objetivo da cirurgia é deixar o paciente independente dos óculos na maioria das situações. Com este grau residual deves ter muito boa visão sem óculos. Masmo no olho direito, que ficou com um resíduo maior, o equivalente esférico é praticamente zero (o grau positivo – hipermetropia- compensa o negativo – astigmatismo). Por isso, tua visão mesmo neste olho deve ser boa. Use os óculos apenas em situações que sentires necessidade.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Vitor
11 Anos AtrásEntão tenho 11 OD e 12 OE, meu medico falou que faz a cirurgia a laser e que consegue ate 14 e que ja realizou uma cirurgia a laser com paciente de 23 graus?
Existe essa possibilidade?
Fico inseguro!
marco
11 Anos AtrásVitor. Quanto maior o grau, maior a necessidade de ablação da córnea, ou seja, mais se afina a córnea. Existe um limite de segurança para este afinamento. Se tu tiveres uma espessura corneana acima da média talvez seja possível corrigir todo teu grau, mas eu acho difícil fazer isso sem comprometer a segurança. Além disso, cirurgias em graus altos como o teu costumam deixar algum resíduo de grau. Eu se fosse tu consultaria outros cirurgiões e ouviria outras opiniões.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Cinthia
11 Anos AtrásOlá Doutor!
Tenho 22 anos, tenho miopia, astigmatismo e estrabismo, nos seguintes graus..
OD Esférico -4,0 / OD Cilindro – 0,50 / OD Eixo 15
OE Esférico -4,0 / OE cilindro -1,0 / OE Eixo 170
Gostaria se é possível fazer uma operação, uso lentes de contato e óculos, e noto que com o óculos os olhos não ficam muito tortos, mais sem óculos um fica bem torto.
OBS: Descobri há pouco que tenho neurite óptica, sendo que meu edema esta diminuindo, mais sinto ainda dor ocular, depois que passar esse período e me curar, tenho chance de fazer operação para corrigir meu grau e o estrabismo, ou devido a essa neurite eu não poderei fazer a operação?!
Desde já obrigada pela atenção!
marco
11 Anos AtrásOi Cinthia. A neurite não é contra indicação para a cirurgia refrativa. A cirurgia refrativa realizada com excimer laser atua na córnea, não tendo qualquer influência no nervo óptico. Quanto ao estrabismo, o efeito da cirurgia no teu desvio será o mesmo que ocorre quando usas lentes de contato ou óculos. Se teu estrabismo diminui com os óculos, diminuirá também após a cirurgia. Agora, para saberes se podes ou não fazer a cirurgia deves fazer uma avaliação pre operatória adequada.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Cinthia
11 Anos AtrásObrigada!
sindey amaral
11 Anos AtrásBom dia, como consigo cirurgia para hipermetropia, pelo sus?
marco
11 Anos AtrásOi Sidney. Esta cirurgia não está disponível pelo SUS.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Jheimy
11 Anos AtrásOi Boa tarde, tenho 21 anos, tenho hipermetropia desde os 2, e a minha hipermetropia se associa tambem ao estrabismo do olho direito, tenho 5,25 nos dois olhos, e o meu grau ja esta estabilizado a pelo menos uns 3 anos..
Qual a cirurgia mais indicada para mim? Qual os riscos dessa cirurgia? Resolve 100% o meu problema?
Obrigada
marco
11 Anos AtrásOi Jeniffer. A correção cirúrgica com excimer laser proporciona excelentes resultados, mas é possível que fique algum resíduo de grau após a cirurgia. Quanto ao estrabismo, a cirurgia terá o mesmo efeito que teus óculos tem. Se teu estrabismo melhora com o uso dos óculos, melhorará também com a cirurgia.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Jheimy
11 Anos Atrásmeu estrabismo melhora 100 %, eu uso lentes desde os 13..
quanto a esse residuo de grau, é preciso refazer a cirurgia?
Obrigadaa
ROBERTA
11 Anos AtrásBOA NOITE. HÁ 7 ANOS FIZ A CIRURGIA DE CORREÇÃO DE MIOPIA E ASTIGMATISMO. DEU TUDO CERTO, E MAIS 3 FAMILIARES FIZERAM COM A MESMA MÉDICA. UMA CUNHADA FEZ TAMBÉM. E JÁ TEM UM ANO. A MÉDICA AVISOU QUE O GRAU DELA NÃO IRIA ZERAR. E ELA ALÉM DE TUDO É ESTRÁBICA. ELA VEM SENTINDO DORES NOS OLHOS, PROCUROU OUTROS 4 MÉDICOS QUE DISSERAM QUE POR SER ESTRÁBICA ELA NÃO PODERIA TER SIDO OPERADA. ISSO É REAL?
marco
11 Anos AtrásNão concordo Roberta. Pacientes com estrabismo podem ser operados sim. Mas o estrabismo tem que ser levado em consideração na avaliação pré operatória. Se tua familiar sente dor nos olhos isso provavelmente deve ser por ela ter algum grau residual de hipermetropia e/ou astigmatismo. Não tenho como opinar mais sem ter acesso aos exames dela.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
MARCOS VINICIOS
11 Anos Atrásolá, tenho 20 anos. Eu tenho hipermetropia 2,75 olho direito e 2,50 olho esquerdo, gostaria de saber se posso fazer a cirurgia PRK. Muitas pessoas dizem que com a hipermetropia não é possível fazer essa cirurgia. É possível Dr.?
marco
11 Anos AtrásOI Marcos. É possivel fazer o PRK para hipermetropia, mas é comum ocorrer uma regressão do grau no pós operatório. Para correção de hipermetropia o LASIK costuma ter um resultado mais estável. Eu indico sempre o Lasik para pacientes hipermétropes, exceto para aqueles que possuem pouca espessura corneana.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Graziela
11 Anos AtrásBoa tarde Dr.
Tenho 22 anos e uso óculos desde os 10 anos e aos 13 comecei a usar lentes de contato. Tenho 3,75 e 4 graus de Miopia e mais 3,25 em cada olho de astigmatismo. Qual seria a cirurgia mais indicada no meu caso? O uso das lentes de contato prejudica em algo? Não vejo a hora de poder operar!
Grata
marco
11 Anos AtrásOi Graziela. Na tua idade a cirurgia mais indicada é a realizada com excimer laser. Teu grau é operável e com um bom aparelho de laser tem-se obtido bons resultados. Mas para isso é preciso ver se tens uma córnea adequada para a realização da cirurgia. É importante que tu faças uma avaliação pré operatória adequada para verificar se podes fazer a cirurgia. O uso das lentes de contato não atrapalha a realização da cirurgia, no entanto, como usas lentes há muitos anos, talvez seja necessário ficar um tempo maior sem as lentes de contato antes de fazer os exames pré operatórios.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Jacqueline
11 Anos AtrásOlá dr, uso óculos desde pequena hoje tenho 35 anos e odeio usar óculos tenho astigmátismo e hipermétropia queri muito saber se posso fazer cirúrgia acho que tem um dos olhos que não chega o grau a 4, por favor me responda. Grata!
marco
11 Anos AtrásOi Jacqueline. Em princípio hipermetropia e astigmatismo podem ser operados com excimer laser desde que teu grau não seja muito elevado. É importante salientar que um laser de última geração é fundamental para termos bons resultados em casos como o teu. Mas é necessário que tu faças uma avaliação pré operatória adequada para verificar se teu caso tem indicação de cirurgia.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Walter Pacheco
11 Anos AtrásBoa Tarde, Dr. Marco…
Eu tenho Miopia e astigmatismo, sendo a última de baixo grau (0,25). A miopia está entre 1,25 e 1,5.
Quando pergunto se posso realizar o procedimento cirúrgico aos oftalmologistas que me prescrevem lentes estes costumam me desestimular a realizá-lo por considerarem o grau baixo.
Porém, eu dirijo muito e tenho problemas no uso de lentes de contato, além de não gostar de usar óculos e limitar minha habilitação com citações de obrigatoriedade de uso dos mesmos.
Li em seu artigo algo a respeito de baixos graus e gostaria de saber se existe possibilidade de procedimento cirurgico no meu caso após sua análise em consulta pessoal.
grato
Walter Pacheco
marco
11 Anos AtrásOi Walter. Graus baixos não são um problema para a cirurgia. Graus muito altos sim! É possível corrigir até mesmo meio grau, mas não se indica cirurgia nestes casos pois o benefício é mínimo para o paciente que tem boa visão mesmo sem óculos. O que deve ser considerado é o quanto o teu grau te incomoda. Se tu achas que tua visão sem óculos é ruim e gostaria de poder enxergar sem os óculos, então tu vais ficar feliz com o resultado cirúrgico. É claro que quanto maior o grau, maior é o contentamento do paciente, mas pacientes com um grau ou mais já se beneficiam bastante com a cirurgia. Mas tu tens que querer a cirurgia!
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Mariana
11 Anos AtrásBoa noite!
Gostaria de saber se com a cirurgia para astigmatismo, também é possível corrigir a hipermetropia ao mesmo tempo? Obrigada.
marco
11 Anos AtrásOi Mariana. Sim, hoje é possivel corrigir miopia, hipermetropia e astigmatismo com o excimer laser.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Maria Clara
11 Anos AtrásOlá Dr.
Tenho hipermetropia, astigmatismo e estrabismo desde os meus 2 anos de idade. Hipermetropia em média 7 graus e 2 de astigmatismo, no olho esquerdo tenho estrabismo e enxergo mto pouco, quase nada, porém com óculos o astigmatismo corrige um pouco.
Já fui em milhares de oftalmos, porém nenhum aprovou a cirurgia de correção do grau, sem ao menos pedirem exames para avaliarem.
Você acredita que a cirurgia resolveria um pouco do meu grau?
Se operar apenas o estrabismo, ficaria bom?
Obrigada.
Abs.
marco
11 Anos AtrásOi Maria Clara. A cirurgia provavelmente não corrigirá todo o teu grau. Corrigirá 4 ou 5 graus. Quanto ao estrabismo – se a cirurgia corrigir 4 graus, imagine como fica teu estrabismo com um óculos de 4 graus. Este será o efeito da cirurgia no teu estrabismo. Se este resultado te fizer feliz talvez sejas candidata a cirurgia.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Nisa
11 Anos AtrásDr. eu já nasce com problemas de Miopia, Astigmatismo, hoje estou com 10,00 miopia e 6,5 e 7,00 de Astigmatismo, já fui ao oftalmológista, fez exames: microcopia especular, topografia e paquimetria, o resultado foi que eu não posso fazer nenhum tipo de cirugia pra me ajuda pois minha córnia seria rasa, futuramente eu poderia substituir o cristalino!
Por favor me ajude eu preciso de uma outra opinião para o meu caso, gostaria de ter contato, obrig.
marco
11 Anos AtrásOi Nisa. Cirurgia corneana com excimer laser está descartada para ti em função do alto grau. Existem as lentes intraoculares. Destas, uma opção seria implantar uma lente sem retirar o cristalino. Isso precisa ser muito bem avaliado pois a chance de complicações a médio prazo existe. Outra opção é trocar o cristalino – a mesma cirurgia feita para catarata (olhe este tópico no site). Mas para isso precisas ter algum grau de opacidade cristalineana para justificar legalmente a cirurgia. Isso depende muito da tua idade.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Ana Paula
11 Anos Atrásola Doutor!!
tenho 26 anos e 8 de miopia nos dois olhos, fazendo essa cirurgia resolveria meu problema? uso oculos desde os 11 anos. tive astigmatismo ano passado de 0,25 no OD mas este ano sumiu..
marco
11 Anos AtrásOi Ana! A correção de todo o teu grau depende da espessura da tua córnea. Se tiver boa espessura é possível corrigir todo o grau. É bom lembrar que sempre pode sobrar algum resíduo de grau após a cirurgia, mas em 90% dos casos o resíduo é pequeno e o paciente não precisa de óculos para as tarefas diárias.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Luis Fernando
11 Anos AtrásBoa tarde Dr. Marco
Gostaria de tirar só uma divida, depois que eu fizer a cirurgia se futuramente eu tiver algum problema nos olhos ( Catarata ) eu posso opera-los???
obrigado pela atenção!
marco
11 Anos AtrásSim Luis. A cirurgia refrativa não impede outros procedimentos.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
ALEX MAGNO
11 Anos AtrásOLA DOUTOR TENHO UMA CORREÇÃO DE 3 GRAUS NO OLHO ESQUERDO E 4 NO OLHO DIREITO DE ASTIGMATISMO E HIPERMETROPIA TENHO A POSSIBILIDADE DE CORRIGIR COM A CIRURGIA . TENHO 24 ANOS
marco
11 Anos AtrásOi Alex. Estás informando apenas um valor (3 no OE e 4 no OD). Se tens hipermetropia e astigmatismo preciso saber o grau de cada um para te dar uma opinião. De um modo geral, temos bons resultados para hipermetropias de até 4-5 graus e astigmatismos de até 3-4 graus. Graus maiores provavelmente não serão totalmente corrigidos.
Um abraço
Dr. Marco antonio kroeff
Eduardo
11 Anos AtrásOlá Dr.
Gostaria de uma previa analise.
Minha mãe tem 47 anos e de um tempo pra cá vem se queixando muito da vista
Já foi em alguns médicos e eles dissem que não “compensa” operar.
Esférico Cilíndrico Eixo Dp
Para longe : o.d. +6.50. +0.50. 55
O.e. +5.50. +0.40. 175. 56mm
Para perto : o.d. +9.00. +0.50. 55
O.e. +8.00. +0.50. 175. 54mm
Multifocal
Por esse diagnostico, o Sr. consegue me saber se a operação é possível ?
Desde já agradeço a atenção
Obrigado
marco
11 Anos AtrásOi Eduardo. A cirurgia possível neste caso é a troca do cristalino (lente intraocular natural). Neste tipo de cirurgia se implanta uma nova lente que pode corrigir o grau de longe (neste caso restaria +2,50 para perto), ou uma lente multifocal para corrigir também o grau de perto. Á cirurgia com excimer laser não corrigirá adequadamente o grau dela.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Francesco
11 Anos Atrástenho 15 anos é tenho 7,5 em uma vista quero é quero entrar para marinha queria saber se fazendo cirurgia conseguiria entrar na marinha
marco
11 Anos AtrásOi Francesco. Tu tens 7,5 graus de que??? Se for de miopia é possível corrigir. Se for hipermetropia, com excimer laser não se consegue corrigir tudo. Quanto a entrar na marinha, não tenho informação se pacientes operados tem algum problema para a admissão. Informe-se diretamente nos locais de alistamento.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Marcos da Silva Mascarenhas
11 Anos AtrásCaro Dr. Marco Antonio
Tenho 53 anos, ha aproximadamente 20 anos, submeti a uma cirurgia de miopia, naquela época c/nome de ceratotomia radial….Alguns anos, minha vista vem sofrendo flutuações, digo alguma melhora e nitidez ao longo do dia (principalmente a noite)….e não enxergo muito bem de perto. Hoje o médico me deu estes graus:
Para Longe:
OD: +3,75 -1,75 95º
OE: +4,75 -2,50 20º
Para perto:
OD: +6,25 -1,75 95º
OE:+7,25 -2,00 20º
O que me entristece, além da estética, é a falta de conhecimento e aprofundamento de alguns de seus colegas de profissão, em não me dar uma esperança no universo da oftalmologia. Para mim, q sou leigo, acho q simplesmente consultar refração é o q a maioria vem fazendo comigo. O pesadelo de usar óculos novamente pesados e grossos começa a novamente me assustar!….Gostaria de saber do Sr., se devo desistir ou conformar c/a minha situação?……Sei q seria um exame de perto p/avaliar melhor…mas tenho esperança neste segmento e disposição p/avaliar novas tecnologias a respeito……
Agradeço sua atenção…
Obrigado
Marcos
marco
11 Anos AtrásOi Marcos. Existem opções para diminuir teu problema. Dificilmente se corrigirá todo teu grau de perto e de longe, mas existem alternativas para te deixar independente dos óculos na maioria das situações. Uma opção seria a cirurgia com excimer laser. Pode melhorar bastante o teu problema mas dificilmente corrigirá totalmente. Outra opção são os implantes intraoculares. Procure consultar um cirugião experiente e que domine diversas técnicas para discutir qual a melhor opção para o teu caso.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Natanael
11 Anos AtrásOlá, é possível operar -0,50 de miopia em cada olho, é pouco mas atrapalha bastante, principalmente durante a noite.
Já faz mas de 01 ano e o grau permanece o mesmo.
Obrigado.
marco
11 Anos AtrásOi Natanael. É possível, mas normalmente não se faz cirurgia para graus tão baixos. Por uma questão de custo/benefício.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Larssa Mattos
11 Anos AtrásOlá, Dr.
gostaria de saber qual a indicação de cirurgia para meu caso:
OD -21,75 -0,75 15º
OE -21,5 -1,00 165º
tenho 34 anos
marco
11 Anos AtrásOi Larssa. Para graus altos como o teu existe a possibilidade de implantes de lentes intraoculares. Mas esta indicação deve ser bem analisada em relação ao risco/benefício.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Líria gomes
11 Anos AtrásDr Marco
Minha filha tem 7 anos, e só em março desse ano descobri que ela tem 6 graus no olho esquerdo e 5 graus no olhos direito, ambos com hipermetropia, acho estranho que as reclamações dela referente a visão é a dificuldade para enxengar bem para longe e para perto a dificuldade é bem menos,como isso acontece se a hipermetropia é a dificuldade de enxegar bem para perto? E mesmo usando óculos ela reclama frequentemente de dores de cabeça e nos olhos,geralmente ela reclama quando sai da escola ou quando usa o computador, o que devo fazer? Obrigada
marco
11 Anos AtrásOi Líria. Se sua filha tem este grau ela certamente tem queixas tanto para longe como perto. A prova disso é que ela se queixa de dor de cabeça após as aulas e após o uso do computador (perto). Nesta idade a melhor opção é o uso dos óculos. Lentes de contato são uma opção, mas é melhor esperar ela ter idade para conseguir cuidar das lentes sozinha. Cirurgia para ela apenas na idade adulta.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Anderson
11 Anos AtrásDr Marco.
Tenho 40 anos, sou míope desde os 4 anos de idade, ha 3 anos meu grau de miopia estabilizou. Último exame.
Longe OD – 4,75 / Cilíndrico – Eixo -2,00 15º
Longe OE – 3,00 / Cilíndrico – Eixo -1,25 170º
Perto OD – 3,50 / Cilíndrico – Eixo -2,00 15º
Perto OE – 2,25 / Cilíndrico – Eixo -1,25 170º
Gostaria de saber qual a cirurgia mais indicada para tratar da miopia e do astigmatismo?
Poderei zerar os dois graus (longe e perto)?
Devo fazer a cirurgia nos dos olhos no mesmo dia?
Desde já agradeço.
marco
11 Anos AtrásOi Anderson
A cirurgia a laser corrigirá apenas o grau de longe – miopia e astigmatismo. Precisarás de óculos para perto e o grau aumentará ainda por mais alguns anos. Uma alternativa para ficares menos dependente dos óculos para perto é deixar um dos olhos com uma miopia residual que ajudará para perto. Existem cirurgias a laser ditas multifocais – mas os resultados, na minha opinião, não são bons. Existe a cirurgia de troca do cristalino, onde se podem implantar lentes multifocais, mas isso atualmente no Brasil só é permitido para pacientes que já tenham algum grau de catarata. O que certamente não é o teu caso.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Anderson
11 Anos AtrásFiz minha cirurgia há 18 dias. Porém a visão ainda está
bastante embaçada. O Médico disse que estou com uma hipermetropia pós cirúrgica
(OD 1,00 / OE 0,75) e que devo fazer exercícios ortópiticos (10 seções) e este problema deve sanar em
breve. Isto é normal?
Cleirton
11 Anos Atrásolá, boa tarde. Tenho as seguintes medidas:
OD +1,00 esf. -7,00 cil. 17° eixo
OE +1,00 esf. -6,50 cil. 155° eixo
Gostaria de saber se posso fazer alguma cirurgia para corrigir, e qual seria a mais indicada.
Desde já agradeço.
marco
11 Anos AtrásCleirton. Não sei tua idade, mas se não tens catarata, a melhor cirurgia para ti, na minha opinião, é a cirurgia com excimer laser. No entanto, provavelmente não se consiga corrigir todo o teu grau.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Larssa Mattos
11 Anos AtrásOlá Dr. tenho alto grau
OD -21,75 -0,75 15º
OE -21,5 -1,00 165º
tenho 34 anos, não me adapto com lentes de contato, e a noite enxergo mal, com os óculos, gostaria de saber se preciso de uns óculos mais fortes para noite?
Lidiane
11 Anos AtrásOlá Dr. tenho OD 7° e OE 8° de miopia e 1º e pouquinho de astigmatismo em cada olho, gostaria de saber se com esse grau tenho como fazer a cirurgia e se tem como zerar o grau?
Desde já agradeço.
marco
11 Anos AtrásOi Lidiane. Teu grau é operável e os resultados costumam ser excelentes. No entanto deves fazer uma avaliação para verificar se teu caso é operável. caso tenhas córneas finas, talvez não seja possível corrigir todo o teu grau.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Sabrina
11 Anos AtrásOi Dr.Boa Noite !!
Esses dias atrás eu fiz uma pergunta sobre cirurgia Refrativa para o Sr, expliquei como foi meu tratamento até aqui, que tinha Hipermetropia, um pouquinho de Astigmatismo e Estrabismo…, e estava com dúvida sobre o estrabismo se corrigia com a Cirurgia Refrativa, A resposta do Sr foi ” que se meu olho corrige com óculos ou lentes de contato com certeza corrigiria com a cirurgia”.
Bom, no meu caso corrige com óculos e lentes de contato, eu devo fazer a cirurgia no mês de julho, mais tenho uma dúvida, e se o Sr puder me ajudar eu agradeço muito.
Eu tinha passado por exames em São José do Rio Preto-SP, foi quando fiz aquela pergunta para o Sr, o Dr de Rio Preto me indicou a Cirurgia Refrativa Lasik, o valor da cirurgia seria R$6.000,00, ele não opera na clinica, eles tem um lugar que fica a máquina e todos os médicos da região opera nesse local, cada um tem seu dia para operar, enfim meu plano de saúde não cobre a cirurgia mais lá, e me recomendou passar em Ribeirão Preto-SP, pois muitos do plano operaram lá e tem otimas referencias e o preço seria menos.
Enfim passei por consultas em Ribeirão Preto, e o Dr de lá antes de definir a cirurgia fez uma carta e pediu pra eu passar numa médica Ortopetista da confiança dele, realmente achei isso muito bom,pois ninguém tinha pedido isso antes, ele queria ver a real situação do meu estrabismo. Depois de passar por ela voltei com as recomendações e ele me indicou a cirurgia PRK, o valor é de R$1.200,00 pra eu pagar e o convênio cobre os gastos hospitalares. A cirurgia é na propria clinica dele, e so ele opera lá.
Eu não entendi a diferença significativa de valores Dr, e a outra dúvida seria qual a diferença entre essas cirurgias, qual da duas ficam mais doridas , se a PRK realmente da menos olho seco, quais os pros e contra delas.
Eu estou lendo muito e tem muita gente que reclama , apesar da enfermeira do Dr de Ribeirão Preto ter me falado que eu vou levar mais de um mês para voltar enxergar bem…, isso porque o cérebro tem que acostumar com a idéia de não precisar mais dos óculos…
Dr. me desculpa perguntar novamente, mais não entendo as diferenças de valores, muito grande…, e porque um médico pediu Cirurgia Lasik e outro pediu Cirurgia PRK, sendo que os exames pré operatórios são praticamente os mesmo.
Muito Obrigado Dr!!
LANY23
11 Anos AtrásOLA DOUTOR GOSTARIA DE SABER SE TEM A POSSIBILIDADE D’EU REALIZAR A CIRURGIA REFRATARIA POIS MEUS GRAUS SÃO O.E 0,75 E O.D1,50 SENDO QUE TEMHO ASTIGMATISMO SENDO QUE NÃO SEI O CERTO O MEU GRAU DE ASTIGMATISMO E AINDA TENHO MIOPIA E TENHO MUITA VERGONHA DE USAR OCULOS E QUERIA SABER SE TENHO CHANCE DE FAZER ESSA CIRURGIA E MAIS OU MENOS QUANTO CUSTARIA O VALOR DESSA CIRURGIA
OBRIGADA PELA ATENÇÃO
marco
11 Anos AtrásBom dia Elany
É possível corrigir tanto miopia quanto astigmatismo com a cirurgia refrativa. Mas para saber se teu caso é bom para cirurgia precisas fazer uma avaliação. O custo da cirurgia varia entre R$ 5.000,00 e R$ 6.000,00 dependendo da técnica utilizada.
Um abraço
Dr. Marco Antônio Kroeff
NETINHA
11 Anos Atrásqueria saber o preço da cirurgia de hpermetropia com astigmatismo.so enchergo vinte por cento do olho esquerdo……obrigada.
marco
11 Anos AtrásBom dia. Os custos variam entre R$ 5.000,00 e R$ 6.000,00 dependendo da técnica utilizada. Mas para saber se teu caso é operável é preciso fazer uma avaliação pré-operatória.
Um abraço
Dr. Marco Antônio Kroeff
Nathalia
11 Anos AtrásBoa noite ! Vou 18 anos daqui a 2 meses e tenho miopia. 5,75 em cada olho. Posso fazer a cirurgia ? E eu escutei a falar se o grau for alto o plano cobre a cirurgia, é verdade ? Desde já agradeço.
marco
11 Anos AtrásBom dia Nathalia. O teu grau é operável, mas precisas fazer uma avaliação para saber se teu caso é bom para cirurgia. Importante também avaliar se teu grau está estabilizado. Quanto ao pagamento pelo convênio, é preciso verificar se teu plano tem esta cobertura e oque cobre de custos.
Um abraço
Dr. Marco Antônio Kroeff
PRISCILA AMORIM
11 Anos AtrásBoa noite,
Tenho 8,5 de hipermetropia e 0’25 de astigmatismo em um olho e 8,25 com 0,75 de astigmatismo no outro. Tenho 26 anos e grau estabilizado ah uns 2 anos. Gostaria de saber se posso operar, e se o sr. Realiza, pois meu medico é desde de infância e por ele não tenho que operar, a frase é vamos ver, ou depois agente conversa.
Hoje já tenho intolerância a lentes de contato e o óculos já me incomoda muito com as lentes fundo de garrafa. Aguardo uma resposta mesmo que negativa.
Agradeço desde já .
marco
11 Anos AtrásBom dia Priscila. Provavelmente não seja possível corrigir todo o teu grau com a cirurgia. Mas pode-se diminuir bastante o grau, fazendo com que tua dependência dos óculos diminua muito e que as lentes sejam muito mais finas.
Um abraço
Dr. Marco Antônio kroeff
Ebe Cristina
11 Anos AtrásOlá, Doutor
Tenho 8,00 graus de miopia e uma espessura muito baixa para a cirurgia a laser. Depois de mais de 20 anos usando lentes de contato, meus olhos já não as aceita mais. Os oculos são fundo de garrafa e me dão dor de cabeça, além da impossibilidade de usar oculos de sol, pois tenho intolerância a claridade. O meu médico a alguns anos (cerca de 09 anos), me indicou cirurgia com implante de lentes intra-ocular. Na época meu plano não autorizou por considerar experimental. Sabe me informar se a situação mudou e se a Golden hoje autorizaria?
marco
11 Anos AtrásOi Ebe! Este tipo de implante não tem cobertura pelos convênios. Quanto à baixa espessura central das tuas córneas, pode ser causada pelo longo tempo de uso de lentes de contato. Algumas vezes, suspendendo as lentes por alguns meses vemos uma melhora progressiva na espessura da córnea. Já tive pacientes em que inicialmente contraindiquei a cirurgia pelo mesmo motivo, mas após 12 meses sem uso de lentes a córnea recuperou uma espessura compatível com a cirurgia.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Sabrina
11 Anos AtrásOi Dr.Boa Noite !!
Esses dias atrás eu fiz uma pergunta sobre cirurgia Refrativa para o Sr, expliquei como foi meu tratamento até aqui, que tinha Hipermetropia, um pouquinho de Astigmatismo e Estrabismo…, e estava com dúvida sobre o estrabismo se corrigia com a Cirurgia Refrativa, A resposta do Sr foi ” que se meu olho corrige com óculos ou lentes de contato com certeza corrigiria com a cirurgia”.
Bom, no meu caso corrige com óculos e lentes de contato, eu devo fazer a cirurgia no mês de julho, mais tenho uma dúvida, e se o Sr puder me ajudar eu agradeço muito.
Eu tinha passado por exames em São José do Rio Preto-SP, foi quando fiz aquela pergunta para o Sr, o Dr de Rio Preto me indicou a Cirurgia Refrativa Lasik, o valor da cirurgia seria R$6.000,00, ele não opera na clinica, eles tem um lugar que fica a máquina e todos os médicos da região opera nesse local, cada um tem seu dia para operar, enfim meu plano de saúde não cobre a cirurgia mais lá, e me recomendou passar em Ribeirão Preto-SP, pois muitos do plano operaram lá e tem otimas referencias e o preço seria menos.
Enfim passei por consultas em Ribeirão Preto, e o Dr de lá antes de definir a cirurgia fez uma carta e pediu pra eu passar numa médica Ortopetista da confiança dele, realmente achei isso muito bom,pois ninguém tinha pedido isso antes, ele queria ver a real situação do meu estrabismo. Depois de passar por ela voltei com as recomendações e ele me indicou a cirurgia PRK, o valor é de R$1.200,00 pra eu pagar e o convênio cobre os gastos hospitalares. A cirurgia é na propria clinica dele, e so ele opera lá.
Eu não entendi a diferença significativa de valores Dr, e a outra dúvida seria qual a diferença entre essas cirurgias, qual da duas ficam mais doridas , se a PRK realmente da menos olho seco, quais os pros e contra delas.
Eu estou lendo muito e tem muita gente que reclama , apesar da enfermeira do Dr de Ribeirão Preto ter me falado que eu vou levar mais de um mês para voltar enxergar bem…, isso porque o cérebro tem que acostumar com a idéia de não precisar mais dos óculos…
Dr. me desculpa perguntar novamente, mais não entendo as diferenças de valores, muito grande…, e porque um médico pediu Cirurgia Lasik e outro pediu Cirurgia PRK, sendo que os exames pré operatórios são praticamente os mesmo.
Muito Obrigado Dr!!
Ebe Cidade
11 Anos AtrásBom dia dr.
Tenho 8,0 de miopia. Uso lentes de contato a uns 20 anos e meus olhos não se adaptam mais a elas. Minhas lentes dos oculos são fundo de garrafa e tenho fotofobia o que me torna dependente de óculos de sol. A cerca de 09 anos me foi indicado um implante de lentes intra ocular, pois minha camada é muito fina para operar com laser. Na época o plano de saúde não autorizou por considerar uma cirurgia experimental. Como se encontra a situação hoje em dia? Sei aue é autorizado para a correção da catarata e cristalino opaco, mas no caso de miopias altas, como está sendo encarado?
Pablo
11 Anos Atrásolá !! tenho +6.25 +6.50 de hipermetropia e -3.25 +3.50 de astigmatismo (x10º x0º). A cirurgia refrativa LASIK pode diminuir essas medidas a quanto +ou-?? Ou um implante de lente intra-ocular seria a melhor opção? obrigado !!!
marco
11 Anos AtrásPablo, esta resposta não é tão simples. No teu caso é muito importante que seja utilizado um aparelho de excimer laser de última geração. A correção do astigmatismo hipermetrópico alto, que é o que tens, geralmente deixa algum resíduo. Mas com um cirurgião experiente e com um laser preciso deves conseguir um excelente resultado.
Um abraço
Dr. Marco Antônio Kroeff
Viantro
11 Anos AtrásDr. Marco!
Tenho 32 anos, notei há alguns anos, que muitas vezes exergo “embaçado” , sinto dores de cabeça e ao prucurar dois especialistas em 06/2013, descobri que tenho MIOPIA. O primeiro médico disse que tenho 1,00 e 0,75 grau e disse que POSSO FAZER A CIRURGIA e na segunda consulta o resultado foi 1,25 e 0,50 e este disse para NÃO FAZER a cirurgia e agora???? eu não gostaria de usar óculos….. o que vc me recomendaria????
att;
marco
11 Anos AtrásViantro. Infelizmente só posso te responder isso se te examinar.
Um abraço
Dr. Marco Antônio Kroeff
Julianan V. S. Okubo
11 Anos AtrásDr. Marco,
Tenho 39 anos e uso óculos desde os 04 anos de idade, tenho estrabismo (provocado por ero médico) , hipermetropia e astigmatismo, é verdade que por eu ter estrabismo não posso passar pela cirurgia para correção dos problemas. Moro no interior e os médicos daqui dizem que mesmo que eu opere a hipermetropia e/ou astigmatismo , o estrabismo não seria corrigido.Gostaria de uma outra opinião.
marco
11 Anos AtrásOi Julianan. A cirurgia refrativa terá o mesmo efeito no teu estrabismo que o uso dos óculos. Alguns estrabismos estão associados à hipermetropia. Nestes casos o uso dos óculos corrige ou melhora o estrabismo e a cirurgia terá o mesmo efeito. Mas outros tipos de estrabismo não sofrem nenhum efeito com o uso dos óculos de grau. Nestes, a cirugia também não terá efeito no estrabismo. Portanto, ao corrigires teu grau cirurgicamente, teu estrabismo ficará exatamente do mesmo jeito que fica quando usas os óculos, ou seja, se melhora com óculos melhorará com a cirugia; se não melhora com óculos, também não melhorará com a cirurgia.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Cesar
11 Anos AtrásDr. Marco!! Conversei ontem com o oftamologista e tbm fiz o exame de topografia de corne que ele me pediu. O doutor disse que minha cornea é suficientemente grossa pra operar os +4.25 +4.50 de hipermetropia que tenho. Ele disse que possivelmente reduza o grau a + 0,50. Com um laser preciso de ultima geração é possivel chegar a esse numero? O astigmatismo tbm reduz?
marco
11 Anos AtrásSim, lasers de última geração corrigem bem astigmatismos.
Abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Márcia
11 Anos AtrásDr. Marco,
Tenho 31 anos, uso óculos desde os 3 anos, tenho hipermetropia e astigmatismo bem alto e agora estou com muita dificuldade para perto também, o médico disse que é devido os graus serem muito altos acabam prejudicando para perto. Gostaria muito de fazer uma cirurgia, mesmo que não melhorasse 100% mas se melhorasse um pouco já seria lucro, pois não enxergo quase nada se óculos. Gostaria de saber se posso fazer essa cirurgia e se teria um resultado pelo menos razoável. Acho que esse segundo grau é para perto, não entendo bem, mas mesmo assim continuo enxergando mal de perto principalmente a noite. Se não for essa cirurgia tem alguma outra? Minha receita esta assim:
OD.+5,00 -2,00 cilindro 135
OE. +6,25 -5,00 cilindro 65
OD. +6,25 -2,00 cilindro 135
OE.+7,50 -5,00 cilindro 65
marco
11 Anos AtrásOi Marcia. Óculos multifocais na tua idade não me parecem adequados. Se precisas de uma adição para perto é porque teu grau de hipermetropia é maior do que o que estás usando. É possível operar o teu grau com a finalidade de diminuir tua dependência dos óculos, mas dificilmente se corrigirá todo o grau. Outra coisa importante é que nem todos os lasers corrigem bem teu tipo de problema.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Márcia
11 Anos AtrásDr. Marco,
Já uso multifocal há uns 3 anos devido trabalhar no computador o dia inteiro não consigo ficar sem, e ainda letras muito pequenas não consigo ver. Meu médico não é cirurgião, e quando falei com ele sobre uma possível cirurgia me disse que o resultado não valeria a pena, pois mudaria muito pouco, sei que cada caso é um caso, mas só para que eu tenha uma noção quantos por cento acha que eu conseguiria melhorar? será que melhoraria uns 50% ou não seria tanto. O mais Dr. muito obrigada e parabéns por seu trabalho, pois não imagina o quanto tem ajudado.
marco
11 Anos AtrásOi Marcia. Vamos por partes:
1. Se trabalhas muitas horas no computador (desktop), o multifocal convencional não é o óculos adequado para ti. Isso porque para olhar para a tela, que está perto, tu olhas para frente – usando a parte da lente para longe. Isso gera um cansaço ao longo do dia. A lente ideal para usuários de desktop que já tem problema para perto são as lentes do tipo Interview – que são lentes que na parte de baixo são para leitura (bem perto) e na parte de cima para visão intermediária (tela do computador).
2. Não tenho como te falar em porcentagem de correção do teu problema sem saber o que tens e sem te avaliar. Mas posso te dizer que pacientes que têm hipermetropia associada à presbiopia se beneficiam mais da cirurgia do que os míopes.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
adriana
11 Anos Atrásolá , tenho alta miopia -18 OE e astigmatismo -1,50 e -19 OD e astigmatismo de -2,00 gostaria de saber até quantos graus o implante de lente (ICL ) corrige e se é feito esse procedimento no brasil , obrigada
marco
11 Anos AtrásOi Adriana. As lentes ICL estão disponíveis no Brasil, mas eu, particularmente, não as tenho implantado devido aos riscos no médio/longo prazo.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
adriana
11 Anos AtrásPOR FAVOR Dr. Marco Antonio kroeff, poderia me explicar melhor sobre implante de lentes ICL e quais seriam esses riscos mencionado acima ? desculpe a insistência , obrigada
Talita
11 Anos AtrásOlá Doutor, fui aprovada em um concurso para a polícia que exige acuidade visual sem correção de 30% no pior olho e, com correção, acuidade de 80% no pior olho. No entanto tenho OE – 9,0 miopia, 3,0 astigmatismo e OD -9,0 miopia, 2,5 astigmatismo. Tive uma ruptura da retina e fiz a fotocoagulação ontem. Posso fazer a cirurgia de refração nessa condições? Poderia ter minha acuidade visual melhorada para os padrões do concurso? Teria algum prazo recomendado entre a fotocoagulação e o laser de refração? Esse cargo é o meu sonho e não gostaria de perdê-lo…
marco
11 Anos AtrásOi Talita. Dificilmente se conseguirá corrigir todo o teu grau. Mas pode-se diminuí-lo bastante de modo que tu possas atingir os requisitos necessários para o concurso. A técnica que ao meu ver seria a mais indicada para teu caso seria o PRK com uso de mitomicina. Com esta técnica pode-se corrigir um grau maior do que com o Lasik. Quanto ao teu problema de retina, o PRK não aumenta o risco de descolamento de retina, portanto podes fazê-lo sem necessidade de esperar tempo algum após a fotocoagulação.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
MONICA
11 Anos AtrásOla Dr.
Gostaria de esclarecer uma duvida. Fiz a cirurgia refrativa ha 40 dias e acredito estar tudo caminhando bem, mas, a minha visão de perto esta pior que antes. Estou usando um óculos do meu marido por enquanto, para poder ler, pois sou professora e é impossível sem ele, mas tenho receio de prejudicar ainda mais. Essa piora e normal?
marco
11 Anos AtrásMônica. Se tu já tens mais de 40 anos, já tens presbiopia que dificulta a visão de perto. O que ocorre é que tu provavelmente eras míope antes da cirurgia e a miopia prejudica a visão de longe mas compensa a piora da visão de perto causada pela presbiopia. Portanto, agora que corrigiste tua miopia não tens mais esta compensação para perto e estás sentindo esta dificuldade. Eu sempre aviso meus pacientes miopes com mais de 40 anos que perderão este benefício da miopia após a cirurgia e a dificuldade para perto se manifestará. Em alguns casos combinamos de deixar um dos olhos com algum resíduo de miopia para beneficiar a visão de perto.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
MONICA
11 Anos AtrásDr. muito obrigada por responder-me. Tenho 48 anos. Só para confirmar, essa dificuldade então, não vai diminuir? Já devo pedir um óculos para perto? Existe lentes de contato para esse problema?
marco
11 Anos AtrásEsta dificuldade não vai diminuir. Pelo contrário, vai aumentar ainda mais um pouco com a idade. Existe a possibilidade de usar LC, mas perderás qualidade na visão de longe.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Aureli Melo
11 Anos AtrásTenho 52 anos meu grau no olho direito é:
Longe OD +3,75 / -0,50 / 150º
Perto OD +6,50 / -0,50 / 150º
O grau do olho esquerdo é mais de +7,0, como a diferença e muito grande de um olho para o outro, resolvi colocar o mesmo grau do olho direito no esquerdo pra ficar esteticamente aceitável. Gostaria de saber se posso operar o olho esquerdo pois praticamente só tenho um olho com visão. Tenho muito medo de complicações, pois leio muito depoimento sobre complicações no futuro com visão operada, por isso não quero arricar o olho direito. Qual tipo de cirurgia é mais adequada para minha visão do olho esquerdo? Que ganho terei com a cirurgia?
Grata pela atenção.
marco
11 Anos AtrásAureli. Vamos esclarecer algumas coisas. Em óculos dificilmente toleramos diferenças maiores do que 3 graus entre os dois olhos. Por isso, se um paciente tem por exemplo +3,00 no OD e +9,00 no OE, os óculos terão +3,00 OD e +6,00 OE. No entanto, com lentes de contato pode-se corrigir qualquer diferença de grau. Portanto, sem falar em cirurgia, a melhor maneira de corrigir teu problema seria com lentes de contato e não com óculos.
Em relação à cirurgia, a cirurgia a laser dificilmente corrige totalmente altas hipermetropias. Mas se teu objetivo é diminuir o grau do OE isso é possível. Outra possibilidade é fazer a cirurgia de troca do cristalino (cirurgia de catarata). Se já tiveres algum grau de opacidade do cristalino isso é possível e desta forma corrige-se praticamente todo o grau e de forma mais estável.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Davi
11 Anos AtrásOlá doutor, tenho 25 anos e tenho astigmatismo 2,25 O.E e 3,75 O.D, passei em um concurso que exige visão 20/20 sem usar óculos, por isso estou muito preocupado se poderei fazer a cirurgia, fiz o exame topográfico uma vez ano passado só por fazer mesmo e resolvi dar uma lida nele hoje e pelas imagens o astigmatismo é bem regular, mas não consegui interpretar a parte da grossura da córnea. Mas, mesmo com esse grau eu poderia fazer a cirurgia corretiva.
Obrigado pela atenção.
marco
11 Anos AtrásOi Davi. Se tens uma córnea normal e com boa espessura podes sim fazer a cirurgia corretiva. Importante salientar que para correção de astigmatismos mais altos é fundamental a utilização de um laser apropriado. Não sei de que cidade tu és. Aqui em Porto Alegre estamos utilizando o Schwind Amaris que corrige muito bem este tipo de problema. Leia o tópico em que falo sobre este laser.
Um abraço
Dr. Marco Antônio Kroeff
Edna Torres
11 Anos AtrásBoa Tarde Dr. Marco
Tenho 28 anos e o seguinte grau:
Longe
OD: +4.50 / Cil. -2.25 / Eixo 175º
OE: +3,75 / Cil. -2.50 / Eixo 180º
Tenho muita vontade de fazer uma cirurgia corretiva, pois quero enxergar sem o uso de óculos.
Tem jeito? e qual seria o melhor procedimento a ser adotado?
Aguardo.
marco
11 Anos AtrásOi Edna. A melhor opção para teu caso é o Lasik. No entanto é fundamental que se utilize um aparelho de laser apropriado, pois a correção dos astigmatismos hipermetrópicos (que é o que tu tens) exige um laser altamente preciso. Não sei de que cidade tu és, mas aqui em Porto Alegre estou utilizando o Schwind Amaris que corrige muito bem este tipo de problema.
Um abraço
Dr. Marco Antônio Kroeff
Samuel
11 Anos AtrásOlá doutor, gostaria de fazer a cirurgia de correção, tenho astigmatismo regular de 3,75 no olho direito e 2,25 no esquerdo, sera que seria possível a correção com esse grau tão alto de astigmatismo.
Desde já agradeço.
marco
11 Anos AtrásOi Samuel. No teu caso a melhor opção é o lasik. No entanto é fundamental que se utilize um laser adequado, pois astigmatismos altos são mais bem corrigidos com os aparelhos de laser de última geração. Mas com um bom cirurgião e um bom laser podes confiar que o resultado será excelente.
Um abraço
Dr. Marco Antônio Kroeff
Ricardo
11 Anos AtrásBoa noite, tenho
Esférico Cilindro Eixo
OD -10. -2,50. 20
OE -8. -2,50. 165
E nao consigo entender pq nao posso fazer cirurgia refrativa.
Sei q tenho astigmatismo irregular, mas ja vi varias pessoas dizerem q fizeram cirurgia PRK
Consegue me dizer se posso fazer algum tipo de cirurgia ?
Obrigado
marco
11 Anos AtrásOi Ricardo. Para te responder isso precisaria avaliar tua córnea. Mas posso te dizer duas coisas:
1. Quanto maior o grau a ser corrigido, mais se afina a córnea com a cirurgia. E existe um limite de segurança até onde se pode afinar a córnea. Portanto, se tens uma córnea fina e um grau alto, o cirurgião não poderá corrigir todo o teu grau.
2. Algumas córnea apresentam alterações estruturais e ao serem operadas podem se deformar causando um problema maior do que o existente antes da cirurgia. Nestes casos não se indica a cirurgia.
Converse com teu médico e peça para ele te explicar porque está contraindicando a cirurgia no teu caso. Te certifique de que ele é cirurgião com experiência neste tipo de cirurgia.
Um abraço
Dr. Marco Antônio Kroeff
Josimari da silva faxo
11 Anos AtrásOi li o seu artigo e gostaria de saber se tem alguma correção para o meu problema, apresento miopia e astigmatismo somente no olho direito e o oftalmologista que fui disse que devido a minha corna ser fina não posso passar pro procedimento cirúrgico a laser mas com tanta tecnologia não me contento não haver uma outra opção por favor me diz se estou errada.
marco
11 Anos AtrásOi Josimari. Se tens um grau alto e uma córnea fina, pode ser arriscado te operar. Quanto maior o grau mais se afina a córnea durante a cirurgia. E se tua córnea já é fina, isso pode causar um afinamento excessivo e te causar um problema maior do que o que tens hoje. Existem algumas possibilidades para se operar córneas mais finas, como por exemplo lasers que consomem menos córnea na cirurgia, mas precisaria saber mais detalhes do teu caso para opinar.
Um abraço
Dr. Marco Antônio Kroeff
Talita
11 Anos AtrásOlá, Dr! Tenho 28 anos e uso óculos desde 1 ano de idade. Fiz tratamento com tampão até os 8 anos e foi mto bem sucedido. Hoje tenho estrabismo acomodativo, hipermetropia( 1,75 OD e 2,00 OE) e astigmatismo ( 3,25 OD e 2,75 OE). Durante dez anos fiz uso de lentes de contato rígidas e não tive qualquer problema.. Acontece que de 4 anos p cá meu olho rejeitou as lentes, sem qualquer motivo definido. Fiz lentes de todo tipo p tentar uma adaptação, fiz tratamentos p olho seco(apesar dos exames clínicos n apresentarem qualquer alteração), mas nada funciona. Virei refém dos óculos e isso esta acabando com minha autoestima… Uso óculos até para tomar banho, pq além de n enxergar bem sem eles, fico estrábica e isso me incomoda demais. O que vc acha de uma cirurgia p meu caso? Obrigada.
marco
11 Anos AtrásOi Talita. Teu grau é operável e com um cirurgião experiente e um laser adequado terás um excelente resultado. No entanto, precisas fazer uma avaliação pré-operatória completa para que se verifique se tens uma córnea compatível com a realização da cirurgia. Em relação ao estrabismo, se com óculos teu estrabismo fica compensado, terás o mesmo efeito com a correção cirúrgica.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Talita
11 Anos AtrásLogo q as lentes começaram a dar problema cheguei a fazer exames para uma cirurgia e o medico disse q as condições eram ótimas. Busquei outra opinião… O segundo medico me disse da possibilidade de um grau residual.
marco
11 Anos AtrásÉ importante buscar informações com médicos que sejam cirurgiões e que tenham experiência neste tipo de cirurgia. No teu caso, astigmatismo misto, é fundamental a utilização de um laser de última geração, que faça correções astigmáticas precisas e que tenha um mecanismo competente para corrigir as torções do olho durante a cirurgia (eye tracker). Existem muitos lasers que possuem eye-tracker, mas no caso de astigmatismos é importante que se tenha um eye-tracker torcional. E isso pouquissímos aparelhos têm, Aqui em Porto Alegre utilizo o Schwind Amaris, atualmente considerado o laser mais preciso e com melhor sistema de eye-tracker. Verifique isso com seu médico. Mas é importante que tu saibas que sempre pode ficar algum resíduo. No entanto esse resíduo geralmente é compatível com uma vida sem óculos.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Priscila
11 Anos AtrásBoa noite!
Tenho 8 graus de hipermetropia em cada olho e aproximadamente 3 de astigmatismo. Uso óculos desde os 2 anos de idade, hj tenho 32, pelo que li não é aconselhável cirurgia para meu caso? tenho alguma alternativa para livrar dos óculos? que não seja lente de contato, pois também já uso há algum tempo e estou cansada, principalmente pq como não corrige o astigmatismo, tenho mto incômodo em usá-las durante o dia pela claridade.
Obrigada pela atenção.
marco
11 Anos AtrásOi Priscila. Hipermetropias altas como a tua não são totalmente corrigidas com o excimer laser. Provavelmente ficarás com um residuo de 2 a 3 graus, mas sem o astigmatismo. Implantes de lentes intraoculares geralmente também não são indicados em olhos com altas hipermetropias porque geralmente são olhos pequenos, contraindicando esse tipo de implante. Existe a possibilidade de troca do cristalino com implante de uma lente intraocular, que fica muito bem e pode corrigir todo o teu grau, mas isso não se indica para pacientes jóvens e sim para aqueles que já têm alguma opacidade do cristalino (+50 anos). Acho que as lentes de contato ainda são a melhor alternativa para ti! E ao contrário do que disseste, podem sim corrigir o astigmatismo! Lentes rígidas ou as gelatinosas tóricas corrigem muito bem astigmatismo.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Talita
11 Anos AtrásOlá Dr, consultei um outro especialista ontem. Fiz diversos exames ( uns 8) no mesmo dia e ele disse que tenho plenas condições de operar, apesar de um grau alto: hipermetropia ( OD 4.5 e OE 4, 25), astigmatismo ( OD 3.0 e OE 3.25). Ele disse q estou no limite do grau para a cirurgia. Ele me indicou o LASIK personalizado, segunda farei um exame chamado aberrometria. Após o exame, marcarei a cirurgia! O q vc acha? Obrigada.
Samuel araujo
11 Anos AtrásBoa noite.
Doutor tenho astigmatismo 2.75 e 3,75, o exame paquimétrico deu espessura de 444 micras, será que é possível operar nem que seja para abaixar mais o grau.
Obrigado pela atenção.
marco
11 Anos AtrásOi Samuel
Tens uma córnea fina e isso acende um sinal de alerta para se fazer a cirurgia. No entanto, isso não é contraindicação absoluta para a cirurgia. Em primeiro lugar tem de ser considerado em que aparelho esta espessura foi medida. Alguns paquímetros ópticos subestimam a espessura da córnea. Te sugiro fazer uma tomografia corneana com Pentacam, que tem uma paquimetria (medida de espessura) mais confiável e avalia outras características da córnea que vão ser fundamentais para indicar ou contraindicar tua cirurgia.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
OCTAVIO BRAZIL JORGE
11 Anos AtrásNecessito operar de catarata e colocar lentes intraoculares. Tenho visão ruim de perto, médio e para longe devido a astigmatismo e hipermetropia , além de presbiopia devido a idade(63). Quero apenas trocar o cristalino e melhorar a visão para longe, com a esperança segundo relatos de ex-operados que há uma melhora significativa para perto e médias distâncias. Minha dúvida, qual tipo de lente, pois, médicos informam vários tipos e preços, uns inclusive falam para colocar em uma das vistas grau para perto. Vou trocar o cristalino, isto é certo,mas qual a melhor lente e marca? Dados esf+2,00 cil-0,50 eixo 0,85 esq e direita e para perto ad+2,25.
Grato.
marco
10 Anos AtrásBom dia Octavio
Pergunta difícil de responder sem te examinar. Existem lentes que vão corrigir apenas tua hipermetropia, outras que corrigirão também teu astigmatismo (lentes tóricas) e ainda as que podem corrigir hipermetropia, astigmatismo e presbiopia (multifocais tóricas). Estas últimas eu particularmente ainda não estou muito satisfeito com os resultados por isso não tenho indicado. Além disso existem várias outras variáveis de arquitetura de lente, filtros, etc, o que faz com que hoje tenhamos diversas opções de implantes. A decisão de qual lente colocar é o resultado de uma conversa entre médico e paciente. Além disso existe a questão financeira, pois estas lentes apresentam preços diversos. Minha sugestão é que tu converse com o teu médico e peça estes esclarecimentos para ele.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Elio keller
11 Anos AtrásBoa noite DR.
Tenho 24 grau de miopia tenho catarata e astigmatismo qual a cirurgia indicada
e os riscos
marco
10 Anos AtrásOlá Elio. Tens certeza que tens catarata? Não é comum na tua idade, mas se tiveres a cirurgia indicada é a facoemulsificação com implante de lente intra ocular. Caso não tenha, para corrigir miopia e astigmatismo a cirurgia mais indicada é a fotoablação com excimer laser. Claro que é preciso avaliar se teu grau é operável e se teus olhos podem ser operados. Para isso é necessário fazer uma avaliação oftalmológica completa.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
welyzane lima
11 Anos AtrásOlà Dr.Marcos,eu tenho uma miopia od _7,00 e es _9,00 e tenho tb artgmatismo de 2,25 em cada olho e js tive q fazer uma cirugia na retina..Porem ja fiz diversas vezes todos os exames pre operatorios,mas a minha menbrana ocular e mt fina,entao o medico falou q a cirugia nao ia ter tanto sucesso pois corrigiria mt pouco,gostaria d saber se tem outra soluçao,pois sofro mt tenho mt dor de cabeça devido ao grau q e muito.
marco
10 Anos AtrásOi Welyzanes
Se tens córnea fina e grau alto realmente a cirurgia com excimer laser não será indicada. Existe a possibilidade de implante de lente intra ocular, mas isso deve ser muito bem avaliado.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Alice Xavier
11 Anos AtrásBoa noite!
Possui hipermetropia e astigmatismo (O.D 6.0 e O.E 6.50). Qual a possibilidade de eu fazer uma cirurgia refrativa?
marco
10 Anos AtrásOi Alice. Hipermetropias altas como a tua geralmente não conseguimos corrigir totalmente. Além disso, se tens córnea fina (480 micra) talvez não possas fazer lasik que é a técnica mais indicada para hipermetropia. Converse sobre isso com teu médico e peça esclarecimentos a ele.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Alice Xavier
11 Anos AtrásDr., só acrescentando, já fiz o exame pentacam e deu espessura de 480 micras.
No aguardo.
Waldir Lima
10 Anos AtrásOi Dr. Minha filha tem 17 anos e seis meses o grau está estabilizado a dois anos
Qual cirurgia indicada ela pode operar em dezembro. segue abaixo o grau
ESFERICO CILINDRICO EIXO
OD -9,50 -0,75 25
OE -10,00 -1,00 150
Obrigado. Waldir
marco
10 Anos AtrásOlá Waldir. Como ela tem grau alto, talvez não seja possível corrigir todo o grau. Não tenho como responder qual a melhor técnica para ela sem examiná-la e sem ter os exames de córnea disponíveis. Escolha um médico com experiência neste tipo de cirurgia e esclareça com ele estas dúvidas.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Alinie
10 Anos AtrásBom dia Doutor!
Tenho 3 graus de miopia em um olho e 3,25 no outro, fiz o exame para saber se posso fazer a cirurgia de correção e o meu médico disse que não posso Disse que minha córnea é muito fina. deu 472 e 429 de espessura. Existe outra possibilidade?
marco
10 Anos AtrásOi Alinie. Algumas córneas apresentam alterações estruturais e não devem ser operadas sob risco de desenvolverem complicações. Precisaria saber mais sobre teu exame para te dar uma opinião.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Bruno Eduardo Alves Madeira
10 Anos AtrásBoa noite Doutor, eu tenho 19 anos, e queria saber se poderia realizar a operacao aos meus olhos, porque eu tentei as provas para os Comandos Portugueses e reprovei por a minha visao, os valores sao os seguintes:
Olho Direito: esferico- +04.15, cilindro- +0.00, DNP- 31.0
Olho esquerdo: esferico- +03.50, cilindro- +0.50, DNP 30.0
Eles disseram para fazer a operacao e voltar quando a tiver feito.
Sabe se e possivel sem problema, que tipo de operacao e aproximadamente o valor?
Eu precisava mesmo era de saber quanto sera o valor e mais ou menos em que idade a posso realizar, porque tenho alguma “pressa” devido a data limite de incorporacao nos Comandos Portugueses.
Muito obrigado Doutor, e um abraco.
Bruno Eduardo Alves Madeira
10 Anos AtrásO meu problema e ‘hipermetropia’
marco
10 Anos AtrásOi Bruno! É possível corrigir teu grau cirurgicamente. A melhor técnica para hipermetropia é o Lasik. No entanto, é preciso ver se teu grau já está estável e se teu exame oftalmológico não apresenta nenhuma condição que contraindique a cirurgia. Para informações sobre valores por favor encaminhe um email para marcokroeff@gmail.com
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
renan
10 Anos AtrásOlá dr, meu grau de dioptria é: 2,00 de miopia; e 3,50 de astigmatismo. Por esse grau quero saber se é possível efetuar a cirurgia, e se tem algum plano de saúde que cobre o procedimento com este grau.
marco
10 Anos AtrásOlá Renan. Este grau é operável. No entanto todo paciente precisa ser submetido a uma avaliação oftalmológica completa para verificar a possibilidade da cirurgia. Quanto a cobertura por convênios, verifique com seu convênio as regras de cobertura e quais os serviços credenciados.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
renan
10 Anos AtrásOlá dr, tenho 28 anos e meu grau de dioptria é: 2,00 de miopia; e 3,50 de astigmatismo (estagnado). Por esse grau quero saber se é possível efetuar a cirurgia, e se tem algum plano de saúde que cobre o procedimento com este grau.
Gustavo Allex
10 Anos AtrásOlá Dr. Tenho 20 anos e desde 2 anos uso óculos. Tenho hipermetropia, astigmatismo e estrabismo. Minha hipermetropia está em 2.25 OE / 4.25 OD e pretendo operar assim que o médico decidir que estou pronto.
Entretanto uma das minhas maiores preocupações é a correção do estrabismo. Ele é quase imperceptível quando uso óculos ou lentes de contato, porém meu olho direito fica claramente desviado quando não uso nenhuma correção, e esse desvio aumenta muito ao longo do tempo sem óculos. Gostaria de saber se após a cirurgia o estrabismo também cessa ou se seria necessária outra intervenção cirúrgica visando apenas esse problema.
Grato desde já.
marco
10 Anos AtrásOlá Gustavo. Após a correção cirúrgica teu estrabismo deverá ficar exatamente como fica quando usas os óculos. Ou seja, se fica imperceptível com os óculos, deverá ficar da mesma forma após a cirurgia de correção do grau.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Simone Gomes
10 Anos AtrásOla!
A cinco meses fiz minha ultima consulta oftalmológica
eu tenho astigmatismo e miopia gostaria de saber se eu posso vir a fazer uma cirurgia
segue os dados da ultima receita.
O.D Esf -10,00 CIL -3.50 Eixo 153
O.D Esf -9,00 CIL -4,00 Eixo 12
obrigada.
marco
10 Anos AtrásOlá Simone. Dificilmente será possível corrigir todo o teu grau com a cirurgia a laser. No teu caso o melhor seria o implante de lente intra-ocular – que deve ser muito bem avaliado.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
liliane vieira
10 Anos Atrásola doutor depois de ler esses comentários resolvi pedir sua opinião,doutor meu caso é:
od esférico:-1,50 cilindro:-7,00 eixo:5
oe:esféri:-2,50 cilindro:-6,75 eixo:165
adição: _
dp\dpm: am
por favor me ajude isso da pra melhorar?meu convÊnio é sul américa
meu sonho é poder tirar uma habilitação e o oftamologista disse que é impossivel ,doutor mesmo que eu pague por essa cirurgia ele me disse que o convenio não vai cobrir da pra reduzir o grau ou elilimina-lo totalmente ou implantar uma lente que reduza e ajude a realizar meu sonho.obriga pode me explicar melhor meu e-mail:lilianecristina_vieira@hotmail.com
marco
10 Anos AtrásOlá Liliane. Esta cirurgia não será coberta pelo convênio. A cirurgia a laser não corrigirá todo o teu grau. No teu caso provavelmente seria necessário realizar dois tipos de cirurgia para se chegar num resultado satisfatório. Um implante de lente intra-ocular e uma cirurgia corneana com excimer laser.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
cassio donnizette pereira
10 Anos Atrástenho od esferico -o,50 cilindrico -2.75 e eixo 15
olho esquerdo -0,75 cilindrico -2.75 eixo 145
perto 1.25 agradeco muito ois quero fazer a operacao se possivel
fazer sr obrigado
marco
10 Anos AtrásCassio. Existem soluções cirúrgicas para teu problema, mas é necessário fazer uma avaliação do teu caso para ponderar as possibilidades e tua expectativa.
Um abraço
Dr.Marco Antonio kroeff
gabriela batista pereira
10 Anos Atrásdotor estou usando um colirio q se chama loteplol e gostaria de saber se no futuro pode prejudica para opera?
marco
10 Anos AtrásLoteprol é um colírio corticóide. Só deve ser usado por períodos curtos e sob supervisão médica devido aos importantes efeitos adversos como desenvolvimento de catarata e aumento da pressão ocular!
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
camila
10 Anos Atrásgostaria de saber em média o preço dessa lentes?..
marco
10 Anos AtrásOi Camila? Não sei de que lentes estás falando, mas existem vários tipos de lentes com diferentes valores. Mas não trato de valores aqui no site. O objetivo aqui é esclarecer sobre as doenças e seus tratamentos.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
David Jr.
10 Anos AtrásBoa tarde,
Dr. fiz cirurgia PRK no fim de setembro, e apos 45 dias voltei ao meu cirurgião e ele disse que fiquei com grau residual e que só faria cirurgia de retoque apos 90 dias.
Antes eu tinha astigmatismo:
OD: -3,75 448 micras
OE: -2,25 468 micras.
O grau que sobrou foi:
OD: -0,50 esf/ -0,75 cil (não sei quantas micras sobrou)
OE: -0,75 esf/ -1,00 cil (não sei quantas micras sobrou)
Dr. minha duvida é se é possível fazer algum retoque, pois acho que tenho só 400 micras residuais, e será que retoque é incluído no valor da primeira cirurgia ou terei que pagar algo a mais?
Abraço e obrigado pela atenção.
marco
10 Anos AtrásOi David. Sobre o custo de um retoque, isso tu deves esclarecer com teu médico. Se ficaste com uma espessura máxima de 400 micra, a possibilidade de retoque deve ser muito bem estudada. Mas eu esperaria mais tempo para pensar nesta possibilidade.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Felipe
10 Anos AtrásOlá, tenho alta miopia nos dois olhos, -10 OD e -11 OE. Fiz os exames p/ cirurgia à laser, mas meu médico constatou que minha córnea nãopermite a correção p/ este grau tão alto, e que minha única solução seria o implante de lente intra-ocular, mas que até então é paga e não coberta por planos de saúde. Sendo assim, minha dúvida é: Será que a cirurgia a Laser, somente p/ diminuir o grau, já ajudaria, uma vez que o custo de óculos e lentes de contatos para este grau é bem elevado, ou existe alguma cirurgia de implante de lente que já é coberta por planos de saúde? Ou se há alguma mais “barata” (a que me foi informada está orçada em R$8.000,00 cada olho).
marco
10 Anos AtrásOi Felipe. Para saber quanto seria possível corrigir do teu grau precisaria saber tua espessura de córnea. Quanto aos implantes intraoculares, ainda não são cobertos por convênios.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Rafael
10 Anos AtrásOlá Dr tenho miopia e um pouco de astigmatismo. Esf OD -8.0 OE -8.0,Cil OD -1.50 OE -2.0, Eixo OD 10 OE 170. Micras OD 478 OE 482 e ja fiz cirurgia a laser pra não dar descolamento de retina. Posso fazer a cirurgia de refração de miopia?
marco
10 Anos AtrásOi Rafael. Esta espessura de córnea é insuficiente para corrigir teu grau. Fazendo a cirurgia de forma segura, respeitando a manutenção de uma espessura mínima de córnea, tu ficarias ainda com uns 2,5 a 3 graus de miopia mais o astigmatismo. Uma outra opção seria o implante de lentes intraoculares, mas isso precisa ser muito bem avaliado.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Reinaldo
10 Anos AtrásBoa tarde dr. Marco,
Tenho 57 anos e uso lentes de contato rigidas há 36 anos.
Atualmente as lentes estão incomodando um pouco e fiz avaliações em colegas ,tenho intenção de deixar de usar lentes
Tenho miopia e astigmatismo :
OD -8,25 esf ; 1,50 cil ; 60 eixo perto + 1,75
OE -9,50 esf ; 1,50 cil ; 165 eixo perto + 1,75
As medidas de cornea são satisfatórias para cirurgia refrativa , e os outros parametros tambem .
Um deles me indicou a troca do cristalino por LIO torica , com monovisão , apesar de não ter catarata e , o outro disse-me que não há contra indicação para uma cirurgia refrativa ,tambem com monovisão .
Gostaria de saber qual procedimento é mais indicado na minha idade e riscos já que tenho uma miopia mais elevada.
Muito obrigado
marco
10 Anos AtrásBom dia Reinaldo. Ambos os procedimentos podem resolver teu problema. No entanto, na tua idade, como certamente já existe alguma perda de transparência do cristalino, eu estaria mais inclinado a indicar troca do cristalino do que a cirurgia com excimer laser. A precisão e a estabilidade daquela cirurgia considerando teu grau e tua idade seriam melhores.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
GLENNIE
10 Anos AtrásOlá doutor, tenho 39 anos , e estou com cirurgia refrativa marcada, porém fui em outra clínica e o médico me disse se fosse ele não faria cirurgia, pois minha cornes tem 490 na parte mais fina e 47.5 de curvatura .Meu grau é 1,25esf//1,50 cil 130º od
1,00esf//2,00 cil 30º oe dp 57.5mm
O que o senhor acha, qual é a sua opinião?
marco
10 Anos AtrásOi Glennie. Essas informações não são suficientes para te dar um parecer. Precisaria avaliar tua tomografia de córnea (pentacam ou orbscan) para poder opinar.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Ana Carolina
10 Anos AtrásOi Doutor, gostaria de tirar uma dúvida!
Tenho 20 anos, uso óculos há um ano com 4 graus no esquerdo e 2 no direito (hipermetropia), estou sentindo muita dor de cabeça e dificuldade de ler por muito tempo, provavelmente eu preciso de mais graus que isto, correto? Qual sua opinião? Desde já, obrigada!
marco
10 Anos AtrásOi Ana Carolina. Pelos sintomas deves precisar de um grau maior. Um exame com dilatação pupilar pode mostrar teu grau total e ajudará a comprovar se precisas aumentar teu grau.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Nathália
10 Anos AtrásOlá doutor,eu gostaria de saber se há risco de uma perda total ou parcial da visão após a cirurgia ?
marco
10 Anos AtrásNathália
Todo procedimento cirúrgico é acompanhado de riscos. O importante é minimizar os riscos através de uma avaliação pré-operatória criteriosa. Um paciente bem avaliado no pré operatório e operado por um cirurgião experiente dificilmente terá uma complicação que não possa ser resolvida.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Cayssa
10 Anos AtrásOlá Doutor.
Tenho astigmatismo e estrabismo e farei duas cirurgias diferentes para corrigir os problemas, porém, não fui orientada sobre qual deveria fazer primeiro e decidi fazer a refrativa primeiro (semana que vem).
Quanto tempo depois poderei fazer a de estrabismo? Existe a possibilidade da cirurgia de estrabismo desencadear novamente o astigmatismo? Isso é comum? Achei algumas pessoas reclamando na internet e me assustei, será que eu deveria ter feito a de estrabismo primeiro?
Obrigada.
Um abraço.
Jessica
10 Anos AtrásOlá. Tenho 22 anos, e desde os 11 tenho miopia. Estou com 5,5 graus do OD, e 5,25 no OE. Posso fazer a cirurgia refrativa?
marco
10 Anos AtrásOi Jéssica. Precisas fazer uma avaliação pré operatória para saber se podes ou não operar. É importante que teu grau esteja estabilizado e que tenhas córnea com características adequadas para o procedimento.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
leonardo
10 Anos Atrásola eu operei de hipermetropia tinha 5,25 e astgamtismo 1,25 .. Faz 3 dias que eu operei mas minha visão ta toda embaçada meia desfocada issu é normal ? A sensação que minha visao ta delatada !
marco
10 Anos AtrásOi Leonardo. Desculpe a demora em responder, estava com problemas no administrador do site. Certamente já esclareceste tua dúvida. Espero que tua visão já tenha melhorado. Qualquer nova dúvida por favor escreva novamente.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
ADAIL ALCANTARA
10 Anos AtrásOlá, Dr. Marco, tudo bem?
É possível uma cirurgia para zerar?
Qual a melhor indicação para o meu caso?
Segundo último exame:
ESFERICIO
OD + 0,25
OD + 0,75
CILINDRICO
OD – 2,00
OE – 2,50
EIXO:
OD 180°
OE 180°
ADICÃO: + 2,00
OB: progressivos
Por favor, responda-me. Muito grato!
marco
10 Anos AtrásBoa tarde Adail. Desculpe a demora em responder, estava com problemas no gerenciador do site. É possível fazer uma correção que te deixe independente dos óculos na maioria das situações, mas não existe ainda uma técnica cirúrgica que te possibilite enxergar de longe e de perto da mesma maneira que enxergas com óculos. Te sugiro marcares uma avaliação com um cirurgião e discutires as possibilidades para teu caso.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Suellen Silva
10 Anos AtrásOlá, boa noite!! Dr. por gentileza, a minha dúvida é a seguinte:
Tenho 31 anos, uso óculos já há alguns anos com o grau estável pelo menos uns 8 anos, no caso a minha visão é a seguinte:
OE – +8,75, Cilindro -1,25 e Eixo 60º (visão 100%)
OD: +8,75, Cilindro -0,75 e Eixo 110º (visão 40%, olho com estrabismo)
Tenho hipermetropia no OD com 0,66 de astigmatismo; OE hipermetropia e ambliopia com 1,52 de astigmatismo.
OE fica torto quando forço a vista sem óculos, se não forçar ele não entorta.
Fiz alguns exames e dentre eles TOPOGRAFIA DA CÓRNEA, cujo resultado foi:
(OE) Ks: 43.91 @ 32º Kf: 42.40 @ 122º Mink: 42.40 @ 122º Avek: 43.16 Cyl: 1.52
(OD) Ks: 43.47 @ 136º Kf: 42.81 @ 46º Mink: 42.74 @ 35º Avek: 43.14 Cyl: 1.66
O diagnóstico recebido pelo doutor é que a cirurgia não trará qualidade na minha visão, podendo diminuir o grau, mas poderá prejudicar a qualidade da mesma.
Gostaria de uma opinião sincera, sobre a possibilidade de uma cirurgia refrativa.
Abraço e obrigada.
Suellen
marco
10 Anos AtrásOi Suellen. Desculpe a demora em responder, estava com problemas no gerenciador do site. O teu grau de hipermetropia dificilmente será corrigido na totalidade. A cirurgia para graus positivos (hipermetropia) é eficiente para correções de até 5,00 graus, as vezes um pouco mais. Portanto, o que posso te dizer é que se teu objetivo é diminuir o grau, para ficar mais independente dos óculos e para usar lentes mais leves, a cirurgia pode ser uma boa opção. Mas para corrigir todo o teu grau não. Falo isso me referindo a cirurgia a laser para correção corneana. Existe outra possibilidade que são os implantes de lentes intra oculares, mas isso precisa ser muito bem avaliado.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Thaís Ingrid
10 Anos AtrásBom dia Dr. Marco!
Tenho 22 anos e uso óculos desde os 7, inicialmente usei 11 graus de hipermetropia em ambos os olhos, os meus graus já oscilaram muito, cheguei a usar 5 graus, porém a 2 anos creio que eles tenham estabilizado permanecendo com 6,75 no olho esquerdo e 7,25 no olho direito, também tenho astigmatismo não sei exatamente qual o grau, sei que está em torno de 1,5 no esquerdo e 0,75 no direto, algo assim. Qual minha dúvida, devido aos graus serem muito altos desde muito pequena, sempre fui meio “traumatizada”, o preconceito com o tamanho dos olhos dentre outros fizeram com que eu recorresse a muitos especialistas para tentar realizar a cirurgia refrativa, porém, todos me informaram que para todo grau acima de 6 tratando de hipermetropia a medicina ainda não havia avançado o suficiente e que por tratar-se de uma cirurgia de risco, nenhum se propôs a me operar. E então, essas informações procedem? Há possibilidades de cirurgia para o meu grau? E qual tipo de cirurgia?
Fico no aguardo de maiores informações.
Att.
Thaís Ingrid
marco
10 Anos AtrásOi Thaís. Desculpe a demora em responder, estava com problemas no gerenciador do site. Realmente, corrigir todo o teu grau com a cirurgia a laser provavelmente não será possível. Mas se teu objetivo é diminuir bastante o grau, ao ponto de usares óculos com lentes mais finas e leves e se tornar também mais independente dos óculos, a cirurgia pode ser uma boa opção.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Jose Neto
9 Anos AtrásThaís Ingrid, li os comentários e também possuo alto grau de hipermetropia (10 graus aproximadamente), o aumento causado pelos óculos também me incomoda e não me adaptei a usar lentes de contato. Já fui consultado por vários especialistas e nenhum recomendou a cirurgia devido ao alto grau. Gostaria de saber se você operou (já que faz algum tempo que postou) e qual foi o resultado. Se puder me contactar por email (neto_menoci@hotmail.com).
Kelly
10 Anos AtrásBoa noite, gostaria de saber se a cirurgia refrativa pode eliminar o estrabismo causado pela hipermetropia, e qual é o tempo de recuperação para que se possa fazer exercícios físicos de grande intensidade e mergulho? Obrigada.
marco
10 Anos AtrásOi Kelly. Desculpe a demora em responder, estava com problemas no gerenciador do site. Sobre a cirurgia corrigir o estrabismo posso te dizer o seguinte: a cirurgia terá o mesmo efeito que os óculos tem no teu estrabismo. Se usando os óculos teu estrabismo fica compensado a cirurgia terá o mesmo efeito. Sobre o pós operatório, a técnica mais adequada para corrigir hipermetropia é o LASIK. Neste caso a recuperação visual é muito rápida, mas precisas ter um cuidado maior nos primeiros 30 dias após a cirurgia para evitar situações que possam causar impacto na região dos olhos.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Matheus
10 Anos AtrásOlá Doutor,
Possuo astigmatismo e hipermetropia (OD+3,25 esférico -4.50 cilindrico, OE+3.00 esférico -3.25 cilindrico). Considerando que já fiz todos os exames pré-operatórios e estou apto para operar, existe a possibilidade de corrigir 100% a minha visão a ponto de não mais necessitar de lentes corretivas ou com este grau as chances não são boas?
Muito obrigado,
Matheus
marco
10 Anos AtrásOi Matheus. Corrigir 100% é uma pergunta frequente dos pacientes. Te digo que quase nunca se corrige 100%. Algum pequeno resíduo quase sempre existe. O importante é que se consiga fazer as atividades do dia-a-dia sem óculos. Te diria que 95% dos pacientes operados não necessitam mais dos óculos para suas atividades. Claro que o resultado depende da experiência do cirurgião e do aparelho de excimer laser utilizado.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Matheus
10 Anos AtrásMuito obrigado doutor.
Abraços,
Matheus
Regina
10 Anos AtrásBom dia Doutor
Gostaria de esclarecer uma dúvida, meu filho fez exames para saber da possibilidade da realização da cirurgia refrativa, segundo médico ele pode sim fazer, mas como tem estrabismo foi informado caso fique algum grau residual o desvio do olho ira aparecer toda vez que ele forçar a visão, minha dúvida é a seguinte com a cirurgia pode ocorrer o risco de aumento desse desvio a idade dele é 27 anos, é aconselhável fazer essa cirurgia para quem tem estrabismo?
marco
10 Anos AtrásOi Regina. Primeiramente, se o estrabismo dele fica corrigido com o uso dos óculos, ficará corrigido também com a correção cirúrgica. Isso se a cirugia conseguir corrigir todo o grau dele. Caso não corrija totalmente, o resíduo de grau pode descompensar o estrabismo parcialmente. É preciso portanto fazer uma avaliação adequada para ver se o grau dele já estabilizou e se é possível corrigí-lo todo.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Mariana
10 Anos AtrásBoa tarde uso oculos desde do meus 2 anos de idade , tenho hipermetropia estou no grau 5,25 sera que conseguiria fazer a cirurgia e não precisar mais usar oculos e nem lentes ?
Obrigada
marco
10 Anos AtrásOi Mariana. É possível corrigir teu grau, mas pode ocorrer de ficar algum grau residual. Mesmo que isso ocorra acredito que você ficará feliz com o resultado, pois sua dependência dos óculos diminuirá bastante. É importante que a cirurgia seja feita com um aparelho de laser de última geração para que se consiga um resultado satisfatório.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Jéssica
10 Anos AtrásOlá Doutor !
Tenho 23 anos, e desde os 5 tenho Miopia. Hoje estou com 13 graus em cada olho e uso lentes de contato, que porém os olhos irritam com frequência. Qual a cirurgia mais indicada, ou que pelo menos diminua esse grau ?
marco
10 Anos AtrásOi Jéssica. Dificilmente se corrigirá todo esse grau. A quantidade de grau possível de ser corrigido depende da espessura da tua córnea. Uma outra opção é o implante de lentes intraoculares. Mas esta opção deve ser muito bem avaliada antes de ser indicada.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
rosineide lobo
10 Anos Atrásola sou a rosineide tenho 27 anos,e tenho 18 graus de miopia no olho esquerdo e 24 no olho direito..serab que ainda tenho posso fazer uma cirurgia,tenho um plano de plano de saude unimed,sera que ela faz??preciso de ajudar eunao aquento mais usar lentes gelatinosas..
marco
10 Anos AtrásOi Rosineide. Graus altos como o teu não se consegue corrigir com a cirurgia a laser. Uma opção seriam os implantes de lentes intraoculares, mas isso precisa ser muito bem avaliado devido aos maiores riscos desse tipo de cirurgia.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
rosineide lobo
10 Anos Atrásoi tenho 26 anos e tenho 18 graus de miopia no olho esquerdo e 25 no direito e uso lentes de contatos gelatinosa sera que ainda posso fazer uma cirurgia .tenho a unimed sera que ela cobre .preciso muito de ajudar!!
André Pereira
10 Anos AtrásOla doutor sou auto míope e auto astigmatismo tenho 19 graus sera q consigo me livra dessa bela heranca de familia kkkkk obrigado
marco
10 Anos AtrásOi André. Graus altos são mais difíceis de serem corrigidos pois a quantidade de grau possível de ser corrigida depende da espessura da córnea. Quanto maior o grau, mais afinamos a córnea com a cirurgia. E existe um limite de segurança até onde podemos ir. Portanto, deves fazer uma consulta para que tuas córneas sejam avaliadas e se possa determinar a quantidade de grau que é possível corrigir no teu caso.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Antonio Mota Filho
10 Anos AtrásBom dia, Dr Marco Antônio
Pretendo fazer uma operação a laser Lasik para corrigir minha hipermetropia, mas antes gostaria de saber o tempo de recuperação. Minha hipermetropia abaixo de 4.0. Uma amiga acabou de fazer uma operação a laser para hipermetropia. Logo no dia seguinte, ela conseguia ver de perto, mas os objetos mais longe ela via com um tipo de halo ao redor deles. É normal isso. E em quanto tempo ela verá os objetos mais distantes de forma mais nítida? Obrigado, Antônio Mota Filho
marco
10 Anos AtrásOi Antonio. É importante que você esclareça TODAS as suas dúvidas com o cirugião que fará a cirurgia. O que posso dizer é que a melhora da visão após lasik costuma ser muito rápida. Para a correção de hipermetropia é fundamental que a cirurgia seja feita com um laser atual, que possua uma zona óptica cirúrgica grande e um bom sistema de rastreamento dos movimentos oculares durante a cirurgia. Isso é fundamental para um bom resultado pós operatório.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Rodrigo Silveira
10 Anos Atrásboa noite,
tenho 24 anos.
gostaria de saber se tem possibilidade de fazer Cirurgia com bons resultados
para melhorar o grau de minha visao.
hipermetropia:
OD 7,75 OE 8
também tenho astigmatismo proximo a 2 “graus”
marco
10 Anos AtrásOi Rodrigo. Na minha experiência se consegue bons resultados cirúrgicos em hipermetropia de até 5 graus. Portanto, se você objetivar diminuir bastante o seu grau a cirugia pode ser uma boa opção. O astigmatismo pode ser corrigido sem problemas.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
cilene fernanda
10 Anos AtrásBoa tarde
Eu tenho 28 anos e o meu grau é de 4,0 OD , E 3,25 OE tenho astigmatismo, desde dos 11 anos uso óculos, posso fazer a cirurgia?
marco
10 Anos AtrásOi Cilene. Astigmatismos de 4,00 graus podem ser corrigidos de forma eficiente com os aparelhos de laser mais atuais. Quanto a você poder fazer a cirurgia, essa resposta só pode ser dada após você realizar os exames pré operatórios.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
carlos alberto
10 Anos AtrásBoa tarde Doutor Marco, tenho 31 anos, e apresento o seguinte grau de hipermetropia e astigmatismo:
OD 20/20 +8,50 -1,50 160
OE 20/20 +9,00 -1,25 05
Espessura das córneas:
OD 546 micras
OE 534 micras
Fiz todos os exames pré-operatórios e o Doutor me falou, que eu poderia fazer
a cirurgia refrativa (LASIK AO) que sobraria um grau residual de 0,50 a 1,0 grau.
Gostaria de saber se realmente isso confere e qual a sua opinião para o meu caso?
O que o senhor me aconselharia, será que valia mesmo apena eu fazer essa cirurgia?
Célio Ramos
10 Anos AtrásDr Marcos, boa noite. Tenho 49 anos e fiz cirurgia para correção de estrabismo (no olho direito) a 04 meses. A correção ficou excelente. Pretendo agora realizar a cirurgia refrativa para correção do grau que se apresenta da seguinte forma
OD: Hipermetropia +3,25, Astigmatismo, -2,0 Eixo 175
OE: Hipermetropia +4,00, Astigmatismo, 2,5 Eixo 175
Dois médicos me disseram ser muito comum, nos casos de hipermetropia, que ela retorne com o tempo. Isto é, de fato, normal? Se sim, em percentuais, quanto do grau costuma retornar? E o grau de astigmatismo também costuma voltar? Em que percentuais?
Outra dúvida: Poderei ter problemas pela história pregressa de estrabismo?
Última pergunta: No Rio de Janeiro, tem conhecimento de alguma clínica que possua este laser de última geração, que o senhor indica para as cirurgias refrativas de correção dos graus de hipermetropia?
Obrigado.
marco
10 Anos AtrásOi Célios
Essa informação percentual que você gostaria de saber provavelmente ninguém saberá te responder. O que posso te dizer é que fazendo a técnica lasik, com este teu grau, mesmo que regrida um pouco o resultado você provavelmente ficará satisfeito. Tenho muitos pacientes operados com graus parecidos com o teu e não houve regressão significativa com a técnica lasik.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
gabriela
10 Anos Atrásdr.marco ontem fui a consulta com minha filha tem astigmatismo olho direiro mais 0.05,mais 1 e eixo90grau olho esquerdo mais 1 mais 1 eixo 90 grau isso e grave vai diminuir com os oculos ou esta em causa que pode ter miopie
marco
10 Anos AtrásOi Gabriela. Não entendi exatamente tua dúvida. Astigmatismo não é grave mas precisa ser acompanhado regularmente. O uso dos óculos não diminui o astigmatismo, apenas corrige a visão do paciente.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Gabriela O Costa
10 Anos AtrásESFÉRICO CILINDRICO EIXO
O.D +4,5 -1,00 135°
O.E +5,00 -1,00 100°
Oi.
Tenho 22 anos e com 19 fiz a cirugia do estrabismo. Meu desvio diminuiu, porém ainda aparece bastante quando foco o olhar em objetos distantes. Queria saber se sou candidata a esse tipo de cirurgia. Essa é a minha receita atual
marco
10 Anos AtrásOi Gabriela. Para saber se você pode operar para não usar mais óculos é necessário fazer uma avaliação pré-operatória. O seu grau é operável, mas é preciso avaliar outras coisas para saber se você pode operar ou não.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Gerson Bernardo
10 Anos AtrásDr, Tenho astigmatismo estacionado OE 2,5 e OD 1,0 e gostaria de saber se seria possível a correção por cirurgia. Minha oftalmologista havia me dito que no meu caso não é possível a cirurgia. Se não, quais os impedimentos?
Obrigado pelos esclarecimentos.
marco
10 Anos AtrásOi Gerson. Em princípio esse grau é operável, mas é necessário avaliar suas córneas para saber se você pode operar ou não.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Matos
10 Anos AtrásDr Marcos, fiz minha cirurgia de miopia em 2008, estava com 31 anos , e tinha 5 e 5,5 graus de miopia em cada olho estabilizados há 3 anos. Após a cirurgia estava com a visão 20/20 e fiquei com aproximadamente 0,5 graus residual. Estou preocupado pois após 6 anos da cirurgia estou com 0,75 graus de miopia em cada olho e 20/40 de acuidade. É normal está piora? Será que vai continuar aumentando o grau? Deverei operar novamente ? Grato. Matos
marco
10 Anos AtrásOi Matoss
Pelo que entendi houve um aumento de 0,25 em 5 anos. Não considero isso relevante e provavelmente não aumentará mais o seu grau. Quanto a fazer um retoque, isso é uma questão de avaliar o custo-benefício de uma nova cirurgia. Se achas que este resíduo de 0,75 está atrapalhando sua vida e se suas córneas tiverem espessura suficiente para um retoque talvez isso possa ser considerado.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Matos
10 Anos AtrásDe Marco, obrigado pelos esclarecimentos. Só não entendi por que minha acuidade diminuiu tanto, caiu de 20/20 para 20/40., esta queda é normal? Na época o médico me disse que deixaria um grau para evitar o uso de óculos para perto no futuro, deixou aproximadamente 0,5 e 0,25 e já tinha o grau estabilizado há tempos e estou com 36 anos, assim por que houve este aumento do grau?Isto ocorre normalmente? Muito grato.
marco
10 Anos AtrásOi Matos. Não sei te responder isso sem te examinar. O que posso te dizer é que uma modificação de 0,25 em alguns anos é insignificante.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Matos
10 Anos AtrásDr Marco, muito obrigado pelos esclarecimentos. De fato esse aumento não alterou minha vida. Fiquei preocupado só por causa do teste para renovação de habilitação no detran. Mas vou desencanar, pois como o Sr disse, o aumento do grau foi insignificante e se passei na ultima renovação acho que não terei problemas. Abraço.
carlos alberto
10 Anos AtrásBoa tarde Doutor Marco, tenho 31 anos, e apresento o seguinte grau de hipermetropia e astigmatismo:
OD 20/20 +8,50 -1,50 160
OE 20/20 +9,00 -1,25 05
Espessura das córneas:
OD 546 micras
OE 534 micras
Fiz todos os exames pré-operatórios e o Doutor me falou, que eu poderia fazer
a cirurgia refrativa (LASIK AO) que sobraria um grau residual de 0,50 a 1,0 grau.
Gostaria de saber se realmente isso confere e qual a sua opinião para o meu caso?
O que o senhor me aconselharia, será que valia mesmo apena eu fazer essa cirurgia? AGRADEÇO DESDE JÁ POR SUA GRANDIOSA ATENÇÃO. POR FAVOR DOUTOR AGUARDO SUA RESPOSTA.
carlos alberto
10 Anos AtrásBoa tarde doutor, todos os dias abro ansiosamente o seu site que acho muito importante, para ver se o senhor me respondeu e nada. por favor Doutor sua resposta seria muito significante para mim!
Henrique
10 Anos AtrásFiz a cirurgia de implante do anel de ferrara (com o próprio) devido uma ceratocone e hoje a minha visão é muito pior que antes do procedimento. Além de um Astigmatismo alto (4,5 graus) estou a quase 2 anos com halos na visão a noite, quando olho para uma luz. Ou seja, para mim, não resolveu nada. A desculpa do Dr na época era que em um ano a minha visão voltaria ao normal. Voltei algumas vezes e o Dr não conseguia me passar uma explicação para o caso. Atualmente não acompanho indo regularmente em um médico. O que fazer?
Dr. Marco Kroeff
10 Anos AtrásHenrique. Anel de Ferrara nem sempre melhora a visão, por isso a indicação de fazer o implante deve ser muito bem avaliada e algumas vezes deve-se modificar os implantes em um novo procedimento. Isso porque a córnea é um tecido vivo e nem sempre responde ao implante como o esperado. Te sugiro conversar com o Dr. Paulo para esclarecer tuas dúvidas. E se tu realmente achas que tua acuidade visual era melhor antes do procedimento e não for possível modificar os implantes, te sugiro retirar o anel. Sempre oriento meus pacientes, antes da cirurgia, que existe esta possibilidade. Estatisticamente os implantes quando bem indicados funcionam muito bem e melhoram a visão. Mas há um percentual de pacientes que não se beneficia após os implantes.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Vivian
10 Anos AtrásBoa Noite.
Dr. Marco, uma coisa que me deixou muito intrigada, quanto a eu estar apta ou não para cirurgia, é que o médico disse que sim, mas sempre leio que o grau deve ter parado a pelo menos um ano, e não é o meu caso, ele vem aumentando, e já tenho 25 anos. Qual seria sua opinião.
Aguardo sua resposta.
Obrigada.
Dr. Marco Kroeff
10 Anos AtrásVivian, não existe um exame que comprove que o grau parou de aumentar. Normalmente se considera que o grau está estável quando não aumenta por um período de um ou dois anos. É importante para isso que os exames sejam feitos sempre com dilatação da pupila (cicloplegia) para que se tenha maior certeza das medidas. Aos 25 anos, realizando exames sob dilatação pupilar, eu esperaria pelo menos um ano de estabilidade para indicar cirurgia.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
adenilson
10 Anos Atrásola dr. tenho 35 anos, tenho astigmatismo e hipermetropia, vou desenhar aqui a minha receita e gostaria de saber se ja existe cirurgia refreativa a laser para o meu problema obrigado
esferico od +2.5 cilindrico-6.00 eixo 05
esferico oe +2.5 cilindrico-6.00 eixo 175
Dr. Marco Kroeff
10 Anos AtrásOi Adenilson. Sim existe cirurgia para o seu problema. No entanto, cilindros altos como no seu caso dificilmente serão totalmente corrigidos. Mas acredito que mesmo assim você ficará satisfeito com a cirurgia.
Um abraço.
Dr. Marco Antonio Kroeff
Rafael
10 Anos AtrásOlá Doutor, tenho 24 anos e atualmente estou com 5,5 graus de astigmatismo no olho direito e 5,0 no olho esquerdo. Uso óculos desde os 5 anos. O grau está estável a 1 ano e recentemente fiz exame de ceratocone e deu negativo. Gostaria de saber se nas minhas condições é possível fazer cirurgia refrativa? Se sim ela pode corrigir completamente o grau? Essa tipo de cirurgia pra o meu caso específico pode ser feita por plano de saúde (UNIMED NACIONAL)? Quais as recomendações que o senhor pode me indicar?
Desde já agradeço sua atenção!
Abraços!
RAFAEL POZZI
Dr. Marco Kroeff
10 Anos AtrásOi Rafael. Seu grau é operável e pode-se conseguir excelentes resultados. Te aconselho fazer uma avaliação pré operatória para avaliar se em teu caso a cirurgia está indicada. Quanto à cobertura pelo seu plano de saúde, isso dependo do seu contrato e da técnica cirúrgica que será realizada.
Um abraço.
Dr. Marco Antonio Kroeff
Carolina
10 Anos AtrásOlá estou prestes a realizar uma PRK, porém tenho estrabismo corrigido com óculos devido a hipermetropia e astigmatismo e apesar do médico dizer que não tem problema, gostaria de saber se é preciso fazer a cirurgia de estrabismo antes e depois verificar o grau e estabilização ocular e ai sim fazer o PRK.
Dr. Marco Kroeff
10 Anos AtrásOi Carolina. Se teu estrabismo fica corrigido com os óculos, provavelmente também será corrigido após a cirurgia refrativa. O efeito é o mesmo.
Um abraço
Dr. Marco Antônio Kroeff
Claudia Mourão
10 Anos AtrásDoutor, obrigada por estar respondendo às nossas dúvidas!!
Gostaria de fazer a cirurgia, tenho 25 anos menos de 5 graus de miopia nos dois olhos que estão estáveis desde 2011, porém o astigmatismo aumentou desde lá. Então a minha pergunta é se posso ainda assim fazer a cirurgia?
A médica a qual me consultei, disse que a variação que tive do astigmatismo foi normal, nada que impeça a cirurgia. Será que o grau continuará aumentando depois ??
Obrigada desde já!!
Dr. Marco Kroeff
10 Anos AtrásOi Claudia. Se o teu grau ainda não estabilizou, não tem como afirmar que não aumentará depois da cirurgia. No entanto é necessário verificar se o astigmatismo aumentou por modificação da córnea ou do cristalino. Se houve modificação na córnea (vide topografia), eu esperaria até estabilizar. Já modificações do cristalino são mais imprevisíveis e não costumam ser comuns na tua idade. Neste caso – se o aumento de astigmatismo foi pequeno e não acompanhado de modificação na topografia de córnea (e desde que tua miopia realmente esteja estável), eu operaria.
Um abraço
Dr. Marco Antônio kroeff
Fábio
10 Anos AtrásOlá Dr. eu gostaria de saber se existe correção para quem tem astigmatismo acima de cinco graus, pois passei em um concurso só e no edital diz que, para ser aprovado tem que ter 0,25. A pergunta é, como o Dr. pode me ajudar.
Dr. Marco Kroeff
10 Anos AtrásOi Fabio. O que posso te dizer é que talvez seja necessário mais de uma cirurgia para corrigir todo o teu grau. A cirurgia com excimer laser tem uma limitação para corrigir graus muito altos de astigmatismo. Claro que esse limite depende também da qualidade do aparelho de excimer utilizado. Caso sobre algum grau residual após a cirurgia, é possível corrigir o resíduo com incisões corneanas.
Um abraço
Dr. Marco Antônio Kroeff
ALEX RANGEL DE AZEVEDO
10 Anos AtrásDoutor, bom dia, tenho 25 anos e apresento
OD: 1,75 miopia + 0,75 astigmatismo
e no OE: 1,50 miopia e 0,75 astigmatismo
fiz fotocoagulação a laser na retina periférica em ambos os olhos a um ano, segundo meu oftalmo a mesma esta tratada sem anomalias. Meu grau de miopia de 2010, ano em que comecei a usar óculos, para hoje aumentou 0,50 no olho direito e 0,50 no olho esquerdo. Gostaria de saber se no meu caso é possível ser feita a cirurgia refrativa?
Dr. Marco Kroeff
10 Anos AtrásOi Alex. Quanto ao problema da retina, não impede que seja feita a cirurgia. Apenas talvez não possa ser feito Lasik, optando-se por fazer PRK. Quanto a progressão do grau, o ideal é que teu esteja estabilizado. Na tua idade, se estás há pelo menos um ano sem progressão, provavelmente não aumentará mais.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Rodrigo Carli
10 Anos Atrásvou fazer um concurso público e ele exige como parâmetro de aprovação a acuidade visual sem correção de 30% (trinta por cento) no pior olho e, com correção, acuidade visual de 80% (oitenta por cento) no pior olho.
o exame possui o seguinte procedimento: Oftalmológico, com acuidade visual verificada em cada olho, a seis metros, sem e com correção; pressão ocular sem uso de medicação hipotensora; biomicroscopia; fundoscopia; motricidade
ocular e senso cromático pelo teste de Ishihara.
possuo 1,0 grau de Miopia no olho esquerdo e 1,25 no olho direito, além disso tenho 0,75 de astigmatismo no olho direito
eu preciso fazer a cirurgia refrativa para ser aprovado neste exame médico?
obrigado desde já
Dr. Marco Kroeff
10 Anos AtrásOi Rodrigo. Provavelmente não vais atingir 80% de acuidade no melhor olho, sem correção, se tens este grau. Uma cirurgia seria uma alternativa a ser considerada.
Um abraço.
Dr. Marco Antônio Kroeff
LUCIA
10 Anos AtrásEU GOSTARIA MUITO DE FAZER CIRURGIA PRA CORREÇAO TENHO MIPIA OD 2,50 OE 2,00 ASTIGUIMATISMO OD 0,75 OE 2,50 DZM Q NAO POSSO FZER CIRURGIA AINDA OUTROS DZM Q NAO E SEGURA Q AS VZS FK POUCO E AINDA TENHO Q UZAR OCULOS OU LENTE.POR FAVOR M RESPONDA TA FICANDO MT CARO USAR OS 2 Q GOSTO D TER TMBM O OCULOS O Q VC ME INDICA UM ABRAÇO
Dr. Marco Kroeff
10 Anos AtrásOi Lucia. Difícil entender o teu texto, mas vamos ver se entendi! Queres saber se podes operar? Para responder isso qualquer médico precisa fazer exames pré-operatórios para verificar se teu grau está estável e se tens córneas com características que permitam a realização da cirurgia com segurança.
Um abraço
Dr. Marco Antônio Kroeff
Vanessa
10 Anos AtrásOlá,
Tenho 24 anos e tenho miopia e astigmatismo há quase 15 anos. Desde então, o grau do meu olho direito só aumenta, enquanto o do esquerdo estagnou. No direito tenho 9.00, astigmatismo 0,50, e no esquerdo 4.50, astigmatismo 1.00. Gostaria de fazer a cirurgia, mas tenho medo dos riscos. É possível eu perder a visão?
Dr. Marco Kroeff
10 Anos AtrásOi Vanessa. Risco zero não existe! Mas sempre digo aos meus pacientes que os riscos são minimizados fazendo uma avaliação pré-operatória rigorosa, escolhendo a técnica correta para cada caso, e procedendo um acompanhamento pós operatório cuidadoso. Desta forma é muito difícil termos complicações que não possam ser solucionadas.
Um abraço
Dr. Marco Antônio kroeff
Rubens Artemio Koralewski
10 Anos AtrásBoa tarde Marco, fiz uma cirurgia refrativa no dia 4 de abril, sai enxergando normalmente, refiz uma consulta um mês após e minha visão estava boa. Nesta cirurgia o médico disse-me q o OD ficou sem nenhum grau (zerado) e o OE com 0,5. Pois bem, meu olho esquerdo está muito bom não tenho problema com ele, mas meu olho direito está muito ruim, mas não é o problema de miopia, pois o que sinto é como se tivesse uma nuvem sobre o meu olho, não é uma imagem clara, diz o meu médico que estou com a córnea inflamada. Você saberia me dizer se é uma condição séria ou não.
Att, Rubens
Dr. Marco Kroeff
10 Anos AtrásOi Rubens. Não tenho como te responder isso sem ter mais informações, ou sem te examinar. Dizer que a córnea está “inflamada” é muito vago. Informe-se mais com teu médico. Peça mais esclarecimentos a ele.
Um abraço
Dr. Marco Antônio Kroeff
Murilo C
10 Anos AtrásBoa Tarde , Uso oculos desde os meus 3 anos de idade , atualmente tenho 9 graus nos dois olhos Astigmatismo e Hipermetropia
Gostaria muito de saber se a possibilidade de fazer algum tipo de cirurgia tenho 23 anos , a 5 anos tente uma cirurgia mais o Medico responsavel nao aconselhou fazer por eu ser novo e nao esta tao desinvolvido assim
Se me Responder desde ja muito obrigado
Fica com Deus
Dr. Marco Kroeff
10 Anos AtrásOi Murilo. Graus altos de hipermetropia e astigmatismo não costumam ser corrigidos na totalidade com excimer laser. Existe a possibilidade de implante de lente intra-ocular, mas isso precisa ser muito bem avaliado, pois pacientes com altas hipermetropia costumam ter olhos pequenos não havendo espaço adequado para esses implantes. Resumindo, precisaria te examinar para poder te dar uma opinião mais precisa.
Um abraço.
Dr. Marco Antonio Kroeff
Felipe
10 Anos AtrásOlá Dr. Marco, minha situação é a seguinte, meu sonho é seguir a carreira militar, tenho 25 anos 4,5 graus de hipermetropia em um olho e no outro 2 graus…eu posso fazer a cirurgia corretiva? ou devo me contentar com os óculos, minha escolha se tivesse, seria a cirurgia!
Obrigado.
Dr. Marco Kroeff
10 Anos AtrásOi Felipe. Teu grau é operável, mas é preciso verificar se teus olhos podem ser operados com segurança. Há uma série de exames pré-operatórios que precisam ser feitos para saber se o paciente é candidato ou não à cirurgia. Caso teus exames sejam normais, a cirurgia certamente será uma excelente opção para ti.
Um abraço.
Dr. marco Antonio kroeff
Felipe
10 Anos Atrásmuito obrigado, estou mais esperançoso agora que eu consiga operar.
Christian Douglas.
10 Anos AtrásOlá! Bom dia!
Tenho OE 4,25 / OD 5.50 de Miopia, e OE 1.25 / OD 3.00 de Astigmastismo (não tenho em mãos aqui, mas é quase/praticamente isso). Fiz todos os exames pre-operarios e todos deram positivos. Incluindo o daquela imagem acima de Tomografia da Orbscan. O meu médico disse que tenho 46,7 de cornea (não sei bem o que é isso ou se isso é bom) e sou apto a operar. Será que há alguma restrição? E 46,7 ele arredondou pra 47 de cornea, é bom? Se puder me responder ficarei agradecido. Abraços.
Dr. Marco Kroeff
10 Anos AtrásOi Christian. Posso responder sim, mas essa pergunta deveria ter sido feita ao teu médico. Córneas muito curvas como as tuas devem ser muito bem avaliadas antes da cirurgia quanto ao risco de desenvolvimento de ectasia (uma complicação que pode deformar a córnea) no pós-operatório. Além disso, caso a técnica LASIk esteja sendo considerada, o risco de complicações na confecção do flap aumenta em córneas mais curvas quando este é feito mecanicamente e não com laser de femtosegundo. Resumindo, te aconselho a conversar melhor com teu médico e dividir tuas dúvidas com ele.
Um abraço.
Dr. Marco Antonio Kroeff
William
10 Anos AtrásOlá doutor, tenho 3,75 graus de miopia em cada olho e já esta estabilizado, posso fazer a cirurgia?
Obrigado
Dr. Marco Kroeff
10 Anos AtrásOi William. Este grau é muito bom para operar, mas outros exames devem ser feitos para verificar se tuas córneas podem ser operadas com segurança. O exame pré-operatório é a parte mais importante da cirurgia!
Um abraço.
Dr. Marco Antonio Kroeff
William
10 Anos AtrásOlá doutor, tenho 3,25 graus de miopia em cada olho e já esta estabilizado, posso fazer a cirurgia?
Obrigado
ANA ARAUJO
10 Anos AtrásOlá Dr, tenho 29 anos, uso lentes de contato Há 12 anos, ocorreu conjuntivite e alergia tive que ficar sem lentes usando óculos. Minha receita é OD esférico -8,50 e cilíndrico -4,75 eixo 180º, OE esférico -3,75 e cilíndrico -2,00 eixo 180º. Posso fazer cirurgia para correção da miopia e astigmatismo? O último oftalmologista que consultei disse que faria era só eu marcar a data. Agradeço a atenção.
Dr. Marco Kroeff
10 Anos AtrásOi Ana. Provavelmente no teu olho direito não será possível corrigir todo grau. No olho esquerdo sim! Além disso não sei os resultados dos teus exames pré-operatórios. Mas, se forem normais, podes operar. No entanto, restará um resíduo de grau no olho direito. Converse melhor com teu médico.
Um abraço.
Dr. Marco Antonio Kroeff
angela penha
10 Anos AtrásFiz essa cirurgia, há quase 7 dias e ainda estou tendo problemas de ler e de enxergar corretamente…Isso é normal?
obrigada desde já,
Dr. Marco Kroeff
10 Anos AtrásDesculpe Angela, mas que cirurgia você fez?
Dr. Marco Antonio kroeff
angela penha
10 Anos Atráseu fiz essa cirurgia, mais após uma semana continuo não enxergando corretamente
isso é normal?
obrigado desde ja,
Bruno
10 Anos AtrásBoa noite Dr.
Primeiramente gostaria de lhe parabenizar pela atenção e resposta dada a todos que deixaram perguntas e dúvidas, pois isso não é muito comum, geralmente os médicos nos atendem e nem sequer dão bom dia, boa tarde ou seja, não dão aberturas para perguntar nossas dúvidas. Parabéns!!!
Tenho 24 anos e o meu grau esta estabilizado por mais ou menos 5 anos, tenho Hipermetropia ( OE 6.00 e OD 5,75 ), tive que fazer um exame e precisei dilatar a pupila, com isso o meu grau aumentou por um momento e depois voltou ao normal.
Gostaria de saber qual grau devo considerar para comparar com o grau permitido para a cirurgia a laser ?
O meu plano cobre a cirurgia refrativa (laser e lente intra-ocular)! Onde posso fazer a cirurgia ? Sou de Miguel Pereira, Rio de Janeiro.
Dr. Marco Kroeff
10 Anos AtrásBom dia Bruno. Desculpe a demora em responder. O teu grau verdadeiro é o medido com a pupila dilatada. No entanto dificilmente se consegue corrigir graus maiores do que 5,00 em hipermetropia. Te sugiro se informar junto ao teu convênio que médicos estão credenciados a fazer a cirurgia pelo teu plano.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Ricardo Barbosa
10 Anos AtrásBoa Tarde!
Há mais ou menos 10 anos atrás fiz uma cirurgia onde tirei a deficiência de longe, ou seja, só usava óculos para ler. Passado todo esse tempo comecei a sentir um incomodo quando eu estava dirigindo e a luz de freio do carro da frente me incomodava. Passei no mesmo oftalmologista que me operou e tive a resposta que teria que usar óculos de novo. Hoje meu óculos é multi-focal mas gostaria de voltar a usar lente de contato ou operar de novo.
Pergunta: Quais destas duas opções posso fazer?
Desde já agradeço
Dr. Marco Kroeff
10 Anos AtrásBom dia Ricardo. Não tenho como te responder isso sem te examinar. Existe a possibilidade tanto de cirurgia como de LC, mas cada caso deve ser avaliado e as possibilidades discutidas entre médico e paciente.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Flávia de Lucca
10 Anos AtrásOlá Doutor!
Tenho 26 anos e estou prestes a fazer a cirurgia pra corrigir astigmatismo e miopia porém, não tenho certeza que meu está estagnado. O Dr que irá realizar a cirurgia disse que posso fazer sem problemas.. Mas admito que estou com certo receio. Tem algum perigo em realizar a cirurgia sem estar estagnado além de poder voltar o grau?
Obrigada!
Dr. Marco Kroeff
10 Anos AtrásBom dia Flavia. O único risco em relação a operar sem estar estabilizado é você voltar a usar óculos. A cirurgia não estabiliza o grau e sim corrige o que você tem. Se você tem hoje 3,00 graus de miopia o que será corrigido são os 3,00 graus. Se o grau continuar aumentando você terá que usar óculos novamente. Converse melhor com seu médico para entender os critérios de estabilidade e decida isso junto com ele.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
cibele
10 Anos AtrásOlá Dr. Marco. Tenho 24 anos e apresento OD: 3,75 de miopia e 1,00 de astigmatismo. OE: 3,75 de miopia e 0,50 de astigmatismo. De 2012 pra cá meu grau aumentou 0.25 em cada olho. Fiz todos os exames pré operatórios e meu médico disse que estou apta para fazer a cirurgia, no entanto, estou receosa, pois em todos artigos que leio é falado da necessidade de o grau estar estabilizado. A dúvida é, seria melhor esperar mais ou menos um ano para ver se não há nenhum aumento, ou posso fazer a cirurgia mesmo tendo tido um aumento de 0.25 em um período de 2 anos?
Obrigada!!
Dr. Marco Kroeff
10 Anos AtrásBom dia Cibele. Se este aumento de 0,25 foi recente e os exames sempre foram realizados com dilatação da pupila, é possível que seu grau ainda esteja aumentando mesmo que pouco. Na dúvida é sempre melhor esperar mais um pouco até existir certeza de estabilidade. Na sua idade eu considero estabilidade dois exames realizados com dilatação pupilar, com intervalo mínimo de um ano, e sem apresentar aumento do grau.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Almir
10 Anos AtrásOlá Dr, tenho 22 anos, uso óculos desde os 16 anos, comecei com 1.50 no olho esquerdo e 2.25 no direito, a cada ano o grau do direito aumentava e o do esquero aumentou para 1.75 até agora, no olho esquerdo só não consigo ler letras pequenas de longe, e no direito só vejo embaçado, tenho exame médico da policia militar em breve creio que irei ficar no exame de vista, pois é permitido no maximo 1.50 cada olho, no qual me deixou muito arrasado.Gostaria de saber se posso fazer esta cirurgia ou demais?
att Almir
Dr. Marco Kroeff
10 Anos AtrásBom dia Almir. Para saber se você pode fazer a cirurgia é necessário realizar uma consulta com um cirurgião e fazer todos os exames pré operatórios. Em princípio se seu exame for normal você poderá corrigir sua miopia com cirurgia sim.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
sol
10 Anos AtrásOla gostaria muito de fazer a cirurgia refreativa, mas não tenho condições financeiras.
Preciso de um lugar que faça gratuito, moro em Praia Grande SP. Meu grau é no olho
O.D -6,50 ESFÉRICO
CILINDRICO -5,00 EIXO 20
O.E ESFÉRICO -9,75
CILINDRICO -1,750EIXO 140.
POR FAVOR ME AJUDEM, QUERO FAZER A CIRURGIA NEM QUE SEJA PARA CONTINUAR USANDO ÓCULOS MAS QUE SEJA COM POUCO GRÁU .
Dr. Marco Kroeff
10 Anos AtrásBom dia Sol. Eu não conheço locais que façam a cirurgia gratuitamente. Considere a possibilidade de usar lentes de contato.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
juliano
10 Anos AtrásOla Dr,tenho 1.25 de miipia no olho direito com 0.75 de astigmatismo e 0.75 de miopia no esquerdo com 0.75 de astigmatismo,porem não alcanço uma visão perfeita no olho esquerdo devido a uma cicatriz no fundo do olho,mais inchergo com ele,agora o direito é perfeito com oculos,gostaria de saber se pode ser uma boa eu fazer a cirurgia refrativa,sendo que nunca nem percebi éssa baixa visão do meu olho esquerdo a não ser se eu tapar um olho depois o outro nem na cnh nunca pediram uso de oculos e tenho 34 anos,mais meu olho esquerdo é ruizinho rs,e tbm sei q a cirurgia vai corrigir somente o grau e continuaria como eu sempre fui sem os oculos.obrigado.
Dr. Marco Kroeff
10 Anos AtrásBom dia Juliano. A cirurgia refrativa corrigirá o seu grau e não terá nenhuma influência na sua cicatriz do fundo de olho. Portanto se você decidir operar, vai enxergar da mesma forma que enxerga com os óculos.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
BRENDA
10 Anos Atrásoii tenho 19 anos e já uso óculos desde criança, em outubro do ano passado meu grau aumentou no olho esquerdo tenho 3,25 no direito 6,00 , tenho miopia e astigmatismo,comecei a usar lentes de contato, para o meu grau estacionar e meu medico avaliar uma cirurgia.Eu posso fazer a cirurgia?? Uso lentes rígidas mais tbm queria trocar para a tórica que tem um maior conforto posso usar este tipo de lentes???
Dr. Marco Kroeff
10 Anos AtrásOi Brenda. O uso das lentes de contato não fazem o grau estacionar. Isso ocorre quando cessa o crescimento dos olhos. Com 19 anos é possível que seu grau ainda evolua. É importante que se tenha pelo menos um ano de estabilidade de grau para se pensar em cirurgia.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Axcel Silveira
10 Anos AtrásBoa noite, Dr Marco
Tenho 41 anos e hipermetropia desde os 15 anos, 8,75 e 8,00 estabilizados, como a maioria das pessoas que são totalmente dependentes de óculos ou lentes, sonho com uma solução para diminuir essa dependência, recentemente busquei a alternativa da cirurgia a Laser, fui a uma clinica especializada, fiz os seguintes exames pós-operatórios:
Microscopia – resultado ok
Ceratocospia – resultado ok
Paquimetria – 475 e 476 micra, insuficientes para a cirurgia.
O médico oftalmo me desaconselhou a fazer qualquer cirurgia e me indicou usar lentes de contato, as quais já usei anteriormente e não é a solução que eu esperava.
Sei que é impossível dar um diagnóstico por aqui, mas gostaria de saber se no meu caso existe algum outra alternativa para cirurgia compatível ?
Desde já agradeço a sua atenção.
Axcel Silveira Cesar
Dr. Marco Kroeff
10 Anos AtrásOi Axcel. Com esta espessura de córnea e com este grau a cirurgia a laser fica contraindicada. Existe a possibilidade de implante de lente intraocular, mas olhos com altas hipermetropias costumam ser pequenos, o que contraindica este tipo de implante também. Na minha opinião as lentes de contato são a melhor opção pra ti por enquanto.
Um abraço.
Dr. Marco Antonio kroeff
Poliana
10 Anos AtrásBoa noite, Doutor!
Gostaria de saber até quantos graus de miopia o Laser Schwind consegue operar com segurança nos casos de miopia beeem alta. É um laser seguro? Tenho -11 OD e -9,00. Já fiz o Pentacam, e deu que minhas córneas possuem espessura “normal” , aptas a cirurgia.
Dr. Marco Kroeff
10 Anos AtrásOi Poliana. O Schwind Amaris é atualmente o mais avançado laser do mercado. A questão de quanto é possível corrigir com segurança é uma questão de espessura de córnea versus grau. É preciso verificar quanto de espessura seria necessário para corrigir teu grau e quanto de espessura você tem.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Karina Villanes Rojas
10 Anos AtrásDr. boa noite, ha algumas semanas detetaron a mi sobrinha de 3 anos, ela tem hipermetropia 12 no olho direito, o doctor mandou fazer os lentes e fizemos mais ela não consegue usar (eu acho que seria porque a medida é muito forte para ela) mais o doctor falou que essa era a medida. È normal que as gafas sejam com toda a medida nesse primeiro lentes dela?
O que eu poderia fazer?
Obrigada
Dr. Marco Kroeff
10 Anos AtrásOi Karina. difícil responder sua pergunta sem examinar sua sobrinha. Normalmente não se prescreve o grau total de hipermetropia para crianças exceto quando está associado a estrabismo convergente. Sugiro sua sobrinha consultar um oftalmologista pediatra para esclarecer essa dúvida.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
CINTIA DAFLON
10 Anos AtrásDr. Marco, tenho 7,5º de astigmatismo e hipermetropia no olho direito. uso lente de contato rígida. Este olho é um pouco mais fechado que o esquerdo. É normal isto? Tem correção? O incômodo é somente estético, pois em fotografias dá muita diferença.
Dr. Marco Kroeff
10 Anos AtrásOi Cintia. Em relação ao olho ser mais fechado, isso provavelmente é uma assimetria normal e não deve ter nenhuma relação com seu grau. Quanto à possibilidade de correção, você falou em 7,5 graus. Mas precisaria saber quanto tem de hipermetropia e quanto de astigmatismo. Tanto para hipermetropia quanto pra astigmatismo, dificilmente se consegue corrigir totalmente graus maiores do que 4 ou 5. Além disso é preciso verificar as condições estruturais da suas córneas para verificar se é possível corrigir todo o seu grau.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Aline
10 Anos AtrásOla Dr. Tenho 24 anos e desde os 5 uso oculos, há uns 10 anos uso lentes de contato gelatinosas. Tenho oe 14 graus e od 13,5 e tenho astigmatismo tbm, gostaria muito de fazer cirurgia para correçao do grau pois me intristece nao poder enxergar bem, mas ainda nao estabilizou. Gostaria de saber qual melhor cirurgia para meu caso? Se o risco e muito grande? E qual seria a melhora de 0 a 100%.
Abraço
Dr. Marco Kroeff
10 Anos AtrásOi Aline. Para graus grandes como o teu a melhor opção cirúrgica são os implantes de lentes fácicas. No entanto esta opção precisa ser muito bem avaliada. Existem alguns riscos de devem ser quantificados na avaliação pré-operatória. O resultado visual costuma ser muito bom.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Igor Silveira
10 Anos AtrásBoa tarde, Dr. Marcos.
Tenho 21 anos e possuo 5.75 graus no O.E e 5.25 no O.D (Astigmatismo conjugado com Miopia). não lembro quantos graus especificamente de cada problema eu tenho, pois minha última consulta foi no final de 2012. Minha pergunta é: Se meu grau não tiver apresentado grandes mudanças desde a última consulta, posso fazer a cirurgia refrativa? Qual poderá ser minha espectativa em relação a diminuição?
Grato,
Igor Silveira Alencar.
Dr. Marco Kroeff
10 Anos AtrásOi Igor. Você mencionou apenas um valor de grau. E se tens miopia e astigmatismo sua receita deve ter dois valores para cada olho. A cirurgia quando bem indicada e realizada costuma ter resultados excelentes. Pode restar algum resíduo de grau, mas geralmente se atinge um resultado compatível com a vida sem óculos. Você precisa fazer uma avaliação para que se possa verificar se seu caso é operável.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
wallace brasil da silva
10 Anos Atrásolá, tenho 19 anos , em um olho 2g e no outro 2,75 de astigmatismo. posso fazer a cirurgia .. e os convenios combrem a cirurgia apartir de quantos graus que eles nao consideram mais como estetica alguem sabe
Dr. Marco Kroeff
10 Anos AtrásWallace. Este grau é operável. Para saber se você pode fazer a cirurgia somente fazendo uma avaliação oftalmológica específica. Quanto à cobertura por convênios, você deve verificar isso junto ao seu convênio.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Gabrielle Santos
10 Anos Atrásolá, Dr tenho 27 anos minha dioptria é de OD -2,25 esf -0,75 cil Ax 170 OE -2,00esf -0,50 cil ax 175 essa grau estabilizou desde q eu tinha 24 anos, gostaria de saber se a cirurgia para correção é indica e se a mesma é oferecida pelo sistema único de saúde e se caso ofereça tem algum critério especifico para realização da cirurgia. desde já muito obrigado pelas informações
Dr. Marco Kroeff
10 Anos AtrásOi Gabrielle. Seu grau é operável, mas você precisa fazer uma avaliação para saber se seu caso pode ser operado. A cirurgia não tem cobertura pelo SUS pois é considerada estética. Mesmo os convênios só cobrem graus de miopia acima de 5,00D.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
luana
10 Anos Atrásola.doutor estou deseperada,meu filho de 3 anos,tem 10 graus de mi´poia.por favor responda se tem algum tratamento,para dimunuir o grau.mande no email karenluana91@ovi.com.agradeco
Dr. Marco Kroeff
10 Anos AtrásLuana. Não há tratamento nesta idade para diminuir o grau. Seu filho precisará usar óculos ou lentes de contato (futuramente) até que seu grau estabilize e ele possa realizar algum tipo de cirurgia corretiva.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Moacir Júnior
10 Anos AtrásDr.Marco,O grau do meu olho direito é 5,50 e do olho esquerdo é 7,25
Qual seria a melhor indicação de uma cirurgia pra mim.
Dr. Marco Kroeff
10 Anos AtrásOi Moacir. Se você possui córneas normais e com boa espessura a melhor opção cirúrgica é a correção com excimer laser.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Carlos Virgulino
10 Anos AtrásOlá, Doutor
Meu nome é Carlos, tenho 47 anos e uso óculos desde que entrei pra escola.
Sempre fui míope e, com a idade, apareceu uma presbiopia que muito me incomoda.
No momento, resolvi usar uma lente de contato tórica para longe e óculos para perto, fazendo a compensação do grau com a lente de contato. Ainda estou em adaptação e ainda incomodado.
Gostaria de fazer uma cirurgia, mas o problema é que tenho nistagmo (além de daltonismo e ter tido uma uveíte).
É possível uma cirurgia refrativa ou ainda um implante de LIO com o meu nistagmo? Em caso do implante, qual a LIO indicada, já que pra “eliminar os óculos” precisaria ser uma tórica e multifocal.
Agradeço sua resposta.
Dr. Marco Kroeff
10 Anos AtrásOlá Carlos. Cirurgia a laser com nistagmo não se faz. Quanto ao implante de LIOs, também não se implanta LIO multifocal em olhos com nistagmo. A melhor solução cirúrgica para seu caso, na minha opinião, é fazer o implante de LIOs tóricas e, caso você queira uma independência do óculos de perto, deixar o olho não dominante com um resíduo de miopia para enxergar de perto com este olho.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Gisele
10 Anos AtrásOlá Drº Marco, tenho 31 anos e gostaria muito de fazer a cirurgia, fui em alguns oftalmologistas e metade deles não indicaram a cirurgia, gostaria muito de uma opinião do senhor. Meu oftalmologista regular faz a cirurgia (particular), porem fica muito caro e eu não tenho como pagar o valor que ele cobrou. Tentei usar as lentes de contato rígidas (indicada para meu problema), mas não me adaptei. Por favor me ajude.
O.D. Esférico: -3,75 \ Cilíndrico: -1,50 \ Eixo 20 (med)
O.E. Esférico: -6,50 \ Cilíndrico: -5,50 \ Eixo 2
Aguardo uma resposta!!! Obrigada….
Dr. Marco Kroeff
10 Anos AtrásOi Gisele. Em primeiro lugar, para saber se você pode fazer a cirurgia é necessário saber se seus exames de córnea são normais e qual sua espessura corneana. Caso sejam normais, mesmo assim dificilmente se conseguirá corrigir todo o grau do olho esquerdo. É provável que fique um resíduo principalmente de astigmatismo. Já o grau do olho direito provavelmente seja possível corrigir todo. Resumindo, se teus exames forem normais e você ficar satisfeita em corrigir todo o grau do OD e ficar com um resíduo no OE, você pode fazer a cirurgia.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Lariene Simão
10 Anos AtrásBoa noite doutor!
Tenho uma dúvida…desde 2011 meu grau de miopia é -5,00 OD/OE e astigmatismo 0,75 OE… Pelas normas da ANS o meu grau o plano cobre a cirurgia refrativa, porém, o ultimo médico me garantiu que meu grau passou para 4,75, não quis ver meus ultimos exames e me passou a receita de 4,75, descartando a realização da cirugia pelo plano…voltei a usar esse grau por um tempo, porém sentia muita dor de cabeça ao final do dia e via embaçado de longe… o que devo fazer,pois esse é o unico médico no livro do Convênio indicado para a cirurgia refrativa.
Outra dúvida: qual é o nome do exame realizado para verificar o real grau de miopia do paciente? Existe a possibilidade desse exame ter erro? Pois foi o que esse doutor me disse, me fazendo realizar todos os exames três vezes…
Desde já agradeço, seu artigo foi claro e agregador!
Dr. Marco Kroeff
10 Anos AtrásLariene. O exame que mede o grau com precisão é o exame de refração feito com cicloplegia (dilatação da pupila). Se tens dúvidas quanto ao exame realizado consulte um segundo médico.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
sandra
10 Anos AtrásDr. Marco Kroeff meu filho tem 10 anos tem astigmatismo, miopia e atrofia em cada olho 8,5 grau a visao dele e fraca gostaria de saber se pode fazer uma cirurgia o mais rapido possivel pois ele se encomoda nuito com oculos e se o sr. conhece um bom especialista que eu possa procurar aqui em campo grande ms ,obrigada por favor sofro ao ver ele com um oculos tao forte preciso fazer algo pra ajudalo por favor me mande um hmail obrigada
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásBom dia Sandra. Sei que essa situação com seu filho gera muita ansiedade. Mas eu não faria nem indicaria a cirurgia nessa idade. Uma boa opção que aos dez anos já é possível implementar é o uso de lentes de contato. Converse com seu médico sobre essa possibilidade.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Amanda Rocha Ferreira
10 Anos AtrásBom dia Doutor!
Tenho 23 anos e uso óculos desde os 6 anos tenho 4,25 graus de astigmatismo do olho direito e 2 de miopia no olho esquerdo, fiz os exames e meu medico falou q estou em plenas condições de realizar a cirurgia de correção. Nunca usei lentes, pq nenhum medico me recomendou e meus óculos sempre me atrapalharam muito, msm usando diversos tipos de lentes durante esses anos.
A minha pergunta é: vc já viu algum caso parecido com o meu em que o plano de saúde autorizou a cirurgia???
Desde já agradeço e parabéns pelas suas respostas esclarecedoras acima.
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásBom dia Amanda. A cobertura pelo plano de saúde depende do contrato que você tem com a operadora. O que ocorre é que as melhores e mais recentes tecnologias geralmente não são credenciadas aos planos de saúde.
Um abraço.
Dr. Marco Antonio Kroeff
Glaucia
10 Anos AtrásBom dia Dr. Fiz uma cirurgica Lasik em 21/08 e até hj 15/09 ainda tenho a visão comprometida em ambientes escuros e halos ao redor das luzes principalmente no olho esquerdo. Vc acho que isso vai melhorar?
Outro sintoma que desenvolvi foi tontura e dificuldade de fixar a visão. Até fiz exames neurológicos para descartar outras doenças, mas acabamos achando que seja uma adaptação do cérebro a esta nova visão. Vc já viu casos assim? O meu grau era OE -5,50 a Cil.-0,75 eixo 115° OD -6,50.
Gostaria de saber a sua opinião, desde já agradeço.
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásBom dia Glaucia. A cirurgia de correção de graus mais elevados como o seu podem causar algumas aberrações ópticas percebidas principalmente em ambientes escuros. Gostaria de salientar que os aparelhos de excimer laser mais avançados costumam possibilitar fazer a correção do grau causando mínimos efeitos de aberração no pós operatório. Cirurgias realizadas em aparelhos mais antigos causam mais este tipo de queixa que você tem. Outras coisas também podem ter ocorrido, com descentração da correção, grau residual, etc. Sempre saliento que as tecnologias mais avançadas geralmente não estão credenciadas aos convênios.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Glaucia
9 Anos AtrásEntendo Dr. Deixa eu complementar um pouco das informações… O grau que sobrou até agora é apenas 0,50 de astigmatismo neste olho esquerdo que tenho mais sintomas. A técnica foi a Fentolasik (não a personalizada) e os equipamentos utilizados seriam IFS intralase 150 Hz, da empresa Abbott e
o o excimer laser é o Wavelight EX-500, da Alcon/Novartis. Ainda continuo com os mesmos sintomas, fazem 50 dias da cirurgia… No caso de serem efeitos do laser utilizado, enfim, você acha que ainda pode melhorar? Existe algum tratamento? Muito obrigada pela atenção!
Viviane
10 Anos AtrásOlá, Dr. Marco. Meu filho tem 6 anos, está com 8 graus de hipermetropia em cada olho e não enxerga bem de longe. As pessoas que conheço que tem hipermetropia não enxergam bem de perto e no caso do meu filho ele não enxerga bem de longe, mas de perto ele enxerga bem. Estou assustada. Isso é normal?
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásBom dia Viviane. Com 8 graus de hipermetropia seu filho não deve enxergar bem tanto de longe como de perto. Realmente não posso te responder mais do que isso sem examiná-lo. No seu lugar procuraria seu médico e esclareceria estas dúvidas.
Um abraço.
Dr. Marco Antonio Kroeff
DANIELE MARQUES
10 Anos AtrásBoa tarde,
Tenho hipermetropia e estrabismo, num grau de 4,5 e 4, gostaria de saber se a cirurgia refrativa pode interferir no meu estrabismo?
Aguardo
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásBom dia Daniele. A cirurgia terá o mesmo efeito que o uso dos óculos tem no seu estrabismo. Se usando os óculos o estrabismo diminui, o mesmo ocorrerá após a cirurgia.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
DANIELE MARQUES
10 Anos AtrásBoa tarde,
Tenho hipermetropia e estrabismo, num grau de 4,5 e 4, gostaria de saber se a cirurgia refrativa pode interferir no meu estrabismo?
Aguardo
LUIZ HENRIQUE
10 Anos AtrásBoa noite Doutor
Gostaria de tirar uma duvida já realizei todos os exames para fazer a cirugia e foi indicado o PRK o meu grau é OD 2,25 CIL 0,25 eixo 145 OE 2,00 CIL. 0,25 EIXO 155.
Acontece que já uso oculos algum tempo no exame que fiz em 2012 o meu grau era OD 3,50 CIL. ,75 EIXO 180 OE 3,00 CIL. 1,00 EIXO160.
No meu ultimo exame a doutora informou que tinha suspeita que estava usando um grau maior do deveria por isso a alteração, como já tenho a cirurgia marca fiquei em duvida ela explicou que miopia não diminui.
Isso pode acontecer ? já tinha dilatado a pupila nos dois exames!!
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásBom dia Luiz. O exame sob dilatação pupilar é o mais confiável. Muitas vezes vemos pacientes usando graus maiores do que realmente possuem. Para fazer a cirurgia sempre fazemos a cicloplegia (dilatação) para medir com mais precisão o grau a ser operado e muitas vezes nos deparamos com este tipo de situação. Mas se estás em dúvida converse mais com seu médico e esclareça bem sua dúvida antes de fazer a cirurgia.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
LUIZ HENRIQUE
9 Anos AtrásBoa noite Dr. Conversei com meu medico e já até a cirurgia PRK hoje faz 34 dias que realizei e ontem foi meu retorno com o médico. So tenho outra duvida o olho direito eu consigo enxergar ele explicou que ainda não está 100% mas está se recuperando, So que o olho esquerdo DR. não enxergo de longe vejo tudo embasado passei essa informação para o medico ele disse que e normal que pode acontecer de um olho recuperar mais rápido que o outro. Nos exames que fiz o mesmo falou que não ficou nenhum grau de miopia e pra aguardar mais 30 dias para o próximo retorno que oa visão do olho esquerdo vai se recuperar.
Isso pode acontecer sei que sem exames talvez DR. vc não conseguir saber se tem algum problema, o meu medico disse que não tem esta tudo normal mas não enxergo om olho esquerdo de longe vejo tudo muito embasado e desfocado.
Isso é normal ?
BRENDA
10 Anos Atrásoiii tenho 6 graus no direito e 3 no esquerdo tenho miopia e astigmatismo nao sei a quantidade de astigmatismo, mais gostaria de fazer cirurgia sera que posso???? Gostaria de saber tbm se posso usar lente gelatinosa ou lente hibrida… Obrigada
BRENDA
10 Anos AtrásGostaria de saber tbm se tenho que usar lente de contato para o grau estabelizar?? obrigada
henrique
10 Anos Atrásola
bom dia!
tenho miopia,astigmatismo e catarata, uso oculos deste os 3 anos de idade e meu grau ainda, nao estabelizou, alguns meses estou passando com uma doutora, a quem peguntei se era possivel cirurgia para esse caso ela. E com forme o que ela me disse, e que nao era possivel cirurgia, e se fosse feito corria o risco de perder a visao do meu olho direito, o qual tenho a visão um pouco melhor…
Gostaria de saber sua opniao!
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásHenrique, vamos por partes. Se tens catarata, a indicação de cirurgia para você não seria o excimer laser e sim a retirada do cristalino opaco. Neste caso, substitui-se o cristalino opaco por uma lente intraocular artificial. Ao se calcular esta lente já se calcula para corrigir o grau dos óculos. A não ser que você tenha alguma outra doença ocular, não vejo nenhuma dúvida quanto ao que fazer no seu caso. Deves operar a catarata e corrigir o grau do óculos neste mesmo procedimento calculando corretamente a lente intraocular que será implantada.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Thais
10 Anos AtrásOi.
Tudo bem?
Eu tenho miopia e estrabismo.
3,5 OE
3,7 OD
Quando uso óculos o estrabismo é corrigido. Vou fazer a cirurgia refrativa.
Gostaria de saber se ainda vou ter que usar oculos ou lente pra corrigir o estrabismo após a cirgurgia!?
Obrigada!!
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásOi Thais. Isso depende dos óculos que você usa. Se os seus óculos tem apenas o grau de miopia e usando eles você corrige o estrabismo, esse mesmo efeito será conseguido com a cirurgia. No entanto, se nos seus óculos, além do grau existe algum prisma para corrigir o estrabismo, a cirurgia não corrigirá o estrabismo, pois corrigirá apenas o grau. Portanto, verifique se seus óculos possuem apenas o seu grau de miopia ou se possuem também algum prisma para corrigir o estrabismo.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
TIAGO
10 Anos AtrásBom dia!
Gostaria de saber qual a possibilidade de fazer a cirurgia.
tenho 2 graus de miopia no olho esquerdo e 2,25 no olho direito, e tenho tbm estigmatismo!
Abraços!
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásTiago. Seu grau é totalmente operável, mas você precisa consultar para que outros aspectos sejam avaliados antes que se possa indicar a cirurgia.
Um abraço.
Dr. Marco Antonio Kroeff
Ana Julia
10 Anos AtrásBom dia!
Meu nome e Ana Julia tenho 13 anos. Tenho miopia, estrabismos e hipermetropia.
Gostaria de saber se eu posso fazer cirurgia para corrigir estes problemas?
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásOi Ana. Em primeiro lugar, ou você tem miopia ou hipermetropia. As duas coisas juntas não pode. Pode ter junto astigmatismo. Com 13 anos não se faz a cirurgia pois o grau provavelmente mudará. Caso não queira usar óculos, converse com seu médico sobre lentes de contato.
Um abraço.
Dr. Marco Antonio Kroeff
WENY
9 Anos AtrásCom 4,75 de miopia e 5 de astigmatismo(em cada olho) e uma boa corneá pode ser feita a PRK?
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásOi Weny. Para astigmatismos mais altos o Lasik é melhor que o PRK. Faria o PRK apenas se sua córnea não tiver espessura suficiente para fazer Lasik – o que é provável que ocorra no seu caso.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
WENY
9 Anos AtrásMAIS DIZEM QUE A LASIK É PRA QUEM TEM POUCOS GRAUS. SE EU FIZER A PRK PODE SOBRAR ALGUM GRAU DO ASTIGMATISMO OU DA MIOPIA?
Glaucia
9 Anos AtrásEntendo Dr. Deixa eu complementar um pouco das informações… O grau que sobrou até agora é apenas 0,50 de astigmatismo neste olho esquerdo que tenho mais sintomas. A técnica foi a Fentolasik (não a personalizada) e os equipamentos utilizados seriam IFS intralase 150 Hz, da empresa Abbott e
o o excimer laser é o Wavelight EX-500, da Alcon/Novartis. Ainda continuo com os mesmos sintomas, fazem 50 dias da cirurgia… No caso de serem efeitos do laser utilizado, enfim, você acha que ainda pode melhorar? Existe algum tratamento? Muito obrigada pela atenção!
tatiane
9 Anos AtrásOlá., tenho miopia OD 14 e OE 12 graus e astigmatismo 1grau, fiz os exames pra realizar a cirurgia intraocular implante de lente cachet, porém após a realização de todos os exames o meu médico informou que essa cirurgia estava suspensa no brasil,
Uso lente de contato há 11 anos, mas desde o ano passado sofro com problemas nos olhos. Devido ao uso das lentes e tive que suspender a utilização das lentes por um período. Pois os olhos não suportavam o uso das lentes, fiz tratamento com colirios e pomadas, melhorou um pouco, porém depois de tanto tempo usando lentes, meu médico falou que desenvolvi um tipo de rejeição as lentes, hoje só as uso de vez em quando, se uso em um dia tenho que dar um intervalo para os olhos, pois se usar todos os dias, sei que os olhos nao vão suportar.
Estou muito ansiosa para realizar a cirurgia, pois não suporto mais usar óculos
o senhor tem alguma informação sobre o retorno dessa cirurgia no Brasil.
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásOi Tatiane. Eu em princípio só faço estes implantes quando todas as outras opções já foram descartadas (lentes, cirurgia com excimer laser) e o paciente não pode ou realmente não deseja usar óculos. Em relação às lentes intraoculares, todas podem acarretar algum tipo de complicação, mas as lentes Artisan são as que apresentam menor frequência de complicações.
Um abraço
Dr. Marco Antônio Kroeff
tatiane
9 Anos AtrásMeu médico falou que devido o meu grau ser alto minha unica opção seria a cirurgia intraocular, pois com a laser ficaria com grau residual, ele só me falou sobre a intraocular com implante de lente cachet que está suspensa no brasil, essa outra artisan é feita no brasil e tem o mesmo efeito da cachet para graus altos???
Lina Mendes
9 Anos AtrásDr. Marcos . Tenho 68 anos e há tres meses fiz uma cirurgia de catarata que complicou.
Ao aspirar a catarata a cápsula se soltou. Foi colocada outra lente por tras e levei pontos. Com isto, fiquei com astigmatismo de 3,5 e miopia de – 1. Será que o laser resolveria esse problema? Tinha 0,50 de astigmatrismo , hipermetropia e nenhuma miopia. Com a cirurgia de catarata ganhei astigmatismo e uma miopia. Estou muito deprimida com esse resultado. O oftalmo indicou o laser e garantiu que reduz o astigmatismo para 0,5. Porém perdi a confiança no médico e tenho medo de piorar a situação. Gostaria de saber sua opinião , se o laser resolverá de fato meu problema e se há riscos com o laser e quais são eles. Obrigada
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásOi Linas. Se você ficou com 1,00 grau de miopia e um astigmatismo regular você pode fazer a cirurgia refrativa com excimer laser e ter excelente resultado desde que sua córnea apresente condições ideais para a cirurgia. É importante esperar alguns meses após a cirurgia de catarata para se certificar de que o grau a ser operado está estável.
Um abraço
Dr. Marco Antônio Kroeff
Cris
9 Anos AtrásOlá Dr. Marco, estou com dúvidas sobre qual cirurgia é melhor para quem tem astigmatismo e hipermetropia, se a lasik ou a PRK? Tenho 38 anos, fiz recentemente os exames para fazer a cirurgia e deu que posso fazer, acho que é pelo lasik, meu grau está estabilizado , tanto OD quanto OE +2.25 -1.00 eixo 180. PERGUNTAS: A questão do flap, estou com medo de fazer lasik, por causa disso, ouvi dizer que nos EUA está proibido por que esse flap da problemas e não cola nunca mais (isso é verdade? O flap pode dar problemas depois de anos?) E queria saber se caso eu faça lasik e sobrar grau ou voltar se é possível usar a lente de contato, pq dizem que o olho não aceita mais é verdade? E a questão da idade será que é melhor esperar pra depois dos 40 por causa da presbiopia, ai já opera isso tbem e consegue ver de perto? Ou nada a ver? Será que é melhor fazer o PRK pra não ter problemas com flap? Além disso tenho estrabismo, mas é controlado, mesmo sem o óculos meu olho não entorta, só quando forço pra ler de perto, será que com a operação pode aparecer o estrabismo? Desculpa por tantas perguntas, senti confiança nas suas respostas. Muito obrigada desde já!!
Cris
9 Anos AtrásAh Dr. Mais uma coisa fiz a dilatação da vista e falaram que se for operar é pra operar +3.00 , isso é correto? Operar pelo grau da vista dilatada? Obrigada!
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásO grau medido com dilatação é o grau verdadeiro, mas talvez sua visão nos primeiros meses não fique tão boa para longe. Peça pro seu médico lhe explicar melhor isso.
Um abraço
Dr. Marco Antônio Kroeff
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásOi Cris. Para correção de hipermetropia o Lasik apresenta melhores resultados. Quanto ao flap do Lasik, os riscos de complicação no pós operatório são pequenos. Hoje com a possibilidade de se confeccionar o flap com Femtosecond Laser, estes riscos são ainda menores. Claro que é importante que a cirurgia seja feita por cirurgião experiente. Eu no seu caso, desde que sua córnea apresente as condições ideais, faria Lasik com Femtosecond.
Um abraço
Dr. Marco Antônio Kroeff
Cris
9 Anos AtrásDr. Muito obrigada pela sua atenção, se não for demais o senhor podia só me falar se no caso de o grau voltar ou não ficar bom é possível usar lentes de contato? Pq falaram que não dá mais. Um pena a sua clinica ser longe de onde moro, senão iria pessoalmente conversar. Mais uma vez agradeço sua paciência!
Alice
9 Anos AtrásOlá meu grau é extremamente alto OD 11 e OE 14.
Gostaria de saber se tem como eu fazer uma cirurgia para diminuir um pouco esse grau já que não é possível remove-lo todo e se após algum tempo posso voltar a fazer outra cirurgia e remover um pouco mais.
Agradecida !
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásOi Alice. A quantidade de grau que será possível corrigir depende da espessura das tuas córneas. Uma vez atingido este limite não se pode fazer correções adicionais.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
brenda
9 Anos AtrásGostaria de saber tbm se tenho que usar lente de contato para o grau estabelizar?? obrigada
oiii tenho 6 graus no direito e 3 no esquerdo tenho miopia e astigmatismo nao sei a quantidade de astigmatismo, mais gostaria de fazer cirurgia sera que posso???? Gostaria de saber tbm se posso usar lente gelatinosa ou lente hibrida… Obrigada
Deyvid Guthner
9 Anos AtrásOlá, fiz transplante de corneá nos 2 olhos e não obtive resultados satisfatórios, se me encaixar dentro das medidas passadas posso fazer esta cirurgia refrativa ou lente intraocular, mesmo tendo feito transplante de corneá?
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásOi Deyvid
É possível realizar cirurgia refrativa a laser após o transplante. No entanto, o sucesso da cirurgia depende do grau residual e da quantidade de astigmatismo irregular. Astigmatismos irregulares não são bem corrigidos com a cirurgia. Existe a possibilidade de fazer a correção das irregularidades guiando o laser pela topografia da córnea, mas normalmente não se consegue corrigir grandes irregularidades. O ideal é que você faça uma avaliação para ver a viabilidade da cirurgia no seu caso.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Stephany
9 Anos AtrásBoa noite Dr., tenho 30 anos, 4 graus de miopia e 6 graus de astigmatismo em ambos os olhos. O grau está establizado ha ans, graças ao uso de lente de contato rigida. Infelizmente, por ter tratado de pressao ocular alta, meus olhos ficaram mto sensiveis ao uso da lente rigida. Gostaria de saber se meu caso teria possibilidade de cirurgia. p.s. nao tenho ceratocone.
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásOi Stephany. A quantidade de grau que se consegue corrigir depende da espessura da córnea. De qualquer forma astigmatismos maiores do que 4,00 D dificilmente são corrigidos totalmente. Te sugiro fazer uma avaliação para que se verifique as possibilidades no seu caso.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Jorgina
9 Anos AtrásOlá,tenho 29 anos ,uso óculos há 9 anos,tenho um grau muito alto,o último exame que fiz em julho de 2014,meu grau estava assim: OD: 6 de miopia e 4,25 de astigmatismo-eixo 10
OE: 7,25 de miopia e 2.50 de astgmatismo-eixo 180. o grau está mais ou menos estabilizado,de 2011 pra cá aumentou ou diminuiu muito pouco. Se estiver tudo bem com minha cornea etc, é possivel eu fazer a cirurgia refrativa com esse grau? Se sim,qual seria a melhor pra mim? Quanto tempo o grau precisa estagnar?Um oftalmologista me disse que como eu ja tenho 29 anos,não preciso esperar 3 anos para o grau estagnar,é verdade?
Obrigada
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásOi Jorgina. Na tua idade, se teu grau não evolui há pelo menos um ano eu já operaria. Quanto à possibilidade de corrigir todo teu grau, isso depende da tua espessura de córnea. Quanto à melhor técnica, não tenho como responder sem te avaliar.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Dani
9 Anos AtrásDr Marcos, tenho 34 anos e pouco mais que 5 graus de astigmatismo em cada olho, gostaria de saber se com a cirurgia a minha visão fica 100%, qual procedimento devo fazer e onde fica sua clinica mais próxima de Jundiaí/SP.
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásOi Danis
A melhor técnica para corrigir altos astigmatismos é o Lasik. No entanto, mesmo com os melhores lasers, não se pode garantir a correção de 100% do grau. Normalmente fica algum resíduo, mas compatível com a vida sem óculos. Minha clínica fica em Porto Alegre.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Fernanda
9 Anos AtrásOlá Dr, boa tarde.
Gostaria de saber se posso fazer a cirurgia refrativa. Tenho 22 anos e 2 graus olho esquerdo e 2,5 no olho direito + 0,5 de miopia. Meu plano talvez não aceite cobrir os custos, pois é pouco grau. Gostaria também de saber quanto custa uma cirurgia particular.
Obrigada desde já.
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásOi Fernanda. Não entendi exatamente quanto tens de grau. Mas dois graus de miopia é uma situação tranquila de operar, desde que seus exames sejam normais. A finalidade deste site é esclarecer questões médicas oftalmológicas. Para informações sobre valores, por favor entre em contato através da minha clínica.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Jorgina
9 Anos Atrások,obrigada. E se a espessura da cornea estiver fina,qual cirurgia eu poderei fazer? Quero muitooooo me livrar dos óculos
Daniel
9 Anos AtrásOlá Dr. Marco, tenho 50 anos, uso lentes.
Longe: Olho direito: +4,00DE | -4,00DC | a 103º
Olho esquerdo: +4,25DE | -3,75DC | a 83º
Perto: adição de +1,75 DE
No último exame descobri que tenho uma pequena porcentagem de catarata. Qual seria o melhor tratamento?
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásOla Daniel. se já tens catarata e queres corrigir o grau, a técnica indicada e a remoção do cristalino opaco e troca por lentes intraoculares.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Deivison
9 Anos AtrásOla Doutor,tenho 26 anos usava oculos e nos ultimos anos uso lentes de contatos gelatinosa.Tenho vontade de fazer a cirurgia refrativa e consultando meu plano de saúde,o mesmo cobre a cirurgia,tenho -9,00 graus olho direito,cilindrico -1,25 e eixo 170°.Olho esquerdo -10,50 graus esférico.Minha duvida é quanto tempo tenho q ficar sem lentes para realizar essa cirurgia,e qual cirurgia é a mais indicada.Desde ja agradeço
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásOi Deivison. Para responder isso precisaria avaliar seus exames de córnea. Mas posso adiantar que provavelmente não se conseguirá corrigir todo o seu grau com excimer laser.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
lisiane morais
9 Anos AtrásOlá, poderia me esclarecer uma dúvida. Meu filho de oito anos tem 4 e 3 de astigmatismo e hipermetropia de 1,25 e 0,75. Estou muito preocupada porque estive pesquisando a respeito e falam que quem tem um grau tão alto de astigmatismo não operam, forte candidato a catarata. Mandei fazer os óculos, estou desesperada com as perspectivas futuras dele.
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásOi Lisiane. Em primeiro lugar não se preocupe. Metade das pessoas no mundo usam óculos sem problema. Pensar em correção cirúrgica com 8 anos é muita precipitação. Se ele for operar será no mínimo após o 18 anos. Não entendi o que você quis dizer com “forte candidato a catarata”. Uma coisa não tem nenhuma relação com a outra.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
lisiane morais
9 Anos AtrásObrigado Doutor por esclarecer as dúvidas.
Estava bem preocupada em relação ao uso de óculos pelo meu filho, porque eu detesto usar achei que não se adaptaria, fiquei muito surpresa quando ele exclamou ” Mãe agora enxergo em HD”. Só tira o óculos para jogar futebol, dormir e tomar banho. Ele esta muito bem.
Qual frequência que devo levar ele ao oftalmologista? mais que 6 em 6 meses??
Ana Carvalho
9 Anos AtrásBoa noite!
Estou muito preocupada com meu problema de vista, tenho pesquisado muito a respeito e devido a compromissos de trabalho aindei um pouco descuidada com o assunto.
Meus exames de 2013 mostraram degeneracoes e estou desesperada, alguns termos que so agora pesquisei me assustaram muito. Termos como lacker cracks, degeneracoes latices .
Tenho 26 anos e utilizo lentes gelatinosas e óculos que tem um aspecto esteticamente falando bem ruim, mas agradeço a Deus por permitir que eu enxergue e peço que me olhe no futuro, pois nessas condições tenho muito medo.
Bem, gostaria de uma resposta com relação ao caso de cirurgia nesses graus pois li muitas matérias e não consegui chegar a conclusão alguma se seria seguro operar. Tenho uma enorme vontade de operar ao menos a direita que tenho alto grau.
Aguardo o retorno ansiosa! Moro em Campos dos Goytacazes e os médicos que fui não incentivam minha cirurgia.
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásOi Ana. Não tenho muitas informações para opinar no seu caso. Não sei seu grau, nem tenho acesso aos seus exames. O que posso dizer é que graus maisores do que 8,00 dificilmente são corrigidos integralmente com excimer laser.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Ana Carvalho
9 Anos AtrásBoa noite!
Estou muito preocupada com meu problema de vista ( miopia OE -12,00 OD -17,00), tenho pesquisado muito a respeito e devido a compromissos de trabalho aindei um pouco descuidada com o assunto.
Meus exames de 2013 mostraram degeneracoes e estou desesperada, alguns termos que so agora pesquisei me assustaram muito. Termos como lacker cracks, degeneracoes latices .
Tenho 26 anos e utilizo lentes gelatinosas e óculos que tem um aspecto esteticamente falando bem ruim, mas agradeço a Deus por permitir que eu enxergue e peço que me olhe no futuro, pois nessas condições tenho muito medo.
Bem, gostaria de uma resposta com relação ao caso de cirurgia nesses graus pois li muitas matérias e não consegui chegar a conclusão alguma se seria seguro operar. Tenho uma enorme vontade de operar ao menos a direita que tenho alto grau.
Aguardo o retorno ansiosa! Moro em Campos dos Goytacazes e os médicos que fui não incentivam minha cirurgia.
Luiz Filipe Flores
9 Anos AtrásOlá Dr. Marco Kroeff, gostaria de parabeniza-lo pelo forum, tenho certeza que é de grande valia para todos nós, mas vamos ao meu caso, me chamo Luiz Filipe, tenho 31 anos, tenho astigmatismo, hipermetropia e tenho estrabismo convergente no olho esquerdo, sonho em fazer uma cirurgia corretiva, ainda não procurei um profissional e pretendo fazer isso brevemente, acredito que o meu caso como o da grande maioria que tem estrabismo é o fato de me sentir constrangido com ele, foi muito dificil conviver a minha juventude toda com ele, e cheguei a conclusão que devo corrigi-lo, tenho enfrentado dificuldades também em relação a minha visão, gostaria de ter uma idéia de que tipo de procedimento seria o mais adequado para o meu caso.
OD +5,50 / -2.75 / 20°
OE +6,00 / -2,00 / 145° / Estrabismo Convergente
Quando uso Óculos meu estrabismo fica corrigido, queria saber se corrigindo o grau meu estrabismo será corrigido ou se devo realizar um procedimento a parte para corrigi-lo?
Meu grau está parado tem de 7 a 8 anos.
Muito obrigado e parabéns pelo forum!!!!
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásOi Luiz! Se quando você usa os óculos seu estrabismo fica corrigido, o mesmo ocorrerá depois de operar. Para corrigir hipermetropia, a melhor técnica é o Lasik.
Um abraço!
Dr. Marco Antonio kroeff
Luiz Filipe
9 Anos AtrásOlá Dr. Março, não sei se você saberia tirar uma dúvida que eu tenho, vamos a ela de acordo com a agência reguladora o meu caso teria cobertura pelo plano de saúde? O meu grau está dentro do estabelecido pela ANS???
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásLuiz. Qual o seu grau? A ANS determina cirurgia para miopias de 5,00 a 10,00 graus.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Luiz Filipe
9 Anos AtrásOD +5,50 / -2.75 / 20°
OE +6,00 / -2,00 / 145° / Estrabismo Convergente
Felipe Nascimento
9 Anos AtrásOla Dr, boa noite.
Tenho miopia -5,5 em cada olho.
Tenho uma cornea fina e olho seco que me prejudica muito o uso de lentes.
Ja existe um grau de sofrimento celular segundo o oftalmologista. Apresentou 2600 e 2900 células em cada olho ( D e E)
Li muito a respeito do RELEX SMILE realizado com o laser VISUMAX
Qual a opnião do Dr a respeito desse laser ?
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásOi Felipe. O Smile tem se demonstrado uma técnica muito promissora para operar altos graus. Estamos iniciando as cirurgias agora com o Visumax aqui em Porto Alegre. Não sei qual a sua espessura de córnea, mas mesmo que na sua cidade ainda não tenha o Visumax, você pode fazer o PRK com mitomicina, que apresenta ótimos resultados naqueles pacientes com córneas mais finas e olho seco que não podem fazer Lasik.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Jorgina
9 Anos AtrásObrigada. E se a espessura da cornea estiver fina,qual cirurgia eu poderei fazer? Quero muitooooo me livrar dos óculos
jefferson
9 Anos AtrásDoutor minha mae teve rubeola minha visão com a melhor correção e 20/50 no esquerdo e olho direito menos de 10% e tenho nistagmo posso usar lente de contato?
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásOi Jefferson. O nistagmo não é um impeditivo para usar lentes de contato. O importante é avaliar sua superfície ocular.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Patricia
9 Anos AtrásOlá Doutor, realizei um procedimento de faco + lio acrysof toric, OD em 03/11 e OE em 17/11. O OD( primeiro a ser operado, estou com visão embaçada e baixa visão noturna mesmo ja tendo passados 15 dias do procedimento) o OE realizado há 3 dias está perfeito! tudo nítido e brilhante!. Fiz 3 exames desde a 1ª cirurgia no OD e todas apontam grau zerado tanto para miopia quanto para astigmatismo…. Estou preocupada pois está muito embaçada…. O cirurgião disse que poderia ser ” potencial de visão”pois o grau foi zerado e não há nada de errado que justifique a visão embaçada… me sinto incomodada pois com o óculos o potencial de visão era ótimo… Fiz a cirurgia para correção de grau,não tinha nada de catarata, tenho a sensação de haver uma bolha de ar, algo como lente de contato suja, engordurada, o médico ja olhou e disse não ter nada e que devo aguardar até 4 meses para total recuperação … meu parece muito tempo para uma cirurgia tão moderna… tenho receio que isso fique permanentemente assim… me pergunto se o procedimento com YAG laser melhoraria tal situação… seguem a graduação:
# Refração: OD:-10.25 esf:-0,75 cil. á 30 (20/25)
OE: -10.50 esf:-1,25 cil: à 120 (20/25)
# Adição: +1.25
# Tonometria: OD: 14 / OE: 13
LIO IQ Tórica Acrysof: Diotropia: +11.0
Grata pela atenção
Att. Patricia
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásOi Patricia. Se sua visão com óculos era boa no OD, seu potencial de visão neste olho tem de ser bom. Se após a cirurgia sua visão não está boa e antes era, alguma coisa está errada. Yag laser só se faz se há opacidade de cápsula posterior, mas ainda é muito cedo para você ter desenvolvido isso. Se sua córnea está normal, se sua lente está correta e bem implantada, o ideal é avaliar a córnea com OCT para ver se você desenvolveu um edema macular. Na dúvida consulte outro médico para ouvir uma segunda opinião.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Moisés
9 Anos AtrásOlá Doutor!! Tenho 20 anos de idade, tenho O sonho de entra na AFA. Porém, como possuo problema de miopia e astigmatismo no meu olho esquerdo, serei reprovado nos exames. Por isso, preciso opera (estou ciente que tem todo um diagnóstico sobre minha córnea, se sou apto ou não a cirurgia), queria saber aproximadamente, quanto meu grau diminuirá, mesmo sabendo que isso eh de paciente para paciente, para o estado de grau que estou?
OD: Esf. -0,25. Cil. -1,25. Eixo 170
OE: Esf. -1,00. Cil. -2,75. Eixo 40
Obrigado….
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásOi Moisés. Se sua córnea não apresentar problemas que contraindiquem a cirurgia, uma correção bem feita, com uma boa tecnologia de excimer laser pode corrigir praticamente todo o seu grau.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Geovana
9 Anos AtrásBom dia Doutor…. Tenho 0,75 de miopia no olho esquerdo e 2,5 de astigmatismo no direito, gostaria de fazer a cirurgia mas tenho muito medo de ficar cega, corro esse risco? me falaram que se eu mexer os olhos na cirurgis tbm posso ficar cega é verdade?
Qualquer coisa que se aproxima da minha visão já fecho os olhos , tenho muito receio com os meus olhos….
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásOi Geovana. A cirurgia refrativa é um procedimento muito seguro. Quanto ao seu receio de mexer os olhos, fique tranquila! Um cirurgião experiente saberá como contornar seu nervosismo e você verá que a cirurgia é um procedimento muito tranquilo.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Armando
9 Anos AtrásBoa tarde,Dr. Marco,
preciso fazer uma cirurgia de miopia, tenho 6 graus olho esquerdo e 4 graus direito…
possuo plano que cobre a cirurgia….fiz a consulta e fui indicado pelo método lasik femto…
só que tem exames que a clínica diz que o plano não cobre…custam 4600,00…
achei muito caro,realmente é isso mesmo???
obrigado.
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásOi Armando. Essas questões de cobertura de convênio devem ser vistas com a clínica e o convênio. Mas provavelmente esse valor não se refere apenas a exames e sim ao laser de femtosecond que não tem cobertura por convênios.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Arthur Mello
9 Anos AtrásBoa tarde!
Tenho 28 anos e uso óculos desde os 8. Tenho Miopia (0,5) no O.E e astigmatismo O.E 3,75 e O.D 3,25.
O fato é que o astigmatismo me atrapalha muito, especialmente em relação a esportes. Minha expectativa é deixar de usar os óculos para sempre. No máximo, utilizá-lo para leitura e coisas do gênero.
Gostaria de saber se fazer a cirurgia é um caminho viável (atenderia minhas expectativas), qual a melhor técnica e qual clínica/hospital vocês recomendam fazer esta cirurgia aqui no Rio de Janeiro.
Grato,
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásOi Arthur. No RJ eu indicaria o Dr. Tiago Bisol. Astigmatismos são mais bem corrigidos com a técnica Lasik e utilizando um laser que tenha controle de ciclotorsão. Converse sobre isso com o médico com quem você consultar.
Um abraço
Dr.Marco Antonio Kroeff
viviane bukoski
9 Anos Atrásoi poderia me esclarecer uma duvida .meu filho tem 4 anos levei ele num oftma.. faz 4 meses ele tava com 6 graus em cada olho de hipermetropia dai levei de novo ja esta em 9 em um olho e 7 no outro .com quantoa anos ele pode fazer uma cirurgia tenho medo q almenta cada vez mas obrigada.
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásOi Viviane. A hipermetropia pode diminuir com o crescimento do globo ocular (seu filho ainda está em fase de crescimento). Quanto à cirurgia, é preciso esperar pelo menos até os 18 anos.
Um abraço
Dr.Marco Antonio Kroeff
Jorgina
9 Anos AtrásOlá novamente doutor,e se por acaso a espessura da cornea não for boa para fazer cirurgia refrativa,qual outro tipo de cirurgia eu poderei fazer?
No aguardo
Andréia Simas
9 Anos AtrásOlá, Doutor
Fui ao oftalmologista hoje e ele disse que, mesmo o meu grau sendo 3,25 em cada olho, terei que usar lentes de 2 graus porque eu exergo dobrado.
Uma cirurgia resolveria o meu problema? Atualmente uso óculos com 3 graus e nunca me disseram isso…
Andréia Simas
9 Anos AtrásEsqueci de dizer que eu tenho astigmatismo…
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásÉ possível operar astigmatismo também!
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásOi Andréia. Não entendi o que você quis dizer com ter 3,25 e ter de usar 2,00! Se tens córnea normal é possível operar 3,25 com sucesso.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
patricia
9 Anos AtrásOi Dr fiz cirurgia lasik a 4 dias tinha 8 graus od de miopia e estrabismo o oftalmo falou que nunca vou tet uma visao perfeita e falou q o estrabismo ia sumir , sentir uma diferença na visao mas ainda estou estrabica uma coisa que me incomoda muito tb tenho meio grau oe e nao mudou coisa vejo duas imagens . Vai melhor o estrabismo e a visao com o tempo como a cirurgia eh recente??
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásOi Patricia. Se o seu estrabismo era corrigido com o uso dos óculos de grau, deveria ser corrigido após a cirurgia também. No entanto, se mesmo com os óculos você ficava estrábica, a cirurgia certamente não iria corrigir seu estrabismo.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Eder
9 Anos AtrásOi, dr. Parabéns pelos excelentes esclarecimentos. Eu tinha 7 graus de miopia em ambos os olhos e usei lentes de contato por dez anos. Em 2003, fiz cirurgia refrativa. Ocorre que fiquei com grau residual nos olhos e esse grau aumentou um pouco. Hoje, temho 2,0 em um, 2,5 em outro. Pergunto: posso voltar a usar lentes mesmo tendo feito cirurgia? A cirurgia cria alguma restri
ção ao uso delas? Obrigado e forte abraço!
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásOi Eder. Se suas córneas ficaram muito planas após a cirurgia, talvez haja uma dificuldade na adaptação das lentes. Caso seja do seu interesse, pode-se avaliar as córneas para verificar se há condições de fazer uma nova cirurgia para corrigir este grau residual.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Eder
9 Anos AtrásObrigado, dr. Mas quais seriam os “sintomas” de que as córneas ficaram muito planas pra usar lentes? Elas sairiam dos olhos, ou haveria sensação de corpo estranho? Como eu me sentiria, nessa circunstância?
socorro
9 Anos AtrásBom dia Dr. fiz um lasik no dia 21/08/2014, tinha miopia de 8,5 OD e 9,25 OE e astigmatismo de 4,5 OD e 3,25 OE, porém o medico disse que o astigmatismo encontrado no meu olho direito era de 5,25. Só que fiz a cirurgia e após quase 4 meses ainda não enxergo direito, a noite a visão é muito embaçada e vejo starburst nos pontos de luz e até mesmo nas legendas se a letra for branca. Uma coisa que observei é que no dia da cirurgia a luz verde que temos que olhar não estva bem ao centro, estou com medo de ter dado algo errado e o médico não queira assumir o erro. O que o Sr. acha?
Outra coisa eu sou diabética, pode ser que seja este o problema que esteja prejudicando minha visão? Aguardo uma resposta ansiosa.
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásOi Socorro. Em primeiro lugar gostaria de dizer que dificilmente se consegue corrigir totalmente um grau como o teu (9,00 de miopia e 4,50 de astigmatismo) com a técnica Lasik. Com certeza deve ter ficado um grau residual não tão baixo. Em segundo lugar, correções muito altas como a tua aplanam muito a córnea, o que faz a qualidade da visão noturna piorar. Somando as duas coisas – grau residual e piora da qualidade por aplanamento excessivo da córnea – isso justifica a tua queixa. Caso tenha havido alguma descentração no teu tratamento, isso pode gerar um astigmatismo residual irregular que pode baixar mais tua qualidade de visão. Converse mais com seu médico e se necessário consulte outro cirurgião para ouvir uma segunda opinião.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
socorro
9 Anos AtrásMuito obrigada Dr. ainda tenho duvida, o Sr. acha que minha cirurgia foi mal indicada? E como assim grau residual irregular de astigmatismo? Quero qual a responsabilidade do medico nisso tudo.
Muito obrigada, mais uma vez!
e o Sr. teria algum medico para me indicar aqui na Paraíba?
Patricia
9 Anos Atráseu uso óculos e gostaria de trocar por lentes tenho 0,25 de miopia e 0,50 de astigmatismo e o eixo é 180° . Existe lentes neste grau, há possibilidades de eu poder trocar o óculos pela lente de contato?
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásOi Patricia. As lentes gelatinosas tóricas só existem com graus a partir de 0,75 de astigmatismo. No seu caso teria de ser feita uma pequena compensação no grau da lente. Há como usar lente mas você notaria uma pequena diferença de qualidade comparando com a visão dos óculos.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Juliana
9 Anos AtrásBoa tarde, tenho 28 anos , uso oculos desde os 8 anos. Estou com 2,5 de miopia nos dois olhos. Fui me informar sobre a cirurgia, e me recomendaram fazer a operação apenas de um olho, no caso o dominante. A explicação foi que fatalmente desenvolverei vista cansada no olho operado na idade avançada, apos os 40. E nao precisaria fazer oculos para perto, pois o meu outro olho não desenvolveria a vista cansada. Gostaria de uma outra opinião, o que acha Dr. ?
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásOi Juliana. Eu normalmente indico isso para pacientes com idade próxima ou maior do que 40 anos. Como você tem 28 anos e ainda falta bastante tempo para desenvolver a presbiopia (que todos desenvolvem após os 40 anos) eu operaria os dois olhos. Caso pensássemos em deixar o olho não dominante com miopia para no futuro enxergar de perto, não deixaria os 2,50 graus. Operaria 1,00 grau e deixaria um resíduo de 1,50 grau.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Marcel Nunes
9 Anos AtrásBom dia. Fui diagnosticado com perda de, aproximadamente, 50% da visão do olho direito. Via internet, conclui que se trata de astigmatismo. Suponhamos que seja (terei uma nova consulta na próxima semana). Meu médico me passou que são dois graus. Tenho 25 anos. A melhor opção seria o óculos ou posso partir para alguma cirurgia ? Corro risco de não estacionar e perder ainda mais a visão ? O olho esquerdo tem apenas 0,25.
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásOi Marcel. Se você tem apenas astigmatismo não associado a nenhuma doença de córnea (ceratocone por exemplo) isso pode ser corrigido cirurgicamente.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Rodolfo
9 Anos AtrásTenho 2,5 grau de miopia nas 2 córneas e gostaria de saber se eu fizer a cirurgia vou consegui ficar sem usar óculos ou vai ficar algum resíduo
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásOi Rodolfo. Fazendo a cirurgia com um cirurgião experiente e utilizando um laser eficiente você não precisará de óculos depois da cirurgia.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Lincoln
9 Anos AtrásBoa noite!
Eu tenho 21 anos de idade e grau apenas no OD 1,5 de miopia + 0,75 de astigmatismo.
Gostaria de saber se no meu caso e indicado a cirurgia?
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásOi Lincoln. Para saber se você pode operar é preciso verificar se seu grau já estabilizou e se suas córneas não apresentam nenhuma alteração que contraindique a cirurgia. É necessário que você faça uma consulta para verificar isso.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
aloisio
9 Anos AtrásFiz certo toma radial faz 21 anos . Hoje tenho ast 175 e hiperme 150
Ludymilla
9 Anos AtrásOlá! Meu nome é Ludymilla e tenho 14 anos, comecei a usar óculos com 2 anos, diagnosticada com estrabismo e astigmatismo, hoje em dia uso lentes de contato .
O meu grau é de OD -1, 75 , OE -2, 75 .
O meu grau já esteve estabilizado, mas, as vezes ele oscila … O meu caso é operavel, se eu encontrar o período de estabilidade de 12 meses? E a cirurgia trata também do meu estrabismo?
O astigmatismo me encomoda bastante, e eu busco uma solução eficaz .
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásOi Ludymila. Este grau de astigmatismo é operável, mas é necessário verificar outros aspectos do seu exame para saber se você pode ser operada. Normalmente esperamos pelo menos até os 18 anos para operar, tendo pelo menos 1 ano de estabilidade do grau. Quanto ao estrabismo, normalmente o astigmatismo não tem relação com o estrabismo. De um modo geral posso te responder que quando os óculos corrigem o estrabismo (óculos apenas com grau mas sem prisma), a cirurgia do grau também corrige. Se os óculos não corrigem o estrabismo, a cirurgia não corrigirá também.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Eder
9 Anos AtrásDr, quais seriam os “sintomas” de que as córneas ficaram muito planas pra usar lentes? Elas sairiam dos olhos, ou haveria sensação de corpo estranho? Como eu me sentiria, nessa circunstância?
livia souza
9 Anos AtrásOlá, tenho 21 anos e tenho 4 graus de astigmatismo eu tenho também visão dupla a imagem que vejo se projeta quase transparente para cima. Queria saber se ao fazer a cirurgia de refração eu NUNCA MAIS precisarei usar óculos, ou essa cirurgia resolve o problema por um tempo determinado.
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásOi Livia. Se seu astigmatismo é regular e está estabilizado, a chance de você não precisar mais de óculos é de +/- 90% desde que a cirurgia seja realizada por cirurgião experiente e com laser de última geração.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Tatiany
9 Anos AtrásOlá!
Eu tenho 25 anos de idade.
OD 3,00 de hipermetropia e 1,75 de astigmatismo
OE 1,50 de hipermetropia, 1,25 de astigmatismo e eixo 175º em ambos.
Gostaria de saber se no meu caso é indicado a cirurgia…
Obrigada!
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásOi Tatiany. Seu grau é corrigível com cirurgia. É preciso verificar se seus exames pré-operatórios permitem a operação.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
maykon
9 Anos Atrásfazendo a cirurgia, a correção dos olhos é feito completamente ?
ou terá que fazer troca de lentes internas apos um determinado prazo ?
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásOi Maykon. A cirurgia é planejada para corrigir todo o grau (desde que dentro dos limites possíveis). No entanto, todos temos uma lente intraocular que vai perdendo transparência com o envelhecimento. Quando esta perda de transparência causa baixa de visão, isso se chama CATARATA. E o tratamento da catarata é a troca desta lente opaca por uma nova lente artificial. Mas isso normalmente ocorre após os 70 anos.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
REGIANE
9 Anos AtrásBOA TARDE
ESTOU PREOCUPADA TENHO 52 ANOS E AGORA QUE REPARARAM QUE TENHO A CÓRNEA ESQUERDA MAIOR QUE A DIREITA. SEMPRE CONSULTEI OFTALMOLOGISTA MAS NUNCA MENCIONARAM ISSO. É ALGUMA DOENÇA OU É NORMAL ACONTECER ISSO
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásOi Regiane. Não entendi o você quis dizer com córnea maior. Verifique melhor o que seu médico quis dizer e esclareça suas dúvidas com ele. Caso ainda fique com dúvidas pode me escrever novamente mas preciso de mais informações para poder dar alguma opinião.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Nilza Inson
9 Anos AtrásBom dia! Primeiro quero parabenizá-lo e agradecer pela dedicação em responder a tantas perguntas com paciência. Que Deus o abençoe. Dr Marco poderia me explicar quais os riscos/ contra indicações para implante de lentes ICL. Tenho alta miopia + astigmatismo. -11,25 -3,00 e -11,75 -4,25. Estava com exames prontos para implante das lentes chachet e as mesmas foram suspensas agora em novembro e meu médico não opera com ICL. Se possível indicação de algum especialista em SP. Obs.: O médico me aconselhou aguardar mais uns 3/ 4 anos p substituir o cristalino. Tenho 46 anos e tenho dúvidas se no meu caso pode-se fazer mono visão com este implante. E se após implantes intraoculares (com ou sem substituição do cristalino) o grau p miopia, astigmatismo e presbiopia corre risco de aumentar.
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásOi Nilza. As lentes ICL são lentes intraoculares posicionadas na câmara posterior muito próximas ao cristalino. O maior problema é a opacificação do cristalino (catarata precoce) o que causa a necessidade de uma nova cirurgia para remoção da catarata com implante de outra lente intraocular. É possível sim fazer monovisão com o implante das lentes ICL. Em SP eu indicaria Dr. Walton Nosé ou Dr. Virgílio Centurion.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Vaismam Lemos
9 Anos AtrásBoa tarde, Tenho 12 miopia OE e 14 OD e 2,75 de astigmatismo nos dois olhos, qual seria a melhor tipo de cirurgia a fazer no meu caso? pois faço uso de lentes de contato e não esta muito confortável não.
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásOi Vaismam. Graus altos como o teu não se consegue corrigir integralmente com excimer laser. Existe a possibilidade de implantar lentes intraoculares, mas esta possibilidade deve ser muito bem avaliada.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
luciele
9 Anos AtrásOlá doutor , tenho 11 anos e 3 graus de miopia em cada olho eu uso óculos desde os 9 anos meu problema é miopia eu quiria fazer a operação mais eu vi ne um site q só podia operar acima de 21 anos desde desse dia eu comecei a chorar toda noite pq como eu vou mudar pra outra escola tenho medo de sofrer bullingy,enfin minha pergunta é com quantos anos pode operar da miopia ? :'(
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásOi Luciele. Não existe uma idade para fazer a cirurgia. O que se faz é esperar que o grau estabilize para poder operar, o que dificilmente ocorre antes dos 20 anos. Mas se você não gosta de usar óculos, há a possibilidade de usar lentes de contato. Converse sobre isso com seu oftalmologista.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Luís Otávio Perroni Sarmento
9 Anos AtrásBoa tarde Dr.Marco,
Tenho 21 anos e sempre quis fazer alguma operação que removesse ou diminuísse significantemente meu grau de miopia e se possível astigmatismo. Meu último exame no final de 2013, teve variação de menos de 0,5 grau pro exame de 2012. Ainda não tive tempo de fazer o exame que deveria ter sido feito em 2014, então farei agora em janeiro de 2015.
O Dr. acha que seria sensato fazer uma operação, ou aguardar uma maior estabilização? Como eu utilizo óculos desde os 5 anos de idade, sei bem quando meu grau mudar e quando não muda, mesmo não tendo feito exame, percebo que meu grau se mudou, mudou muito pouco pro exame de 2013.
Se é sensato fazer a operação, qual a mais adequada?
Os últimos dados do meu exame foram:
O.D: esf. -7,25 | cil. 1,50 | eixo: 180º
O.E: esf. -6,75 | cil. -2,50 | eixo: 180º
Não tenho os dados da receita anterior, mas como informei, me lembro que a diferença foi menos de 0,5 grau de miopia, o astigmatismo não mudou desde sempre.
Gostaria de poder corrigir ambos, mas realmente a miopia é o meu maior problema. Por o grau ser ligeiramente alto, os valores das lentes mais finas também é alto, gasto mais de R$1.600,00 por ano só com óculos. Fora que, apesar de estar acostumado à usar os óculos, me sinto incomodado em não poder utilizar óculos escuros normais (sem precisar mandar fazer um com grau) e atrapalha na prática de alguns dos meus hobbies.
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásOi Luís. O ideal é que o grau esteja estabilizado para fazer a cirurgia. No seu caso há a possibilidade de corrigir a miopia e o astigmatismo desde que sua córnea tenha boa espessura. Existe uma nova técnica para cirurgia que estamos começando a fazer no Brasil que se chama Smile. Em breve farei um post sobre isso. Essa técnica pode ser interessante para o seu caso.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Sirlene Gibrim
9 Anos AtrásBoa tarde Dr. Marco.
Uso óculos desde os 8 anos, hoje tenho 33, meu problema é para enxergar longe, tenho OD -1.25 cil -2.50 eixo 95/ OE-2.25 cil -2,00 eixo 165.
O médico me disse que a cirurgia Lasik resolve, e que, não precisarei mais dos óculos, minha dúvida é: será que essa cirurgia resolve mesmo? Será que mais tarde irei ter prolemas e vou ter que usar óculos novamente? Quais os riscos que essa cirurgia trás.
Um abraço.
Sirlene
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásOi Sirlene. Todas estas dúvidas só podem ser respondidas depois de uma avaliação e muita conversa. Você precisa escolher o médico da sua confiança e conversar bastante com ele. O que posso dizer é que se o seu grau já está estabilizado, se você tem uma córnea saudável e se for operada por um cirurgião competente que utilize um excimer laser eficiente, você com certeza não precisará mais de óculos. Um detalhe: após os 40-45 anos todos desenvolvem uma dificuldade para enxergar de perto chamada presbiopia. Ou seja, você precisará de óculos para perto quando chegar nessa idade.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Henrique
9 Anos AtrásOlá dr. Marco boa tarde, realizei a cirurgia refrativa com laser com lasik femto segundo no dia 18/12/14 os graus eram 2,5 de astigmatismo e 2 de miopia em ambos os olhos.
Hoje, dia 05/01/2015 estou com uma visão ruim no olho direito, e enxergo um pequeno arco íris nas lâmpadas com o olho esquerdo. A visao do esquerdo esta boa, mas a do direito tenho impressao que tem uns 1,5 graus residuais. Estou desesperado. O oftalmo falou hj na possibilidade de reoperar e detestei esta opcao já que aumenta consideravelmente o risco de ectasia corneana. O que o sr acha.? Existe possibilidade de melhora ainda do olho direito com este tempo (hj fazem 18 dias)? Obrigado, abracos
Henrique
9 Anos AtrásEsqueci de perguntar, caso seja necessário de fato a nova intervenção, com quanto tempo deve-se fazê-la? Outra coisa, é possível levantar esse flap feito pelo femto segundo sem ter que cortar novamente a córnea até quanto tempo em média? Daria para reoperar caso nseja necessário com outra técnica (ex: relex smile) ou apenas lasik novamente? Estou muito ansioso e preocupado. Grato desde já pela paciencia e gentileza.
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásOi Henrique. Eu espero pelo menos 2 meses para reoperar em casos de lasik. Levanta-se o mesmo flap sem necessidade de novo corte. É muito tranquilo!
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásOi Henrique. Em primeiro lugar a reoperação não aumenta o risco de ectasia. O que aumenta o risco é ultrapassar os limites de segurança. Se você tinha uma córnea com espessura dentro da média antes da cirurgia, considerando o seu grau, ainda deve haver córnea suficiente para um retoque. No entanto deve ser bem avaliada a causa de sua visão ruim no olho direito. Pode ser grau residual ou alguma descentração durante a cirurgia. Converse bem com seu médico.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Henrique
9 Anos AtrásA visão do olho direito fica boa logo quando acordo, mas depois de alguns minutos ela fica pior norvamente, todos os dias tem sido assim; a sensação que tenho é de ter ficado com um “grau” de cerca de 1,5 no O.D.
Muito obrigado.
Henrique
9 Anos AtrásEu pesquisei as máquinas da minha cirurgia, foram as seguintes Excimer Laser allegretto EX 500 (fiquei mais tranqüilo pelo eye tracker) e o Femtosegundo FS 200. É um bom sinal essa oscilação dr(passo uns minutos quando acordo enxergando bem, similar ao esquerdo e dps fica pior) ?
Ainda to com os olhos muito vermelhos pois foram 2-3 tentativas de vácuo em cada olho.
Outro profissional teria condição de fazer essa possível recorreção de maneira satisfatória ou o ideal seria o mesmo caso seja necessário?
Muitíssimo obrigado pela enorme gentileza e desprendimento,
Forte abraço.
Neuza
9 Anos AtrásBOA TARDE, Dr. Marco Antonio
Eu tenho 55 anos tenho 7,0 e 9,5 de miopia e astigmatismo e agora surgiu uma catarata, não consigo ver bem mesmo usando lentes de contato o que o senhor sugere que eu possa fazer para resolver o problema, o oftalmo disse que tenho que operar, quais as chances que eu tenho e qual a cirurgia ideal? qual a lente certa para este problema?
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásOi Neuza. Se você tem catarata a cirurgia indicada é a facoemulsificação do cristalino com implante de lente intraocular. A lente a ser implantada pode ser calculada para corrigir o grau que você usa nos óculos. Para corrigir o astigmatismo a lente precisa ser tórica. Já para corrigir a visão de perto também a lente terá de ser além de tórica multifocal. Outra opção que funciona muito bem é o que chamamos de monovisão. Ao invés de implantarmos lentes multifocais, corrige-se um olho para longe e o outro mais para perto. Mas estas opções devem ser muito bem discutidas com o médico que for lhe operar.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Prana
9 Anos AtrásOi. Tenho 24 anos e meu grau é: Esf. OD – 0.50 OE – 0.50 Cil. OD – 3.00 OE -1.50 Eixo OD 30° OE 150°. Data: 06/03/2014. Uso óculos desde os 21 anos, minha receita antiga era Esf OD -0.30 OE pl Cil OD -2.00 OE -1.25 Eixo OD 25° OE 145°. Data: 07/11/2011. O óculos antigo funcionou por um bom tempo, mas com o novo desde o início eu enxergo muito mal, não consigo ler legenda de filmes a menos que esteja a um braço de distancia da tv, sento na 1a fila na sala de aula mas os slides das aulas continuam borrados e eu fico forçando a vista, as palestras eu não consigo enxergar quase nada porque não tem como sentar mais pra frente, não enxergo o rosto das pessoas de longe, não consigo encontrar os meus amigos em eventos, festas, porque não enxergo o rosto de ninguém. Já voltei ao médico e ele disse que era assim mesmo que eu ia enxergar. queria saber se o óculos não resolve o meu problema e se eu posso usar lentes de contato, ou fazer cirurgia porque ta me atrapalhando bastante na faculdade não acompanhar as aulas direito. Obrigada.
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásOi Prana. Difícil responder tantas dúvidas sem te examinar. Vou eu te fazer uma pergunta: você já testou sua visão com os óculos antigos para ver se enxerga bem? Se você enxergar bem com os antigos e mal com os novos, isso significa que os novos estão errados. Agora, se você não enxergar bem com nenhum dos dois, é preciso verificar porque sua visão não fica satisfatória com óculos apenas. Pode ser um astigmatismo irregular ou outro problema. Só examinando para saber. Se você não ficou satisfeita com as explicações e soluções dadas pelo seu médico, consulte outro que seja bem recomendado.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Prana
9 Anos AtrásEsqueci de mencionar que tem dias que meus olhos doem o dia todo, da vontade de empurrar eles pra dentro, dai eu fico massageando eles. Queria saber porque eles doem?
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásPrana, está dúvida só pode ser respondida com um exame adequado!
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Gabriela
9 Anos AtrásOlá doutor ! Meu grau é:
1, 25 no lado direito para lente esférica e 1,25 para lente cilíndrica
1, 75 no lado esquerdo para lente esférica e 1,25 para lente cilíndrica
0,25 de prisma base nasal
Gostaria de saber se os meus graus conseguem ser eliminados com a cirurgia? E se o plano bradesco cobriria a cirurgia, você sabe me informar?
Obrigada
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásOi Gabriela. Seu grau é operável desde que seu exame oftalmológico seja normal. Quanto à cobertura pelo plano de saúde, os planos só cobrem graus acima de 5,00.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Lucineia
9 Anos AtrásOlá doutor. Meu pai tem 75 anos e já fez cirurgia para implantar lentes para catarata, há 60 anos, mas agora sua visão está escurecendo e enxergando muito pouco. O que pode fazer para corrigir a visão?
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásOi Lucinéia. Existem milhares de causas de baixa visão. A primeira coisa a fazer é consultar um oftalmologista para identificar a causa da baixa visão!
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Cristiane
9 Anos AtrásOlá Dr. Marco
Tenho miopia e astigmatismo desde de pequena (OD: 23 / OE: 23,5 – miopia), começei a usar óculos com 3 anos, depois com 9 anos passei a usar lentes gelatinosas, como as mesmas me deixavam com os olhos muito vermelhos, com 13 anos passei a usar as rígidas.
Nesses últimos 3 anos já consultei com 3 oftalmos diferentes em busca de uma cirurgia (implante de lente). No começo realizo vários exames, mais parece que com o tempo eles querem que eu desista da cirurgia.
Sinceramente Dr. com o passar do tempo, parace que a cada dia tenho mais dificuldade para enxergar, inclusive não posso, de jeito nenhum dirigir a noite.
Gostaria de saber a sua opinião, sobre a possibilidade de realizar o implante de lente.
Fico no seu aguardo
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásOi Cristiane. O Implante de lentes intraoculares em altos míopes não é isento de riscos. Por isso a avaliação adequada e criteriosa do risco-benefício da cirurgia deve ser feita pelo médico e discutida com o paciente. Sou favorável ao implante apenas quando as outras alternativas já não são mais satisfatórias.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Rayssa
9 Anos AtrásDr, utilizo oculos desde meus 5 anos de idade… Atualmente, com 20, meu grau está estacionado em 11.25 em miopia, e 0.75 em astigmatismo. Com a medicina oftalmologica atual, é possível eu ser operada com a cirurgia a laser? Estou com consulta marcada com um segundo oftalmo, o que eu acompanho (o qual operou minha mae) disse que não seria possivel pois havia risco de nao corrigir tudo… Mas mesmo que eu fique com 1 grau de miopia, gostaria de realizar a operacao, pois meus oculos são muito pesados e é cansativo colocar e retirar as lentes de contato todos os dias…
Aguardo resposta! Obrigada, Rayssa.
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásOi Rayssa. Provavelmente não será possível corrigir todo o seu grau. Atualmente existe uma nova técnica de cirurgia refrativa que utiliza o femtosecond laser ao invés do excimer laser para fazer a correção do grau e que tem apresentado bons resultados em graus elevados (Smile). No entanto, seria preciso te avaliar para definir qual a melhor técnica para o seu caso.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
elis regina
9 Anos AtrásOi dr.marco..a três anos fiz a cirurgia refrativa e todo ano ia la no hospital fazer exame de rotina e agora to sem plano de saúde e não to enxergando direito será se o grau voltou eu tinha astigimatismo e hipermetropia o que eu faço? ??
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásOi Elis. Você precisa consultar seu oftalmologista.
Abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
ADRIANA SILVA
9 Anos Atrásboa noite Dr. Meu grau de miopia é alto, tenho -7,5 nos dois olhos e fiz exames para fazer a cirurgia de refração e o médico diz que estou apta apesar de uma paquimetria de 470 micras no ponto mais fino da córnea. Fiz todos os exames necessários;. Gostaria de saber se apesar desta espessura fina da minha córnea, poderei fazer a cirurgia prk personalizada com técnica tissue Saving, e se pode zerar o meu grau, sem grandes consequências para a minha saúde ocular?
Obrigada.
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásOi Adriana. A espessura não é o único parâmetro a ser considerado. Com uma espessura de 470 micra e tendo que corrigir 7,5 graus de miopia, sua córnea ficará com menos de 400 micra de espessura residual. Se não houver nenhum outro sinal de fragilidade corneana provavelmente a cirurgia pode ser feita. Mas não posso afirmar que você pode operar sem avaliar todos os seus exames.
Abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Mauro
9 Anos AtrásCaro dr. Marco, muito boa noite.
Aproveito a oportunidade para fazer-lhe uma pergunta
Fiz cirurgia refrativa há uns 27 dias, pelo método lasik com Femtosegundo e excimerlaser 500hz allegretto ( perguntei hoje ), na avaliação do grau no optômetro o papelzinho mostra o seguinte: direito: esférico:- 0,5, cilíndrico: -0,25; já o esquerdo mostra: esférico : +0,25 e cilíndrico +0,00; por que surgiu essa hipermetropia no esq que eu não tinha antes? No olho direito apesar desses graus residuais baixos a visão não está boa… Tenho impressão que o direito precisa de óculos, se fosse chutar diria que ele tem mais de 1 grau.. Pq sinto essa visão assim e o optometro registrou baixissimos graus nela? Será que ela melhora ainda? Essa visão noturna que ando tendo com halos e aumento das luzes noturnas tendem a melhorar?
se puder me responder essas indagações agradeço imensamente
Abraços
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásOi Mauro. Esse grau do autorefrator é sempre aproximado. Não sei que grau você tinha, nem qual sua idade e nem se sua queixa de visão é para longe ou perto. Arrisco dizer que se você tem mais de 40 anos e tem esse resultado no autorefrator sua visão deveria estar boa para longe e pior para perto (em função do aparecimento da presbiopia após os 40 anos). Agora, se você tem menos de 40 anos e com essa refração residual baixa (mesmo que do autorefrator) está enxergando mal de longe, então precisa ser avaliado para ver qual o problema. Não tenho como responder sem avaliá-lo.
Abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Maristela
9 Anos AtrásTenho a seguinte prescrição de óculos :
P/ longe -5,0 e -6,0 (esférico )
P/ perto -3,0 e -4,0. (Esférico)
E -2,0 e -2,5 (cilíndrico)
Curvatura de córnea 48
Ainda vou realizar os exames de paquimetria, ceratoscopia e pentacam
Me preocupa a espessura, pois tenho lido que acima de 47 a cirurgia lasik é contra indicada.
Gostaria de uma orientação para saber quais os limites seguros para optar por fazer a cirurgia no meu caso. A minha curvatura já é por si só, impeditiva?
Caso haja espessura suficiente, o que devo considerar para me decidir?
Minha médica marcou os exames e a cirurgia para serem realizados no mesmo dia, daqui a 3 dias, ou seja, vou receber os resultados e em seguida deverei me decidir ( caso haja indicação para a cirurgia)
Desde já agradeço
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásOi Maristela. Não se avaliam dados da córnea isoladamente. O Importante é avaliar se a córnea é saudável (sem sinais de ectasia) e se há espessura suficiente para que se consiga corrigir todo o grau do paciente mantendo uma espessura mínima de segurança (no caso de Lasik 300 micra).
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Fabiana
9 Anos AtrásOlá doutor, eu tenho quase 9 graus noa dois olhos e 2 e pouquinho de astigmatismo nos dois olhos. O meu médico fez alguns exames e disse que posso operar por minha córnea não é muito fina. Eu tenho 25 anos. A minha dúvida é se posso operar sem o grau estar estacionado, pq ele aumenta todo ano. Ele disse q a técnica a ser usada é o lazer. Obrigada
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásOi Fabiana. A cirurgia não faz com que o grau pare de aumentar. Ou seja, se você tem 9 graus a cirurgia vai corrigir 9 graus. Se sua miopia aumentar após a cirurgia você terá de usar óculos para corrigir este grau adicional.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Daiane
9 Anos AtrásOlá Doutor!
Estou com 32 anos e apresento miopia e astigmatismo desde os 14 anos.
Os dados da última receita de óculos (02/2014) são:
OD: -5,50 (esf.), -2,75 (cil.) e 5º de eixo
OE: – 4,75 (esf.), -2,00 (cil.) e 0º de eixo
Nos últimos 4 anos os graus têm alterados no máximo 0,25 para mais de miopia e o astigmatismo do olho esquerdo reduziu 0.25 no último ano.
Eu sempre usei óculos e lentes de contato gelatinosas tórica (alternados), mas no último ano apresentei forte rejeição às lentes, devido ao uso intenso de computador e leitura. Sempre que tentava retomar o uso das lentes o meu olho ficava vermelho, após a retirada das lentes, de um a dois dias. Na época, a oftalmologista disse que eu estava com sintomas de olho seco. Desde então faço uso de ômega 3 e colírio lubrificante Hyabak e não uso lentes de contato a quase um ano.
Agora estou prestes a me submeter à cirurgia refrativa, por não conseguir mais usar lentes de contato. No meu caso, acha que a cirurgia é a melhor opção?
O oftalmologista atual não destacou nada referente à olho seco (fiz consultas em outubro de 2014 e agora – janeiro de 2015), mas continuo usando colírio sempre que utilizo com mais intensidade o computador. Os sintomas de olho seco podem ser compatíveis com a realização de cirurgia e controláveis após o procedimento?
Obrigada!
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásOi Daiane. Você tem três opções: óculos, lentes de contato e cirurgia. Se não consegue mais usar lentes restam duas opções. Se optar por cirurgia a lubrificação dos olhos deve ser bem avaliada antes da cirurgia para que se escolha a técnica mais adequada. Em pacientes com olho seco eu prefiro fazer o PRK e não o Lasik.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Prana
9 Anos AtrásOla de novo. Fui de novo ao mesmo médico e ele mudou um pouco a minha receita. Esta é a antiga: Esf. OD – 0.50 OE – 0.50 Cil. OD – 3.00 OE -1.50 Eixo OD 30° OE 150°. Data: 06/03/2014.
E o que mudou: esf. OD -176 OE -150 Cil. OD -2.50 OE -150 Eixo OD 30º OE 150º.
Fui a outro médico e ele disse que eu tenho ceratocone e que preciso usar lentes de contato rígidas para parar a evolução do ceratocone. Disse que se eu ficasse sem usar as lentes quando eu tivesse uns 40 anos teria que fazer um transplante de córnea e que mesmo assim teria a visão pior do que tenho hoje, mesmo com lente ou óculos.
Queria saber se as lentes realmente param a evolução da doença, e se os resultados de um transplante de córnea são ruins. Obrigada.
MICHELE
9 Anos Atrásbom dia, sou psicologa e atendo uma paciente que possui agenesia cerebral 51 anos e apresenta dificuldades para enxergar. Faz uso de lentes corretivas 3,5 miopia D e E e possui prima 10. Tento entender qual é a forma que ela enxerga. Duplicidade? Sem foco? poderia me auxiliar para que possa ajudá-la nas atividades ? agradeço
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásOi Michele. Infelizmente não tenho com responder tua dúvida sem examinar a paciente.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
tatiane
9 Anos AtrásOlá doutor tenho OD 14 eOE 12, em 2013 faria a cirurgia intraocular com implante lente cachet, fiz todos os exames, porém qd iria marcar a data da cirurgia soube que a comercialização dessa s lentes foram suspensa, este ano fui ao medico na esperança de realizar o procedimento, porém a venda das lentes cachet ainda estão suspensas, mas o médico falou que está trabalhando com pra lente a ICL, e que a diferença entre as lentes esta no posicionamento das mesmas no olho, a cachet ficaria entre a córnea e a íris na câmara anterior já a ICL ficaria entre a íris e o cristalino na câmara posterior. Essa novo lente a ICL É Segura, melhor que a cachet.
Shardyson
9 Anos AtrásOlá Dr. se possível gostaria de saber se existe diferenças de lentes para correção de astigmatismo dessas clínicas para planos de saúde, ex: Unimed, Obrigado !
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásOi Shardyson. Não entendi a pergunta! Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Shardyson
9 Anos AtrásOlá Dr. Marco kroeff, por gentileza saberia me responder porquê quase todos os médicos preferem colocar lentes que não seja de planos de saúde, como por ex: (Unimed). Dizem que são melhores coisas assim, como saber se realmente é melhor ou diferente, Obrigado ?
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásVocê está se referindo a lentes intraoculares certo? Os convênios de um modo geral, de acordo com as normas da Agência Nacional de Saúde, são obrigados a pagar uma lente aprovada pela Anvisa. O que ocorre é que existe uma enorme variedade de lentes e consequentemente de preços. O convênio geralmente paga as mais simples.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
barbara
9 Anos Atrásolá,axo que tenho astiguimátismo,gostaria de saber se posso operar,pois no dia 15/06/12,fiz um exame de vista,daí deu nisso:
Para longe:OD|esférico+7,75|cilíndrico-2,00|eixo 150°
OE|esférico+7,75|cilíndrico-2,00|eixo 20°
e agora o exame de vista mais recente foi esse no dia28/04/14
Para longe:OD|esférico+7,75|cilíndrico-2,50|eixo 150°
OE|esférico+7,75|cilíndrico-2,50|eixo 20°
Uso lentes de contato de grau já á 6 anos e a oftalma,me falou que meu olho está com pouco de cicatriz na íris dos olhos por causa das lentes,gostaria de saber se mesmo assim posso operar, o meu grau!!!obrigada
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásBarbara. Dificilmente se conseguirá corrigir todo o teu grau com a cirurgia a laser. No entanto é possível diminuir bastante o grau.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Josiane do Prado Brugiolo
9 Anos AtrásOlá doutor!! Eu fiz a cirurgia com a técnica Lasik faz um mês e ficou com grau residual de 0,25. A doutora me disse que iria zerar o meu grau quando eu operei e estava com 3 graus de miopia em cada olho mais ou menos. O que eu gostaria de saber se com o tempo vai diminuir esse grau? e se a clinica é responsável pelo grau residual que ficou e eles tem que operar novamente ?
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásOi Josiane. Houve um mal entendido no seu caso. Nenhum médico pode prometer “zerar” o grau. Isso porque existem algumas variáveis na cirurgia que não são totalmente controladas. O objetivo da cirurgia é deixar o paciente independente dos óculos. E com 0,25 de miopia esse objetivo certamente foi atingido.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Prana
9 Anos AtrásOla. As lentes para ceratocone que meu médico me indicou custam 1.800 reais, são rígidas e ele disse que posso dormir com elas e que não preciso usar colírio. Queria saber em que faixa de preço esta esse tipo de lente, se ele esta cobrando caro. Posso ficar sem usa-las ou isso piora o meu problema? Obrigada.
Tamires
9 Anos AtrásOlá doutor! Tudo bem??
Gostaria muito da sua opinião: Fui ao oftalmologista com uma vontade incontrolável de fazer a cirurgia refrativa o quanto antes, fiz varios exames e ele me pediu o Pentacam. Tenho mais ou menos 4’50 e 5’00 de miopia e de 1 e 1,’75 astigmatismo.
O médico me disse que: O meu grau é operavel, que o mais indicado é o método PRK…
Qual o limite de espessura da córnea para a cirurgia?
(Já perguntei ao meu medico mas vou lhe fazer a mesma pergunta) Existe algum risco de cegueira nas cirurgias com método PRK? O senhor já viu algum caso de cegueira após esta cirurgia?
Após a cirurgia o grau pode voltar e/ou voltar mais alto do que já era?
Aguardo ansiosa sua resposta!!
Atenciosamente;
Tamires
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásTamires, não existe cirurgia sem riscos. No entanto, a cirurgia refrativa com excimer laser é um dos procedimentos cirúrgicos mais seguros da medicina. Uma avaliação pré operatória bem feita é o fator mais importante para minimizar os riscos. E após a cirurgia, as avaliações e orientações pós operatórias devem ser seguidas com disciplina pelo paciente. Costumo dizer aos meus pacientes que se fizermos uma excelente avaliação pré operatória e formos disciplinados no pós operatório, dificilmente haverá algum problema que não possa ser corrigido. Quanto ao limite de espessura, isso não é analisado de forma isolada. Outras características da córnea são avaliadas juntamente com a espessura para determinar se o paciente pode ou não fazer a cirurgia com segurança.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Tânia
9 Anos AtrásBoa tarde. Eu tenho miopia com 4.5 dioptrias em cada olho, no entanto enganei-me a encomendar as lentes e estas vieram com 5 dioptrias!! Há problema se usar essas lentes? Muito obrigada.
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásOi Tania. A hiper correção pode causar dor de cabeça. Apenas isso.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
marcelo
9 Anos Atrásola tenho grau7,5 de miopia meu plano de saude cobre acimo de 5 grau ,fiz os exames constatou astigmatismo e outra doença no globo ocula e sinta que este piorando e devido estes exames minha medica diz que nao posso operar
thaissa
9 Anos AtrásOlá Dr. Marco! Tenho esf + 3.00 cil -3.25 O.D e +esf +4.25 cil – 4 25, O.E. Meu grau nunca alterou é sempre o mesmo. Marquei minha cirurgia para esse mês, vou fazer os exames amanhã. Caso de tudo certo,já vou operar. Gostaria de saber se o senhor acha q a cirurgia vai ser boa para mim?
Desde ja agradeço!
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásThaissa. Seu grau é operável. Se seus exames estiverem bons e se você for operada por um bom cirurgião com um laser eficiente sua cirurgia tem tudo para ser um sucesso.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
osana
9 Anos AtrásBoa noite! Tenho 4 graus de hipermetropia no olho esquerdo e 3,5 graus no olho direito. Sempre desejei fazer a cirurgia refrativa, em 2009 falei sobre este desejo com meu oftalmologista porém ele disse que não posso pois sou estrabica e tem o risco de ficar com visão dupla. Existe alguma técnica recente com menor risco? Obrigada
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásOsana. O estrabismo não é contraindicação para a cirurgia. Você deve observar qual o efeito dos óculos no seu estrabismo. Se o estrabismo melhora com os óculos, você terá o mesmo efeito com a cirurgia. Tenho muitos pacientes estrábicos que corrigiam o estrabismo com uso de óculos e que após a cirurgia da hipermetropia ficaram com o estrabismo compensado.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Nathali
9 Anos AtrásOlá, eu nome e Nathali e tenho – 10 de miopia em uma vista e – 13 em outra, queria saber se eu posso fazer cirurgia, tenho 16 anos????
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásNathali. Em primeiro lugar, a cirurgia não faz o grau parar de aumentar, por isso é importante que se tenha alguns anos de estabilidade para operar. No seu caso eu não faria a cirurgia antes dos 21 anos. Quanto à possibilidade de corrigir todo o seu grau, isso depende da sua espessura de córnea. É preciso fazer uma avaliação oftalmológica para saber quanto é possível corrigir.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Thiago Fernandes
9 Anos AtrásBom dia dr.
Estou com a cirurgia LASIK agendada para corrigir -5.0 graus de miopia. Gostaria de tirar uma duvida quanto à possibilidade de usar lentes coloridas apos a correção do grau. Apos quanto tempo se autoriza essa utilização? Obrigado!
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásOi Thiago. A cirurgia causa um aplanamento da córnea que pode dificultar a adaptação às lentes de contato. Converse sobre isso com seu médico.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Chay Amorim
9 Anos AtrásOlá Dr.
Tenho 28 anos, tenho hipermetropia OD 5.50 e O.E 8.0, + 2.0 de astigmatismo e estrabismo no olho esquerdo.
Já fiz milhões e milhões de avaliações e até hoje todos os médicos dizem que não é possível operar no meu caso.
Uso óculos com grau alto desde os 2 anos de idade, confesso que tô cansada de usar lentes de contato e óculos, na verdade eu DETESTO.
Gostaria de saber se existe alguma outra opção para o meu caso???
Muito obrigada.
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásChay. Difícil responder sem examiná-la. Estrabismos associados a hipermetropia costumam melhorar após a cirurgia da hipermetropia. É importante saber qual sua visão no olho esquerdo e se você tem boa fixação com este olho. Se sim, e se seu estrabismo melhora com o uso dos óculos, é possível operar e melhorar sua visão sem óculos e melhorar também seu estrabismo. Importante salientar apenas que dificilmente se consegue corrigir mais do que 5 graus de hipermetropia com a cirurgia a laser.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Adivania Santos
9 Anos AtrásA unimed negou minha cirurgia com a justificativa de que não tenho grau suficiente em um dos olhos…. No esquerdo mais de 5 grau e no direito tenho 1,50+ 4,75 graus… Ela pode recusar o procedimento porque tenho um dos olhos que não preenche as condições exigidas para tal? Favor responder tbm no o email
adivania_medeiros@hotmail.com!!!!! grata
Leia mais: http://jus.com.br/forum/145819/plano-de-saude-x-cobertura-cirurgia-corretiva-de-miopia/p/3#ixzz3QtdgNkyF
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásAdivania. Não domino estas questões burocráticas. Verifique isso com seu convênio e com a ANS.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Adivania
9 Anos AtrásBoa noite. . Em qual idade, só será possível a realização da cirurgia refrativa, se o grau estiver estabilizado????? Forte abraço e grata pela informação!
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásNormalmente se espera que o paciente tenha pelo menos 18 anos e 1 ou 2 anos de estabilidade do grau.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Daniel
9 Anos AtrásDr. Marco boa noite,
Gostaria de ter sua opnião para meu caso. Tenho 31 anos e meus graus não se alteram a muito tempo.
OD: ESF. -6,25 CIL. -1,75 EIXO 160º
OE: ESF. -5,75 CIL. -3,75 EIXO 5º
Já fiz algumas exames e minhas corneas tem a espessura em torno de 410. Pelo que pesquisei nenhuma cirurgia refrativa resolve meu problema?
Lentes Intraoculares resolveriam? Quais as melhores marcas no mercado para meu caso? Por favor poderia me passar uma ideia de valores deste implante?
Muito obrigado pela atenção.
Daniel
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásDaniel. Realmente com córneas tão finas não é possível realizar a cirurgia a laser. A lente intraocular que apresenta melhores resultados (menores riscos) é a Artisan. Mesmo assim eu só indico para pacientes que realmente não se adaptam às lentes de contato devido aos riscos desse tipo de cirurgia que devem ser considerados.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Aline Paula Amaro da Silva
9 Anos AtrásBom dia Dr.
Tenho miopia desde os 2 anos de idade uso óculos o tempo foi diminuindo comecei com 8 graus e hoje aos 23 anos estou com 1.75 e 1.30 só que sou estrábico uso óculos diariamente sera que se eu usar as vezes lente quando tiver usando a lente corrige a ( vesguisse ) ou não ??Nem que seja por a certa hora.
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásAline, não entendi direito sua pergunta!
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Bianca
9 Anos AtrásOlá Doutor, eu tenho 27 anos e desde os 4 anos uso óculos. Tenho -9,50 de miopia tanto no olho direito quanto no olho esquerdo e astigmatismo 2,50 nos dois também. Bom desde os 18eu fico esperando ansiosamente meu grau estabilizar pra ouvir um SIM para a cirurgia, mas isso nunca que acontecia… até que finalmente o grau parou de aumentar porém o médico disse que não tenho córnea suficiente para a cirurgia a laser, apenas aquele outro método da lente intraocular. Bom, passei com outro médico e esse por sua vez disse que eu poderia sim fazer a cirurgia a laser. Agora fiquei confusa e com medo. Será que o Dr. poderia me aconselhar no que fazer?
Eu ficaria feliz mesmo que não zerasse meu grau, mas que ao menos diminuísse, para que eu pudesse deixar as lentes um pouco de lado e usar óculos com lentes tão grossas.
obrigada
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásBianca, não sei qual sua espessura de córnea. O que posso dizer é que quanto maior o grau maior o afinamento da córnea com a cirurgia. E existe um limite até onde se pode afinar a córnea. Por isso, o quanto é possível corrigir é uma questão matemática. Mas arrisco dizer que dificilmente será possível corrigir todo o seu grau. Atualmente existe uma nova técnica que utiliza o femtosecond laser ao invés do excimer laser (Smile) que tem mostrado bons resultados para a correção de graus altos. O limite de correção com esta técnica é de 10 graus de miopia. Mas é claro, isso só é possível se houver espessura de córnea suficiente.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Ligia Pullig Ferreira Gomes
9 Anos AtrásDoutor.
Fiz a mais de vinte anos uma cirurgia de miopia e astiguimatismo com bisturi. A uns dez anos me apareceu catarata na vista esquerda que sempre enxerguei muito mal e que mesmo com cirurgia
fiquei com 40% de visão. Apos a cirurgia de catarata meu grsu de astiguimatismo na vista esquerda aumento muito e os médicos argumentam ser muito difícil calcular meu grau para substituir o
cristalino por causa da tal cirurgia de miopia. Bem , o problema é que agora estou com catarata
no olho direito, que era o que eu enxergo melhor a vida toda. Preciso operar e estou apavorada
com a possibilidade do cálculo da lente sair errado de novo ou dar algum problema pois enxergo
muito mal da vista esquerda.O que o senhor me aconselha? Ligia.
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásLigia. Realmente o cálculo da lente intraocular fica prejudicado após a ceratotomia radial. E durante a cirurgia de catarata os cortes realizados na córnea no passado podem abrir e isso gerar um astigmatismo que você não tinha antes. Mas de um modo geral, considerando estes problemas que são inevitáveis, mesmo que fique um grau residual, você deve ficar com uma boa qualidade visual usando os óculos necessários após a cirurgia. Gostaria de salientar que hoje já existem técnicas melhores para calcular as lentes nestes casos como o seu e que os erros de cálculo já não são tão frequentes.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Maria
9 Anos AtrásBom dia Doutor.
Fiz a cirurgia de miopia, com bisturi, a mais ou menos 20 anos atrás, ficou ótima, estou com 43 anos e hoje minha esta péssima, tenho astigmatismo e agora hipermetropia, ou seja, não enxergo nem de longe nem de perto. Gostaria de saber se posso corrigir isso com cirurgia, pois mesmo com óculos minha visão é muito ruim, e o médico disse que os cortes na minha ficaram muito largos e isso não tem correção.
Grata.
mARIA
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásOi Maria. É possível operar pacientes que fizeram cirurgia com bisturi no passado em casos selecionados. Córneas regulares com cortes bem feitos e bem cicatrizados podem ser submetidas a nova cirurgia com resultados satisfatórios. Mas isso precisa ser muito bem avaliado. E mesmo assim, a precisão da cirurgia sempre fica prejudicada.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
RONAN
9 Anos AtrásBoa tarde Dr. Por favor me informe, tenho 56 anos, uso óculos a 50 anos, eu fiz exames oftalmológicos e o meu médico me indicou a colocação de lentes intra oculares, pois tenho astigmatismo e hipermetropia, sendo OE + 10.00 E OD +10,50. No olho direito eu já estou apresentando cataratas. O SUS, fornece esta cirurgia gratuitamente ?. Muito origado.
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásRonan. É possível operar catarata pelo SUS. No entanto, pelo SUS, as lentes intraoculares são rígidas, necessitando corte para o implante da lente intraocular, o que pode gerar um astigmatismo residual após a cirurgia.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
JEAN OLIVERIO
9 Anos AtrásDoutor:
Gostaria se possível, que esclarecesse uma dúvida. Tenho 6,50 de miopia no OD, com 1,50 de astigmatismo e 6,0 de miopia com 3 de astigmatismo no OE, meu oftalmologista me falou que minha cornea é irregular por isso não sou candidato a fazer a cirurgia, mas por exemplo se eu quiser operar só a miopia posso? Obrigado. Abraços.
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásJean. Precisaria ter acesso aos seus exames para responder essa pergunta. A questão não é operar apenas miopia ou miopia+astigmatismo. A questão é se sua córnea suporta a cirurgia.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Maira
9 Anos AtrásOlá Dr. Tenho 23 anos e uso óculos desde os 6, tenho miopia astigmatismo e hipermetropia, O.D +0.75 -0.50 eixo 5° O.E+3.50 -4.50 eixo 172°, gostaria muito de me livrar dos óculos e das lentes de contato, não ha alteração há pelo menos 2 anos. Ha alguma cirurgia ais indicada para o meu caso? A cirurgia resolveria meu problema?
Grata
Maira
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásOi Maira. Se seus exames de córnea são normais, é possível operar o seu caso sim.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Renata
9 Anos AtrásBoa noite, dr.
Meu nome é Renata tenho 33 ano, em 2009 fiz cirurgia de catarata e implantação de lente para correção de miopia.
Antes da cirurgia tive catarata em ambos os olhos e alta miopia, sendo que no OD = -27,00 e OD = -29,00.
Após a cirurgia : OD= -9,75 C = -1,00 E = 150º; OE = -0,50 C= -1,00 E =130º.
Hoje não etou conseguindo enxergar nada com o olho direito, meu oftalmologista não se encontra mais em Sao Paulo e não deu alto para o meu caso, outros médicos que avaliam meu caso só por cima, pois não aconpamharam meu caso desde o começo.
Não consigo estudar direito pois não enxergo, meus colegas copiam a matéria pra depois eu tirar xerox, fui reprovada 3 vezes não exame de vista do detram para tirar habilitação, sendo que na minha profissão exige CNH, fui reprovada em exames para admião, não consigo emprego pois não passo no exame de vista.
Sei que minha situação de hoje após a cirurgia, nem se compara com antigamente antes da cirurgia.
Estou muito entristecida com essa situação, tenho uma péssima qualidade de vida agora, e minha auto-estima esta muito baixa. Estou vegetando, pois não posso fazer nada, principalmente por não passar no exame de vista e não conseguir emprego.
Por favor, gostaria de uma orientação, do que fazer.
Não consigo me adaptar mais com lente gelatinosas, e as mesmas não corrigem o grau como antes da cirurgia quando eu ainda as usava, e pros oculos existe uma grande diferença de grau, e fica desproporcional.
Por favor !!! Não mais mais o que fazer, nem a quem recorrer.
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásOi Renata. Em primeiro lugar você precisa consultar um oftalmologista para avaliar o seu caso e identificar as possibilidades terapêuticas. Sem examiná-la não tenho como sugerir algum tratamento.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Daniele
9 Anos AtrásDr. Marco, boa noite!
Fiz a cicurgia refrativa dia 11/02/15 – hoje faz 3 dias. Tinha astigmatismo, miopia e hipermetropia, não sei direito o grau, mas próximo de 5. Tinha bastante astigmatismo no esquerdo e pouca miopia e no direito bastante miopia e pouco astigmatismo.
Ainda estou usando antibiótico e lubrificante nos olhos.
Minha visão para longe já está ótima e antes era péssima.
Porém, antes, mesmo sem óculos, conseguia ler letras pequenas, como bula por exemplo, sem dificuldades.
Agora, não estou conseguindo. Fui ao médico e comentei com ele que falou que é normal.
O que o Sr. acha? A visão de perto melhora depois de algum tempo da cirurgia?
Obrigada!!