Anel de Ferrara – Resultados


 Estive esta semana com o Dr. Ferrara participando de cirurgias, discutindo casos e avaliando os resultados obtidos com o implante dos Anéis de Ferrara. Um estudo, realizado pelo Dr. Paulo Ferrara e pelo Dr. Leonardo Torquetti, avaliou os resultados de implantes de anéis intra-estromais em 1073 pacientes acompanhados por 30 meses após a cirurgia. Dos 1073 pacientes operados, apenas 2 (0,18%) apresentaram evolução (crescimento) do ceratocone nos trinta meses de seguimento pós operatório. Isso reforça a controversa hipótese de que os implantes de anéis intra-estromais, além de remodelar a córnea, também controlam a evolução da doença. Outro aspecto importante em relação aos resultados desta técnica cirurgica é o fato de que o valor da asfericidade corneana tem se mostrado o principal fator a ser considerado no planejamento cirúrgico. Devolver à córnea com ceratocone uma asfericidade o mais próximo do normal possível tem sido o principal indicador de melhora na qualidade de visão após a cirurgia. Este deve ser o principal fator a ser considerado na escolha e planejamento dos implantes.

Dr. Marco Antonio Kroeff

Deixe seu comentário via Facebook

comments



Voltar

Ou deixe seu comentário preenchendo o seguinte formulário:

Nome (obrigatório) Email (não será publicado) (obrigatório) Site Seu comentário

351 comentários para “Anel de Ferrara – Resultados”

  1. Nilma Costa Pereira Martins disse:

    olá doutor,fui ao oftalmologista por causa de um terçol que está dificil de curar e ele me encaminhou para um oftalmologista especialista em cornea,e fiz exames no qual o diagnostico foi que tenho ceratocone,sendo que minha vista esquerda está pior que a direita o problema e que a oftalmologista disse que não tinha tratamento e que quando eu piorasse fizesse transplante de cornea,o meu grau não chega nem a 3 graus nos olhos,tenho 51 anos e já tinha ido a vários oftalmologistas e nunhum havia me dito que eu poderia ter ceratocone,enchergo bem mas sinto um cansaço muito grande nos olhos e dor atras das vistas,vou procurar outro medico,mas gostaria de um conselho e se possivel saber se esse cansaço pode ser da doença ,como tenho intolerância a lactose achava que podia ser da intolerância.Por favor me dê um conselho.Obrigada!

    • Nilma. Leia os posts aqui no site em que explico o que é ceratocone e quais os tratamentos e quando estão indicados. De qualquer forma, aos 51 anos é muito pouco provável que seu ceratocone irá piorar.
      Um abraço
      Dr. Marco Antonio Kroeff

  2. Joao Paulo disse:

    boa noite, fiz a cirurgia do anel de ferrara 340º , no primeiro e segundo dia notei uma mudança ótima de visão, so que no terceiro dia o olho operado ficou muito embaçado, e a visao ofuscada como se não tivesse o anel.
    a recuperação apos a cirurgia foi ótima não sinto nada , mais a visão embaçou muito.
    e normal isso acontecer nos primeiros dias devido a quantidade de colírios.
    porque estava com a visão bem melhor nos primeiros 2 dias e no terceiro piorou.
    obrigado

    • João Paulo. O objetivo do implante do anel é melhorar a visão através da regularização da córnea. Infelizmente não tenho como opinar sobre o motivo de você estar com este embaçamento visual sem examiná-lo. Procure seu médico para esclarecer isso.
      Um abraço
      Dr. Marco Antonio Kroeff

  3. Carlos Henrique disse:

    Olá. Fiz a cirurgia de anel faz um mês e quinze dias, porém sinto minha visão muito embaçada. Gostaria de saber a media de tempo para que isso volte ao normal?

    • Carlos. Normalmente a melhora visual já ocorre nos primeiros dias após a cirurgia. Piora da visão não é para acontecer. Consulte seu médico para verificar o que está causando este embaçamento.
      Um abraço
      Dr. Marco Antonio kroeff

  4. Gustavo Prado disse:

    Olá, fiz uma cirurgia do anel de Ferrara, faz 5 dias não consigo enxergar muito bem isso é normal,no terceiro dia tive um retorno com oftalmolo o Doutor falou que foi boa a cirurgia, no consultório no exame de vista do olho (na máquina) com o olho do anel enxerguei muito bem as letra na parede mais agora não estou conseguindo enchegar nada muito menos de perto e de longe isso normal isso é normal ??

    • Gustavo. Em uma cirurgia de implante de anel bem indicada, bem planejada e bem executada, normalmente o paciente percebe a melhora da visão já no primeiro dia após o procedimento. Se sua visão piorou algo não está bem. Procure seu médico para verificar o motivo da baixa visão.
      Um abraço
      Dr. Marco Antonio Kroeff

  5. Jefferson Mendes disse:

    Boa tarde!

    Fiz Paquimetria Ultrassônica…

    OD 423 micras;
    OE 456 micras.

    Posso fazer o implante do Anel de Ferrara?

  6. Gustavo disse:

    Doutor meu olho direito é horrível. Vejo tudo duplicado e borrado, ou seja, quase nada. Fiz o pentacam e os resultados foram: Ponto mais fino: 472um. Na curvatura sargital (anterior) o maior valor que observei foi 76. K1= 64 K2= 73, KM= 69. Um médico me indicou um transplante, porque segundo ele minha córnea estava tão fina que a parte da frente, iria rachar e com isso uma mancha poderia surgir. Mas não quero realizar um transplante. Uma outra médica me indicou o anel, e disse que depois usaria uma lente Esclerais pra corrigir o que falta. Qual sua opinião sobre? Valeria a pena apostar no anel?

    • Gustavo disse:

      Na córnea post. Os valores foram= K1= -9.0D K2= 11.2D. Eixo curvo 93.

    • Gustavo, se o ponto mais fino da sua córnea é 472 micra, então é possível implantar anel. No entanto, sua curvatura é muito alta, isso significa que seu cone é bem avançado. Os resultados com implante de anel nestes casos não costumam ser tão bons. Talvez com adaptação de lentes esclerais ou semi-esclerais você consiga uma visão satisfatória. Mas o importante é você ter em mente que estes tratamentos serão tentativas de lhe proporcionar uma visão satisfatória e evitar um transplante.
      Um abraço
      Dr. Marco Antonio kroeff

  7. Letícia disse:

    Olá Doutor hoje completou 3 meses e 5 dias da minha cirurgia do transplante de anel, tive um bom resultado ao compará com os exames anteriores, meu astigmatismo caiu muito, fiquei bem feliz com o resultado, porém a visão não voltou para corrigir vou ter que usar uma lente, nunca tive a visão embaçada, gostaria de saber se um dia ela pode voltar ou vou ficar assim para sempre ?

    • Leticia. O objetivo principal do anel é melhorar a visão. Aplanar a córnea e não melhorar a visão não adianta muito. Talvez com a adaptação de LC sua visão melhore.
      Um abraço
      Dr. Marco Antonio kroeff

  8. Gabriel disse:

    Doutor, fui indicado a fazer o implante do anel de ferrara. O que acontece é que meu olho direito é muito ruim, vejo tudo duplicado e embaçado, ou seja, não vejo basicamente nada com ele. Acha que o anel pode me ajudar? A médica disse que depois do implante do anel vai me indicar o uso de lentes. Será que será possível para melhorar minha visão? Abraços.

    • Gabriel, não posso afirmar se vai melhor sem examiná-lo. Mas posso dizer que quanto mais avançado o ceratocone e quanto mais irregular e afinada for a córnea, pior é o resultado com o implante do anel.
      Um abraço
      Dr. Marco Antonio kroeff

  9. Weller Taves disse:

    Fiz a cirurgia do anel fazem 15 dias. No início minha visão melhorou muito, principalmente com o grau que ja existina em meu oculos. Com o passar destes 15 dias passei a ver as imagens duplas, ou seja, uma sombra embaixo da imagem principal. Gostaria de saber se isto é normal, ou se esta sombra esta sendo causada pelo grau que ja tinha no oculos. Não consigo enxergar sem os mesmos pelo fato da cirurgia ter sido feita somente no olho esquerdo. Digo que apos a cirurgia as imagens ficaram muito mais nitidas, somente esta sombra me incomoda. Obrigado. Deus o abençoe.

    • Weller. É preciso medir o novo grau do olho em que foi implantado o anel para que você troque a lente deste olho. O grau antigo não existe mais.
      Um abraço
      Dr. Marco Antonio kroeff

      • Robson Mota disse:

        Boa tarde Dr. Eu fiz a cirugia de anel dia 11/07/2018,somente no olho direito, e Posso dizer que durante O dia a melhora é notável. Meu ceratocone estava no grau 2 para 3, com uma curvatura de aproximadamente 50. Com 8 dias de operado, digo que ndurante o dia é notável a melhora, porém, à noite, os halos de luz incomodam mais do que antes da cirugia. Meu médico falou que aos poucos esse incômodo dos halos de luz iriam diminuindo. Meu retorno está marcado para dia 10/08/2018. Nesse primeiro retornonele disse que iria fazer pré exames de como ficou o grau residual. E nos próximos dois retornos (em 90 dias) irá receitar o grau para correção. Agora uma pergunta eu lhe faço: Será que o incômodo dos halos irá sobrepor a melhora da visão? Se o incômodo FOR grande, seria viável retirar o anel ? Será que vou ter que pagar o mesmo valor da colocação?
        Outro questionamento era sobre o inolnate pinhole. Queria saber se o Sr já estudou sobre essa nova técnica. Será que é recomendado para Cearatocone de grau médio?
        Agradeço muito sua atenção.

        Robson
        Fortaleza, Ceará

        • Robson. Os anéis sempre causam halos (em maior ou menor grau) à noite. Isso se deve ao fato de nossa pupila dilatar em ambientes com menos luz e a luz que entra no olho passar pelos anéis, o que não ocorre durante o dia com a pupila com diâmetro menor. Você é quem deve julgar se o incômodo dos halos é maior que o benefício da melhora da visão. Se achar que prefere voltar ao que tinha antes do implante é possível remover os anéis. Sobre os custos para fazer isso, isso você deve ver com o seu médico. Sobre a lente pinhole, acho que tem indicação em casos mais avançados. Melhora a acuidade visual central mas diminui o campo visual. Não acho que seja indicada para cone moderados como o seu.
          Um abraço
          Dr. Marco Antonio kroeff

Assuntos em pauta

anel de ferrara astigmatismo catarata catarata lentes catarata ocular catarata tratamento ceratocone ceratocone cross link ceratocone lente de contato ceratocone tratamento cirurgia cirurgia miopia cirurgia refrativa colírio conjuntivite cross link crosslink crosslinking cross linking cura Córnea excimer laser femto second femtosegundo fotofobia hipermetropia laser lasik lente de contato lentes de contato marco antonio kroeff miopia oftalmo oftalmologia oftalmologista olhos olho vermelho porto alegre PRK proteção solar pterígio saúde ocular transplante de córnea tratamento óculos de sol