Anel de Ferrara – Resultados


 Estive esta semana com o Dr. Ferrara participando de cirurgias, discutindo casos e avaliando os resultados obtidos com o implante dos Anéis de Ferrara. Um estudo, realizado pelo Dr. Paulo Ferrara e pelo Dr. Leonardo Torquetti, avaliou os resultados de implantes de anéis intra-estromais em 1073 pacientes acompanhados por 30 meses após a cirurgia. Dos 1073 pacientes operados, apenas 2 (0,18%) apresentaram evolução (crescimento) do ceratocone nos trinta meses de seguimento pós operatório. Isso reforça a controversa hipótese de que os implantes de anéis intra-estromais, além de remodelar a córnea, também controlam a evolução da doença. Outro aspecto importante em relação aos resultados desta técnica cirurgica é o fato de que o valor da asfericidade corneana tem se mostrado o principal fator a ser considerado no planejamento cirúrgico. Devolver à córnea com ceratocone uma asfericidade o mais próximo do normal possível tem sido o principal indicador de melhora na qualidade de visão após a cirurgia. Este deve ser o principal fator a ser considerado na escolha e planejamento dos implantes.

Dr. Marco Antonio Kroeff

Deixe seu comentário via Facebook

comments



Voltar

Ou deixe seu comentário preenchendo o seguinte formulário:

Nome (obrigatório) Email (não será publicado) (obrigatório) Site Seu comentário

326 comentários para “Anel de Ferrara – Resultados”

  1. Bruno martins disse:

    Eu fiz o emplante de anel de Ferrari já 16dia eu ainda tô vendo embasado isto e normal tem dia q tá bem mas quando tá noitecendo fica muito embasado isto é normal

    • Bruno. É comum haver piora da qualidade da visão em ambientes com pouca luz. Mas se essa piora de visão está demasiada, é preciso verificar se os aneis estão bem centralizados em relação à pupila. Retorne no seu médico para avaliação pós operatória.
      Um abraço
      Dr. Marco Antonio kroeff

  2. Pedro disse:

    Olá Doutor, minha dúvida é em relação à intolerância no uso de lente de contato rígida após o implante do anel de ferrara, minha visão melhorou sem a lente de contato,mas infelizmente por não ser uma cirurgia refrativa tenho a nececessidade de continuar com a lente ROSE K PG, meu olho direito fica vermelho, com muita ardência, sempre com bolhas, ou seja, desenvolvi intolerância a lente de contato, MINHA DÚVIDA É SE É INDICADO FAZER A RETIRADA DO ANEL para voltar a utilizar a lente de contato, é possível retornar o que era antes do anel sem sequelas, ou vou ter que ir para cirurgia do transpñante de córnea?
    Obrigado!

    • Pedro. A adaptação das lentes fica mais difícil depois do implante dos anéis. Por isso, em pacientes que tem boa visão e estão bem adaptados com as lentes de contato não há indicação para implantar os anéis. Os anéis estão indicados naqueles pacientes que não se adaptam com LC e que têm baixa visão com óculos. Caso você queira retirar os anéis, isso é possível e normalmente córnea volta ao que era antes do implante.
      Um abraço
      Dr. Marco Antonio kroeff

  3. Deise disse:

    Meu filho de 22 anos foi o ano passado diagnosticado com ceratocone nos dois olhos, e indicaram fazer uma cirurgia a lazer Crosslinking, ele fez, e um ano apos, fomos verificar , pois ele se queixava que um dos olhos estava muito ruim. E de fato estava, o olho esquerdo o ceratocone nao evoluiu, mas no direito, um dos medicos disse que ele tinha 4,5 graus de astigmatismo irregular, outro oftalmologista apontou 8 graus, como a diferença era enorme, e ambos indicaram fazer o anel de ferrara. nos dois olhos. Penso que aquele que se estabilizou ele nao deveria mexer mais, ou estou errada? Fico com medo de acontecer uma rejeição ou alguma coisa errada e ele fique cego.Pois ele é extremamente alérgico. Poderia me dizer alguma coisa a respeito? Obrigada.

    • Deise. Leia os posts onde explico os tratamentos e seus objetivos. Cada procedimento tem uma finalidade diferente. O crosslink serve para evitar a progressão da doença. Já o anel serve para regularizar a córnea e melhorar a visão naqueles pacientes que não se adaptam às lentes de contato.
      Um abraço
      Dr. Marco Antonio kroeff

  4. Jaqueline Lima disse:

    Bom dia. Ola Dr., fiz a cirurgia de implante do anel nos dois olhos, a primeira que foi no olho direito ja tem dois meses e estou enxergando super bem por este olho, porem a segunda que tem apenas 28 dias o olho uma vez ou outra irrita, fica bem vermelho e incomoda bastante, o medico falou que ainda vou precisar usar óculos. Minha duvida é se os halos noturnos vão desaparecer e se é normal o olho ainda irritar e lacrimejar? Pq a noite a visão piora bastante as luzes ficam com reflexos que vão ate a extremidade do anel, meu medico informou que este era uma das consequências do anel.

    • Jaqueline. A visão tende a piorar e ter halos em ambientes com pouca iluminação. Isso se deve à dilatação das pupilas que ocorre em ambientes com pouca luz. Uma dica é acender as luzes dos ambientes. Inclusive dentro do carro ao dirigir à noite. Em relação à “irritação”, normalmente isso não ocorre. Você precisa ser examinada para verificar a causa disso.
      Um abraço
      Dr. Marco Antonio kroeff

  5. Tatiana Costa Alves disse:

    Boa noite fiz a cirurgia de anel de Ferrara em outubro no olho esquerdo e em fevereiro fiz no olho direito o olho esquerdo antes da cirurgia estava com 9 grau passou pra 6 e o direito estava com 6 e foi pra 2 o medico me receitou um óculos temporário por 3 meses, comprei o óculos só que não estou conseguindo usar o óculos está tudo embassado consigo ver melhor sem eles e me dá muito tonteira.

    • Qual sua dúvida Tatiana? Em relação ao implante de anel, o que tenho a te dizer é que tenho visto muitas cirurgias sendo feitas sem indicação. O implante de anel não é garantia de melhora de visão em todos os pacientes. Existem casos em que não há indicação para implante de anel e nos quais uma adaptação de lentes de contato teria melhor resultado. A outra questão é o planejamento cirúrgico e técnica do cirurgião que também pode variar bastante. Portanto, se você não está satisfeita com o resultado, sugiro que volte no seu cirurgião para verificar o que está havendo e se você continuar com dúvidas procure uma segunda opinião.
      Um abraço
      Dr. Marco Antonio kroeff

  6. Rodrigo Lacerda disse:

    Boa tarde. Minha cirurgia de implante do anel correu super bem e meu pós operatório também. Já faz duas semanas que operei e de manhã bem cedo a minha visão está um pouco melhor que antes. Depois ela piora bem. Ao final deste processo de flutuação da visão eu ficarei com o grau da minha visão da manhã? Ela vai melhorando a cada dia?

  7. Ítalo disse:

    Olá, Dr. Marco! Em alguns casos de Ceratocone, a depender do grau, pode ser implantado apenas um segmento do anél? (Já que ele é composto por dois segmentos).

  8. Rafael Inacio disse:

    Bom dia Dr , meu nome éRafael fiz a cirurgia do implante so anel tem 9 dias , não senti melhora ainda ! Em quanto tempo vou sentir diferença ? Obrigado

  9. David disse:

    Olá Dr., Fiz o anel de ferrara vai fazer 25 dias, no começo até senti uma diferença significativa, mas agora meu olho está embaçado.
    Estou realmente com medo a respeito, o meu olho irá desembaçar com o tempo, ou o cone apenas diminuiu sem alterações ( Na visão ), de modo que com o uso da lente eu enxergue ” Finalmente ” bem ?!?
    Obrigado, abraço.

    • David. Implante de anel é uma cirurgia que depende de muitas variáveis para se ter um bom resultado: grau do ceratocone, planejamento cirúrgico do implante e precisão da execução da técnica cirúrgica. Portanto não tenho como saber porque você não está enxergando bem sem examiná-lo. Procure seu médico para avaliação.
      Um abraço
      Dr. Marco Antonio Kroeff

Assuntos em pauta

anel de ferrara astigmatismo catarata catarata lentes catarata ocular catarata tratamento ceratocone ceratocone cross link ceratocone lente de contato ceratocone tratamento cirurgia cirurgia miopia cirurgia refrativa colírio conjuntivite cross link crosslink crosslinking cross linking cura Córnea excimer laser femto second femtosegundo fotofobia hipermetropia laser lasik lente de contato lentes de contato marco antonio kroeff miopia oftalmo oftalmologia oftalmologista olhos olho vermelho porto alegre PRK proteção solar pterígio saúde ocular transplante de córnea tratamento óculos de sol