Anel de Ferrara – Resultados


 Estive esta semana com o Dr. Ferrara participando de cirurgias, discutindo casos e avaliando os resultados obtidos com o implante dos Anéis de Ferrara. Um estudo, realizado pelo Dr. Paulo Ferrara e pelo Dr. Leonardo Torquetti, avaliou os resultados de implantes de anéis intra-estromais em 1073 pacientes acompanhados por 30 meses após a cirurgia. Dos 1073 pacientes operados, apenas 2 (0,18%) apresentaram evolução (crescimento) do ceratocone nos trinta meses de seguimento pós operatório. Isso reforça a controversa hipótese de que os implantes de anéis intra-estromais, além de remodelar a córnea, também controlam a evolução da doença. Outro aspecto importante em relação aos resultados desta técnica cirurgica é o fato de que o valor da asfericidade corneana tem se mostrado o principal fator a ser considerado no planejamento cirúrgico. Devolver à córnea com ceratocone uma asfericidade o mais próximo do normal possível tem sido o principal indicador de melhora na qualidade de visão após a cirurgia. Este deve ser o principal fator a ser considerado na escolha e planejamento dos implantes.

Dr. Marco Antonio Kroeff

Deixe seu comentário via Facebook

comments



Voltar

Ou deixe seu comentário preenchendo o seguinte formulário:

Nome (obrigatório) Email (não será publicado) (obrigatório) Site Seu comentário

302 comentários para “Anel de Ferrara – Resultados”

  1. Michael Sulivan disse:

    Ola Dr.
    Eu uso o anel a 3 anos no olho direito, e tambem ja fiz o crosslink em ambos os olhos, porem apos o anel perdi muitissimo da minha visão noturna, não consigo mais dirigir a noite de forma alguma, pois todas as luzes ficam extremamente embaçadas e tampando boa tarde do que estou vendo que no caso seria o transito e rua. O que posso fazer para melhorar essa visão noturna? algum oculos algum outro procedimento cirurgico.
    PS.: ja fui em 3 medicos especialistas em corneas e ambos disseram que a cirurgia do anel ficou perfeita, com isso creio que a tecnica cirurgica foi executada adequdamente.
    Agradeço desde já.

    • Oi Michael. Pessoas que dilatam muito a pupila em ambientes com pouca luz costumam ter essa queixa. Um dica é, ao dirigir, acender a luz interna do carro. Isso fará a pupila fechar um pouco e deve melhorar a sua queixa. Caso isso não funcione e você considere que esse desconforto é superior ao benefício visual que os implantes geraram, meu conselho é remover os anéis.
      Um abraço.
      Dr. Marco Antonio Kroeff

  2. DENISE FERNANDES PINHEIRO disse:

    Meu nome é Denise, fiz o implante nos dois olhos há 10 anos, nunca senti nada de anormal, a visão ficou muito boa. Porém, hoje ao lavar os olhos fui olhar os anéis e percebi que no olho direito há apenas 1 hemisfério. Não houve alterações na visão ou outras coisas. Seria possível a extrusao depois de tanto tempo? E eu não sentiria?
    Obrigada.

  3. lucas kaufmann disse:

    boa tarde Dr. Sou o Lucas fiz a cirurgia de anel de ferrara no meu olho esquerdo, faz 23 dias e eu nao senti melhora alguma, pelo contrário sinto muito mais dificuldade para enxergar, sinto a visão mas embaralhado, turvo , imagem dupla e sobreposta, resumindo
    estou bem pior do que era antes do implante do anel, meu médico colocou apenas um anel ( na parte inferior da córnea). Gostaria de saber por que minha visao está assim?? e se nao seria o caso de ter implantado 2 anéis um na parte inferior e outro na superior? e quais ou casos de são implantando apenas 1 e os casos que sáo impantado 2 aneis? Obrigado Abraço.

    • Lucas, muitas variáveis podem explicar porque sua visão está assim. O primeiro passo é fazer uma topografia de córnea para verificar qual o efeito deste anel na sua córnea e a partir daí pensar-se em como resolver sua queixa. Pode-se trocar este anel e reimplantar outro ou outros. Além disso é preciso verificar se a técnica cirúrgica está adequada.
      Um abraço
      Dr. Marco Antonio Kroeff

  4. Braulistede Pereira de souza disse:

    Coloquei o anel de ferrara, meio anel, meu grau diminuiu, mas estou enxergando mau, agora meu grau cresceu depois de quase 3 anos.

  5. Wesley Gomes disse:

    Olá Dr.! Estou com 27 anos e tenho ceratocone media-avançada no olho direito, no esquerdo a visão é 90%. Em 2013 tentei usar lente rígida mas como tenho fobia e não consegui adaptar, aí descobri o anel e decidi ir atrás A 4 meses fiz o implante do anel no BOS de Sorocaba, mas a visão continua ruim, os médicos falam que melhorou um pouco a irregularidade da córnea, mas a visão mesmo desse olho continua a mesma coisa. Eles indicaram novamente lente de contato rígida porém já tentei usar antes e não me adaptei e o valor que passaram da lente é praticamente metade do valor de um transplante da córnea. Estou pensando seriamente em retirar o anel e fazer o transplante mas todo médico que passo diz que isso deve ser feito só em último caso, porém vi na internet que hoje os procedimentos para o transplante estão bem mais seguros e evoluído que antigamente. O transplante é tão ruim assim? Se o anel não resolveu, a lente não adaptou, o transplante podera melhorar? E porque esse receio dos médicos em indicar o transplante sendo que hoje é bem mais seguro? Obrigado!

    • Weslei, isso é uma questão de bom senso. Um transplante bem feito funciona muito bem, mas antes do transplante se procura esgotar as possibilidades mais simples e com menos riscos, como uso de lentes de contato e implante de anel.
      Um abraço
      Dr. Marco Antonio Kroeff

  6. Jason Aragão disse:

    Boa noite Doutor, fiz o implante do anel a 8 dias, fiquei de repouso até hoje, durante o dia não sinto muito incômodo, mas durante a noite, as luzes incomodam bastante, tentei dirigir e foi uma sensação horrível, é normal isso?? Meu olho se adaptará as luzes com um tempo??

    No segundo dia percebi uma melhora na visão, fiquei super feliz pois enxerguei coisas que nao enxergava antes do implante, mas hoje no oitavo dia, minha visão tá muito ruim, pior do que antes do implante, isso é normal?? Existe uma oscilação na visão?? Pode voltar a ficar como no segundo dia, ou a tendência é que a visão não fique tão boa??

    Desde já agradeço!

    Abraços…

  7. Waldyr disse:

    Bom dia, tenho ceratocone e 28 anos, e sempre usei só óculos, resolvi trocar de medico e me indicaram o anel de ferrara para corrigir um pouco da visão. Será que é uma boa ? Desde que já nao há mais progressão na doença. Meu medo é de fazer isso e não melhorar quase nada, como vejo em alguns relatos por ai.

    • Waldyr. O objetivo do anel não é parar a progressão do cone e sim melhorar a visão do paciente diminuído a irregularidade da córnea. Sendo bem prático, se sua visão com óculos é boa e você não tem queixas não há indicação para anel. Se sua visão com óculos fica a desejar e você não se adapta com lentes de contato rígidas, neste caso a opção para melhorar sua visão é o implante de anel.
      Um abraço
      Dr. Marco Antonio Kroeff

  8. marcus vinicius disse:

    ola dr tenho 14 anos e vou fazer essa cirurgia,sou goleiro federado em um time da minha cidade gostaria de saber se terei q parar com o esporte assim cm o meu medico me disse

    • Marcus. Não acho que você precisará parar de jogar. Mas você precisa saber que se acontecer um trauma que atinja o olho pode haver deslocamento do anel e necessidade de nova cirurgia.
      Um abraço
      Dr. Marco Antonio Kroeff

  9. Andre Dreger Gouvea disse:

    Olá Dr.
    Meu nome é André tenho 23 anos,moro em Sorocaba-SP, há mais ou menos 5 anos trato da ceratocone, já tentei usar lentes de contato mais não me acostumei, a lente sempre caia e não melhorava minha visão ..
    Há 30 dias fiz o implante do anel de ferrara aqui em Sorocaba no banco de olhos (BOS), fiz o retorno com o meu oftalmo e segundo ele não teve uma melhora significativa mais que o anel ficou perfeito e que precisava de pelo menos 3 meses para ter ser certeza se obteve melhora ou não
    Caso não tenha uma melhora teria que remover o anel? ir para o proximo passo, que é transplante de cornea?

    • Andre. sempre é possível remover o anel ou implantar outro se necessário. Antes do transplante pode-se optar por outros tipos de LC mais confortáveis como as esclerais ou semi-esclerais.
      Um abraço
      Dr. Marco Antonio Kroeff

Assuntos em pauta

anel de ferrara astigmatismo catarata catarata lentes catarata ocular catarata tratamento ceratocone ceratocone cross link ceratocone lente de contato ceratocone tratamento cirurgia cirurgia miopia cirurgia refrativa colírio conjuntivite cross link crosslink crosslinking cross linking cura Córnea excimer laser femto second femtosegundo fotofobia hipermetropia laser lasik lente de contato lentes de contato marco antonio kroeff miopia oftalmo oftalmologia oftalmologista olhos olho vermelho porto alegre PRK proteção solar pterígio saúde ocular transplante de córnea tratamento óculos de sol