Anel de Ferrara – Resultados


 Estive esta semana com o Dr. Ferrara participando de cirurgias, discutindo casos e avaliando os resultados obtidos com o implante dos Anéis de Ferrara. Um estudo, realizado pelo Dr. Paulo Ferrara e pelo Dr. Leonardo Torquetti, avaliou os resultados de implantes de anéis intra-estromais em 1073 pacientes acompanhados por 30 meses após a cirurgia. Dos 1073 pacientes operados, apenas 2 (0,18%) apresentaram evolução (crescimento) do ceratocone nos trinta meses de seguimento pós operatório. Isso reforça a controversa hipótese de que os implantes de anéis intra-estromais, além de remodelar a córnea, também controlam a evolução da doença. Outro aspecto importante em relação aos resultados desta técnica cirurgica é o fato de que o valor da asfericidade corneana tem se mostrado o principal fator a ser considerado no planejamento cirúrgico. Devolver à córnea com ceratocone uma asfericidade o mais próximo do normal possível tem sido o principal indicador de melhora na qualidade de visão após a cirurgia. Este deve ser o principal fator a ser considerado na escolha e planejamento dos implantes.

Dr. Marco Antonio Kroeff

Deixe seu comentário via Facebook

comments



Voltar

Ou deixe seu comentário preenchendo o seguinte formulário:

Nome (obrigatório) Email (não será publicado) (obrigatório) Site Seu comentário

357 comentários para “Anel de Ferrara – Resultados”

  1. FRANCIELE SOUZA disse:

    OI
    MEU MARIDO FEZ ANEL DE FERRARA FAZ 5 DIAS A VISAO TA EM BASADA VENDO DUAS IMAGENS E NORMAL OU NAO DEU CERTO

  2. Lucas disse:

    Tenho a doença em estagio avançado nos dois olhos e meses atras fiz o implante do anel no olho direito. Medico informou que o olho esta com a curvatura perfeitamente normal, no entanto, a qualidade de vista piorou drasticamente, em que não enxergo durante o dia por ofuscamentos e no período da noite halos nitido+ofuscamento, que não tem como ser imperceptíveis. Neste caso, com todas essas consequências do procedimento, seria uma possibilidade o transplante de córnea, mesmo com a correção da curvatura da córnea? Desda já, agradeço!

    • Lucas. O implante de anel nos casos de ceratocone avançado é uma tentativa de postergar o transplante de córnea. Na minha experiência o anel não funciona em casos avançados. Outra possibilidade é que o planejamento cirúrgico do implante não esteja adequado. Se você não ficou satisfeito converse com seu médico para verificar se há como melhorar o resultado reposicionando ou trocando o anel. Caso não seja possível a alternativa final é o transplante.
      Um abraço
      Dr. Marco Antonio Kroeff

Assuntos em pauta

anel de ferrara astigmatismo catarata catarata lentes catarata ocular catarata tratamento ceratocone ceratocone cross link ceratocone lente de contato ceratocone tratamento cirurgia cirurgia miopia cirurgia refrativa colírio conjuntivite cross link crosslink crosslinking cross linking cura Córnea excimer laser femto second femtosegundo fotofobia hipermetropia laser lasik lente de contato lentes de contato marco antonio kroeff miopia oftalmo oftalmologia oftalmologista olhos olho vermelho porto alegre PRK proteção solar pterígio saúde ocular transplante de córnea tratamento óculos de sol