Um estudo da Arábia Saudita concluiu que tratando casos selecionados de ceratocone inicial com crosslinking do colágeno corneal e ceratectomia fotorrefrativa personalizada é um método seguro e eficiente para a melhora da visão e interrupção da progressão da doença em adultos jovens.
Leia mais em : http://www.aao.org/isrs/resources/outlook/feature.cfm
Dr Marco Antonio Kroeff
Isabella Tedoro Cunha
12 Anos AtrásOlá, gostaria de tirar uma dúvida. Faz 5 meses que implantei o Anel de Ferrara…existe algum prazo para que eu faça o Crosslink? Sei que ele pode ser feito de 3 à 6 meses após o implante do anel, porém, se passar esses 6 meses, eu perco a cirurgia ou não há prazo para que eu possa fazê-lo?
Aguardo retorno.
Att.
Isabella
marco
12 Anos AtrásIsabella. Não há uma data certa para fazer o crosslink após implantar o anel. O importante é, após colocar o anel, monitorar de perto através de topografias e de exame de refração (óculos) a evolução do ceratocone. Na minha experiência, tenho visto os pacientes obterem uma melhora imediata após implantar anel e muitos em 3 meses já têm uma regressão do resultado. Por isso tenho indicado o crosslink antes de 3 meses se observo piora do resultado do anel.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
leo da paz
12 Anos Atrástenho um menino que precisa de cirurgia de ANEL DE FERRARA COM FENTO E CIRURGIA DE CROSS-LINKING COM URGENCIA.
PESSO QUE ME MANDE O MAIS RAPIDO POSSIVEL OS VALORES DE CADA CIRURGIA.
FONES 51 85153357–35940545 -35940544 -35563631.
marco
12 Anos AtrásOlá Leo. Este site tem finalidade educativa. Para informações sobre valores de cirurgia é preciso entrar em contato com a minha clínica: Primar Oftalmologia – Fone (51)3222-7974
Obrigado
Dr. Marco Antonio Kroeff
mabrisa
12 Anos AtrásOLÁ, FUI REALIZAR EXAMES PRÉ-cirurgicos e recebi o diagnóstico de ceratocone,mas mesmo assim o médico disse que posso fazer sem problemas a cirurgia refrativa , para miopia e astigmatismo que tenho. Mas, que ao invés de fazer a técnica Lasik, devido a doença é mais indicado o PRK. qual a opinião de voçês.
marco
12 Anos AtrásOlá.
Para mim, o diagnóstico de Ceratocone é contra-indicação para cirurgia refrativa. A técnica de PRK, apesar de ser menos invasiva do que o Lasik, ainda assim não deve ser feita em pacientes com ceratocone. Existem alguns estudos que estão avaliando a possibilidade de se operar olhos com ceratocone muito leve e após realizar o crosslink para tentar estabilizar a córnea. No entanto os resultados ainda não são encorajadores. A previsibilidade do resultado fica bastante prejudicada. Além disso, olhos com ceratocone leve geralmente possuem boa qualidade visual com óculos ou lentes de contato. Penso que o risco de se desestabilizar a córnea somado ao fato de que o resultado pós operatório não é tão preciso, deve por enquanto contra-indicar esta cirurgia nestes casos até que estudos bem conduzidos venham comprovar sua eficácia e segurança. O risco não compensa o possível benefício. Tenho certeza de que o médico que indicou esta cirurgia não a faria em seu próprio olho se ele tivesse ceratocone.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Tarcísio
8 Anos AtrásAlguma novidade em relação à cirurgia refrativa em portadores de ceratocone ou mantem a mesma posição? Muito obrigado!
Dr. Marco Kroeff
8 Anos AtrásTarcísio. A cirurgia refrativa a laser sempre afina a córnea operada. E isso sempre será um fator de risco para progressão do ceratocone.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
leila
8 Anos AtrásOlá Doutor !
Tenho ceratocone e um medico ,da região de ribeirão preto sp, me indicou PRK juntamente com CROSSLINKG, disse que é seguro, mas estou com receio pois fazer cirurgia refrativa em um olho com deformidades, não é arriscado ?
Dr. Marco Kroeff
8 Anos AtrásLeila. Sim, é arriscado. Se você tem boa visão com óculos ou lentes de contato não há porque fazer a cirurgia. O PRK afina a córnea e isso no ceratocone aumenta o risco de progressão. A associação de crosslink fortalece a córnea mas os diversos estudos demonstram que fazer crosslink após o PRK em córneas com ceratocone gera problemas de cicatrização e irregularidades corneanas. Não é a mesma coisa que fazer a cirurgia de correção de grau (PRK ou Lasik) num paciente com córnea normal.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
jefferson
11 Anos Atrásola,
tenho 33 anos eu fiz a cirurgia cross ling , para retardar a doença ou estacionar a doença segundo meu medico meu ceracotone esta na fase terminal pois e li algo dizendo que o
cross ling e recomendado para a fase inicial , qual sera o procedimento correto pois eu descobri a doença a 2 anos atras sendo que a 2 anos atras eu enxergava muito bem , ate tirei renovei a carteira de a habilitaçao aos 29 anos segundo meu medico o ceracotene na maioria das pessoas ocorre na adolescencia, entretanto começei a usar lente de contatao faz 1 ano atras para poder visualizar, estas lente sao importadas pois as comuns tambem nao enxergo.estou com muito medo do ceracotene evoluir o que posso fazer obrigado pela atençao
marco
11 Anos AtrásOi Jefferson. O Crosslink tem por finalidade evitar a progressão do ceratocone. Sua eficiência é de 97% quando bem indicado. Desconheço detalhes do teu caso, portanto não posso avaliar se a indicação foi correta. No entanto, se teu cone estava progredindo, se tinhas boa visão com óculos ou lentes de contato e se tua espessura de córnea era de no mínimo 400 micra, a indicação provavelmente foi acertada.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Ricardo Bruno
11 Anos AtrásDoutor eu tenho 30 anos e aos aos 23 anos descobri o ceratocone nunca havia usado óculos e em pouco menos de um ano estava usando um óculos com 5 graus no olho esquerdo e menos de 1 grau no olho direito ambos para astigmatismo e menos de 1 grau de miopia não consegui me adaptar a lentes de contato e meu óculos era estranho com uma lente muito mais grossa que a outra, porem em janeiro de 2013 senti o meu olho bom piorar e resolvi partir para cirurgia, meu plano inicial era fazer anel de ferrara, porem o medico avaliou que as deformações da minha corneá não seriam corrigidas com o anel e indicou o PRK e Crosslink e eu fiz porem hoje com 25 dias me sinto pior do que antes com meus dois olhos o meu medico disse que estava tudo dentro do normal isso apos duas visitas eu pergunto se realmente há um melhora prevista ou se eu devo procurar outro medico para avaliar?
marco
11 Anos AtrásOi Ricardo. Estranho este teu relato! PRK em olhos com ceratocone ainda é uma coisa controversa. Existem alguns protocolos para este tipo de cirurgia seguido de crosslink (protocolo de Atenas), mas isso se indica para ceratocones mais iniciais, com baixo grau, pouca irregularidade e boa espessura de córnea e a cirurgia deve ser guiada por topografia de córnea. Ainda assim os resultados são discutíveis. Eu Não indico. Prefiro o anel nestes casos.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Felipe
11 Anos AtrásDr, meu nome é Felipe e fiz o cross linking a cerca de 3 anos e em todo esse tempo minha visão ficou estabilizada até hoje sem problemas faço os acompanhamentos com topográficas e tudo mais. Enfim minha duvida é…Meu ceratocone é foi estabilizado com o cross linking porém quais as chances da doença voltar a evoluir?
marco
11 Anos AtrásOi Felipe. Se teu cone está estabilizado após o crosslink, provavelmente não evoluirá mais. Mas é importante fazeres revisões periódicas com topografia para documentar isso. Como há uma renovação do colágeno corneano, não se sabe ainda com certeza se pacientes jóvens terão de repetir o procedimento após vários anos depois do primeiro procedimento.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
andré
11 Anos AtrásOlá Dr.Marco, fiz a cirurgia do Prk e crosslink, nos dois olhos, há aproximadamente duas semanas. Antes da cirurgia, possuia uma miopia leve. O grau dos meus olhos eram 0, 5 e 0, 75. Ainda não consigo enxergar bem. Quando estava com as lentes terapeuticas, que possuiam grau, conseguia ler e assistir tv com dificuldades, mas conseguia. Retirei as lentes, pois o médico falou que existe risco de infecção quanto mais tempo eu ficar com elas, e hoje só consigo ler e assistir tv praticamente a um palmo de distância. Gostaria de saber qual o prazo médio para eu voltar a ter a capacidade de enxergar bem? Por exemplo, assistir televisão a uma distancia normal. Outra coisa, vi que o senhor comentou, no post acima, que existe o risco de fazer essas intervenções juntas. Mas então, qual o real risco? E as consequências?
andré
11 Anos AtrásSim, fui diagnosticado com ceratocone grau I também ( nesse momento estou digitando no tablete praticamente coloda a ele).
marco
11 Anos AtrásOi André! Se tu tens ceratocone e tinha um grau tão baixo eu não indicaria a cirurgia! Para mim ceratocone ainda é uma contraindicação para cirurgia refrativa (correção de grau). Não gosto dos resultados que tem sido apresentados destas duas cirurgias juntas!
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Danielle
11 Anos AtrásOlá Dr. Marcos,
fui diagnosticada com ceratocone e ao visitar um especialista fui indicada a fazer a cirurgia de anel de ferrara + crosslinking, gostaria de saber se os dois procedimentos podem ser feitos juntos, e qual o tempo médio de duração de uma cirurgia com esses dois procedimentos, também gostaria de saber se no método do crosslinkin ainda é com o uso da riboflavina mais UVA com a duração medía de 1 hora, ou já existe um novo método quando associado ao implante do anel de ferrara, e mais uma dúvida, uma amiga colocou o anel de ferrara a mais ou menos uma semana e reclama de embaçamento e de ver o formato do anel a noite com a luz, isso é normal?
marco
11 Anos AtrásOi Danielles
Desculpe a demora em responder, estava com problemas no gerenciador do site. Muitas perguntas! Eu não faço implante e crosslink no mesmo momento. Prefiro fazer o implante do anel primeiro e depois acompanhar a evolução da córnea topograficamente e só fazer o crosslink após se realmente for necessário. Quanto a técnica de crosslink, hoje temos uma nova tecnologia (Avedro) que realiza o procedimento em bem menos tempo. Sobre os sintomas da tua amiga, posso te dizer que os implantes quando bem indicados e realizados normalmente não causam embaçamento visual. Sobre perceber os anéis à noite, isso pode ocorrer em ambientes escuros onde há uma dilatação pupilar maior do que a área onde foram implantados os anéis. No entanto, quando se consegue um melhora substancial da qualidade visual com os anéis esse pequeno desconforto não chega a incomodar tanto.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
eder
11 Anos AtrásBom dia Dr,
Fiz um exame de pentacam onde o médico me indicou cross link para o olha direito e anel para o olho esquerdo a ser feito em etapas, sendo primeiro o olho direito.
Omedico disse que a minha visão está entre 20 a 25 e que seria fundamental o cross link, para garantir a visão do olho direito. Porḿe tenho medo de prejudicar o olho que possuo a visão melhor, quais os riscos incorridos??? o médico disse que em 05 dias ja estou recuperado é esse mesmo o prazo??
Obrigado
marco
11 Anos AtrásOi Eder. O crosslink está indicado se teu cone está progredindo. A progressão do cone se evidencia comparando dois exames feitos em momentos diferentes. Se houve progressão e tens acuidade visual de 20/25, deves fazer o crosslink para evitar continuidade da progressão com consequente piora da acuidade visual. Quanto aos riscos, são pequenos quando a cirurgia é bem indicada e realizada, utilizando-se um aparelho de crosslink bem aferido. A acuidade visual costuma piorar nos primeiros dias retornando ao que era antes em 15 a 30 dias. Passado este período a maioria dos pacientes não refere notar qualquer modificação da visão pós operatória em relação a visão pré operatória. Um pequeno número de pacientes (<5%) pode ter uma pequena piora da qualidade da visão e outros (+/-10%) podem ter uma pequena melhora. Considerando tudo isso, os estudos concluem que pacientes que tem boa acuidade visual e possuem ceratocone em progressão devem fazer o crosslink.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Camila
11 Anos AtrásTambém tenho uma dúvida. Como faço para esclarece-la com o Dr. Marco?
Dr. Marco Kroeff
11 Anos AtrásOi Camila. Pode perguntar por aqui!
Abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Camila
11 Anos AtrásDr. estou com um grande problema, pois, não sei o que fazer. Meu filho tem 10 anos e tem ceratocone, que está progredindo bem rápido. Já passei em vários especialistas, e cada vez fico mais confusa quanto ao que devo fazer, por último um especialista pediu para que eu fizesse o cross-link juntamente com o anel de ferrara. Porém a Dr. que descobriu a doença não realiza a cirurgia, mas me orientou que o correto será fazer o cross link primeiro e após a cicatrização implantar o anel, disse me também que realizar os dois juntos não existe este procedimento. E com isso fico sem saber o que devo fazer, porque ao ler os comentários acima vi que em alguns casos foram feitos primeiro o anel e depois o cross link.
Estou desesperada porque o tempo está passando e não consigo ter uma solução mais cabível.
Desde já agradeço a atenção!
Dr. Marco Kroeff
11 Anos AtrásOi Camila. Seria necessário avaliar teu filho para emitir uma opinião mais precisa. Mas posso te dizer o seguinte: quando há indicação de anel + crosslink, faço primeiro o implante do anel e depois o crosslink. Mas teríamos que ver se realmente há indicação de implantar anel ou apenas o crosslink. Se ele ainda tem boa acuidade visual com óculos ou lentes de contato, eu faria apenas o crosslink.
Abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Thalison
11 Anos AtrásOlá Doutor Marco!
Descobri que tenho ceratocone. Estou para fazer o tratamento Crosslink. Quero saber, eu posso realizar a cirurgia de miopia (lasik) No mesmo dia, momento do crosslink? Já que são parecidos os procedimentos iniciais.
Fico grato com a resposta.
Dr. Marco Kroeff
11 Anos AtrásOi Thalison. Deve haver alguma confusão! Se vais fazer crosslink é porque tens ceratocone. E ceratocone contra-indica cirurgia para correção de miopia – principalmente lasik!
Um abraço
Dr. Marco
Igor
11 Anos AtrásOlá Dr.
Fiz um retoque Prk a um mes e minha visão está pessima pior q antes sem oculos,fiz a prk e logo após no mesmmo instante fiz crosslimk, sendo que minha cornea estava com 460 micras antes do retoque, e o grau q iria corrigir seria 2graus, a visao nao evolui, estabilizou em um mes.
Dr. Marco Kroeff
11 Anos AtrásOi Igor. Realmente, PRK seguido de Crosslink no mesmo procedimento muitas vezes provoca uma opacidade corneana de mais difícil tratamento. eu não realizo os dois procedimentos no mesmo momento. Faço primeiro o PRK e só indico o crosslink se realmente for necessário num segundo momento.
Um abraço.
Dr. Marco Antonio kroeff
Julio Cesar da Fonseca
7 Anos AtrásBoa noite Dr. Marco, meu nome é Julio, esse é meu caso.
Fiz os dois procedimentos no mesmo dia, porém foi feito o LASIK, e minha córnea está opaca, com dificuldade para enxergar.
Dr. me ajuda, há tratamento para tirar essa opacidade da córnea?
Abraço.
Dr. Marco Kroeff
7 Anos AtrásJulio, impossível responder isso sem examiná-lo.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Amanda
10 Anos AtrásOlá Dr.
Descobri, tenho 22 anos e descobrir o ceratocone há um ano. Meu médico tentou adaptação com lente rígida, pois meu “estado” já é bem avançado (do 3º para o 4º), estou com 15 graus de miopia, mas não consegui me adaptar.
O médico me indicou o crosslink, pois vem progredino nesse tempo, mas como li, o ele é mais indicado para casos iniciais.
Outro médico disse-me que meu caso é só o anel de ferrara.
O que o dr. acha?
E se eu fizer o crosslink, eu posso implantar o anel de ferrara depois?
Obrigada, abraços
Dr. Marco Kroeff
10 Anos AtrásOi Amanda. Uma pena você ter descoberto tão tarde. Crosslink eu só indico para pacientes que tem boa visão com óculos ou lentes e se o cone estiver progredindo. Anel pode ser implantado para melhorar a visão, mas não costuma ter bom resultado em cones avançados. Difícil opinar sem te examinar. Mas eu tentaria outras opções de lentes – existem várias – e faria o crosslink após, desde que haja espessura corneana suficiente.
Um abraço
Dr. Marco Antônio Kroeff
Amanda
10 Anos AtrásOlá Dr.
Tenho 22 anos e descobri o ceratocone há um ano. Meu médico tentou adaptação com lente rígida, pois meu “estado” já é bem avançado (do 3º para o 4º), estou com 15 graus de miopia, mas não consegui me adaptar.
O médico me indicou o crosslink, pois vem progredino nesse tempo, mas como li, o ele é mais indicado para casos iniciais.
Outro médico disse-me que meu caso é só o anel de ferrara.
O que o dr. acha?
E se eu fizer o crosslink, eu posso implantar o anel de ferrara depois?
Obrigada, abraços
Mariana Prado
10 Anos AtrásBom dia!Doutor fiz uma cirurgia Prk a 50 dias nas ultimas duas semanas (30 dias após a cirurgia) comecei a perceber uma piora na visão, voltei até o médico que me operou e este constatou que eu adquiri um astigmatismo, voltei a usar óculos 1 e 1,5 graus. Estou preocupada pois o médico não me esclareceu o porque isso aconteceu já que antes da cirurgia meu grau era relativamente baixo 2.5 e 2.75 somando astigmatismo e miopia. O medico falou da possibilidade de eu estar com ceratocone.
E possível adquirir ceratocone após a prk.? Ou pode ser uma consequência da cicatrização irregular? Ou erro no procedimento realizado? Temo que o médico não tenha percebido antes que eu já tinha o ceratocone e mesmo assim tenha feito o procedimento… Obrigada desde já pela atenção.
Dr. Marco Kroeff
10 Anos AtrásOi Mariana Vamos por partes:
1. Se você fez PRk, se os exames pré operatórios estavam normais e se o seu grau era baixo (+/- 2,75), é muito improvável que você desenvolva ectasia (“ceratocone”) após a cirurgia. Além disso, nos casos em que ocorre ectasia, isso acontece mais tarde.
2. Se sua visão baixou 50 dias após a cirurgia, e se foi verificado algum astigmatismo, isso provavelmente está relacionado à cicatrização epitelial ou a alguma opacidade (haze). Mas não tenho como sugerir o que fazer sem examiná-la.
Sugiro, se tens dúvidas, conversar mais com seu médico ou procurar uma segunda opinião.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
GENILDA BORGES MATEUS
10 Anos AtrásFiz o Cross-Link e PRK juntas em um olho esquerdo há duas semanas e só leio com o mesmo atè 15 cm de distância.
Para essas cirurgias a recuperação normal da visão é LENTA? Quanto tempo mais ou menos?
Por favor me responda com brevidade, pois estou muito anciosa e preocupada.
Dr. Marco Kroeff
10 Anos AtrásOi Genilda. Desculpe a demora em responder. PRK e crosslink associados costumam ter uma cicatrização mais lenta. Eu não faço os dois procedimentos ao mesmo tempo.
Um abraço
Dr. Marco Antônio kroeff
GENILDA MATEUS
10 Anos AtrásDr.
Após fazer o PRK seguido de Crosslink em um olho, li sua informação de que o Sr. não faz os dois procedimentos no mesmo dia, indicando o crosslink se realmente for necessário, num segundo momento. Minha cirurgia foi efetuada há 15 dias e a minha visão está embaçada e dupla, possibilitando a leitura na distância de até 15 cm somente. Há esperança de recuperação da visão mesmo lenta ou houve complicação nessa cirurgia? Estou ansiosa e preocupada.
Dr. Marco Kroeff
10 Anos AtrásOi Genilda. Infelizmente não tenho como te responder isso sem te examinar. Procure seu médico e tenha uma conversa franca com ele. E se persistir com dúvida procure uma segunda opinião com um colega com experiência neste tipo de cirurgia.
Um abraço
Dr. Marco Antônio Kroeff
Stefany
10 Anos AtrásOlá me chamo stefany e descobria a 6 meses ceratocone nos 2 olhos sou atópica e sempre a coseira foi muito presente em mim, fui ao medico em uma primeira oportunidade um indicou anel e apos 6 meses Crosslink e o outro especialista ao avaliar somente o Crosslink ,minha pergunta é existe uma seguencia a ser seguida uma vez que meu cone esta evoluindo rapido ( hoje estoui no grau 1 e 2 ) e se iniciar com Crosslink futuramente posso colocar o anel?
grata
Dr. Marco Kroeff
10 Anos AtrásBom dia Stefany. Leia os posts sobre tratamento no site. Ali você poderá entender quais são os tratamentos disponíveis e quando estão indicados.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Felipe
10 Anos AtrásBoa tarde Doutor, fiz crosslink há 12 dias no Olho Esquerdo depois de quanto tempo posso fazer o implante do anel de ferrara?
Dr. Marco Kroeff
10 Anos AtrásBom dia Felipe. Esta pergunta deveria ter sido feita para o seu médico antes de realizar o crosslink. Eu normalmente, quando há indicação de anel, primeiro implanto o anel e depois de alguns meses, se houver sinal de progressão do cone faço o crosslink.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Mauricio
10 Anos AtrásBoa tarde, doutor tenho ceratocone aintenso no olho direito e moderado no esquerdo, fiz o anel de ferrara nos dois olhos, o esquerdo ficou bom pois é um ceratocone moderado, porem como não fiz o croslinking logo depois hoje com 6 meses de cirugia a visão não esta mais como estava e agora vou fzr um crooslinking, tenho chances de tirar esse anel do olho esquerdo e reimplantar e ele conseguir zerar os graus de astigmatismo denovo, pois depois desse anel ficou zerado e agora apareceu uns graus de astigmatismo e agora estou desesperado, será que ainda tem alguma chance de voltar a ser o que era?
Dr. Marco Kroeff
10 Anos AtrásMauricio. O implante de anel não tem finalidade de zerar o seu grau e sim reduzir as irregularidades da córnea para que você possa ter boa visão com óculos ou lentes de contato. Por isso, se seu cone está progredindo e você ainda tem boa visão com óculos, faça logo o crosslink para evitar uma perda maior de visão.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Vagner
10 Anos AtrásDr. Bom dia, grato por várias explicações, mas vamos á mais uma se possível.
Gostaria de saber se após o Crosslink, ( quanto tempo ) pode ser feita uma cirurgia refrativa ??
Dr. Marco Kroeff
10 Anos AtrásEu contraindico cirurgia refrativa corneana sempre em qualquer paciente que tenha ceratocone.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Douglas
10 Anos AtrásBoa Noite Doutor!
Tenho 28 anos e fazem 7 anos que descobri que tenho ceratocone e agora que ele está no grau 1,não uso óculos e nem lente pois não foi indicado após as consultas,agora querem que eu faça o crosslink,você acha necessrio fazer nessa idade pois somente agora que está no grau1.
Dr. Marco Kroeff
10 Anos AtrásDouglas. O crosslink tem por finalidade evitar a progressão do ceratocone. Se teu ceratocone está progredindo (vide topografias) você tem indicação de fazer o crosslink sim. No entanto, se suas topografias não mostram progressão, não há porque fazer o crosslink.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Nathalia
10 Anos AtrásDr, Pode existir a possibilidade do Crosslinking piorar o ceratocone?
Eu fiz o meu no dia 11/08 no olho direito (que eu ainda tinha alguma visão com óculos mas o ceratocone estava evoluindo) e a visão está muito pior que antes.
Será que é assim mesmo no começo (faz 17 dias)? Alguém fez e pode me relatar como foi a recuperação?
Estou com muito medo e um pouco arrependida
Obrigada
Dr. Marco Kroeff
10 Anos AtrásOi Nathalia. Estas perguntas devem ser sempre feitas para o médico antes de fazer o procedimento. O crosslink costuma piorar a visão no início. O restabelecimento da visão que se tinha antes da cirurgia costuma acontecer após 30 dias. Te aconselho a conversar com seu médico sobre isso.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
cintia
10 Anos AtrásDr; fui na minha medica que acompanha meu caso tenho ceractocone dela me indicou o croslink e nao o anel pois acha que eu estou muito nova pra fazer, só que ai ela me encaminhou para o outro medico que ela nao e especializa nisso. Fui so que ele me endicou o anel primeiro e depois o croslink. Oq vc acha? To com medo.
Dr. Marco Kroeff
10 Anos AtrásCintia, leia os posts onde explico os tratamentos e suas finalidades. Se você tem boa visão com óculos ou lentes de contato, não há indicação de colocar anel. Neste caso, só indicaria o crosslink para estabilizar o ceratocone se seu cone estiver progredindo. Agora, se sua visão com óculos ou lentes não é boa, talvez o implante de anel seja uma boa opção.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Pedro
10 Anos AtrásDr. Marco Kroeff,tudo bem ? Eu tenho um leve cone no olho direito que meu oftalmologista disse ser muito pequeno, mas que é uma ceratocone e já está estável e minha córnea tem espessura de 550 micra.Em relação ao grau não houve alteração desde a primeira receita que tenho que é dos meus 6 anos de idade e hoje tenho 26 anos. Como eu passei em um concurso e preciso fazer a cirurgia refrativa para fazer os exames médicos e depois de fazer topografias para acompanhamento nos últimos cinco anos o meu médico disse que eu poderia fazer a cirurgia refrativa pelo método PRK, mas eu li na internet que é uma contraindicação para cirurgia refrativa o ceratocone. Acha que ele está certo ao dizer que eu posso fazer o procedimento ou me recomenda que eu procure outro profissional para uma segunda opinião ? Atenciosamente =]
Pedro
10 Anos AtrásTambém gostaria de ressaltar que eu tenho acuidade visual 20\20 com uso de óculos e meu grau em ambos os olhos é 4 para miopia e 0.5 de astigmatismo no olho esquerdo e no olho direito que se encontra o cone o astigmatismo é de 1.5 e meu oftalmologista disse que não se sabe o que causa a ceratocone, mas que minha corneá tem a espessura boa para o procedimento. Ele é um especialista de renome com publicações em revistas de grande relevância e tem um excelente currículo na plataforma lattes e por isso eu estou confiante. Porém, eu gostaria de uma segunda opinião, já que ” o seguro morreu de velho” =P kkkkkk . Desde já agradeço a atenção. Att
Dr. Marco Kroeff
10 Anos AtrásPedro. Ceratocone é uma contraindicação para fazer cirurgia refrativa. Existem protocolos de pesquisa avaliando a segurança de se fazer a cirurgia em pacientes com cones leves, estáveis e com baixo grau a ser corrigido. Alguns protocolos associam o crosslink no mesmo procedimento. Eu, particularmente, contraindico a cirurgia em pacientes com cone pelo risco de desestabilizar um problema que está estável. Há a possibilidade de fazer a cirurgia desde que o paciente entenda os riscos a que está se submetendo e os aceite. Eu não faria o crosslink no mesmo momento cirúrgico pois os resultados na minha opinião não tem sido bons. Eu, caso fizesse, faria o PRK e controlaria topograficamente a córnea de 3/3 meses e só faria o crosslink se houvesse sinal de progressão do cone.
Um abraço
Dr. Marco Antônio Kroeff
Indi
7 Anos AtrásOlá Dr! Tenho a mesma dúvida que o Pedro… mas eu já fiz um crosslinking em 2009 e desde la minha visão estabilizou, porém minha córnea é um pouco mais fina que o normal. O crosslinking foi um sucesso e uso o mesmo grau a pelo menos 8 anos. Mas, uso óculos desde criança e hoje com 27 anos tenho muita vontade de deixar de ser tão dependente deles.
Gostaria de saber se quem já fez o crosslinking pode fazer o PRK, ou se é melhor não mexer. E caso eu faça e haja algum problema, posso voltar a fazer um segundo crosslinking?
Como meu grau não é tão alto (3,5 miopia+1,9 astigmatismo em ambos os olhos) meu oftalmo disse que podemos tentar fazer. Mas também gostaria muito de uma segunda opinião. Estou com vontade, porém receosa.
Obrigado!!!
Dr. Marco Kroeff
7 Anos AtrásIndi. Fazendo a cirurgia refrativa (PRK) será afinada a córnea e haverá risco de progressão do ceratocone. Além disso a camada superficial que foi reforçada pelo crosslink será removida. Há risco de progressão do cone e necessidade de fazer o crosslink novamente.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Lucinéia
10 Anos AtrásBom dia Dr. meu filho de 10 anos foi diagnosticado com Ceratocone em ambos os olhos, o Oftal. passou um colirio pra ele para usar durante 06 meses devido a coceira que ele tem nos olhos, ele disse que devo retornar em 6 meses vai reavaliar e se preciso vai fazer o crosslink hj os oculos dele e de 5 grau a duvida e a seguinte se ele fizer esta crosslink e futuramento ele vir a prescisar do inplante do anel existe algum problema pelo fato de ja ter feito uma, ou nada impede? o crosslink e realmente o premeiro passo no caso das cirurgias:???
Dr. Marco Kroeff
10 Anos AtrásOi Lucinéia. Crosslink e anel são tratamentos com objetivos diferentes. Se teu filho tem 10 anos, o cone dele provavelmente evoluirá. Se ele tem boa visão com óculos – ou seja, pouca irregularidade corneana causada pelo cone – eu indicaria o crosslink sem pensar duas vezes para que se interrompa a progressão do cone e se mantenha a boa visão que ele tem. Isso é o mais importante: não deixar o cone evoluir. E se ele tem boa visão com óculos e fizer o crosslink, dificilmente precisará implantar anel no futuro.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Lucinéia
10 Anos AtrásOi DR. Marcos muito obrigado pela explicação! um abraço
Daiane
10 Anos AtrásDr.
Tenho 2,25 graus de miopia e tento realizar a cirurgia refrativa a 3 anos.Dois médicos se recusaram a realizar a cirurgia informando que a córnea era fina e com irregularidades.Procurei uma terceira opnião e o médico me informou que era possível sim, mas o ideal era esperar mais um pouco para diminuir os riscos.Ele também relatou que minhas características indicavam que o caso poderia evoluir para o ceratocone.No meu retorno anual, fui atendida por outro médico, que ao realizar novamente os exames pré operatórios me tranquilizou que a cirurgia era possível e indicou PRk ou Lasik com Crosslink.Pelo que li essa técnica só é utilizada em pacientes com ceratocone, mesmo não sendo diagnosticada preciso me submeter a isso?
Dr. Marco Kroeff
10 Anos AtrásOi Daiane. Não posso te dar minha opinião sem ver teus exames. Mas alguns pacientes tem córneas que podem se deformar depois da cirurgia. Nestes casos, ou se contraindica a cirurgia ou se conversa com o paciente e explica que a cirurgia pode ser feita mas que existe esse risco e que se isso ocorrer será necessário realizar o crosslink. Eu não faço o crosslink no mesmo momento da cirurgia de correção do grau. Nestes casos eu faço a cirurgia e só indico crosslink caso haja algum sinal de deformação da córnea após a cirurgia. Lógico que nestes casos as revisões pós operatórias devem ser feitas com maior periodicidade.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Ariana
10 Anos AtrásOlá Dr. Meu nome é Ariana, tenho 20 anos e fiz alguns exames para ver se eu poderia passar pela cirurgia. Eu tenho um grau muito alto de astigmatismo e hipermetropia minha cormea tem uma espessura fina, de 460micras. O medico que eu fui, fez uns exames bem precarios na minha opinião, aparelhos numa situação bem precária, mas enfim, ele me disse que eu não poderia fazer a cirurgia porque minha cornea é muito fina. Andei pesquisando a respeito e vi que existem técnicas para pessoas com uma espessura fina de cornea. Dr. É possível que eu consiga fazer alguma cirurgia para a correção de grau?
Dr. Marco Kroeff
10 Anos AtrásOi Ariana. Se você tem grau alto e córnea fina a única opção cirúrgica para você é o implante de lente intraocular. Mas esta opção precisa ser muito bem avaliada.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Pedro
10 Anos AtrásDr. Marco Kroeff, obrigado por sanar minhas dúvidas, porém ainda restou uma questão.
A cirurgia refrativa pelo método PRK deixa alguma cicatriz ou marca? Ou seja, o que quero saber de forma clara é: ao fazer a cirurgia um outro oftalmologista consegue identificar que foi feito o procedimento cirúrgico em um exame oftalmológico simples? Há algum exame que poça ser feito para identificar se a cirurgia foi feita? Por fim, Qual o tempo médio para recuperação do cristal do olho? Desde já eu agradeço a atenção e gostaria de parabenizar, sem ser demagogo, a excelente iniciativa de ajudar as pessoas sanando suas dúvidas.
Att =]
willian fabiano
10 Anos AtrásBoa tarde, fiz o crosslink no meus dois olhos a 5 meses, mas ainda estou com sensibilidade a claridade, dupla visão, e meu grau que era 2 foi p/ 4 no olho direito, e no olho esquerdo na topografia marca 17 graus e uma curvatura dr 80%.Será que ainda ira passar essa sensibilidade a claridade e visão dupla, e se tem alguma forma de reverter isso e se no meu olho esquerdo seria mais indicado o anel ou o transplante.obrigado desde já.
Dr. Marco Kroeff
10 Anos AtrásOi William. O crosslink tem por finalidade estabilizar o ceratocone evitando sua progressão. É comum uma piora na visão nos primeiros 30 dias após a cirurgia, mas normalmente a visão retorna ao que era após esse período. Poucos pacientes apresentam uma pequena piora na qualidade da visão após o procedimento. Para poder opinar sobre o que está acontecendo no seu caso eu precisaria ter acesso aos seus exames.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Sergio freitas
10 Anos AtrásDr. Fiz o cross link com a PRK ha 10 meses…A minha acuidade visual melhorou muito, pois de cinco graus passei para 0,75, mas o unico problema e q as imagens fantasmas estao incomodando muito, e segundo o medico pelas irregularidades da cornea. O medico chegou a sugerir um segundo cross link para engrossar um pouco mais a cornea. A minha duvida e se podem ser feitos dois cross links. O que o sr acha?
Dr. Marco Kroeff
10 Anos AtrásOi Sergio. Em primeiro lugar o crosslink não “engrossa” a córnea! Ele aumenta a rigidez da córnea. Eu não faria outro crosslink em tão pouco tempo, a não ser que a córnea esteja apresentando sinais topográficos de piora da ectasia.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Aroldo
10 Anos AtrásOla Dr. Marco Kroeff, estava olhando os comentários, e me surgiu duvidas, é o seguinte, fui ao médico e descobri minha doença de ceratocone, logo ele me indicou para um especialista desta área, chegando la fiz o exame e constatou que eu tinha 392 micra ( a minha lente deu 9 graus), inicialmente foi desanimador, ele me disse que não haveria solução, pois a medida ideal seria igual ou superior a 400 micras. passado isto ele descobriu uma técnica que se usasse riboflavina minha corneá iria crescer mais ou menos 100 micras. logo marcamos o cross link e o procedimento foi feito.
passado um tempo, conversando com um amigo, descobri que a filho dele tambem tinha ceratocone, e ele me disse que a filha dele fez o implante de anel de ferrara, e eu disse para ele que eu tinha feito o cross link, de cara ele me disse que meu medico estava errado, que primeiro deveria ter feito o implante do anel(o medico dele disse isso para ele), e eu afirmei que não, que primeiro deve ser feito o cross link, pois bem, ficamos nessa discussão, qual sua avaliação sobre o caso ?
Dr. Marco Kroeff
10 Anos AtrásAroldo. Cada tratamento tem uma finalidade. Leia os posts do site sobre tratamento onde explico bem isso. Crosslink tem finalidade de evitar a progressão do cone naqueles pacientes em que o cone está progredindo e que tenham boa visão corrigida (óculos ou lentes). Já o anel de ferrara tem finalidade de diminuir a irregularidade corneana e melhorar a visão. Não sei em que estágio estava seu cone, nem se estava progredindo para saber se você precisava ou não do crosslink.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Pedro
10 Anos AtrásDr. Marco Kroeff, obrigado por sanar minhas dúvidas, porém ainda restou uma questão.
A cirurgia refrativa pelo método PRK deixa alguma cicatriz ou marca? Ou seja, o que quero saber de forma clara é: ao fazer a cirurgia um outro oftalmologista consegue identificar que foi feito o procedimento cirúrgico em um exame oftalmológico simples? Há algum exame que poça ser feito para identificar se a cirurgia foi feita? Por fim, Qual o tempo médio para recuperação do cristal do olho? Desde já eu agradeço a atenção e gostaria de parabenizar, sem ser demagogo, a excelente iniciativa de ajudar as pessoas sanando suas dúvidas.
Att =]
Dr. Marco Kroeff
10 Anos AtrásPedro. O que é operado é a córnea. Após ser operada por PRK a córnea normalmente não apresenta cicatriz visível. Um exame de topografia de córnea mostrará o aplanamento central causado pela cirúrgia para corrigir a miopia. O período de cicatrização superficial é de +/- 5 dias. Uma boa visão é atingida já na primeira semana, com um refinamento da qualidade visual ao longo de mais duas ou três semanas.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Maria das Graças Sena
10 Anos AtrásMeu filho tem 20 anos, foi diagnosticado com ceratocone grau I bilateral aos 14 anos em 2008, oftalmologista indicou naquela ano o cross-link,melhorando bastante sua acuidade visual após a cirurgia. Porém desde o ano de 2013 ele vem queixando-se de diplopia principalmente no olho E,onde é pior sua acuidade visual. Foi indicado colocar anel de Ferrara no referido olho ou fazer transplante de córnea. Pergunto é correto fazer esta cirurgia em paciente pós-cross-link, qual é o prognóstico, riscos e benefícios dos procedimentos acima citados.
Aguardando retorno
Obrigado por sua atenção
Dr. Marco Kroeff
10 Anos AtrásOi Maria das Graças! Após a realização do crosslink o cone costuma estabilizar e não vemos piora da visão após a estabilização. Se a visão do seu filho piorou é porque mesmo após o crosslink o cone continuou progredindo. Fiquei com uma dúvida: seu filho não fez acompanhamentos de 2008 a 2013 para acompanhar a evolução da doença? Para haver indicação de trasnsplante o cone precisa estar muito avançado e todas as outras possibilidades terapêuticas descartadas.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
kely
10 Anos AtrásDrª uma criança com 8 anos com má formação na cornea .. iniciando ceratocone pode fazer o cross limk?
Dr. Marco Kroeff
10 Anos AtrásOi Kely. Hoje há um consenso de que quanto mais precoce o ceratocone, mais chance de progredir. Portanto, a comunidade oftalmológica mundial concorda que o crosslink deve ser feito em crianças, pois são as que correm maior risco de progressão. Como é um procedimento geralmente feito com anestesia local, pode haver dificuldade de a criança colaborar com o procedimento. Mas isso deve ser discutido entre médico e família e se houver o entendimento de que a criança apresenta grande risco de progressão do cone, o procedimento pode ser feito sob sedação.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Ruth
10 Anos AtrásOlá
Bom tenho 26 anos e minha miopia é bem alta (9.25 e 9,50) e o meu astig.( 5) e descobrir que tenho tb ceratocone, o dr. me pediu para fazer uma cirurgia , a minha duvida é a Cross link e a mesma coisa de Anel de Ferrara? Qual é o melhor e mais seguro?
Umabraço
Dr. marco Antonio Kroeff
Dr. Marco Kroeff
10 Anos AtrásOi Ruth. Vou lhe pedir que leia os posts em que explico os tratamentos. As respostas estão lá!
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Marcelo Vieira
10 Anos AtrásDr. Marco, fiz implante de anel de ferrara a 1 ano no meu olho esquerdo que descobri ceratocone com um grau mais avançado e meu grau de miopia já estava 13, tudo bem sei que esse olho seguiria com dificuldade. Mas meu olho direito possuía grau 1,5 e como o ceratocone estava num estagio mais inicial fiz o cross-linking, já se passaram 6 meses da cirurgia e a visão desse meu olho que com 1,5 era relativamente boa, segue bastante embaçada, sendo que ele era meu “ganha pão´´, esse embaçamento é normal, já passou muito do tempo ou esse embaçamento é normal e devo usar algum método(óculos ou lente) para melhorá-lo,Muito obrigado pela atenção.
Dr. Marco Kroeff
10 Anos AtrásOi Marcelo. O crosslink não costuma causar embaçamento por mais do que 30 dias. Se você ainda está com a visão embaçada é preciso consultar para verificar se há alguma opacidade corneana ou se seu grau mudou após o procedimento.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Marcone Silva
10 Anos AtrásOlá Dr.
Bom Dia!
Gostaria de saber se existe algum procedimento reverso da cirurgia de crosslink.
Gostaria de saber também porque minha visão embaçou após cirurgia que fiz a um ano.
Poderia ajudar a resolver o meu problema? estou desesperado com a minha visão que era excelente!!! tenho muito medo de perder minha habilitação e perder o meu emprego no qual eu gosto muito. Porém dependo de minha acuidade visual.
Me ajude, por favor
Pode indicar contato e clínica em e-mail.
Pretendo novo acompanhamento.
Agradeço à atenção.
Dr. Marco Kroeff
10 Anos AtrásOi Marcone. Não há como reverter o crosslink feito. Baixa acuidade visual importante após este procedimento não é para acontecer. Precisaria te examinar para poder identificar a causa da tua baixa visão.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
aline
10 Anos AtrásBoa tarde DR Marco
Gostaria de esclarecer uma dúvida, Faz 15 dias que realizei a cirurgia croslink no olho esquerdo. Portanto estou com dificuldade para a cicatrizac da córnea, e estou enxergando muito embaçado como se estivesse uma “pele” cobrindo minha visão. Isso é normal na recuperação,? gostaria de saber quando vou voltar a eenxergar sem esse embaçado?
Agradeço sua atenção
Aline
Dr. Marco Kroeff
10 Anos AtrásAline. Normalmente esse embaçado se resolve em 30 dias. Saliento que se após 15 dias sua córnea ainda não cicatrizou (epitelizou), você deve fazer revisões quase que diariamente com seu médico.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
aline
10 Anos AtrásAgradeço pela sua atenção.
Dr Marco mesmo realizado o croslink a doença pode avançar daqui um tempo?
Abraço
Aline
Geralda
9 Anos AtrásBom dia Dr. Marco minha filha tem ceratocone no olho OE= SimK1.45,65D @ 80 SimK2.42,19D @ 170 Kmax: 47,31 e no olho OD= simK1.44,08D @ 80 SimK2.42,31D @ 170 Kmax: 44,46 e o médico dela indicou o crosslink só que estou em dúvida se faço ou não pq um outro me indicou o anel de ferrara só que ela tem uma boa visão de óculos.
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásGeralda. Se sua filha tem boa visão com óculos não há NENHUMA indicação de implantar anel. Eu indicaria apenas o crossslink caso as topografias mostrem que o cone está progredindo. Se estiver progredindo ela deve sim fazer o crosslink para manter a boa visão que tem hoje.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Karina
10 Anos AtrásBoa tarde!
Tenho ceratocone há uns 10 anos, agora resolvi ver a possibilidade de fazer cirurgia para diminuir meu problema, já que não enxergo direito com o óculos e lente. Fui em 2 oftalmologistas, sendo que um me indicou fazer o implante do Anel em um dos olhos primeiro e depois no outro. O segundo oftalmo me indicou fazer o crosslink primeiro nos dois olhos em momentos diferentes e após uns 2 ou 3 meses fazer o implante do anel, alegando que é mais garantido estabilizar o ceratocone e depois colocar o anel e que não indica fazer o contrário (anel e depois crosslink). Estou com muita dúvida do que fazer já que cada oftalmo me indica uma coisa diferente.
Dr. Marco Kroeff
10 Anos AtrásOi Karina. Não há um consenso sobre o que é melhor fazer primeiro. Depende do caso. Se você tem boa visão com lentes de contato e há comprovação topográfica de que o cone está aumentando, eu faria primeiro o crosslink e só implantaria anel se com o tempo você não conseguisse mais usar as lentes. No entanto, se você não está mais se adaptando às lentes, o implante dos anéis pode melhorar sua visão. A maioria dos médicos com experiência em cone prefere primeiro implantar os anéis e acompanhar o paciente com topografias periódicas. Caso haja comprovação de que o cone continua progredindo após o implante dos anéis, então indica-se o crosslink.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Gustavo Schiavinato
10 Anos AtrásBoa noite, eu fiz a cirurgia Crosslinking no olho direito no dia 10/03/2015, já se passaram 12 dias da cirurgia, o problema que estou tendo no olho operado é a visão dupla e ofuscamento ocular, isso é normal na recuperação da cirurgia ou é uma complicação que tive no olho.
Dr. Marco Kroeff
10 Anos AtrásGustavo. A visão piora após o crosslink e normaliza normalmente após 30 dias. Se seu procedimento foi bem realizado e não apresenta nenhuma complicação sua visão deve voltar ao que era. Avalie isso com o seu médico.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Gustavo Schiavinato
10 Anos AtrásOK, muito obrigado.
Aline
10 Anos AtrásBoa noite Dr. tenho miopia e astigmatismo e o
Médico me informou que devido ter a córnea quase ceratocone só posso fazer a cirurgia refrativa pelo método PRK porém devo fazer o cross link junto pra evitar que a córnea piore, isto realmente é necessário? Ele até comentou que posso fazer a cross link um período de até 1 ano após ter feito a PRK, mas isto não é perigoso para a
Minha visão? Quais riscos podem ocorrer? Grata de sua atenção! Obrigada!
Dr. Marco Kroeff
10 Anos AtrásAline. Eu precisaria avaliar suas córneas para emitir opinião. Mas imaginando que você tem um ceratocone subclínico, eu contraindicaria a cirurgia. Caso haja apenas uma suspeita de ceratocone, pode-se fazer um PRK desde que você saiba que será necessário fazer revisões periódicas no pós operatório e se houver indícios topográficos de desenvolvimento de ectasia (ceratocone) necessitará fazer o crosslink. Eu não gosto de fazer o crosslink no mesmo momento da cirurgia. Faço o crosslink em outro momento e apenas se houver comprovação de progressão da ectasia.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
nayara
10 Anos Atrásolá. Faço acompanhamento preventivo para suspeita de ceratocone há 5 anos, por conta de irregularidades na córnea e grau elevado. há alguns meses senti a piora da visão, de forma que os óculos não estão ajudando mais. Fui ao médico que faz o acompanhamento e este indicou a cirurgia com anel de ferrara, por conta da piora da irregularidade da córnea. como tenho alergias frequentes ele me recomendou fazer a cirurgia, ao invés do teste com a lente de contato. É realmente recomendado a cirurgia direto, sem o teste com lentes?
att,
Dr. Marco Kroeff
10 Anos AtrásNayara. O implante de anel é uma opção para melhorar a visão. Mas as lentes de contato também são uma opção. Eu só indico anel para os pacientes que não conseguem ou não querem usar lentes de contato.
Um abraço.
Dr. Marco Antonio Kroeff
Igor Garcia
10 Anos AtrásOlá doutor, tenho 19 anos e ceratocone ha pelo menos 6 anos, tenho sentido uma piora nos dois olhos muito rapidamente, não consigo alterar a minha lente do óculos, toda vez que a troco tenho que retornar para a antiga porque me dá muita tontura as novas, mesmo aumentando pouco (o grau), sempre me perguntei o porque de enxergar bem na máquina de testes do oftalmo e quando chega o óculos mal consigo colocá-los. Outra questão é que já fiz acompanhamento em dois especialistas, um diz que devo fazer crosslink e o outro, anel de ferrara, tenho cerca de 5 graus em cada olho, percebo que os óculos não adiantam tanto quanto antes, mesmo dando aquela leve apertada, sinto leves dores de cabeça todos dias devido estar forçando a vista. A partir desse relato, você consegue ter alguma ideia do que fazer? Muito obrigado!!!!
Dr. Marco Kroeff
10 Anos AtrásIgor. cada tratamento tem um objetivo diferente. O crosslink tem por objetivo parar a evolução do cone. Já o anel visa melhorar a visão. Se não tens boa visão com óculos deves ou implantar anel ou adaptar lentes de contato. E se seu cone está progredindo há indicação de fazer o crosslink sim.
Um abraço.
Dr. Marco Antonio Kroeff
Cintia Resende
10 Anos AtrásDr. tenho uma filha que está com 9 anos e está com ceratocone. A médica dela indicou fazer crosslink.
Na idade dela realmente poderá fazer?
É somente no olho esquerdo, e desse olho o grau dela é de – 0,5.
Tenho medo da cirurgia por ela ter pouca idade. O que o Sr. acha?
Dr. Marco Kroeff
10 Anos AtrásCintia. Quanto mais jovem o paciente maior o benefício com o crosslink. É claro que o paciente tem de conseguir colaborar durante o procedimento que é feito com anestesia local. Mas acredito que com 9 anos sua filha, se bem orientada, poderá fazer o procedimento sem problemas.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Heitor Moreno Gaia
10 Anos AtrásOlá DR, eu fiz o cross linking à 4 anos e durante esse tempo tenho acompanhado minha visão fazendo exames como: topografia, paquimetria e tudo mais, graças a Deus diminui um pouco a curvatura e estabilizou desde então, minha duvida é: pelo fato de estar estabilizado o oftalmo disse que eu posso fazer a cirurgia Refrativa para eliminar o astigmatismo e a miopia, essa informação procede? Existe algum risco da minha visão piorar após esse procedimento? Muito obrigado.
Dr. Marco Kroeff
10 Anos AtrásHeitor. O ceratocone ainda é uma contraindicação para fazer a cirurgia refrativa. Se você fizer a cirurgia há o risco de piora do ceratocone devido ao afinamento/enfraquecimento da córnea. Casos muito selecionados de ceratocones subclínicos podem ser considerados para cirurgia refrativa para a correção de graus baixos. Mas sempre há o risco de piora do cone e necessidade de fazer o crosslink após a cirurgia refrativa.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Drieli
10 Anos AtrásBom dia Dr Marco,
Em Setembro de 2014 realizei lasik para correção de Hipermetropia OD 2,5 e OE 1,25.
Após três meses precisei fazer uma raspagem, pois, tive um crescimento eptelial. Quando fui retirar a lente curativo o flap do meu olho saiu. Como não sabia do que se tratava joguei fora. Quando voltei no médico ele disse que havia tirado a córnea!!! Mas que ela iria se regenerar entre 12 e 15 dias. Mesmo assim ele achou melhor fazer uma raspagem (PRK) e aplicar o laser novamente já que na primeira cirurgia o grau não havia sido corrigido. 3 dias após a cirurgia ainda com a lente estava maravilhada enxergando tudo, mas ao final de 15 dias passei a enxergar muito mal do OE. Fiz um exame de topografia de córnea ontem e no resultado está 98,9% de chance de ceratocone. Estou muito assustada e já não confio mais no meu médico. Ele foi negligente fazendo tantas intervenções seguidas? o Ceratocone adquirido após cirurgia evolui da mesma maneira que o hereditário? Agradeço se puder me auxiliar… estou muito assustada.
Dr. Marco Kroeff
10 Anos AtrásDrieli. Muito difícil avaliar seu caso sem ter conhecimento de todos os detalhes (que são muitos). A perda do flap é uma complicação importante. A ectasia (ceratocone) pode se desenvolver. Precisaria examiná-la para opinar mais.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Drieli
9 Anos AtrásDr Marco, muito obrigada pela atenção. Consegui um especialista na minha cidade e marquei uma consulta. É uma pena não poder consultar com o Sr., mas, devido a distância fica difícil. Abraço
Elivelton Freiberger
9 Anos AtrásOlá DR, eu fiz o cross linking à 5 meses em um dos olhos, e ainda estou com a vista embasada, isso é normal ? e pode acontecer demorar mas um tempo até voltar oque era antes, quanto tempo é normal ?
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásElivelton. Não é normal esse embaçamento tanto tempo após a cirurgia. Consulte seu médico para verificar o que está havendo.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Junior
9 Anos AtrásOlá, bom dia,
Há vinte anos fiz cirurgia de RK nos dois olhos, mas de uns tempos pra cá, minha visão do olho direito piorou um pouco e não podia ser corrigida com óculos (permanecia uma pequena visão dupla). Assim, acabei fazendo, nesse olho, a cirurgia de TransPRK para tentar resolver. Isso faz 45 dias e minha visão permanece a maior parte do tempo embaçada (é bem ruim e seria desesperador se meu outro olho não tivesse boa visão), só melhora bastante quando uso um colírio lubrificante (aí fica perfeita por alguns minutos). Gostaria de saber se isso é normal, se a visão ainda pode melhorar, ou se serei obrigado a fazer outra cirurgia ou coisa pior.
Agradeço muito.
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásJunior. Não tenho como opinar sem ter lhe avaliado. Mas se sua visão melhora com lubrificante, isso provavelmente significa que sua superfície ocular ainda não está completamente regularizada após a cirurgia. Consulte seu médico e esclareça suas dúvidas com ele.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Deise
9 Anos AtrásOlá Dr. Há 22 dias fiz o cross link nos dois olhos, estava com 2 graus no olho esquerdo e quatro no direito, com óculos enchergava razoável, mas percebi que minha visão piorou depois da cirurgia, sem óculos só consigo enxergar bem de perto, e com óculos melhora um pouco mas ainda está bem pior do que era antes, isso e normal doutor? Considerando que já se passaram 22 dias da cirurgia!
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásDeise. Acho muito curioso isso não ter sido explicado a você antes da cirurgia. A visão costuma embaçar após o crosslink e melhora, voltando a ser como era antes da cirurgia, após 30 dias em média.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Mauro José
9 Anos AtrásDr. Marco, boa noite!
Tenho uma cicatriz da cirurgia de ceratotomia radial no olho esquerdo que abre constantemente, ectasia, causando muito incomodo, quando não ocorre momentos de dor, até impossibilitando o trabalho por uns dois dias até normalizar. Fiz várias exames de PENTACAM e cada vez mais a córnea está agravando nos resultados apontados. O meu oftalmologista indicou recentemente a técnica do protocolo de atenas, caso contrário serei candidado futuro a um transplante de córnea. Pelo que li, a cirurgia vai ajudar do processo de cicatrização, e talvez até haja alguma melhora em termos de qualidade de visão. Pergunto, se o procedimento para o meu caso é um dos mais indicados; também gostaria de saber o tempo médio de afastamento do trabalho, haja vista os cuidados e tempo de recuperação. Na sequência, terei que fazer o mesmo procedimento para a vista direita, muito embora esteja bem menos agravada com o mesmo problema. Obrigado!
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásMauro. Se a sua ectasia se deve à abertura de um dos cortes, a técnica preconizada pelo protocolo de Atenas não resolverá nada. Não faça isso! Em alguns casos se recorre à sutura do corte para estabilizar a córnea. Consulte um especialista em córnea.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Mauro José
9 Anos AtrásBoa noite Dr. Marco! Sim, é causada por uma única cicatriz que abriu no olho esquerdo. Realmente, algum tempo atrás ouvi falar sobre sutura. O oftalmologista que indicou para o meu caso o Protocolo de Atenas é especialista em córnea, o Dr. Renato Ambrósio aqui do Rj. Fez vários exames e acompanhamento (acho que uns 4 anos) até chegar nessa indicação dele. Aqui no Rj, eu tenho também o Dr. Luiz Alberto Molina, da Clinica Oculistas Associados, especialista em córnea. Foi o primeiro especialista que cuidou do meu caso entre 2003 até 2005. A cicatriz do olho esquerdo abriu em decorrência de penetração de minúsculo corpo estranho, o qual penetrou no olho a partir da cicatriz (em 2003). Vou marcar uma consulta com ele para ouvir a opinião também. Minha condição está piorando, e preciso acertar bem a escolha de uma técnica para fechar definitivamente essa cicatriz. A do olho direito abriu sem que houvesse qualquer trauma do tipo, mas a topografia da córnea é muito melhor do que a do olho esquerdo. Estou confuso, e tb preocupado, e agradeço muito pelo alerta dado sobre a possibilidade de nada ajudar esse técnica de P.A. Obrigado!
Fábio Gonçalves
9 Anos AtrásBoa noite, tenho astigmatismo 3.0 graus no olho direito e 2.5 no olho esquerdo, fui em um oftalmologista e ele me disse que eu tinha a córnea fina e não poderia fazer a cirurgia refrativa convencional.Ele me disse que só poderia fazer a cirurgia em mim se fosse pelo método Prk + crosslinking. Como já tinha pesquisado a respeito perguntei se era ceracotone e ele disse que não. Minha dúvida é sera que tenho ceracotone mesmo, com o aumento de 1.0 grau apenas em cada olho desde a ultima consulta minha que foi em 2004 quando tinha 2.0 graus no OD e 1.5 no OE?
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásFábio. Se você tem ceratocone não deve operar. Se tem córnea fina mas normal, pode operar mas não faça o crosslink. Só se faz o crosslink em um segundo momento se houver comprovação topográfica de desenvolvimento de ectasia.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Marcelo
9 Anos AtrásBom dia Dr.
tenho 25 anos, possuo miopia e astigmatismo, tenho muita sensibilidade a luz e frequente mente dores de cabeça. Atualmente utilizo somente óculos que me permite uma boa visão. Porem já fiz uso de lentes de contato gelatinosas (cerca de 2 anos atrás).
Recentemente realizei exames para possível realização de cirurgia refrativa. Porem veio a surpresa de que eu possuo ceratocone. Sendo contra indicação para cirurgia refrativa.
Duvidas:
Como posso verificar qual o grau (estagio) do ceratocone?
Devo realizar acompanhamento de quanto em quanto tempo para avaliar a progressão?
Relacionado ao tratamento, o que vai determinar a melhor opção entre cross-link ou Anel ?
Mesmo enxergando bem (dia e noite) com óculos, necessito abandona-los e utilizar somente lentes rígidas?
Como nunca fui informado da patologia de ceratocone , não tenho históricos desta que me comprove se ele esta evoluindo ou não , desta forma fico sem saber se devo realizar imediatamente a cirurgia (Cross link ou Anel) para realizar o tratamento.
Não gostaria de chegar ao ultimo estagio, onde é necessário realizar transplante.
Obrigado pela atenção !
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásMarcelo. Leia os posts em que explico os tratamentos e suas indicações. No primeiro ano faça consultas e exames de topografia de 4/4 meses. Importante consultar com médico com experiência em ceratocone.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Sheila
9 Anos AtrásBoa noite Dr.
O Sr (ou algum outro leitor) sabe informar se algum convenio cobre o crosslink? Existe algum orgao, site em que e possivel checar se os valores cobrados sao justos? Me cobraram R$ 4500,00 pelo procedimento e achei abusivo.
Obrigada
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásSheila. Este procedimento não tem cobertura pelos convênios. O valor que lhe foi cobrado está dentro da média do mercado.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Aline
9 Anos AtrásBom dia Dr. Realizei cirurgia refrativa PRK à exatos 2 meses e 9 dias, e já obtive uma melhorar significativa na visão. Porém devido ao médico achar que poderia criar o ceratocone após a PRK me aconselhou a fazer controles periódicos para análise da evolução do mesmo, e ele indicou fazer após 6 meses da PRK, o senhor concorda com este prazo para verificação do avanço do possível ceratocone ou devo realizar exames antes deste prazo? Fico preocupada que possa haver um avanço antes deste período. Desde já obrigada!
Franciéli
9 Anos AtrásBoa tarde! Dr. descobri que tenho ceratocone, o médico indicou lentes de contato ou o crosslink, fiz a topografia corneana, mas como li em alguns comentários acima q tem q ser acompanhado a evolução do cone para depois ter esta indicação. Para realizar a cirurgia deveria fazer algum outro exame também? Pois o medico me disse que precisava apenas da topografia! Nem tentei usar as lentes, estou muito preocupada! Qual a sua opinião? Obrigado
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásFranciéli. Lentes de contato e crosslink têm objetivos diferentes. As lentes são usadas para melhorar a visão. Já o crosslink tem por objetivo evitar a progressão do ceratocone. Para saber se o cone está progredindo, devem ser feitas topografias periódicas das córneas (4/4 ou 6/6 meses dependendo da idade). Caso haja evidência de progressão o crosslink está indicado. Mas para fazer o crosslink a córnea precisa ter pelo menos 400 micra de espessura. Os exames que medem a espessura da córnea são a paquimetria e a tomografia de córnea.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Maria
9 Anos AtrásFiz cirurgia refrativa há um ano e agora foi diagnosticado ceratocone no olho esquerdo. Mas o dr. disse q eh devido a cirurgia e não eh bem ceratocone. Estou enchergando super bem, devo me preocupar?
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásMaria. Você deve fazer acompanhamento topográfico de 4/4 meses e em caso de piora da ectasia fazer um tratamento chamado crosslink.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Diego Rodrigues
9 Anos AtrásBoa tarde, Dr., tudo bem?
Tenho uma dúvida: em 2010, realizei o implante de anéis de Ferrara, em ambos os olhos.
Tenho acompanhado desde então.
No entanto, em junho/15, em consulta de rotina periódica, a médica (outro profissional, não o mesmo que implantou os anéis, mudei de cidade) disse que o ceratocone piorou, consequentemente, meu grau também.
A mesma médica pediu para acompanharmos, mas que pode acontecer de termos que fazer o transplante de córnea, pelo menos no olho direito, que está mais crítico.
Como fiquei um pouco assustado com a notícia, resolvi me consultar com outro médico, também especialista em córnea.
Esse outro médico me explicou das vantagens do anel de Ferrara x crosslinking, disse que já não faz o implante de anel há algum tempo, tendo em vista os resultados obtidos com o crosslinking. Então, o médico me falou da possibilidade de fazer o crosslinking. Disse que, geralmente, ele faz primeiro o crosslinking para depois, se houver a necessidade, implantar o anel.
Segundo ele, por já ter o anel implantado nos olhos, pode acontecer de, após realizar o crosslinking, o procedimento rejeitar o meu anel.
Estou bastante confuso e sem saber o que fazer. Mas o que mais me preocupa mesmo é a possibilidade de realizar o transplante.
Nesse sentido, peço a sua ajuda.
Abs.
Diego Rodrigues
São Paulo/SP
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásDiego. Realmente as informações que lhe deram estão muito confusas. Leia as postagens em que explico os tratamentos e suas finalidades e você entenderá melhor as coisas. Resumidamente, anel e crosslink tem objetivos completamente diferentes. Um não substitui o outro. O anel tem finalidade de regularizar a córnea para melhorar a visão (com óculos). Já o crosslink tem APENAS a finalidade de interromper a progressão do cone. Portanto, se sua visão melhorou quando implantou os anéis, a indicação foi correta. No entanto, você deveria ter feito acompanhamento periódico e se o cone continuasse progredindo deveria ter feito o crosslink para manter o resultado do anel. Anel não impede a progressão do cone e pode ser necessário fazer crosslink após o implante do anel para evitar a progressão do cone (se houver) e manter o resultado conseguido com o anel. Agora, se seu cone já evoluiu muito, a única solução para melhorar a visão pode ser sim o transplante, que proporciona excelentes resultados quando bem feito. Mas quero salientar uma coisa: uma córnea que tem indicação de transplante é porque o cone está muito avançado e neste caso não há NENHUMA indicação de fazer crosslink.
Espero ter sido claro!
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Diego Rodrigues
9 Anos AtrásObrigado pela pronta resposta, Dr.
De fato, fiquei bastante confuso.
A primeira médica com quem passei disse que havia avançado o ceratocone, contudo, que acompanharíamos, mas cogitou sim a hipótese do transplante caso continuasse a avançar. Em nenhum momento ela falou do crosslink.
Já o segundo médico disse que já não faz o anel há algum tempo, que o crosslink é muito mais eficiente no tratamento do meu caso. No entanto, a princípio, ele não cogitou a hipótese do transplante. Disse que podemos tentar o crosslink, mas que pode haver rejeição do anel. E que, caso houvesse essa rejeição, que ainda assim poderíamos retirar e recolocar um outro anel, passado um tempo.
E que, por fim, caso nada adiantasse, no pior dos cenários, poderia haver a necessidade do transplante.
Aqui no estado de SP há o hospital de Sorocaba, que é referência.
Enfim, agradeço a atenção dispensada e desejo um ótimo dia!
Diego Rodrigues
São Paulo/SP
Laura Silva
9 Anos Atrásola Doutor! Fiz a cirurgia redraria prk a exatos 21 dias! O meu olho esquerdo está quase 100% , porém o esquerdo permanece muito embaçado e não percebo muita melhora… Pode melhorar ainda !? Ou pode ter sobrado um grau!? Fico preocupada em ter que repetir , o médico diz que demora cerca de 1 mês pra ficar perfeito , porém acho estranho o olho esquerdo está tão embaçado ainda , pode me dar uma opinião!? Obrigado
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásLaura. A cicatrização não acontece da mesma forma nos dois olhos. Sempre é diferente. É possível que após o PRK o epitélio demore um pouco mais para se regularizar. E se isso acontece a visão fica um pouco embaçada. Mas sugiro você voltar no seu médico para uma revisão.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Mariana Souza
9 Anos AtrásDoutor, tenho uma dúvida e ficaria muito agradecida se pudesse me ajudar.
Fiz crosslink há 2 meses, 15 dias atrás fui no oftalmo, ele fez os exames e falou que tava tudo bem porque o astigmatismo tinha diminuído 1 grau. Mas não deixei de notar na tela que a curvatura da córnea aumentou, de 49D pra 51D. Isso é normal? Porque afinal, a gente faz o cross pra não aumentar mais o grau do ceratocone, quando fiz o médico falou que era a única salvação pra evitar transplante, já que sou muito alérgica. Não perguntei nada pra ele na hora e depois fiquei com aquilo na cabeça… ele mandou eu voltar só daqui 3 meses, com 5 meses de cross. Por isso queria saber se você pode me ajudar, se isso é normal, se tem algo errado… fiquei muito preocupada, fiz empréstimo pra fazer essa cirurgia, e se foi tudo em vão vai ser muito decepcionante 🙁
Obrigada doutor, pela paciência e presteza com todos aqui.
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásMariana. O crosslink, quando bem indicado e bem realizado tem eficiência que chega a 97%. No entanto a topografia nos primeiro 3 meses não é confiável pois o epitélio da córnea pode ainda estar irregular ou com espessura não definitiva. O importante é você perceber uma melhora gradual do embaçamento que ocorre após o procedimento e voltar a ter a visão que tinha antes da cirurgia. Se isso aconteceu, não se preocupe e volte no seu médico no prazo que ele pediu.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Ana Maria de Paiva Reis
9 Anos AtrásCaro Dr. Marco Kroeff,
Meu filho foi diagnosticado com ceratocone em 2102, com 23 anos. Na vista direita foi implantado o anel de Ferrara e a esquerda a acuidade visual é 100%, apesar de ter a presença do ceratocone. Desde a época que foi diagnosticado não houve evolução do grau nas duas vistas.
Ele tem feito os controles conforme orientação médica e até então estou muito esperançosa com os resultados.
Gostaria de saber se esta doença, apesar de sabermos ser progressiva, tem realmente perspectiva de estabilização independentemente de alguma intervenção.
Agradeço muito sua atenção e um abraço.
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásAna. A progressão do ceratocone varia de paciente para paciente. Em algumas pessoas progride muito, causando baixa visual importante e em outras a progressão é limitada. Por isso, o importante é fazer topografias de córnea periodicamente e se houver progressão do cone deve-se fazer o crosslink.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Rossane Soares
9 Anos AtrásFiz o implante dos aneis em 2004, agora tive a necessida de fazer o crosslink no olho direito. Ja faz 11 dias e minha visão continua muito embaçada. Isso é normal, será que deu algo de errado no procedimentoprocedimento, quanto tempo mais ela pode ficar embaçada?
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásRossana. Após o crosslink é normal a visão ficar mais embaçada nos primeiros 30 dias. Isso é normal.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
luigi
9 Anos AtrásOlá , fiz o implante do anel e logo em seguida o crosslinking , estou com a visão bem em cada , ainda estou com as lentes terapêuticas , mas você poderia me dizer quanto tempo a minha visão vai continuar assim ? Estou bem preocupado !! Muito obrigado ..
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásLuigi. Vou repetir o que falo para muitos pacientes. Não compreendo como alguém pode se submeter a uma cirurgia sem antes esclarecer dúvidas básicas sobre o procedimento. Esta tua dúvida deveria ter sido esclarecida antes da cirurgia. Após o crosslink há uma piora na visão já nos primeiros dias e a visão retorna ao que era anteriormente em 15-30 dias.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Lucas
9 Anos AtrásBom dia Dr. estou acompanhando minha evolução do Ceratocone e segundo a medica os examens nao preenchem os requisitos para se dizer que ele esta evoluindo, pois parece que necessita de uma quantidade minima de evolução. Tenho 35 anos e sou praticante de ciclismo, o qual é um grande problema com oculos corretivos que geralmente sao pesados e as lentes de contatos gelatinosas no vento tbm sao incomodas em pedaladas de 3 ou ate 4 horas, mesmo com uso de colirio. meus graus sao de 1,75 D e 2,00 E de astigmatismo e 0,5 de miopia D. gostaria de saber se a cirurgia de correção poderia resolver o problema? Segundo minha oftalmo disse que as chances de retorno do uso do oculos sao de 15%.
Muito obrigado!
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásLucas. Ceratocone ainda é uma contraindicação para cirurgia refrativa. Isso porque a cirurgia afina a córnea e pode levar à progressão do cone. Existe a possibilidade de fazer uma correção com PRK e se houver progressão fazer o crosslink após ( eu não faço no mesmo momento). Mas isso é uma possibilidade que deve ser muito bem discutida para avaliar pros e contras.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
João
9 Anos AtrásBom dia Dr. Marco, tudo bem?
Gostaria de saber sua opinião sobre meu caso: Tenho ceratocone no olho direito e coloquei anel de ferrara há aproximadamente 5 anos. Fiquei com um grau de 7,00 porém era corrigido com lentes de contato ou óculos. Como o grau era muito alto, me incomodava depender tanto de lentes, conversei com minha médica e ela me disse que poderíamos fazer o PRK sem problemas, que não havia contra-indicação e que meu grau ficaria em torno de 1,5 ou 2,00.. (não tinha como prever).
Fiz o PRK e a visão estava melhorando bem, porém 45 dias depois da cirurgia tive uma infecção que me deixou praticamente sem visão, totalmente embaçado. Tratamos a infecção e a médica disse que não houve perfuração da córnea e não precisaria de um transplante de emergência, que agora eu preciso esperar 3 meses de recuperação para saber o que vamos fazer (se será necessário PTK, outro PRK ou se apenas corrigiremos com lentes)..
Você sabe me dizer se o processo está “correto”? Tenho só que esperar mesmo? Já li em outros comentários que você não recomenda o PRK em olhos com ceratocone, e agora que tive a infecção já me arrependi de ter feito, porém agora é tarde para lamentar isso, queria ter lido seu site antes..
Obrigado,
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásJoão. Para mim ceratocone ainda é uma contra-indicação para a cirurgia refrativa devido à alta incidência de complicações.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Mónica
9 Anos AtrásBoa Noite Dr.
O meu filho têm 25 anos, foi-lhe diagnosticado ceractone, vê com oculos 80% do olho esquerdo, que é o olho que teve mais avanço da doença, e 100% do olho direito, deste ultimo ainda vê cerca de 80% sem oculos, é indicado fazer crosslinking ao olho direito?
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásOi Mônica. Se o cone dele está progredindo e ele tem boa visão está indicado sim fazer o crosslink para evitar a progressão do cone e manter a boa visão.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Alexandre
9 Anos AtrásOlá Dr, boa tarde.
Tenho 47 anos e tenho miopia (4 graus no olho direito e 3,50 no esquerdo) e uso lentes de contato há mais de 20 e já estou com certa intolerância a lentes( irrita os olhos e cada dia que passa menos eu consigo usar) Fiz exames de topografia e espessura da córnea em março pois tinha a intenção de fazer a cirurgia prk e estava tudo ok. Hoje voltei a fazer os exames, vou operar na quarta, e no exame de topografia, para minha surpresa deu um leve ceratocone inferior no olho esquerdo. Meu médico disse, que pela minha idade, isso não seria nenhum impeditivo para eu realizar o prk pq mesmo o exame mostrando um leve ceratocone inferior, o prk corrigirá a visão e a tendência do ceratocone é estabilizar visto que tenho 47 anos. Qual a sua opinião!
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásAlexandre. Em primeiro lugar é preciso saber quanto tempo você ficou sem usar as lentes para fazer os exames. Algumas vezes o uso prolongado de lentes, como no seu caso, pode causar alterações na superfície da córnea que simulam um ceratocone leve (warpage). Por isso se sua topografia mostrou irregularidade na córnea o ideal é ficar sem usar lentes por algumas semanas e repetir o exame. Se continuar apresentando a mesma irregularidade então trata-se de ceratocone. Se isso for confirmado e for um cone incipiente e a córnea tiver boa espessura, talvez seja possível fazer um PRK com segurança. Mas eu precisaria examiná-lo para opinar.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Régis Yuji Marostegon
9 Anos AtrásDr. Marco Kroeff, boa tarde.
Meu ceratocone está evoluindo e fui orientado a fazer o crosslinking. Já procurei bastantes informações sobre o assunto, porém fiquei com uma dúvida: quando eu estiver com meus 60 ou 70 anos, o crosslinking feito este ano pode influenciar na minha visão ou a piora de doenças visuais comum em idosos?
Obs: tenho 27 anos.
Grato desde já.
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásOi Régis. Não, o crosslink realizado hoje não influenciará doenças futuras. Se o seu cone está progredindo a melhor decisão é fazer o crossslink.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Diego Werlingue Bulhões
9 Anos AtrásBoa Tarde Dr. Marco,
Realizei o Crosslink a 1 mês, estou com muita sensibilidade a luz, isso é normal? existe um prazo para normalizar? algo que me devo fazer para ajudar no processo de recuperação?
Um abraço
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásDiego. Um mês após a cirurgia de crosslink normalmente não há mais esse tipo de queixa. A não ser que sua superfície corneana não esteja totalmente cicatrizada. Você precisa consultar o seu médico.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
cleber
9 Anos AtrásMeu nome é Cleber realizei prk+crosslink a 7 meses no olho direito nos primeiros 3 meses a visão ficou execente mais o olho começou a doer e hj tenho a visão bem pior com miopia alta e muita sensibilidade a luz, mas o médico disse que o ceratocone melhorou mas ocorreu uma mudança no grau. Gostaria realmente de saber a causa e o que posso fazer agora.
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásCleber. Eu sou contra realizar PRK em pacientes com ceratocone. E quando o PRK é realizado sou mais contra ainda fazer o crosslink no mesmo dia. Os resultados não são bons.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Geovani
9 Anos AtrásOla, eu fiz Crosslinking no meu olho direito e houve aquela piora na visao por causa da cirurgia e muita sensibilidade a luz por 1 mês e meio, recentemente fiz no olho esquerdo e não houve nenhuma sensibilidade de luz e a visão após 5 dias já dava sinais de que estava voltando ao normal. É normal essa demora para a visão voltar ao normal no olho direito?
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásGeovani. Córneas em que o cone esteja mais avançado, com menos espessura, com uma maior desorganização do colágeno e com estrias tendem a ter maior embaçamento da visão e em alguns caso pode haver uma piora da visão. Por isso os melhores resultados com o crosslink são naqueles casos em que o cone não está muito avançado e em que a visão corrigida ainda é boa. Não sei qual o grau de evolução do seu cone em cada olho. Mas arriscaria dizer que no olho em que a visão ainda está embaçada o cone estava mais avançado. Fora isso existem outros fatores relacionados com a cicatrização da cirurgia que nem sempre são iguais nos dois olhos. Mas precisaria examiná-lo para falar mais.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Ronivania
9 Anos AtrásDr tenho ectasia bilateral pq fiz uma cirurgia refrativa há 5 anos. Meu grau aumentou dois graus no último exame. O médico indicou o crosslinking mas será q a eficácia em paralisar o ceratocone é garantida? Tenho medo de
ficar mexendo e piorar minha visão. De óculos minha visão não é tão ruim…tenho medo também de não fazer o procedimento é o grau evoluir desenfreadamente. A evolução do ceratocone é rápida? Melhor fazer em um olho primeiro? Uma vez q o esquerio é bem pior? Obrigada.
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásRonivania. O crosslink é o tratamento do ceratocone que apresenta maior eficácia comprovada. Claro que quando feito com indicação correta. E isso depende de uma avaliação adequada da córnea. Quando bem feito e com indicação correta a eficiência chega a 97%.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Luiz
9 Anos AtrásOlá Dr. Marcos,
Tenho 26 anos e descobri que tenho ceratocone aos 21. Desde então venho usando lentes de contato rígidas Rose k. Tenho uma acuidade visual muito boa com elas, mesmo elas sendo bem desconfortáveis em alguns momentos. Meu médico, analisando as topografias que faço, constatou a progressão da doença e indicou a realização do Crosslink. A minha dúvida é em relação ao anel intracorneano. Eu posso fazer o Crosslink e posteriormente aplicar o anel ou existe alguma ordem a ser seguida em relação a esses procedimentos, se anel precisa ser inserido antes do Crosslink?
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásLuiz. Se você tem boa visão e está bem adaptado com as lentes, não há indicação de implantar anel. Se seu cone está progredindo está correta a indicação do crosslink para interromper a progressão e manter a boa visão que você tem com as lentes.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Marcella
9 Anos AtrásBom dia, de março! Tenho 29 anos e 3 graus de miopia no olho esquerdo e 3,5 no direito! Faz dois meses que estou fazendo os exames e iria operar hj. Já havia feito os três exames inciais que o plano cobre inclusive o cerotoscopia computadorizada e estava tudo certo e minha espessura da córnea e grossa. Ontem fui fazer o último exame que o plano não cobre, que é para verificar o formato da córnea e meu médico disse que tenho uma ceratocone incipiente. Ele disse que só poderia fazer a prk e me passou os riscos que poderiam acontecer. O que VC me aconselharia?
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásMarcella. Precisaria ver seus exames para poder opinar. Em principio se há diagnóstico de ceratocone eu contraindico a cirurgia. O que ocorre é que em alguns casos há apenas suspeita de ceratocone por alguma característica específica da córnea, mas com espessura normal. Nestes casos pode-se, criteriosamente, fazer o PRK se o grau a ser corrigido não é alto. Mesmo assim, deve-se alertar o paciente que caso haja alguma progressão da deformação da córnea pode ser necessário no futuro fazer um procedimento chamado crosslink para evitar a deformação progressiva da córnea. Leia os posts sobre ceratocone.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Darlan Freitas
9 Anos AtrásOlá boa tarde…
Gostaria de saber depois de quanto tempo após fazer o cross link eu posso voltar a trabalhar, sendo que tenho contato com poeira e pego peso constantemente?
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásDarlan. Deve-se evitar contato com sujeiras na primeira semana após a cirugia. Quanto à visão, costuma embaçar após a cirurgia e vai melhorando ao longo das semanas seguintes. Normalmente em 30 dias a visão volta a ser como era antes da cirurgia.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Darlan Freitas
9 Anos AtrásE outra duvida é que ja fiz transplante em 1 dos olhos teria algum problema em fazer o cross-linking?
Deise
9 Anos AtrásMeu filho foi diagnosticado com ceratocone nos dois olhos, um em grau 1 a 2 e o outro no grau 3 a 4 . O com grau mais alto tem já fissuras, e se encontra bem no centro, o outro se encontra fora do centro.
Mas o médico disse que como a córnea dele é mais fina vão aplicar um colirio para causar um edema, assim podem fazer a raspagem com mais facilidade. Fiquei apreensiva. Li na internet que algumas pessoas fazem anel de ferrara antes do cross linking outras fazem o inverso. O que é mais indicado fazer? Obrigada.
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásDeise. Leia os posts em que explico os tratamentos e suas finalidades. Crosslink serve para uma coisa e anel para outra. Normalmente, quando há indicação de se fazer os dois tratamentos, se faz primeiro o implante do anel para depois, se houver necessidade, fazer-se o crosslink.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Luan Rodrigues
9 Anos AtrásBom dia Dr. Tudo bem ?
Fiz Crosslink no olho esquerdo e amanha faço no olho direito, O meu olho esquerdo esta com 3,5 graus, ja o direito 0,75.
Meu medico não me informou se eu posso realizar outra cirurgia apos o crosslink…
Eu posso estar fazer o PRK ou alguma outra cirurgia para tentar diminuir o grau do meu olho esquerdo?
Tenho 19 anos, é recomendado a fazer nessa idade ou quando estiver mais de 23 anos ?
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásLuan. Ceratocone ainda é uma contraindicação para cirurgia refrativa. Alem disso, se for feito laser para corrigir seu grau será removida justamente a superfície da córnea que foi reforçada pelo crosslink. Caso você e seu médico quisessem enfrentar o risco de fazer uma cirurgia para corrigir o grau (PRK) esta cirurgia deveria ter sido feita antes do crosslink e não depois.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Marcelo J. Ferreira
9 Anos AtrásOlá, Dr. tudo bem?
É possível realizar a operação de Crosslinking e colocamento do anel de ferrara ao mesmo tempo?
Vi uma clínica que o doutor ofereceu este tipo de tratamento ao meu problema e dizendo que a operação seria até “indolor”
Obrigado!
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásMarcelo. Não vejo nenhuma razão para fazer os dois procedimentos no mesmo momento. O objetivo de implantar o anel é melhorar a topografia da córnea e com isso melhorar a visão. E o do crosslink é estabilizar o ceratocone. Portanto, se há indicação de implantar anel, o mais correto é fazer o implante e depois acompanhar periodicamente com topografias de córnea. Se houver sinais de progressão do cone então se faz o crosslink. Tenho visto muitas indicações tanto de anel como de crosslink sem necessidade.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Marcelo
9 Anos AtrásDr. Boa noite,
Eu realizei a cirurgia crosslinking faz 40 dias, e minha visao ainda continua bem embaçada, sinto muita sensibilidade a luz e muita dor de cabeça. Retornei ao médico repeti todos os exames, no fim da consulta o médico me passou o uso do colirio COMBIGAN, ao ler a receita vi que serve para tratamento de Glaucoma e para diminuir a pressão intra-ocular. Gostaria de saber se é normal passar esse colírio após a crosslinking, pois nao vi nada associado na internet. Obrigado!
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásMarcelo. Suas queixas não são comuns. Normalmente após 30 dias de cirurgia a visão já volta ao normal. Sobre o uso de Combigan, talvez você tenha tido um aumento da pressão ocular pelo uso de colírio com corticoide. Mas o ideal é você esclarecer isso com o seu médico. Não se deve sair de uma consulta com dúvidas.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Flávia
9 Anos AtrásDr. .. Minha situação está semelhante a do rapaz acima (Marcelo)… Tenho sentido forte dores de cabeça, na maioria das vezes apenas do lado do olho que foi feito o procedimento. Trabalho dois expedientes e ambos em frente ao computador… O sr. Acha que pode estar relacionado a isso? Antes não sentia tanto incômodo. P.s: tive apenas uma semana de licença. No aguardo… Obrigada!
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásFlavia. O crosslink tende a piorar a visão nos primeiros 30 dias após o procedimento. Não sei há quanto tempo você fez, mas não é comum baixar a visão após este período.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Ericlis
9 Anos AtrásBom dia Dr° Marco Kroeff.
Eu gostaria de tirar uma duvida, eu fiz os exames e foi constatado a “ceratocone” nível 3, no laudo medico vinha dizendo que, eu preciso fazer o implante do anel de ferrara e o crosslink, esses dois procedimentos aqui onde eu moro são muito caro, então gostaria de saber se eu poderia optar a fazer um procedimento só, porque vi relatos de pessoas que fez apenas o crosslink e teve uma grande melhora na visão. A Dra, colocou na conclusão dos meus exames que eu faria primeiro o implante do anel e após 60 ou 90 dias iria fazer o crosslink para segurar os resultados obtido no implante do anel, sendo que, da mesma maneira eu precisarei usar lentes de contato ou óculos. Gostaria de saber se eu poderia optar por um dos dois procedimentos, se o senhor puder me esclarecer essa duvida fico grato.
Att
Dr. Marco Kroeff
9 Anos AtrásEriclis. Cada tratamento tem um objetivo, leia o post sobre os tratamentos. Crosslink tem por finalidade interromper a progressão do cone e só deve ser feito se houver comprovação topográfica de progressão. Crosslink não melhora a visão! O implante de anel só deve ser feito em pacientes que não se adaptam ou não querem usar lentes rígidas. Caso você faça o implante de anel não faça o crosslink imediatamente após. Só faça se as topografias mostrarem que o cone continua progredindo.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Sinthia Mateus
8 Anos AtrásBoa Tarde.
Fui diagnosticada com ceratocone nos dois olhos, mas o lado esquerdo mais avançado. O meu médico recomendou fazer o procedimento de crosslink, e só depois de um mês, um mês e meio usar lentes de contato para melhora visual. Estou um pouco receosa, pois li relatos de que o grau em alguns pacientes havia aumentado depois do procedimento. Isso procede?
Agradeço se puder me esclarecer.
Grande
Dr. Marco Kroeff
8 Anos AtrásSinthia. Leia os posts em que explico os tratamentos e seus objetivos. O crosslink está indicado para evitar a progressão do ceratocone em pacientes em que as topografias mostrem que o cone está progredindo. O ideal é fazer o procedimento naqueles pacientes que ainda não tem muita deformidade corneana (cones iniciais e moderados). Nestes casos a efetividade do tratamento chega a 97%. Não é comum haver aumento do grau após o crosslink. No entanto, quando procedimento é mal indicado (córneas muito afinadas, com estrias e com bastante irregularidade) o resultado tende a não ser bom.
Um abraço
dr. Marco Antonio Kroeff
Franciele
8 Anos AtrásOlá, Fiz a cirurgia do Crosslink a mais ou menos 7 anos atrás, e agora em exames anuais meu médico percebeu que o ceratocone está aumentando o grau, ele me sugeriu fazer o Crosslink novamente, porém também solicitou que eu me consulta-se com outros médico para pegar outros diagnósticos.
E agora, o que fazer?
Dr. Marco Kroeff
8 Anos AtrásFranciele. O crosslink tem um efeito que pode durar até dez anos em média. Mas alguns pacientes podem ter de refazer o procedimento antes disso. Se o cone realmente voltou a progredir e isso está comprovado topograficamente pode ser necessário refazer o crosslink.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Vinícius
8 Anos AtrásPrezado Dr. Marco,
Fui recentemente diagnosticado com Ceratocone Moderado no olho direito e Ceratocone Frusto no olho esquerdo através do exame Galilei. Acontece que, fui em busca de diversos profissionais especialistas no assunto e as opiniões sobre o tratamento foram diversas.
Minha vontade era a de reunir esses profissionais para que chegassem a um consenso juntos, mas como isso não é possível, gostaria de saber sua opinião sobre os tratamentos ofertados já que minha visão do lado direito eu senti uma leve piora na qualidade de visão.
O primeiro profissional não ofertou nenhum tratamento, apenas sugeriu que fosse fazendo exames em 6 x 6 meses e “esperasse” chegar ao ponto do transplante de córnea.
O Segundo médico, sugeriu apenas o Cross link no olho direito e o acompanhamento do esquerdo, para que se evoluir, fazer o cross link também.
Não contente, procurei um terceiro médico que sugeriu primeiramente o implante de anéis de ferrara no olho direito e após, uma cirurgia “topoguiada” que não me recordo o nome e só no final fazer o Cross link para congelar meu olho em um “melhor estado” e qualidade de visão. No olho esquerdo, fazer apenas o Cross link de imediato antes que evolua para preservar minha visão.
Atualmente, tenho 4.00 graus de miopia em cada um dos olhos e um astigmatismo de 1 grau. Devido a doença, a cada semana varia meu grau e eixo de visão.
Como há opiniões distintas e é minha visão que esta em jogo eu não sei mais o que fazer. Gostaria, se possível, de sua opinião sobre esses tratamentos e qual o senhor acharia melhor. Sei que sem estar com o exame, fica difícil opinar. Mas como há diferenças gritantes nos tratamentos, deve haver um caminho melhor a ser seguido.
Moro em Curitiba, se não, com certeza iria em uma consulta com o senhor.
Agradeceria muito se opinasse a respeito.
Att,
Vinícius C.
William Neumann
8 Anos AtrásBoa noite Dr.
Eu fiz transplante de córnea a 8 anos atrás, hoje eu tenho miopia e astigmatismo neste olho e gostaria de saber se existe casos conhecido de pessoas que já fez transplante de córnea e após fez a cirurgia a laser para correção de miopia e astigmatismo.
Dr. Marco Kroeff
8 Anos AtrásWilliam. Se sua córnea tem um astigmatismo regular é possível sim fazer a cirurgia de correção com laser desde que todos os critérios para indicação da cirurgia sejam atendidos.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Ruy
8 Anos AtrásOlá dr.
Já fiz duas cirurgia de implante do anel de ferrara no mesmo olho, porém minha visão não melhorou, na segunda cirurgia o médico disse que iria aumentar a espessura do anel, mas não adiantou ficou do mesmo jeito. O que será que está errado, o que devo fazer?
Dr. Marco Kroeff
8 Anos AtrásRuy. O implante de anel de Ferrara só funciona em cones moderados. Córneas com cones avançados não costumam melhorar com o implante. Provavelmente este é o seu caso. E claro, é importante que a cirurgia seja feita por cirurgião com experiência neste tipo de cirurgia. Para se ter bom resultado o planejamento da cirurgia e a habilidade do cirurgião são fundamentais.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Thiago Felipe
8 Anos AtrásOlá, tenho 21 anos e mais ou menos 4 meses fui diagnosticado com ceratocone nível 1 olho esquerdo e comecinho no olho direito, no olho esquerdo eu sinto a visão “fantasma” e duplicada para ler, a mesma esta 70% segundo o médico, já o olho direito está 100%, fui diagnosticado por um oftalmologista que apenas recomendou uso da lente, sem mais explicações, não contente com os esclarecimentos, após 3 meses fui para o BOS, onde eu fiz os exames e não foi constatados diferenças significativas levando em consideração que os exames foram feitas por “máquinas” diferentes, a médica orientou aguardar 6 meses para um novo exame. A pergunta é:
Se eu tenho 21 anos e já foi contatado ceratocone mesmo que baixo, não seria melhor já
realizar o cross-liking?
Dr. Marco Kroeff
8 Anos AtrásThiago. Ótima pergunta. O crosslink é o único tratamento efetivo para evitar a progressão do ceratocone. É um procedimento extremamente seguro. Mas não existe nenhuma cirurgia sem riscos. Por isso, se indica o tratamento apenas se houver comprovação topográfica de que o cone está progredindo. Para que se corra um risco, por menor que ele seja, deve-se ter uma justificativa para isso. Mas essa decisão deve ser tomada pelo médico juntamente com o paciente.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Daniel
8 Anos AtrásBoa tarde Dr., gostaria de saber qual a melhor indicação para o ceratocone com a córnea fina. No caso estava dando resultado as lentes esclerais (3 anos), porém no último exame apareceu uma evolução no cone e ainda uma perda de células da córnea. Obrigado
Dr. Marco Kroeff
8 Anos AtrásDaniel. Qual a melhor indicação para o que? O tratamento do ceratocone tem basicamente dois objetivos: melhorar a visão e evitar a progressão. Para melhorar a visão, se o seu cone já está avançado, a melhor opção são as lentes de contato (uma vez que implante de anel não funciona em cones muito avançados). E as lentes esclerais funcionam muito bem naqueles cones intolerantes às demais lentes. Já com o objetivo de parar a progressão do cone o único tratamento efetivo é o crosslink. No entanto a córnea tem de ter uma espessura mínima de 400 micra para que este tratamento seja possível com segurança. Se o seu cone continua progredindo e não é mais possível realizar o crosslink em função da espessura muito fina da sua córnea, você deve adaptar novas lentes com a curvatura adequada e manter o acompanhamento da progressão do cone. Se continuar progredindo muito talvez um dia seja necessário realizar transplante de córnea se você não se adaptar mais com nenhum tipo de lente de contato.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Paula Werneck
8 Anos AtrásBoa tarde Dr. Marco, tenho ceratocone e fui ao oftalmologista esses dias e levei o meu primeiro exame de ceratocone que foi constatado em 2013, ele fez novos exames e me disse que o ceratocone durante esses anos se manteve estável, além de me indicar a cirurgia de prk com crosslink, me dê sua opinião, acha viável fazer a cirurgia ou continuar usando os óculos? Obrigada!
Dr. Marco Kroeff
8 Anos AtrásPaula. A cirurgia refrativa corneana sempre afina a córnea e com isso aumento o risco de o cone piorar. Fazer a cirugia de pRK em pacientes com graus baixo e córneas com pouco afinamento é uma possibilidade que deve ser muito bem avaliada, pesando os riscos. Fazer a cirurgia de PRK e no mesmo momento fazer o crosslink não tem demonstrado bons resultados visuais devido aos problemas de cicatrização do epitélio. Ao meu ver, caso o paciente decida que quer correr o risco de fazer o PRK, o melhor é fazer o crosslink num segundo momento, se necessário. E deve-se fazer acompanhamento topográfico do olho operado em intervalos menores. Eu particularmente não indico isso aos meus pacientes.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Carolina
8 Anos AtrásBom dia Doutor,
fui diagnosticada com ceratocone. Segundo meu médico, estou em um estágio inicial, porém em um ano houve a progressão de um grau. Ele me indicou o crosslink, porém a minha dúvida, pelo que li nos demais posts, é que esse procedimento apenas estabiliza o caso e não melhora a visão, correto? Teria alguma forma de melhorar a visão? pois meu médico disse que o óculos não ajuda e como sou muito alergica, não irei me adaptar a lente de contato.
Obrigada pela atenção
Dr. Marco Kroeff
8 Anos AtrásCarolina. Se o seu ceratocone está em estágio inicial a visão deveria melhorar com óculos. Caso a visão com óculos não melhore, é porque você já tem astigmatismo irregular relevante e neste caso você ou vai usar lentes de contato rígidas, adaptadas para suas córneas, ou vai fazer implante de anéis intra-estromais corneanos (anéis de Ferrara). Estas seriam as opções para melhorar sua visão. Já o crosslink tem indicação para estabilizar o ceratocone e não tem por objetivo melhorar a visão.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Leonardo Andreas
8 Anos AtrásBom dia doutor,
Tenho o mesmo problema que a Carolina citou acima, meu ceratocone esta em fase inicial, ainda tenho uma visão rozoavelmente boa. Fiz exames nos ultimos 2 anos desde que descobri que tinha ceratocone e não houve uma grande variação, apenas uma pequena (segundo o médico quase insignificante) piora. Já fiz os testes com lente rígida mas não me adaptei e minha visão ainda assim não chegou a corrigir 100%. Queria saber qual alternativas tenho para corrigir minha visão já que o ceratocone esta praticamente estabilizado? (ps: minha visão só é ruim pra enxergar de longe, fiz testes e ainda tenho 75% no olho esquerdo e 80% no direito).
Obrigado pela atenção
Dr. Marco Kroeff
7 Anos AtrásLeonardo. Leia o post em que explico os tratamentos e suas indicações. Se você não se adapta com LC e sua visão com óculos é ruim, a opção para melhorar a visão é o implante de anéis intra-estromais.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Douglas
8 Anos AtrásBom dia, fui diagnosticado com ceratocone e ainda tenho um boa visão.
O medico me indicou o crosslinking, mas gostaria de saber as vantagens e desvantagens entre CROSLINKING E ANEL DE FERRARA.
Dr. Marco Kroeff
8 Anos AtrásDouglas. Leia os posts em que explico os tratamentos e seus objetivos. Lá estas explicações estão bem claras. Anél e crosslink são tratamentos com objetivos totalmente diferentes.
Um abraço
Dr. Marco Antonio kroeff
Davi felipe
8 Anos AtrásOlá Dr, tenho 30 anos, uso óculos desde os 17. Tenho 3 graus de miopia e 0.5 de astigmatismo. Fiz os exames pré clínicos pra cirurgia refrativa, pentacam e outro e foi constatado “possivel ceratocone subclinico” . Ela falou que é arriscado fazer a cirurgia refrativa e disse que iria pra um congresso em março pra discutir melhor meu caso. Qual a opinião do senhor?
Dr. Marco Kroeff
8 Anos AtrásOi Davi. Precisaria ver seus exames. Se eu suspeitasse de ceratocone não operaria.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Andrew
8 Anos AtrásBoa tarde Dr. ao fazer os exames precedentes a cirurgia refrativa fui diagnosticado com ceratocone no olho direito, fizemos a PRK no olho esquerdo e o Cross link no direito. em três meses retornarei para então fazer a PRK neste olho. acha arriscado? tive muitas dúvidas ao ler suas respostas, pois pelo que entendi, no caso de alguns pacientes fariam a prk e após isso o Cross link. qual a sua opinião em relação ao meu caso?
Dr. Marco Kroeff
8 Anos AtrásAndrew. Não há sentido em fazer crosslink antes do PRK pois o laser irá remover parte da superfície corneana que foi fortalecida pelo crosslink. O mais sensato é fazer primeiro o PRK e depois o crosslink. No entanto, eu ainda contraindico cirurgia refrativa com excimer laser em pacientes com ceratocone pois os riscos ainda são maiores que os benefícios.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Debora
8 Anos AtrásOlá Dr.! Recentemente procurei um especialista em minha região para fazer a cirurgia a laser! Tenho 3,75 de miopia e 0,5 de astigmatismo! Tenho 35 anos e sempre fiz acompanhamento anual, renovando meus óculos! Nessa consulta de avaliação cirúrgica, o oftalmo me disse que eu não poderia fazer pois minha córnea possui fissuras é isso desencadearia um ceratocone após a cirurgia e não me recomendou uma segunda alternativa! Ele disse que provavelmente isso foi causado pelo uso de lentes de contato! Uso óculos desde os 17 anos e lentes ocasionalmente, em passeios ou festas! Isso realmente pode ter acontecido ? Uso de lentes de contato podem promover um ceratocone? E no meu caso, não posso mais me beneficiar de nenhum outro tratamento cirúrgico ? Somente utilizar óculos ? Grata pela atenção e disponibilidade!
Dr. Marco Kroeff
7 Anos AtrásOi Debora. O uso de LC não causa ceratocone, mas pode causar uma deformidade e afinamento na córnea. Quando isso acontece a suspensão do uso da LC por alguns meses pode regredir a deformidade. Já tive pacientes que ficaram sem usar lentes por alguns meses e isso possibilitou a reabilitação da córnea com posterior cirurgia.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Rodrigo pereira
8 Anos AtrásBoa noite! Tinha queratocone em que coloquei anel e fiquei com 60% de visão Oe e do Od tenh 100%. O anel foi colocadO em 2009. Estava perfeito via nítido sempre só ao longe e que via até 60%. Mas não via destorcido.
Agora em 2016 tive a infeliz ideia de arriscar e com 40 anos. Colocaram lentes intra oculares. Resultado Oe a visão deixou de ser nítida. Vejo com fantasmas e muito mais sumido! Que terá acontecido?… Que posso fazer ainda !,,,,,, para além disso a luz é muito mais forte não suporto a luminosidade e do OD fiquei com 0,5 de astigmatismo e do Oe tenho 3,5 para ver 40% muito mais destorcido e menos nítido. Continuei a usar e bem óculos…… Posso fazer alguma coisa para melhorar a visão? Retirar as lentes?
Rodrigo
913678951
Dr. Marco Kroeff
7 Anos AtrásOi Rodrigo. Precisaria de mais informações para avaliar o seu caso. Saber que tipo de lente você implantou, se há ametropia residual, etc.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Gabriela
8 Anos AtrásOi Dr. Estou com um serio problema. Tenho 30 anos e descobri que tenho ceratocone, porem o meu comecou a pouco tempo e o.medico disse que pela idade n vai progredir mais. Tenho 1.5 de grau no olho esquerdo, vou fazer teste da pm e tem o teste de acuidade visual, mas la fala que sem oculos tenho q ver 20/40 sem oculos ou 20/20 com oculos. O que posso fazer? Provavel q sem oculos n irei enxergar, ou com os oculos irei ultrapassar os 20/20. Tem alguma cirurgia quer eu possa diminuir meu grau?
Dr. Marco Kroeff
7 Anos AtrásOi Gabriela. Precisaria examiná-la para poder responder. Converse sobre isso com seu médico.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Carlos Francisco Godoy
7 Anos AtrásTenho ceratocone estabilizado mas com grau de estigmatismo elevado se colocasse o anel de Ferrara melhoraria minha visao.
Dr. Marco Kroeff
7 Anos AtrásProvavelmente sim. Mas preciso avaliar sua córnea para opinar.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Roque
7 Anos AtrásOlá Dr, Bom dia!
Fui ao médico a mais ou menos 3 semanas, fui diagnostiscado com ceratocone, segundo o medico meu estado é inicial moderado.
Gostaria de saber oque o Dr me indicaria pois queria realizar um concurso militar, sendo que tenho esse problema e não me dedital enquadra no edital do concurso.
Oque eu teria que fazer para melhorar minha acuidade visual e baixar meus graus, para que assim eu possa realizar os concurso.
Dr. Marco Kroeff
7 Anos AtrásRoque, leia os posts em que explico os tratamentos possíveis e suas finalidades. Se lhe examinar não posso opinar o que seria mais indicado no seu caso.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Rafael
7 Anos AtrásOlá. Gostaria de saber qual é o item e de qual exame que mostra que a cirurgia do crosslink foi bem sucedida. É que parecia que meu médico era inexperiente na cirurgia, pedindo ajuda para enfermeira auxiliar como fazer. Pode ser um equívoco meu, mas qual o exame que comprova a diferença de antes e depois do crosslink? Obrigado
Dr. Marco Kroeff
7 Anos AtrásRafael. Um exame biomicroscópico na lâmpada de fenda evidencia o aumento de densidade do estroma anterior da córnea, mas isso só o médico pode ver. Um exame de tomografia corneana também evidencia isso de forma mais objetiva.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff
Rafaela
7 Anos AtrásOlá! No parâmetro D do exame Pentacam deu no olho esquerdo 1.79 e no olho direito 1.88. Será que corro muito risco ao fazer a PRK? Tenho 23 anos.
Dr. Marco Kroeff
7 Anos AtrásRafaela. Este não é o único parâmetro a ser considerado. Consulte um cirurgião experiente para verificar se no seu caso a cirurgia é possível com segurança.
Um abraço.
Dr. Marco Antonio Kroeff
Sheila Cristina Costa Barreiros
6 Anos AtrásBoa tarde Dr, eu tenho 47 anos e fui diagnosticada com ceratocone, o médico solicitou o Cross link porém meu convênio deu a negativa informando idade acima de 35 anos fora do dut está correto isso, e tem outro procedimento que posso realizar meu grau é 16 no olho esquerdo e 10 no direito, desde já obg
Dr. Marco Kroeff
6 Anos AtrásSheila. Essas regras burocráticas dos convênios precisam ser verificadas diretamente com o seu convênio. O que posso dizer é que a única finalidade do crosslink é parar a progressão do ceratocone. Não é comum que o ceratocone progrida aos 47 anos. Portanto, certifique-se de que seu ceratocone está realmente progredindo antes de fazer o procedimento.
Um abraço
Dr. Marco Antonio Kroeff